Publicado por: Djalma Santos | 27 de novembro de 2014

TESTES DE GENÉTICA (II)

01. (UEPG) A cor da pelagem dos coelhos é controlada por uma série alélica (polialelismo) com a seguinte ordem de dominância para os alelos: C>cch>ch>c. O alelo C determina fenótipo selvagem; cch determina fenótipo chinchila; ch determina fenótipo himalaio e; c determina fenótipo albino. A tabela abaixo apresenta cruzamentos realizados por um criador para a cor da pelagem em coelhos. Com base nos resultados dos cruzamentos, ajude o criador a descobrir os genótipos dos animais assinalando o que for correto.

01

01. No primeiro cruzamento, os indivíduos da geração 1 (F1) possuem genótipo heterozigoto cchc . Por sua vez, o macho do primeiro cruzamento (chinchila) possui genótipo homozigoto cchcch e a fêmea albina possui genótipo homozigoto cc.

02. O genótipo da fêmea do segundo cruzamento (himalaio) é homozigoto chch.

04. O criador pode gerar animais de genótipo homozigoto para fenótipo selvagem ao cruzar o macho do cruzamento 2 com a fêmea do cruzamento 1.

08. O criador pode obter gerações 100% de fenótipo albino se cruzar a fêmea do cruzamento 1 com o macho do cruzamento 4.

16. No terceiro cruzamento, o macho (chinchila) é heterozigoto cchc e a fêmea (himalaio) é heterozigota chc.

Soma das alternativas corretas:

02. (FCM-PB) Considerando apenas dois pares de genes em heterozigose localizados em cromossomos não homólogos de um organismo diploide (DdEe). Quais os tipos de gametas podem ser formados e em qual proporção?

a) DD, Dd, EE, Ee. Proporção 1:1:1:1.

b) DE, De, dE, de. Proporção 1:1:1:1.

c) DE, de. Proporção 50%: 50%.

d) DD, EE, DE, ED. Proporção 25%:25%:25%:25%.

e) De, dE, de. Proporção 75%: 25%.

03. (MACK) Uma mulher canhota, com visão normal para cores, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico e destro, filho de mãe canhota. Sabendo que o uso da mão esquerda é condicionado por um gene autossômico recessivo, a probabilidade de esse casal ter uma filha heterozigota para os dois genes é de:

a) 1/2.

b) 1.

c) 1/4.

d) 1/8.

e) 1/6.

04. (IFMG) Os grupos sanguíneos são definidos em função da presença de aglutinogênios na superfície das hemácias. Indivíduos portadores de sangue do grupo A apresentam o aglutinogênio A, indivíduos portadores de sangue do grupo B apresentam o aglutinogênio B, indivíduos portadores de sangue do grupo AB apresentam ambos os aglutinogênios e indivíduos do grupo O não apresentam nenhum desses dois aglutinogênios. O pai de Fernanda pertence ao grupo B, enquanto sua mãe pertence ao grupo sanguíneo A. Sua avó materna e seu avô paterno possuíam sangue do grupo O. Assim, a probabilidade de que Fernanda pertença ao grupo AB é de:

a) 100%.

b) 75%.

c) 50%.

d) 25%.

05. (FMJ) A determinação da cor da pele do ser humano está, entre outros fatores, relacionada ao genótipo do indivíduo. Considere que o genótipo de um filho é formado pela combinação dos gametas dos pais. Exemplificando, se o pai tem genótipo AABb, então seus gametas serão do tipo AB ou Ab, ambos com igual probabilidade; se a mãe tem genótipo AaBb, então seus gametas serão do tipo AB, Ab, aB ou ab, todos equiprováveis. No exemplo dado serão 8 combinações distintas, todas igualmente prováveis. A partir do cruzamento de dois indivíduos de cores de pele mulato médio (AaBb) e mulato escuro (AABb), a probabilidade de se gerar um indivíduo de pele mulato médio (AaBb) é:

a) 37,5%.

b) 18,75%.

c) 12,5%.

d) 25%.

e) 0%.

06. (FPS) Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.

1. Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.

2. Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.

3. Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.

4. No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.

5. Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.

Estão corretas, apenas:

a) 2, 3 e 4.

b) 3, 4 e 5.

c) 1, 3 e 4.

d) 1, 4 e 5.

e) 1, 2 e 3.

07. (UENP) “A identificação do sexo em aves silvestres é imprescindível para a produção e comercialização destas em criadouros conservacionistas ou comerciais. Estima-se que cerca da metade das espécies existentes no mundo não possui dimorfismo sexual e, quando existe, é geralmente sutil, podendo ocorrer somente a partir do período de maturidade sexual. Por meio da técnica do PCR é possível realizar a sexagem pela detecção dos genes CHD-Z e CHD-W, que estão localizados nos cromossomos sexuais de todas as aves. A técnica é simples, conveniente, barata, rápida e segura (…)”.

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.33, n.2, p.66, abr/jun 2009. Disponível em http://www.cbra.org.br

Sobre o mecanismo de determinação do sexo nas aves, que é do tipo ZZ/ZW, assinale a alternativa correta.

a) O cromossomo W está presente em metade dos descendentes do sexo masculino.

b) O cromossomo W está presente em todos os descendentes do sexo feminino.

c) O cromossomo W está presente em todos os descendentes de ambos os sexos.

d) O cromossomo Z está presente em 9/16 dos descendentes do sexo masculino.

e) O cromossomo Z está presente em metade dos descendentes do sexo feminino.

08. (UNIOESTE) A frequência do alelo recessivo a é 0,60 em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg. Assinale a alternativa correta, sabendo que esta população é composta por 40.000 indivíduos e que a herança é do tipo autossômica com dominância completa.

a) A frequência do genótipo homozigoto dominante é 0,40 ou 40% da população.

b) A frequência do genótipo heterozigoto é 0,24 ou 24% da população.

c) A frequência do genótipo homozigoto recessivo é 0,16 ou 16% da população.

d) O número de indivíduos portadores do fenótipo recessivo é 24.000.

e) O número de indivíduos portadores do fenótipo dominante é 25.600.

09. (UNICENTRO) Na maioria das espécies animais, o ambiente externo não influi na determinação do sexo, que é definido pela constituição cromossômica dos indivíduos. Nesses casos, a diferença entre machos e fêmeas reside geralmente em um par de cromossomos chamados de cromossomos sexuais. Com relação aos sistemas de determinação do sexo, considere as afirmativas a seguir.

I. No sistema haplodiploide, os machos são haploides (n) e as fêmeas diploides (2n).

II. No sistema XY, as fêmeas têm um par de cromossomos sexuais homólogos, enquanto os machos têm um dos cromossomos sexuais correspondentes aos da fêmea e outro tipicamente masculino.

III. No sistema X0, machos e fêmeas diferem entre si quanto a um par de cromossomos, sendo que as fêmeas possuem o par heteromórfico, ou seja, apresentam dois cromossomos sexuais diferentes.

IV. No sistema ZW, os machos têm um número ímpar de cromossomos no cariótipo, um a menos que as fêmeas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10. (UFSCar) O daltonismo, ou a incapacidade para percepção de determinadas cores, é uma anomalia de herança recessiva e ligada ao cromossomo X. Em um casal, o homem tem visão normal para cores, mas a mulher é daltônica, possui um irmão daltônico e é filha de um pai daltônico. O casal espera um bebê, mas ainda não sabem qual o sexo da criança. Nessas condições, a probabilidade de essa criança ser daltônica é:

a) Nula.

b) 25%.

c) 50%, independentemente do sexo do bebê.

d) 75%.

e) 100% se a criança for do sexo masculino e nula se for do sexo feminino.

11. (UEM) Com base nos conhecimentos de genética, assinale o que for correto.

01. Quando são produzidos quatro tipos diferentes de gametas em proporções diferentes das esperadas pela segunda lei de Mendel, trata-se de interação gênica.

02. Um indivíduo com genótipo AaBb produziu 50% de seus gametas AB e 50% ab, resultado de uma ligação completa em que os dois pares de genes estão no mesmo par de cromossomos homólogos.

04. Quanto maior a distância entre dois genes ligados, maior a probabilidade de ocorrer permutação entre eles.

08. Considerando que, no cruzamento AaBb x aabb, obteve-se a descendência de AaBb = 40%, de aabb = 40%, de aaBb = 10% e de Aabb = 10%, pode-se concluir que a taxa de recombinação é de 20%.

16. Supondo dois pares de alelos Aa e Bb, em que os alelos dominantes A e B estão ligados a um cromossomo e seus alelos recessivos a e b estão ligados ao cromossomo homólogo, dizemos que eles estão em posição trans.

Soma das alternativas corretas:

12. (UFMG) Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) A mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.

b) A probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .

c) As crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.

d) A gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

13. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO) As pessoas que possuem miopia têm dificuldades visuais e devem utilizar óculos ou lentes de contato corretivos para executar tarefas no dia a dia, como alguma atividade em casa ou no trabalho. Uma pessoa míope não poderia dirigir ou ler a tela do monitor caso esteja sem óculos. Sabe-se que a miopia é uma doença determinada por alelo autossômico recessivo. Diante desse assunto, um garoto, com visão normal, tinha um irmão caçula míope e este era o único da família com problema de visão. Sua mãe estava grávida e ele concluiu que seu futuro irmão seria obrigatoriamente normal. Sabendo-se dessas informações, um geneticista poderia afirmar que a probabilidade de esse garoto, com visão normal, ser portador do gene para miopia e de a criança que sua mãe está gerando desenvolver a miopia é, respectivamente, de:

a) 1/2 e 1/2.

b) 1/2 e 1/4.

c) 1/3 e 1/2.

d) 1/3 e 1/4.

e) 2/3 e 1/4.

14. (MACK) Uma mulher canhota, com visão normal para cores, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico e destro, filho de mãe canhota. Sabendo que o uso da mão esquerda é condicionado por um gene autossômico recessivo, a probabilidade desse casal ter uma filha heterozigota para os dois genes é de:

a) 1/2.

b) 1.

c) 1/4.

d) 1/8.

e) 1/6.

15. (FPS) Observando a genealogia abaixo e sabendo que os indivíduos marcados são albinos, quais deles são obrigatoriamente heterozigotos?

15

a) F1 1 e 4.

b) F2 2 e 3.

c) Todos da F2 e 1 da F3.

d) F1 1 e 4; F2 2 e 3; F3

e) Todos da F2.

16. (UPE) João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:

I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.

II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, enquanto nas células somáticas, existe apenas um.

III. Os alelos múltiplos mutantes, que surgem, estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.

IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.

V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.

Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou corretas as afirmativas contidas na alternativa:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I, III e V.

e) I, II e V.

17. (PUC-RS)  Em uma clínica de aconselhamento genético, um casal recebeu a notícia de que teria 1/4 de probabilidade de gerar um descendente portador de uma grave anomalia. Qual a probabilidade que tem esse casal de gerar um filho do sexo feminino portador dessa anomalia genética?

a) 1/8.

b) 1/15.

c) 1/17.

d) 1/21.

e) 1/23.

18. (UFPR) Num estudo sobre uma família, representada no heredograma abaixo, constatou-se que Antonio é afetado por uma anomalia causada pelo alelo recessivo de um gene ligado à porção ímpar do cromossomo X.

18

Considerando essa informação, é correto afirmar que são, com certeza, portadores(as) do alelo em questão:

a) Rogério e Fernando.

b) Elisa e Nancy.

c) Elisa e Maria.

d) Adélia e Cláudia.

e) Nancy e Maria.

19. Thiago é designer gráfico e em uma entrevista de emprego comentou que seu irmão Roberto tinha daltonismo. Ele afirmou que os pais eram normais e que havia feito testes para o daltonismo, que revelaram que sua visão também era normal. Sobre essa situação, é correto afirmar que:

a) Certamente Thiago e Roberto são filhos de pais diferentes.

b) Thiago é somente portador, porém o uso intensivo do computador pode estimular o aparecimento de sintomas do daltonismo.

c) Thiago não tem daltonismo porque herdou o alelo dominante de sua mãe, já Roberto herdou o alelo recessivo.

d) O genótipo do pai de Thiago é Xd

e) Thiago só seria daltônico se seu pai fosse também daltônico.

20. Penetrância é a proporção de indivíduos de um determinado genótipo que apresentam o fenótipo por ele determinado em certo conjunto de condições ambientais. Estudos realizados num certo país estimaram que a penetrância do alelo dominante responsável pela polidactilia, mais de cinco dedos nos pés ou nas mãos, é de, aproximadamente, 65%. Isso quer dizer que:

a) 65% das pessoas que apresentam o genótipo homozigoto não manifestam a polidactilia.

b) 65% das pessoas que possuem o alelo para polidactilia não manifestam a polidactilia.

c) 35% das pessoas apresentam o genótipo homozigoto e manifestam a polidactilia.

d) 35% das pessoas que possuem o alelo para polidactilia não manifestam a polidactilia.

e) 100% das pessoas podem manifestar ou não a polidactilia, já que o alelo para polidactilia tem expressividade variável.

21. (UEM) Considere três pares de alelos em cromossomos distintos, que determinam as seguintes características na espécie humana:

21

Um homem heterozigoto para pele, para visão e para lobo da orelha casou-se com uma mulher albina, míope e heterozigota para o lobo da orelha. Sobre a descendência desse casal, é correto afirmar que:

01. A possibilidade de nascer um menino albino, com visão normal e lobo da orelha normal é 3/32.

02. A probabilidade de nascer uma criança míope, independentemente do sexo, será de 50 %.

04. Um dos descendentes do sexo masculino poderá ter o genótipo AA, mm, ll.

08. A probabilidade de um descendente com pigmentação de pele normal ser homozigoto é de 1/4.

16. O número de gametas distintos referentes a essas três características que o homem pode produzir é igual a 2 elevado à potência 3.

Soma das alternativas corretas:

22. (FUVEST) Em coelhos, uma série de alelos múltiplos determina a cor da pelagem. Os alelos nessa série são: C+ (selvagem), Cch (chinchila), Ch (himalaia) e c (albino). A relação de dominância entre os alelos é C+ > Cch > Ch > c. No cruzamento de uma coelha selvagem, heterozigótica para himalaia, com um coelho chinchila, heterozigótico para albino, a probabilidade de que um dos descendentes seja himalaia é de:

a) 0.

b) 12,5%.

c) 25%.

d) 50%.

e) 75%.

23. A análise dos dois caracteres com segregação independente (miopia e grupos sanguíneos do sistema Rh), em uma família, mostrou o seguinte resultado:

23

Qual a probabilidade de o casal I e II ter uma criança do sexo feminino, míope e Rh negativo?

a) 1/4.

b) 1/8.

c) 1/16.

d) 1/32.

e) 1/64.

24. Numa pequena cidade do interior de São Paulo, um casal teve dificuldade para recorrer ao teste de paternidade por DNA e resolveu acabar com as dúvidas sobre a paternidade de seu filho pelo tradicional teste dos grupos sanguíneos. A mãe possui sangue tipo A Rh positivo e o marido possui sangue AB Rh negativo. A criança, por sua vez, possui sangue B Rh positivo. Com relação à análise dos resultados dos testes de paternidade, assinale a correta:

a) Certamente o marido não é o pai da criança em razão do sistema Rh dele.

b) O marido pode ser pai da criança apenas se um dos avós maternos tiver sangue tipo O e Rh positivo.

c) A paternidade do marido é possível desde que a mãe seja heterozigota para o sistema ABO.

d) A paternidade do marido é confirmada desde que a mãe seja homozigota para o sistema ABO.

e) A paternidade do marido somente será confirmada se a criança for homozigota para os sistemas ABO e Rh.

25. Uma mulher, em sua primeira gestação, foi sensibilizada e produziu anticorpos anti-Rh. Sabendo que esses anticorpos, em uma segunda gestação, podem passar através da placenta e destruir as hemácias do feto, com o risco de levar a criança à morte (doença conhecida como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido), analise a figura abaixo e assinale a alternativa que indica o fenótipo da mãe e da criança.

25

a) Mãe e filho são Rh+.

b) Mãe e filho são Rh.

c) A mãe é Rh e o filho é Rh+.

d) A mãe é Rh+ e o filho é Rh.

e) A mãe é Rh e o filho é Rh+ ou Rh.

26. No heredograma abaixo, os indivíduos indicados pelos círculos cheios são portadores de um caráter recessivo. Dos indivíduos normais, quais são obrigatoriamente heterozigotos?

26

a) 1, 3, 4, 5, 6, 7, 12.

b) 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12.

c) 1, 3, 4, 9, 10, 11, 12.

d) 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12.

e) 6, 7, 9, 10, 11, 12.

27. (UFPR) Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?

27

28. Na genealogia abaixo, os indivíduos representados pelos símbolos cheios míopes (caráter recessivo). Os demais possuem visão normal (caráter dominante). Depois de analisar o heredograma, responda: Qual a probabilidade do indivíduo 7 ser homozigoto?

28

a) 1/4.

b) 3/4.

c) 1/2.

d) 2/3.

e) 1/3.

29. Se um indivíduo do grupo B recebesse sangue de um indivíduo do grupo A, surgiram problemas graves que poderiam leva-lo à morte, porque:

a) As aglutininas anti-B do soro do doador aglutinariam as hemácias do receptor.

b) As aglutininas anti-A do soro do receptor aglutinariam as hemácias do doador.

c) Os aglutinógenos A aglutinariam os aglutinógenos B.

d) Os aglutinógenos B aglutinariam os aglutinógenos A.

e) As aglutininas do receptor precipitariam as aglutininas do doador.

30. Um indivíduo heterozigoto quanto a dois pares de genes localizados em diferentes pares de cromossomos formará:

a) Dois tipos de gametas na proporção 1:1.

b) Dois tipos de gametas na proporção de 3:1.

c) Três tipos de gametas na proporção de 1:2:1.

d) Quatro tipos de gametas na proporção 1:1:1:1.

e) Quatro tipos de gametas na proporção 9:3:3:1.

img

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. olá professor, gostaria se possível me explicasse a questão 11 e pq o numero 8 da questão está correto ?

    • Veja, a seguir, a explicação que você solicitou.
      – No cruzamento referido em 08 (“Considerando que, no cruzamento AaBb x aabb, obteve-se a descendência de AaBb = 40%, de aabb = 40%, de aaBb = 10% e de Aabb = 10%, pode-se concluir que a taxa de recombinação é de 20%.”), os recombinantes são aaBb (10%) e Aabb (10%). Dessa forma, a taxa de recombinação é de 20% (10% + 10%). Lembramos que o heterozigoto (AaBb) é do tipo cis (AB/aa), levando a que os recombinantes sejam trans.
      – Sugiro que faça uma revisão sobre heterozigotos cis e trans, bem como acerca de produção de recombinantes.
      Djalma Santos

  2. Olá, poderia responder as questões 26 e 28? Obrigada

    • Veja, a seguir, a resolução das questões que você solicitou.
      QUESTÃO 26
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12.”)
      JUSTIFICATIVA
      – O casal 3 x 4, constituídos por indivíduos normais, gerou o filho 8 (aa), portador do caráter recessivo. Assim sendo, 3 E 4 SÃO HETEROZIGOTOS (Aa).
      – O indivíduo 2 é portador do caráter recessivo (aa). Dessa forma, 5, 6 e 7 SÃO HETEROZIGOTOS (Aa).
      – O indivíduo 6, a exemplo do 2, é portador do caráter recessivo (aa). Pode-se deduzir, sem grandes dificuldades que 10, 11 E 12 SÃO HETEROZIGOTOS (Aa).
      NIVEL DA QUESTÃO: FÁCIL.
      QUESTÃO 28
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“1/3.“)
      JUSTIFICATIVA
      -1 e 4 são míopes (mm), logo 5 e 6 são normais portadores (Mm).
      CRUZAMENTO 5 x 6
      – Mm x Mm = MM (normal homozigoto) + Mn (normal heterozigoto) + Mn (normal heterozigoto) + mm (míope).
      – Como 7 é normal, eliminamos a condição mm (míope). Restam, portanto, 3 genótipos, dos quais 1 (1/3) é homozigoto (ALTERNATIVA CORRETA) e 2 (2/3) são heterozigotos.
      NIVEL DA QUESTÃO: FÁCIL
      Djalma Santos

  3. Poderia me responder porque a questão 3 é letra D?

    • 03. (MACK) Uma mulher canhota, com visão normal para cores, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico e destro, filho de mãe canhota. Sabendo que o uso da mão esquerda é condicionado por um gene autossômico recessivo, a probabilidade de esse casal ter uma filha heterozigota para os dois genes é de:
      a) 1/2.
      b) 1.
      c) 1/4.
      d) 1/8.
      e) 1/6.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“1/8”)
      – Mulher canhota e visão normal para as cores:
      * Canhota (caráter recessivo): cc.
      * Visão normal para as cores: XDXd, em função do pai ser daltônico (XdY).
      – Marido daltônico e destro:
      * Daltônico: XdY.
      * Destro: Cc, em função da mãe ser canhota (cc).
      CRUZAMENTO
      – Cc x cc = Cc + Cc + cc + cc
      * 1/2 Cc (heterozigoto).
      – XDxd x XdY = XDXd + XDY + XdXd + XdY.
      * Filha heterozigota: 1/4.
      – 1/2 x 1/4 = 1/8.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: