Publicado por: Djalma Santos | 21 de novembro de 2014

TESTES DE REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA NA UPE

01. (UPE-2001) Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, exigindo grandes adaptações relativas à reprodução – apresentam fecundação interna e ovo terrestre, como casca impermeável e resistente. A presença da casca no ovo trouxe uma serie de “problemas” ao desenvolvimento embrionário tais como, o destino das excretas nitrogenadas produzidas durante o desenvolvimento e a efetuação de trocas gasosas respiratórias da casca. Nas aves e nos répteis, quais os anexos embrionários que solucionaram esses problemas?

a) Cório.

b) Vesícula vitelina.

c) Alantoide.

d) Âmnio.

e) Calaza.

02. (UPE-2003)

O TEXTO ABAIXO COMPARA OS OVOS DE GALINHA, LEVANDO EM CONTA O ASPECTO COMERCIAL.

Em que os ovos caipiras são diferentes dos outros?

Eles são 30% menores, têm a casca mais grossa e a cor da gema mais escura – de um alaranjado forte, em comparação com o amarelo-claro dos ovos de granja. “São apenas diferenças superficiais: em termos nutricionais ambos são idênticos”, afirma o melhorista genético Vicente José Maria Savino, da Escola Superior Agrícola Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba, SP.

(Super Interessante – julho/2002)

Essas diferenças são apenas comerciais. Considere as proposições relativas às características dos ovos das aves.

I   II

0  0 – A presença da casca mais grossa nos ovos das aves e o surgimento do âmnion foram passos importantes na conquista do ambiente terrestre a partir desses animais, permitindo aos embriões desenvolverem-se fora da água.

1  1 – Os ovos de galinha são reserva nutritiva para o embrião e também fonte de alimento para os humanos, fornecendo vitamina A e algumas vitaminas do complexo B, além de proteínas ricas em aminoácidos essenciais.

2   2 – Tanto a galinha caipira como a galinha de granja são amniotas. O âmnion, o cório e o alantoide realizam funções de nutrição, proteção mecânica e contra a desidratação, e excreção de amônia respectivamente.

3   3 – A gema é uma célula cuja maior parte é constituída de vitelo. Ao ser fecundada, inicia-se o processo de clivagem a partir da região chamada cicatrícula que contém o núcleo. A clara ou albúmen é incorporada ao ovo quando da passagem da gema pelo oviduto.

4  4 – Nos embriões de aves, algumas regiões de alantoide aderem firmemente ao cório, formando o corioalantoide ou membrana corioalantoide. Essa estrutura vascularizada, situada próxima à casca porosa do ovo, permite as trocas gasosas com o ar.

03. (UPE–2008)

03

A gravidez pode ser evitada, ou mesmo, planejada. Basta seguir as orientações do médico especializado e conhecer para empregar corretamente os métodos de prevenção. Sobre estes, analise as afirmativas e conclua.

I    II

0  0 – Preservativo ou camisinha é uma borracha elástica que veste o pênis ereto e retém o conteúdo da ejaculação. Consiste em um bom método anticoncepcional, além de diminuir o risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e o diabetes.

1   1 – A tabelinha consiste em um método natural que evita a relação sexual no período fértil da mulher; é baseada em ciclos menstruais, por isso tem uma eficácia de 100%.

2  2 – A laqueadura tubária consiste na interrupção da permeabilidade das tubas uterinas, e, como não há passagem para o óvulo, não há encontro dele com o espermatozoide. É facilmente reversível.

3  3 – A vasectomia consiste em um corte nos ductos deferentes, impede os espermatozoides de atingirem o pênis durante a ejaculação, não altera a produção de hormônios masculinos e não causa impotência sexual.

4  4 – A pílula anticoncepcional consiste na combinação de hormônios femininos sintéticos, estrogênio e progesterona, que inibem a liberação de gonadotrofinas (FSH e LH) pela hipófise, impedindo a ovulação.

04. (UPE–2008) LEIA O TEXTO ABAIXO.

04

Dentre as alternativas abaixo, qual a que descreve, comenta ou justifica os fenômenos relacionados à fecundação, à gravidez e ao parto.

a) O colostro, liberado pelas glândulas mamárias, nos primeiros dias após o parto, é um fluido rico em lactose e gorduras, embora, pobre em anticorpos.

b) A vesícula amniótica, popularmente conhecida como bolsa d’água, é um anexo embrionário que protege o embrião e, uma vez cheia de líquido, amortece choques que podem afetá-lo.

c) Na gravidez de gêmeos univitelinos, dois óvulos diferentes são fecundados por dois espermatozoides diferentes, gerando crianças do mesmo sexo e geneticamente idênticas.

d) No parto natural, a cabeça e o corpo do feto distendem o colo uterino, estimulando receptores dessa região. Os impulsos nervosos são enviados ao hipotálamo, promovem a liberação de oxitocina para o sangue, atingem a musculatura estriada do útero e induzem sua contração voluntária.

e) A oxitocina, liberada pela porção anterior da hipófise, estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, e sua expulsão é estimulada pela sucção do recém-nascido e pela prolactina que age sobre a musculatura lisa, que circunda as glândulas mamárias.

05. (UPE-2009) A perpetuação da vida no nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos, que é a capacidade de reprodução, ou seja, produzir descendentes semelhantes a si mesmos. Identifique, nos esquemas, o tipo de reprodução característico destes organismos.

05

Assinale a alternativa correta.

a) Assexuada por: A – divisão binária; B – brotamento; C – esporulação.

b) Sexuada por: A – mitose; B – brotamento. C – cissiparidade.

c) Assexuada por: A – mitose; B – cissiparidade; C – brotamento.

d) Sexuada por: A – esporulação; B – esporulação; C – mitose.

e) Assexuada por: A – cissiparidade; B – mitose; C – esporulação.

06. (UPE-2010) A formação de espermatozoides pode ser explicada através do seguinte esquema da espermatogênese:

06

Da análise deste esquema, pode-se concluir que:

I   II

0  0 – No  período  germinativo,  algumas   espermatogônias  passam   por  modificações, aumentando de tamanho e se diferenciando, formando os espermatócitos primários.

1  1 – Os espermatócitos primários (2n)   entram em mitose e, ao final, formam-se os espermatócitos secundários (n), o que ocorre no período de diferenciação.

2  2 – No período de maturação, observam-se espermatócitos secundários, células haploides com n cromossomos, cada um contendo 2 cromátides.

3  3 – As espermátides são células diploides que irão se transformar em espermatozoides no período de crescimento.

4  4 – Ao final do período de diferenciação de cada espermatozoide, formam-se quatro novas espermatogônias.

07(UPE-2011) Texto para esta questão.

07

Na estrofe XIX do cordel acima, é destacado o direito ao uso de métodos contraceptivos. A contracepção é a prevenção deliberada da gravidez por meio destes. Em relação ao tema, analise as afirmativas e conclua.

I   II

0  0 – Os métodos contraceptivos podem atuar em etapas diversas do processo reprodutivo, como, por exemplo, evitar o encontro dos gametas ou a produção destes e impedir a implantação do embrião recém-formado na mucosa uterina.

1  1 – O DIU ou dispositivo intrauterino pode ser de material plástico ou metálico, em formato de “T” e impede a nidação do embrião.

2 2 – A vasectomia e a laqueadura são processos cirúrgicos de secção das tubas uterinas e dos ductos deferentes, respectivamente.

3  3 – As pílulas anticoncepcionais inibem a secreção de FSH e LH pela tireoide, impedindo a maturação do folículo e sua ovulação.

4  4 – São exemplos de prática anticoncepcional pelo uso de barreiras mecânicas: a camisinha, o preservativo feminino e o coito interrompido.

08. (UPE-2011) A mulher entra na fase reprodutiva, na puberdade, quando ocorre a primeira menstruação ou menarca. Em geral, o ciclo dura 28 dias. O primeiro dia da menstruação marca o início do ciclo. A respeito dos hormônios que atuam nesse ciclo, analise as proposições e conclua.

I    II

0  0 – Na primeira metade do ciclo, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o estrógeno são responsáveis, respectivamente, pelo crescimento e amadurecimento folicular e pelo espessamento (proliferação) do endométrio.

1  1 – Por volta do 14º dia, ocorre um aumento do hormônio luteinizante (LH), responsável pela ovulação.

2  2 – O LH atua na formação do folículo ovariano que se rompe e passa a ser o corpo lácteo ou corpo-amarelo que ocasiona a descamação do endométrio.

3 3 – Os ovários produzem o estrógeno, responsável pelas características sexuais secundárias, como o desenvolvimento das mamas e o arredondamento das formas da mulher.

4  4 – A progesterona, produzida na hipófise, é o principal hormônio da gravidez, mantendo o endométrio preparado para a recepção do embrião.

09. (UPE-2012) Nas aves, todos os recursos necessários para o desenvolvimento embrionário precisam estar contidos dentro do ovo. Nos vivíparos, algumas dessas estruturas foram adaptadas à vida intrauterina. Sobre isso, analise as seguintes proposições:

I. Nos vivíparos, a placenta e o alantoide são estruturas responsáveis pelo processo de alimentação do embrião.

II. Com o aparecimento do cordão umbilical e da placenta, torna-se desnecessária a concentração de grande quantidade de vitelo no interior do óvulo, como o encontrado nos ovos das aves e dos répteis.

III. O âmnion está presente tanto em seres humanos como em aves e répteis, pois ele é fundamental para evitar a desidratação dos embriões.

Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

10. (UPE-2012) Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é correto afirmar que ele é:

a) Telolécito, como o da maioria dos mamíferos.

b) Alécito, pois a nutrição do embrião se processará via placenta.

c) Alécito, com grande quantidade de vitelo na região central, o que provoca uma segmentação holoblástica igual.

d) Centrolécito, o que se justifica pelo consumo inicial do vitelo pelo embrião, até que a placenta esteja pronta para a função.

e) Isolécito, com segmentação holoblástica desigual antes do processo de nidação.

11. (UPE-2012) A gravidez na adolescência apresenta riscos por causa da imaturidade anatomofisiológica, dificultando o desenvolvimento e o desfecho do processo de gestação, parto e puerpério. Observe a figura a seguir:

11

Fonte: adaptada dehttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/

cartilha_direitos_sexuais_2006.

Sobre isso, preencha as lacunas do texto, correlacionando-as com os métodos de contracepção, representados pelas figuras numeradas em algarismos arábicos.

De uma maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida. ______ deve(m) ser usada(s) em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois é o único que oferece dupla proteção, protegendo-os ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada. Os métodos ______ são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento, e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas. _______ podem ser usadas(os), desde a primeira menstruação, pois agem impedindo a ovulação. _______ pode ser usada(o) pelas garotas, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-la(lo) e também não é indicada(o) para aquelas com mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis. ______ não são indicadas(os) para adolescentes.

Fonte: adaptado dehttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/

cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf

Assinale a alternativa cuja sequência numérica preenche corretamente as lacunas.

a) 1;2; 3; 5; 7.

b) 1;3; 4; 6; 2.

c) 1;2; 3; 6; 7.

d) 4;3; 1; 5; 2.

e) 5;2; 3; 4; 6.

12. (UPE-2012) Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:

I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.

II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo, que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.

III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) I e III.

c) II.

d) II e III.

e) III.

13. (UPE-2012) O processo de gametogênese compreende quatro fases bem distintas nos organismos de reprodução sexuada. Dentre essas fases, uma se configura como fundamental para a manutenção do número de cromossomos das espécies, pois o gameta, antes com dois conjuntos completos de cromossomos, passa a ter apenas um. Observe a figura a seguir:

13

5552840Adaptado de Biologia – César e Sézar Ed. Saraiva

Assinale o período em que ocorre essa redução de cromossomos e o respectivo processo.

a) Período de multiplicação – Mitoses.

b) Período de crescimento – Meiose I.

c) Período de maturação – Meiose I.

d) Espermiogênese – Meiose II.

e) Período de crescimento – Meiose II.

14. (UPE-2013) Os zangões, machos das abelhas, são formados por um processo de partenogênese e possuem 16 cromossomos. Já as abelhas operárias são fruto de um processo de fecundação. Diante dessas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. Por serem fruto de partenogênese, os machos possuem o dobro de cromossomos encontrados na abelha rainha.

II. A abelha rainha possui óvulos com o mesmo número de cromossomos encontrados nas células somáticas das operárias, pois ela também é uma fêmea.

III. Todas as fêmeas possuem 32 cromossomos nas suas células somáticas, o dobro que os machos possuem.

IV. A abelha rainha possui 16 cromossomos em seus óvulos, que, quando fecundados, geram indivíduos com 32 cromossomos.

Estão corretas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

gab

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: