Publicado por: Djalma Santos | 27 de novembro de 2014

Testes de bioenergética (V)

01. (CEFET-MG) Observe o gráfico seguinte.

01

Considerando apenas as variáveis do gráfico, caso uma planta seja mantida no ponto “A”, ela: a) Aumentará sua taxa de respiração.

b) Continuará viva por certo período.

c) Armazenará grande quantidade de glicose.

d) Morrerá imediatamente por falta de substâncias orgânicas.

e) Crescerá significativamente em poucos dias.

02. (PUCCAMP) Num experimento realizado em presença de luz, dois organismos clorofilados foram colocados em recipientes distintos (1 e 2) que continham inicialmente igual taxa de O2 e CO2 dissolvidos. Após algum tempo, o recipiente 1 continuava a apresentar a mesma taxa desses gases e o recipiente 2 tinha muito mais CO2 do que O2. Considere as afirmações a seguir.

I. A taxa de fotossíntese do organismo do recipiente 1 foi maior do que a de respiração.

II. As taxas de fotossíntese e de respiração do organismo do recipiente 1 foram iguais.

III. A taxa de respiração do organismo do recipiente 2 foi maior do que a de fotossíntese.

IV. As taxas de fotossíntese e de respiração do organismo do recipiente 2 foram iguais.

Com base nos dados obtidos no experimento, é possível aceitar como verdadeiras apenas as afirmações:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

03. A energia para a contração muscular é:

a) Suprida por moléculas de ATP produzidas durante a digestão celular.

b) Suprida por moléculas de ADP produzidas durante a fermentação.

c) Suprida por moléculas de ATP produzidas durante a respiração celular.

d) Suprida por moléculas de ADP produzidas durante a respiração celular.

04. O vinho, resultado de um processo de fermentação alcoólica, tornou-se objeto de uma ciência específica, a enologia, dedicada ao estudo de composição, qualidade, características e processos para sua elaboração. São produtos da fermentação alcoólica:

a) Metanol e gás carbônico.

b) Etanol e gás carbônico.

c) Etanol e oxigênio.

d) Metanol e oxigênio.

e) Ácido pirúvico e oxigênio.

05. (UNIFOR) Solução de vermelho cresol é rósea quando em contato com a concentração normal de CO2 atmosférico, torna-se arroxeada em concentrações baixas de CO2 e amarela em concentrações altas desse gás. Tubos de ensaio contendo vermelho de cresol foram preparados como na figura abaixo.

05A

Assinale a alternativa que apresenta as cores esperadas para as soluções nas situações indicadas na tabela:

05B

06. (UFRR) As reações abaixo se referem a:

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a) A: fotossíntese; B: glicólise.

b) A: quimiossíntese; B: respiração.

c) A: fotossíntese; B: respiração.

d) A: quimiossíntese; B: glicólise.

e) A: fotossíntese – fase clara; B: fotossíntese – fase de carboxilação.

07.  (UNIMONTES.) Durante exercícios físicos de alta intensidade, uma etapa da respiração celular assume importante papel na geração de ATP para os músculos. Algumas substâncias orgânicas envolvidas são: piruvato (I), lactato (II), glicose 6-fosfato (III) e frutose 6-fosfato (IV).

07

Em relação à etapa metabólica considerada, é correto afirmar:

a) Na etapa de conversão de III para IV, há o investimento de ATP.

b) Em condições anaeróbias, é possível converter I em II.

c) A redução de I a II ocorre no interior da mitocôndria.

d) Se o suprimento de oxigênio for alto, II é descarboxilado a acetil CoA, para entrar na mitocôndria.

08. (UFSJ) Bebidas de diversas marcas chamadas de energético possuem substâncias estimulantes como a taurina e a cafeína. A cafeína também está presente em vários refrigerantes, como, por exemplo, os de cola. O quadro abaixo mostra alguns valores da concentração de algumas substâncias presentes em duas marcas de energéticos e em dois refrigerantes de cola. Os valores em gramas, referentes a porções de 200ml, são todos hipotéticos, assim como as bebidas.

08

Se colocarmos as bebidas em ordem da que confere mais energia para a que confere menos energia, teremos:

a) Refrigerante de cola, energético 2, energético 1, refrigerante de cola dietético.

b) Energético 1, energético 2, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

c) Energético 2, energético 1, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

d) Refrigerante de cola dietético, refrigerante de cola, energético 2, energético 1.

09. Dois importantes processos metabólicos são:

I. Ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradadas e seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2).

II. Ciclo de Calvin-Benson, ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são incorporados em moléculas orgânicas.

Que alternativa indica corretamente os ciclos presentes nos organismos citados?

09

10. (PUC-SP) Analise as equações I, II e III.

10

Assinale a alternativa incorreta referente às equações.

a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.

b) II é realizada por certos tipos de bactérias e está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

c) II é realizada por animais em geral e não está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbio realizado por certos fungos, conhecidos como leveduras.

e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de matéria.

11. (UNIFOR) Considere três diferentes processos de obtenção de nutrientes:

I. Absorção de matéria orgânica existente no meio.

II. Síntese de matéria orgânica com utilização da energia liberada em reações inorgânicas.

III. Síntese de matéria orgânica com utilização de energia luminosa.

As bactérias são capazes de realizar:

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) Somente I e II.

e) I, II e III.

12. (FUABC-SP) Colocou-se solução de bicarbonato de sódio a 1% até a metade de um tubo de ensaio. Acrescentou-se ao tubo uma planta aquática. O tubo foi fechado hermeticamente, mantido à temperatura constante de iluminação. Sabe-se que a solução de bicarbonato de sódio mantém constante a concentração de CO2 na solução. De acordo com os dados acima, qual a alternativa que apresenta a variação de oxigênio na atmosfera do tubo, se a planta for submetida a intensidades luminosas indicadas na tabela a seguir:

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13. Considere o esquema a seguir e indique a alternativa errada.

13

a) A fase (2) pode ser realizada tanto por autótrofos quanto por heterótrofos.

b) As substâncias de “b” são mais energéticas que as de “a”.

c) A fase (1) pode ser realizada por alguns indivíduos incapazes de efetuar a fotossíntese.

d) As substâncias de “a” são orgânicas e resultantes do processo de síntese a partir de “b”.

e) Respiração, fotossíntese, fermentação e putrefação são processos que podem estar envolvidos no esquema apresentado.

14. (PUC-CAMPINAS) As duas reações químicas abaixo representam, resumidamente, processo que ocorrem nas folhas da cana-de-açúcar.

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Sobre elas é correto afirmar que

a) I e II só ocorrem quando as plantas estão iluminadas.

a) I e II só ocorrem quando as plantas estão no escuro.

c) I e II ocorrem tanto no claro como no escuro.

d) I só ocorre quando a planta está iluminada e II ocorre tanto no claro como no escuro.

e) I ocorre tanto no claro como no escuro e II só ocorre quando a planta está iluminada.

15. (VUNESP) A produção de açúcar poderia ocorrer independentemente da etapa fotoquímica da fotossíntese, se os cloroplastos fossem providos com um suplemento constante de:

a) Clorofila.

b) ATP e NADPH2.

c) ATP e NADPH.

d) Oxigênio.

e) Água.

16. (UFAL) O gráfico abaixo mostra as taxas da fotossíntese e da respiração em diferentes intensidades luminosas.

16

Após análise do gráfico, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Em intensidades luminosas menores do que X, a planta consome mais do que produz.

II. Em intensidades luminosas maiores do que X, a planta tem condições de armazenar substâncias de reserva.

III. Em qualquer intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese é maior do que a da respiração.

Apenas é correto o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

17. (UNESP) Com relação às equações abaixo que descrevem dois importantes processos biológicos, pode-se afirmar que:

17

a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.

c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.

d) I ocorre nos cloroplastos, em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais.

e) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

18. (PUC-SP) O esquema abaixo se refere a processos químicos realizados pelos seres vivos.

18

Em relação à análise desse esquema, assinale a alternativa incorreta:

a) O organismo A realiza fotossíntese e respiração.

b) O organismo B pode ser um animal.

c) O organismo A é clorofilado.

d) O organismo B é anaeróbico.

e) O organismo A pode ser uma planta superior.

19. (UFSJ) A intensidade luminosa interfere na intensidade em que o processo de fotossíntese ocorre. O gráfico abaixo apresenta essa relação.

19

Com base no gráfico e em seus conhecimentos em metabolismo vegetal, assinale a afirmativa correta.

a) Na situação A, há um pequeno consumo de O2 e de CO2. Um exemplo é o caso das ervas daninhas que não crescem na sombra.

b) Na situação C, há produção de massa verde. Um exemplo dessa situação é a introdução do eucalipto originário de regiões com menor incidência solar introduzidas no Brasil, país com alta incidência solar, que apresentam nessa situação crescimento rápido e acentuado.

c) Quanto maior a intensidade luminosa, maior a intensidade da fotossíntese.

d) A intensidade da respiração e da fotossíntese é proporcional à intensidade luminosa e quando a luminosidade está no Ponto de Compensação Fótica, a planta atinge o equilíbrio.

20. Pode-se obter energia elétrica a partir de energia solar através de muitos processos diferentes. Um deles está esquematizado abaixo.

20

Os retângulos representado por I, II, III e IV podem corresponder, respectivamente, aos seguintes fenômenos ou dispositivos:

a) Coletor solar, combustão, turbina e motor elétrico.

b) Combustão, irradiação, turbina e gerador.

c) Fotossíntese, combustão, máquina térmica e gerador.

d) Fotossíntese, máquina térmica, gerador e motor elétrico.

e) Irradiação, máquina térmica, vaporização e gerador.

21. (PUC-CAMPINAS) As gorduras, para serem utilizadas no metabolismo energético, sofrem as transformações indicadas no esquema a seguir:

21

A acetil-coenzima A, por sua vez:

a) Sofre as reações da glicólise, convertendo-se em piruvato que se acumula nos músculos.

b) Sofre as reações do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, convertendo-se em gás carbônico e água.

c) Transforma-se em ácido lático, que se acumula nos músculos, causando a fadiga muscular.

d) Transforma-se em glicogênio, que fica armazenado nos músculos e no fígado.

e) É transportada até os lisossomos onde é hidrolisada.

22. O gráfico a seguir representa as variações de velocidade de fotossíntese e respiração em função da variação da intensidade luminosa. Observando-o, pode-se inferir:

22

a) O consumo de oxigênio varia com a velocidade da fotossíntese.

b) A liberação de oxigênio é constante.

c) Há somente um momento, no qual a liberação e o consumo de oxigênio são equivalentes.

d) Em nenhum momento, o oxigênio liberado é igual ao seu consumo.

e) O oxigênio liberado na fotossíntese é totalmente consumido na respiração.

23. (UFMG) Um dos primeiros estudos sobre a fotossíntese foi realizado por J. Priestley em 1772. A figura abaixo representa um dos seus experimentos, em que utilizou uma planta e um camundongo. Analisando-se a figura, pode-se afirmar que Priestley chegou à conclusão que:

23

a) O rato não pode viver em ambientes fechados, onde ocorra fotossíntese.

b) Somente nas partes verdes da planta ocorre fotossíntese.

c) A planta depende da luz para realizar a fotossíntese.

d) Em ambientes fechados não ocorre fotossíntese nem respiração.

e) A planta lança no ar uma substância que é benéfica ao rato e vice-versa.

24. (PUC-RJ) O esquema abaixo representa uma organela celular relacionada a um processo vital para os seres vivos.

24

Com base no esquema acima, indique:

I. A fonte exclusiva de oxigênio liberado.

II. O local de ocorrência da fase luminosa.

III. O local de ocorrência da síntese final de glicídios.

IV. A substância que entra na fase escura.

Assinale a opção que apresenta indicação correta:

a) I: H2O – II: granum – III: estroma – IV: CO2.

b) I: H2O – II: estroma – III: granum – IV: CO2.

c) I: H2O – II: granum – III: estroma – IV: O2.

d) I: CO2 – II: estroma – III: granum – IV: H2O.

e) I: CO2 – II: granum – III: estroma – IV: H2O.

25. (UFMG) Analise o esquema referente a dois processos bioquímicos complementares e essenciais aos seres vivos.

25

Em relação à principal molécula orgânica envolvida nos dois processos representados, é correto afirmar que ela:

a) Constitui-se de bases nitrogenadas.

b) Contém seis átomos de carbono.

c) Degrada-se pela ação da luz.

d) É digerida pela ação da saliva.

e) É uma proteína.

26. (UFT) Analise este gráfico, em que está representada a variação da concentração de CO2 na atmosfera, ao longo dos anos:

26

As informações desse gráfico, bem como outros conhecimentos sobre o assunto, permitem concluir que o aumento de CO2 no inverno se explica, possivelmente, porque, nesse período, ocorre:

a) Maior abertura dos estômatos.

b) Maior desmatamento de áreas.

c) Menor queima de combustíveis fósseis.

d) Menor taxa de fotossíntese.

27. (UNESP) Observando as reações de uma planta à iluminação, em condições experimentais, foi possível construir um gráfico, em que a linha tracejada representa a respiração e a linha cheia, a fotossíntese.

27

A análise do gráfico permite concluir que a tendência da planta é:

a) Desenvolver fototropismo.

b) Reproduzir-se.

c) Acumular reservas nutritivas.

d) Definhar-se por falta de alimento disponível.

e) Crescer.

28. (UFSJ) Considere uma angiosperma hipotética que apresente sementes sem albúmen, germinação epígea e que o aparecimento das folhas iniciais surja em média após dez (10 ± 2) dias de germinação. A figura abaixo mostra a velocidade de reação dos processos de fotossíntese e respiração em diferentes intensidades luminosas que ocorrem nessa planta hipotética.

28

Se colocarmos experimentalmente uma semente dessa planta para germinar em condições adequadas para germinação, porém em uma intensidade luminosa no nível dois, durante sete dias, é correto afirmar que:

a) A germinação ocorrerá normalmente, pois nesse período a planta em desenvolvimento não dependerá de carboidratos originados por sua fotossíntese.

b) A planta irá, com a intensidade luminosa abaixo do ponto de compensação, respirar mais que produzir, o que impedirá seu desenvolvimento.

c) Não existe energia fotônica suficiente, com intensidade luminosa em 2, para excitar os elétrons dos fotossistemas e a planta cessará a fixação de carbono morrendo antes do sétimo dia.

d) A energia contida no tecido haploide do endosperma, mesmo com a intensidade abaixo do ponto de compensação, é suficiente para mantê-la em desenvolvimento durante os sete dias do experimento.

29. (UFCE) O gráfico abaixo mostra a influência da intensidade luminosa na velocidade da fotossíntese de uma determinada planta, em condições uniformes de CO2 e temperatura.

29

Analisando o gráfico, é correto afirmar que:

a) Há uma relação direta e constante entre a intensidade luminosa e a velocidade da fotossíntese.

b) Após uma determinada faixa de intensidade de luz, acontece o ponto de saturação luminoso.

c) Um aumento da concentração de CO2 disponível não influencia no perfil gráfico mostrado.

d) Para reversão do ponto de saturação, é necessária uma intensidade luminosa ainda maior.

e) Há uma relação inversa entre a intensidade luminosa e a velocidade da fotossíntese.

30. (UESPI) O ATP funciona dentro da célula como uma “moeda energética” que pode ser gasta em qualquer momento, quando a célula necessitar. Analise a figura abaixo e assinale a alternativa que responde corretamente à questão.

30

I. Em A, tem-se um nucleotídeo.

II. Em B, tem-se um nucleosídeo.

III. Em C, tem-se um nucleosídeo monofosfato.

IV. Em D, tem-se uma molécula de adenosina trifosfato.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) II, III e IV.

b) I e II.

c) II e III.

d) I.

e) IV.

 GAB

 

 

 

 

 

 


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