Publicado por: Djalma Santos | 12 de março de 2015

TESTES SOBRE VITAMINAS (I)

01.  (FAAP-SP)         LEIA COM ATENÇÃO OS VERSOS ABAIXO:

“E foi que de doença crua e feia.

A mais que eu nunca vi, desamparam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que sem o ver o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne, e juntamente apodrecia:

 

Apodrecia c’ um fétido e bruto

Cheiro, que o ar vizinho inficionava:

Não tínhamos ali médico astuto,

Cirurgião sutil menos se achava;

Mas qualquer, neste ofício pouco instruto

Pela carne já podre assi cortava,

Como se fora morta; e bem convinha,

Pois que morto ficava quem a tinha.”

“Os Lusiadas” – Camões, Canto V, 81/82

De acordo com os versos de Camões, a doença acima descrita é:

a) Raquitismo, devido à falta de vitamina D.

b) Xeroftalmia, devido à falta de vitamina A.

c) Escorbuto, devido à falta de vitamina C.

e) Anemia, devido à falta de vitamina B12.

e) Beribéri, devido à falta de vitamina B1.

02. (FATEC-SP) “São substâncias orgânicas particulares que entram na constituição de diversas coenzimas de fermentos que catalisam processos metabólicos gerais e especiais. São de origem endógena nos vegetais verdes e em numerosos organismos unicelulares, e exógena nos metazoários. São necessários em quantidades muito pequenas e distinguem-se dos outros constituintes da matéria viva porque não representam fontes de energia e não desempenham funções plásticas”. O texto refere-se:

a) Aos hormônios.

b) Aos ácidos nucleicos.

c) Às vitaminas.

d) Aos citocromos.

e) Aos nucleotídeos.

03. (UEMA) Vitaminas são substâncias que o organismo não consegue produzir, mas que são essenciais para o seu bom funcionamento. A carência dessas substâncias pode causar enfermidades diversas. A ruptura da mucosa da boca, dos lábios e da língua relaciona-se à falta da vitamina:

a) Ácido fólico.

b) Riboflavina.

c) Tocoferol.

d) Tiamina.

e) Retinol.

04. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto.

ESPINAFRE PREJUDICA A ABSORÇÃO DE FERRO

Graças ao marinheiro Popeye, personagem que recorre a uma lata de espinafre quando precisa reunir forças para enfrentar o vilão Brutus, até as crianças pensam que a verdura é uma boa fonte de ferro. O que os pequenos e muitos adultos não sabem é que a disponibilidade desse mineral para o organismo é bastante limitada.

“O ácido oxálico presente no espinafre forma sais insolúveis com o ferro e também com o cálcio, dificultando a absorção dos dois minerais”, afirma a nutricionista Lara Cunha, da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo ela, a verdura contém muita fibra, vitaminas A, C e do complexo B, potássio e magnésio, além de ser considerada laxativa e diurética, mas não deve ser consumida por pessoas com deficiência de ferro ou propensão a formar cálculos renais, também devido ao grande teor de ácido oxálico.

(http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u374889.shtml)

Considere as seguintes estruturas de algumas vitaminas presentes no espinafre:

04

As vitaminas hidrossolúveis são somente:

a) A e C.

b) A e B9.

c) A, B2 e B9.

d) B2, B9 e C.

e) A, B9 e C.

05. (UFMG) Curva de crescimento de um mutante de Neurospora em diferentes concentrações de vitamina B6.

05

Essa curva foi obtida por Beadle e Tatum quando estudaram o crescimento de um mutante de Neurospora, incapaz de sintetizar a vitamina B6. Diferentes concentrações dessa vitamina foram adicionadas à cultura, e a taxa de crescimento foi avaliada. Sabendo-se que o teor de vitamina B6 foi o único fator variável no experimento, a observação do gráfico nos permite fazer as afirmações seguintes, exceto uma:

a) Há uma correlação positiva entre o crescimento do mutante e a concentração de vitamina B6 no meio de cultura.

b) A vitamina B6 é um componente essencial ao metabolismo da Neurospora.

c) Nas concentrações de vitamina B6 de 0,015 a 0,12 micrograma por 25 cm de nutrientes, a cultura apresenta um índice de crescimento mais acelerado.

d) O maior aumento da taxa de crescimento se verifica entre as concentrações de 0,25 e 1,0 microgramas por 25cm.

e) Se for usada a concentração de 2,0 microgramas por 25 cm, provavelmente não haverá um aumento significativo na taxa de crescimento.

06. (UFPA) Várias doenças são causadas por falta de vitaminas. Por exemplo, o escorbuto é uma doença que tem como primeiros sintomas inchaço e hemorragias nas gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de os dentes começarem a abanar.

Disponível em: http://nossalimentacao.weebly.com/avitaminoses.html Acesso em: 22 set. 2013.

Importante medida a ser implementada para prevenir essa doença, seria introduzir na alimentação alimentos ricos em vitamina:

a) A.

b) B.

c) C.

d) D.

e) E.

07. (UCS) Para a formação e manutenção de uma boa estrutura dérmica e óssea, é necessária uma boa alimentação, com quantidades adequadas de diversas vitaminas. Assinale a alternativa correta em relação aos componentes alimentares importantes na manutenção da estrutura óssea e dérmica.

a) A vitamina D é importante, pois é um cofator que estimula a produção de vitamina E.

b) A vitamina C estimula a atividade dos osteoblastos e dos osteoclastos, regulando assim a reconstrução óssea.

c) A carência de vitamina C prejudica a formação de colágeno.

d) A falta de vitamina C provoca o raquitismo.

e) A deficiência de Tocoferol causa a osteomalacia.

08. (FCM-PB) Relacione cada vitamina da coluna A com seus efeitos carenciais elencados na:

08

A alternativa correta é:

a) 1.2.3.4.

b) 1.3.2.4.

c) 2.4.1.2.

d) 3.4.2.1.

e) 3.2.4.1.

09. (UFU) Na tabela a seguir, são apresentados os resultados dos déficits vitamínicos de 4 indivíduos.

09

O indivíduo que apresenta problemas com a coagulação do sangue e que tem como recomendação médica o consumo de verduras, frutas e óleo de fígado é:

a) Gustavo.

b) Guilherme.

c) Artur.

d) Juliano.

10. (UFV) Recentemente a engenharia genética possibilitou a transferência de genes controladores da rota de biossíntese da provitamina A para o genoma do arroz. Desse modo, foi produzido o chamado Golden Rice, ou arroz dourado. De acordo com os autores do projeto, o consumo desse tipo de arroz poderia amenizar os problemas de carência dessa vitamina em populações de países subdesenvolvidos. Em relação à provitamina A, é incorreto afirmar que:

a) Está associada ao betacaroteno.

b) Sua deficiência está normalmente associada ao escorbuto.

c) Pode ser encontrada como provitamina na cenoura e abóbora.

d) Sua deficiência está associada à xeroftalmia.

e) Não é biossintetizada pelo organismo humano.

11. (UEM) O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades, importantes em atividades metabólicas do organismo e que, como regra geral, não são sintetizadas por ele. Com relação às vitaminas, assinale o que for correto.

01. As vitaminas podem ser solúveis em água (hidrossolúveis) ou em lipídios (lipossolúveis), sendo que as vitaminas hidrossolúveis são armazenadas em quantidades pequenas no corpo e, portanto, devem ser ingeridas com maior frequência do que as lipossolúveis.

02. O cálcio, cujo metabolismo e absorção no organismo sofre interferência da vitamina D, é um metal da família dos alcalinos terrosos.

04. O ácido fólico, também conhecido como vitamina B8 ou Biotina, pode ser encontrado em legumes, verduras e carnes, e sua deficiência nas primeiras semanas de gravidez pode levar a más formações fetais.

08. As vitaminas são substâncias estáveis e resistentes ao calor e à oxidação, o que facilita a produção de produtos industrializados ricos em vitaminas.

16. A vitamina C, presente em alimentos cítricos, como limão e laranja, pode prevenir infecções e escorbuto.

Soma das alternativas corretas:

12. (UECE) Analise o quadro abaixo, associando o problema de saúde à carência vitamínica e ao alimento capaz de suprir esta carência.

12

Está correta a associação em:

a) I, II, III e IV.

b) I, II e IV, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.

13. (UNCISAL) Comer bem não significa comer muito, e sim ter uma alimentação equilibrada, isto é, uma alimentação que contenha uma quantidade adequada de calorias e de nutrientes necessários ao organismo e, contribua, assim, para manter a saúde. As vitaminas fazem parte dos nutrientes principais que o nosso organismo necessita para o bom funcionamento. Elas são necessárias em pequenas quantidades, mas precisam ser supridas ou complementadas por meio da ingestão de alimentos, estando enquadradas na categoria dos nutrientes orgânicos reguladores; os carboidratos são os energéticos e as proteínas, os plásticos ou construtores. A vitamina _____, também chamada retinol, quando em deficiência no organismo causa a cegueira noturna. A vitamina E, _________, mantém a resistência das hemácias à hemólise. A vitamina B1, _____________, funciona na formação de enzimas envolvida no ciclo de Krebs. A vitamina B12, cianocobalamina, fornecida, principalmente, por produtos de origem animal como, fígado, ostras, carnes, leite e derivados, dentre outros, funciona na síntese de nucleoproteínas, podendo sua deficiência causar ______________. A piridoxina por sua vez, vitamina ________, pode causar dermatites e distúrbios nervosos. Qual das opções abaixo preenche o texto acima corretamente.

a) K – riboflavina – filoquinona – beribéri – B12.

b) A – riboflavina – tocoferol – anemia perniciosa – B2.

c) B1 – tiamina – tocoferol – fotofobia – B6.

d) A – tocoferol – tiamina – anemia perniciosa – B6.

e) K – filoquinona – tiamina – beribéri – B1.

14. (UEG) No século XVII, época das grandes navegações, marinheiros submetidos a longas viagens sofriam de escorbuto. Em 1747, o médico inglês James Lind achou que deveria existir relação entre a doença e a dieta das pessoas a bordo dos navios. Para investigar essa possível relação, o médico dividiu a tripulação de marinheiros com escorbuto em grupos e recomendou que cada grupo recebesse, além de suas refeições, um suplemento alimentar, de acordo com as seguintes divisões:

Grupo A: duas laranjas ou um limão.

Grupo B: vinagre.

Grupo C: água do mar.

Depois de sete dias, o grupo A mostrou uma melhora significativa em comparação com os grupos B e C.

LOPES, S.; MENDONÇA, V.L. Bio: volume 1. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 85. (Adaptado).

Após a realização desse experimento, James Lind chegou à conclusão de que o escorbuto está relacionado com a deficiência de:

a) Frutas cítricas na dieta dos marinheiros, uma vez que nessas frutas a presença de ácido ascórbico é predominante.

b) Frutas cítricas na dieta dos marinheiros, uma vez que nestas frutas a presença de vitamina B12 e K é predominante.

c) Ácido acético (vinagre) na dieta dos marinheiros, uma vez que nesta substância a presença de vitamina C e D são predominantes.

d) Sal na dieta dos marinheiros, uma vez que essa substância controla a presença da vitamina.

15. (UPE) O cancioneiro popular é rico em músicas que retratam nossos hábitos, inclusive alimentar. Observe a letra desta música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

15a

Comida típica do sertão do Nordeste, o feijão é cozido em uma panela de ferro, e, só depois, acrescenta-se o arroz e deixa-se cozinhar. Sucesso antigo da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, honra e glória da música popular brasileira.

15b

a) tiamina – energia – respiração – beribéri – nervos

b) cobalamina – colágeno – regeneração – escorbuto – neurônios

c) retinol – energia – cicatrização – raquitismo – nervos

d) riboflavina – fagocitose – respiração – xeroftalmia – epitélios

e) piridoxina – aminoácidos – regeneração – pelagra – epitélios

16. (UECE)  O ácido L-ascórbico apresenta grande importância para sistemas bioquímicos, farmacológicos, eletroquímicos, processamento de alimentos e outros, sendo suas propriedades redox uma das características químicas de maior interesse. Sobre esse ácido, é correto afirmar-se que:

a) Vitamina K é o termo frequentemente usado para referência ao ácido L-ascórbico.

b) O ácido ascórbico, ou vitamina B6, apresenta várias funções importantes no corpo, estando envolvido no metabolismo de vários tecidos e em múltiplos processos bioquímicos.

c) Alguns estudos concluem que a absorção de íons ferro, especialmente quando complexado com glicina, é favorecida em presença de ácido ascórbico (vitamina K) devido à reação de óxido-redução.

d) O ácido ascórbico previne o escorbuto, é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos. É essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano: derme, cartilagem e ossos.

17. (UNIFICADO) As manifestações relacionadas na primeira coluna são atribuídas à carência de vitaminas na dieta do homem. Assinale as vitaminas responsáveis relacionadas na segunda coluna, de acordo com a sequência em que são citadas as manifestações de carência.

(   ) Beribéri

(   ) Cegueira noturna

(   ) Escorbuto

(   ) Anemia perniciosa

(   ) Dificuldade de coagulação

1. Vitamina A

2. Vitamina B1

3. Vitamina B2

4. Vitamina B12

5. Vitamina C

6. Vitamina K

a) 1, 2, 4, 5, 6.

b) 1, 2, 5, 4, 6.

c) 2, 1, 5, 4, 6.

d) 2, 1, 3, 4, 5.

e) 2, 1, 5, 3, 4.

18. (FCM-PB) As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em pequenas quantidades na dieta de humanos. Carências vitamínicas são capazes de causar vários sintomas como os observados em V.M.A., 7 anos, moradora da zona rural, que apresenta quadro de desnutrição associado a avitaminose, com queixas de lesões na boca, tais como ruptura da mucosa bucal, lábios, língua, regiões da bochecha e dermatite. Baseado nos dados do texto provavelmente V.M.A. apresenta uma deficiência vitamínica de:

a) Vitamina C.

b) Vitamina B2.

c) Vitamina A.

d) Vitamina D.

e) Vitamina B6.

19. (UFV) As vitaminas são substâncias indispensáveis para diversas atividades metabólicas do organismo humano. Com relação às características e funções da vitamina D, assinale a afirmativa incorreta:

a) A vitamina D, assim como as demais vitaminas, é obtida a partir de alimentos, sendo que o organismo humano é incapaz de produzi-la.

b) É solúvel em gordura, sendo armazenada no tecido adiposo e liberada continuamente, permitindo níveis suficientes o ano todo.

c) A síntese de vitamina D se inicia nas células da epiderme ao receber raios solares UV-B, mas é finalmente ativada nos rins.

d) É importante na absorção de cálcio no intestino e fixação de cálcio nos ossos, prevenindo o raquitismo na infância e a osteoporose na velhice.

20. (UNIFAL) Assinale a alternativa que apresenta uma correlação incorreta entre uma vitamina, um sintoma de sua carência e alguns alimentos fontes desta vitamina:

a) Vitamina A, ou retinal; xeroftalmia; vegetais amarelos, cenoura, fígado, gema de ovo.

b) Vitamina K, ou tocoferol; esterilidade em machos; verduras, óleo do germe de trigo, castanhas.

c) Vitamina D, ou calciferol; raquitismo em crianças; óleo de fígado de peixes, fígado, gema de ovo.

d) Vitamina C, ou ácido ascórbico; hemorragia nas mucosas; frutas cítricas, tomate, pimentão, verduras.

21. (UEM) Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias ao funcionamento adequado do organismo humano. Assim, identifique o que for correto sobre os seus sintomas de deficiência e as suas fontes alimentares.

I   II

0   0 – A coagulação do sangue é prejudicada pela carência da vitamina K, cuja fonte alimentar são os vegetais verdes, entre outros exemplos.

1  1 – O escorbuto surge no organismo humano em consequência de alimentação deficitária em vitamina C.

2  2 – Vegetais vermelhos, como a beterraba e o pimentão, são as principais fontes alimentares da vitamina D.

3  3 – A vitamina E previne a doença conhecida como pelagra.

4  4 – A doença conhecida por beribéri surge em decorrência da deficiência de vitamina A.

22.  (PUC-MG) O termo VITAMINA foi utilizado pela primeira vez em 1911, para designar um grupo de substâncias que eram consideradas vitais; todos elas continham o elemento nitrogênio, na forma de aminas. Embora se saiba que várias das vitaminas hoje conhecidas não possuem grupos aminas em suas estruturas químicas, o termo é usado até hoje. O termo “fator alimentar acessório” tem sido utilizado, algumas vezes, para expressar este mesmo conjunto de substâncias, mas de uma forma cientificamente correta!

Fonte: Revista Eletrônica do Departamento de Química da UFSC.

Com base nesse assunto, assinale a afirmativa incorreta.

a) A água resultante do cozimento de legumes pode ser utilizada no cozimento do arroz por representar fonte adicional de vitaminas do grupo B.

b) Hipovitaminoses trazem consequências para o organismo como, por exemplo, a hipovitaminose E, que afeta as gengivas, ricas em vasos sanguíneos, e sujeitas ao atrito durante a escovação, resultando no seu sangramento.

c) Os humanos requerem vitamina C para a formação do colágeno, um componente do tecido conjuntivo, que mantém íntegra a estrutura de tecidos da derme, músculos e vasos sanguíneos.

d) Uma das primeiras consequências de uma dieta deficiente em vitamina A é a cegueira noturna, resultante da redução da acuidade visual na penumbra.

23.  (UEL) As vitaminas são usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, o que, para alguns graus determina sua estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

(MAHAN, L. K. & ESCOTT-STUMP, S. “Alimentos, nutrição e dietoterapia”. 9.ed. São Paulo: Roca, 1998. p. 78.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) A vitamina E é lipossolúvel, age como um antioxidante protege as hemácias da hemólise, atua na reprodução animal e na manutenção do tecido epitelial.

b) A vitamina A é hidrossolúvel auxilia na produção de protrombina – um composto necessário para a coagulação do sangue – e apresenta baixa toxicidade quando consumida em grande quantidade.

c) A vitamina D é hidrossolúvel, auxilia no crescimento normal, melhora a visão noturna, auxilia o desenvolvimento ósseo e influencia a formação normal dos dentes.

d) A vitamina B6 é lipossolúvel, auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, além de estar envolvida na glicólise, na síntese de gordura e na respiração tecidual.

e) A vitamina C é lipossolúvel auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, na síntese e quebra de aminoácidos e na síntese de ácidos graxos insaturados.

24.  (UESPI) Vitaminas são substâncias necessárias em pequenas quantidades para as atividades metabólicas de um organismo; sua deficiência causa diferentes sintomas. Com relação a esse assunto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1 ª, relacionando cada vitamina citada ao sintoma causado por sua deficiência.

1 ª COLUNA

1. Vitamina C (Ácido ascórbico)

2. Vitamina B6 (Piridoxina)

3.  Vitamina B2 (Riboflavina)

4. Vitamina B1 (Tiamina)

5. Vitamina D (Calciferol)

2 ª COLUNA

– Beribéri (inflamação e degeneração dos nervos).

– Irritabilidade, convulsões, anemia, contrações musculares involuntárias.

– Raquitismo e enfraquecimento ósseo.

– Escorbuto (lesões na mucosa intestinal, com hemorragias; sangramento gengival, fraqueza).

– Fissura na pele, tais como rachaduras nos cantos da boca.

A sequência correta é:

a) 4, 2, 5, 1, 3.

b) 2, 4, 5, 3, 1.

c) 4, 2, 1, 3, 5.

d) 2, 1, 3, 4, 5.

e) 1, 2, 3, 4, 5.

25.  (UFG) O arroz dourado, obtido com base em modificações genéticas, poderia ser usado como principal fonte de alimento para a população de países em desenvolvimento. O uso desse alimento poderia reduzir a cegueira noturna causada pela deficiência de vitamina A, pois essa variedade de arroz apresenta alto teor de:

a) Proteína.

b) Antocianina.

c) Lipídios.

d) Caroteno.

e) Ficoeritrina.

26.  (UFF) A vitamina K – vitamina lipossolúvel descoberta em 1939 – é uma vitamina:

a) Que, como todas as vitaminas lipossolúveis, deve ser ingerida em grandes quantidades, por ser considerada substrato energético importante para as nossas células;

b) Importante para a síntese de rodopsina e sua carência resulta em maior dificuldade de adaptação a ambientes mal iluminados;

c) Que participa ativamente da absorção intestinal do cálcio e da sua fixação nos ossos e dentes;

d) Que participa ativamente da síntese do colágeno e sua carência provoca escorbuto;

e) Essencial para a formação da protrombina e de alguns outros fatores envolvidos na coagulação sanguínea.

27. (UFF) O desafio é criar alimentos que agradem ao paladar e sejam saudáveis. A nova geração de transgênicos promete ainda prevenir doenças e combater carências nutricionais. O arroz dourado é o exemplo mais conhecido.

(Modificado de O Globo,9/5/04)

O arroz dourado é rico em uma substância presente em vegetais amarelos. Tal substância é precursora de um importante nutriente para as células animais. A alternativa que indica, respectivamente, a substância mencionada, o nutriente formado a partir deste composto e uma de suas importantes funções no organismo animal é:

a) Ascorbato, vitamina C e participa da síntese do colágeno.

b) Caroteno, vitamina A e participa do ciclo visual.

c) Calciferol, vitamina D e estimula a absorção intestinal de cálcio.

d) Plastoquinona, vitamina E e atua como antioxidante.

e) Xantofila, vitamina B12 e participa da síntese de DNA.

28.  (UFU) Os radicais livres podem causar danos aos componentes celulares levando à ocorrência de doenças nervosas degenerativas e câncer. A produção desses radicais pode aumentar em consequência de traumas, infecções, esforço físico intenso e fumo. Os organismos possuem mecanismos bioquímicos de defesa contra esses radicais que incluem as vitaminas e outras substâncias com ação antioxidante. Assinale a afirmativa que contém somente vitaminas com ação antioxidante:

a) Licopeno e tocoferol.

b) Licopeno e betacaroteno.

c) Ácido ascórbico e betacaroteno.

d) Tocoferol e ácido ascórbico.

29. As vitaminas são compostas orgânicos simples, presentes em pequena quantidade, porém essenciais à vida. A deficiência de qualquer uma delas pode levar a uma condição patológica especifica ou a uma doença por deficiência, curável com a sua administração. Identifique a alternativa correta:

a) A deficiência de vitamina K é responsável pelo raquitismo.

b) A vitamina C estimula a mobilização de cálcio e fosfato dos ossos, razão pela qual sua deficiência determina nanismo.

c) Deficiência no complexo B é responsável pelo escorbuto.

d) Deterioração progressiva dos nervos e paralisia muscular são condições resultantes da deficiência da vitamina B12.

e) A deficiência de vitamina A é responsável pela cegueira noturna.

30.  (PUC-PR) Faz parte do senso comum o conhecimento de que cenoura faz bem para a visão. No entanto, a revista Scientific American publicou uma notícia intitulada “Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!”. Leia o trecho abaixo:

“(…) fui questionada inúmeras vezes por pacientes se cenouras realmente podem melhorar a visão. Acho que alguns olham para as cenouras pensando ser a grande cura mágica para seu problema refrativo. Querem eliminar a necessidade de usar óculos comendo cenouras encantadas. Quando, na verdade, a cenoura faz parte da nutrição necessária para manter olhos saudáveis e ajudar a retardar a progressão de determinadas doenças como catarata e degeneração macular. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o que você come pode, temporariamente, aumentar a nitidez da sua visão e até mesmo melhorar a cognição.

(…) Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os flavonoides do cacau podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição. Pesquisadores acreditam que os flavonoides do cacau aumentam o fluxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas.”

Adaptadode:<http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cenouras_ajudam_a_enxergar_melhor__nao_mas_o_chocolate_sim_.html&gt;. Acesso em: 20/09/2014

Segundo o texto, a cenoura atua apenas na nutrição necessária para manutenção do olho, não tendo efeito nos problemas refrativos. Ainda assim, seu consumo é importante, pois ela possui uma vitamina que é matéria-prima para produção da rodopsina, proteína encontrada no epitélio pigmentar da retina. Assinale a alternativa que mostra corretamente essa vitamina.

a) Vitamina C.

b) Vitamina D.

c) Vitamina B12.

d) Vitamina K.

e) Vitamina A.

gab

 


Responses

  1. Blog mto bom. Obrigado por existir!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: