Publicado por: Djalma Santos | 27 de março de 2015

TESTES DE PERMEABILIDADE CELULAR (2)

01. (INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA) Associe os conceitos aos mecanismos de transporte através de membranas.

(  ) Movimento de moléculas de soluto do local onde estão mais concentradas para o local onde estão menos concentradas de maneira a igualar a concentração.

(  ) Movimento de moléculas de soluto através de proteínas transportadoras, que não requer gasto de energia e ocorre a favor de um gradiente de concentração.

(  ) Movimento de moléculas de água através de membrana semipermeável no sentido da solução menos concentrada para a mais concentrada.

(  ) Movimento de moléculas de soluto, através de proteínas transportadoras, do meio menos concentrado para o mais concentrado contra o gradiente de concentração, ocorrendo gasto de energia.

1. Osmose

2. Difusão simples

3. Difusão facilitada

4. Transporte ativo

Assinale a sequência correta.

a) 1 – 2 – 3 – 4.

b) 3 – 2 – 4 – 1.

c) 2 – 3 – 1 – 4.

d) 1 – 4 – 3 – 2.

e) 4 – 3 – 2 – 1.

02. (UFMS)

02

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) hipotônica ─ desequilíbrio osmótico ─ absorção excessiva de água.

b) hipotônica ─ transporte ativo de minerais para fora de seus corpos ─ absorção excessiva de água.

c) hipertônica ─ desequilíbrio osmótico ─ perda de sais minerais e desidratação das espécies.

d) hipertônica ─ transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos ─ absorção excessiva de água.

e) isotônica ─ desequilíbrio osmótico ─ perda de sais minerais e desidratação das espécies.

03. (IFSul) As células dos organismos vivos realizam processos de transportes através dos quais adquirem, do meio externo, partículas grandes ou macromoléculas como a glicose, absorvidas pela membrana plasmática. O tipo de transporte citado no texto ocorre pelo processo de:

a) Pinocitose.

b) Fagocitose.

c) Clasmocitose.

d) Exocitose.

04. (FAMERP) A figura ilustra a organização molecular de uma membrana plasmática. Os números 1, 2 e 3 indicam seus principais componentes.

04

As moléculas dos gases respiratórios, oxigênio e dióxido de carbono, entram e saem das células pelo processo de:

a) Difusão simples, através do componente 1.

b) Difusão facilitada, através do componente 2.

c) Transporte passivo, através do componente 3.

d) Transporte ativo, através do componente 1.

e) Osmose, através do componente 2.

05. (UFRN) Os alvéolos são responsáveis pelas trocas gasosas entre o pulmão e o sangue. O sangue que chega aos alvéolos absorve o gás oxigênio inspirado da atmosfera, elimina gás carbônico no interior dos alvéolos, que é logo expelido do corpo, por meio da expiração. É correto afirmar que o movimento desses gases na membrana plasmática das células durante as trocas gasosas é feito por:

a) Osmose.

b) Difusão simples.

c) Transporte ativo.

d) Difusão facilitada.

06. (UNEASPAR) A membrana plasmática corresponde a uma parte da célula que controla as trocas entre os meios intracelular e extracelular. A difusão de moléculas de água através das membranas é a osmose. Sobre este processo, assinale a alternativa correta.

a) Quando uma célula é colocada em uma solução hipertônica, ela perde água para a solução.

b) A osmose é um processo exclusivo de células animais.

c) Uma célula quando colocada em uma solução hipotônica perde água para a solução.

d) As células vegetais em meio hipertônico, ganham água e se rompem;

e) A osmose é um tipo de transporte ativo e consome ATP.

07. (IFSuldeMinas) Notícias recentes dos últimos meses nos dão conta de que São Paulo tem utilizado as águas profundas (chamado volume morto) do Sistema da Cantareira; tal medida tem causado muita polêmica em torno da falta de água. No entanto, sabe-se que o Estado de São Paulo é banhado pelo Oceano Atlântico. A água do oceano não pode ser usada para consumo, sem o tratamento adequado, tratamento esse chamado de dessalinização. A dessalinização de água por osmose inversa é uma alternativa, para retirar o sal da água e eliminar vírus, bactérias e fungos, podendo assim, disponibilizar água potável para a população e melhorar a qualidade de vida.

Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_salgada/dessalinizacao_da_agua_do_mar.htm.Acesso em 10/09/2014. Adaptado.

Não é possível o consumo da água do mar, porque essa água salgada causaria nas células sanguíneas:

a) A lise, seguida de extravasamento do conteúdo intracelular no meio.

b) Uma intensa difusão facilitada para o interior das células, inchando-as.

c) Uma grande desidratação dessas células o que afetaria o metabolismo.

d) Endocitoses sucessivas gerando um stress celular que a levaria a morte.

08. (IFNMG) As trocas de substâncias entre células se dá por intermédio da membrana celular que apresenta semipermeabilidade, favorecendo o deslocamento de água e moléculas de acordo com as concentrações dos meios. Em uma análise experimental para simular essas trocas, dois compartimentos A e B foram separados por uma membrana impermeável a solutos.

08

Fonte: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br.

Acesso em: 23 out. 2014.

O gráfico acima representa a variação de volume do compartimento A. A partir da análise do gráfico, assinale o processo envolvido e a concentração da solução no compartimento B, no início do experimento.

a) Difusão e hipertônica.

b) Difusão e hipotônica.

c) Osmose e hipotônica.

d) Osmose e hipertônica.

09. (UFAM) Um professor de Biologia levou seus alunos ao laboratório, para o desenvolvimento de uma atividade sobre osmose. Sobre a bancada, havia três frascos, cada um contendo uma solução salina de concentração diferente. Cada frasco (01, 02 e 03) recebeu um fragmento de tecido vegetal e após alguns minutos, o fragmento de tecido foi observado ao microscópio, onde os alunos puderam observar o resultado a seguir:

– Frasco 01: as células apresentaram-se túrgidas.

– Frasco 02: as células apresentaram-se plasmolisadas.

– Frasco 03: as células apresentaram-se inalteradas.

Com base no resultado observado, assinale a alternativa correta:

a) As soluções dos frascos 01 e 02 são hipotônica e hipertônica, respectivamente, em relação ao meio intracelular.

b) As soluções dos frascos 02 e 03 são hipotônica e isotônica, respectivamente, em relação ao meio intracelular.

c) As soluções dos frascos 01 e 03 são hipertônica e isotônica, respectivamente, em relação ao meio intracelular.

d) As soluções dos frascos 01 e 02 são hipertônica e hipotônica, respectivamente, em relação ao meio intracelular.

e) As soluções dos frascos 02 e 03 são hipotônica e hipertônica, respectivamente, em relação ao meio intracelular.

10. (IFPE) A difusão simples e a osmose são dois fenômenos puramente físicos que promovem a entrada e saída de substâncias na célula. Ambos os fenômenos citados ocorrem devido a um gradiente de concentração entre o meio interno e o externo da célula. Sobre esses dois fenômenos, assinale a única afirmativa correta.

a) Quando o meio intracelular é hipotônico, em relação ao meio extracelular, poderá ocorrer saída de solutos da célula por difusão.

b) Os fenômenos de difusão e osmose, que permitem a troca de substâncias entre a célula e o meio no qual ela se encontra, somente ocorrerão em células vivas.

c) A entrada de substâncias na célula por difusão consome muito mais energia que a saída de substâncias da célula por osmose.

d) Em uma célula cujo meio intracelular é hipotônico em relação ao meio extracelular, deverá ocorrer a saída de água.

e) A difusão somente ocorrerá de fora para dentro da célula se o meio intracelular for hipertônico em relação ao meio extracelular.

11. (FUVEST) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.

11

A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:

a) I, II e III.

b) II, III e I.

c) III, I e II.

d) II, I e III.

e) III, II e I.

12. (UPE) A célula, a fim de manter seu estado natural de funcionamento, recorre a estratégias diversas, entre as quais a natureza, a dimensão e a quantidade de substância a ser internalizada e a forma pela qual será conduzida ao seu interior. Para a ingestão ou eliminação de macromoléculas como proteínas, ácidos nucleicos ou polissacarídeos, a passagem através da membrana é mediada pela formação de uma invaginação nessa estrutura. Assim, observe a ilustração abaixo que mostra um tipo de transporte realizado por ela.

12

(Disponível em: http://euamobyologia.blogspot.com.br/2014/05/envoltorio-celular-membrana-plasmatica.html. Adaptado)

Sobre essa ilustração, leia as afirmativas a seguir com relação aos tipos de transporte – endocitose e exocitose – realizados pela célula.

I. O esquema “1” corresponde ao processo de secreção celular (função heterofágica), que, nos glóbulos brancos, consiste na eliminação de resíduos provenientes da defesa contra bactérias as quais invadem o organismo e da digestão intracelular (função autofágica). Na ameba, a digestão intracelular consiste em um processo nutritivo no qual a absorção de substâncias ocorre através da

membrana e da evaginação celular.

II. O esquema “1” indica a exocitose, tipo de transporte, que consiste na eliminação de compostos contidos em vesículas para o meio exterior a partir das fases de migração das vesículas através do

citoplasma. Consiste também na fusão das vesículas com a membrana celular e o lançamento do conteúdo das vesículas no meio exterior, sem que haja permeabilização através da membrana celular.

III. O esquema “2” indica a pinocitose, tipo de transporte, que consiste na entrada de substâncias em solução, do meio extracelular para o meio intracelular, por evaginação da membrana plasmática. Nesse processo, não há gasto de energia, e as partículas englobadas formam vesículas. Esse processo ocorre em células específicas, sendo observado em microscopia eletrônica.

IV. O esquema “3” indica fagocitose, tipo de transporte, que consiste na entrada de substâncias grandes ou sólidas por englobamento dessas a partir da emissão de pseudópodes. Nesse processo, há o gasto de energia e, nas células em que o material ingerido fica no interior do vacúolo alimentar, este é degradado por ação de enzimas específicas.

V. A ilustração corresponde a processos responsáveis pelo transporte de macromoléculas no interior da célula. Extremamente importantes para a defesa do nosso organismo, esses tipos de transporte funcionam como uma linha de defesa inespecífica, uma vez que muitas substâncias estranhas são detectadas e logo eliminadas do nosso corpo.

Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I, III e IV.

b) I, IV e V.

c) II e III.

d) II, III e V.

e) II e IV.

13. (UEPG) A figura abaixo esquematiza o transporte da bomba de sódio e potássio na célula. Com relação a esse mecanismo, assinale o que for correto.

13

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15a ed. Volume 1.

Editora Ática. São Paulo. 2010.

01. Esse tipo de transporte é ativo e com gasto de energia devido à concentração de sódio (Na+) fora da célula ser maior que em seu interior, ocorrendo o oposto com o potássio (K+).

02. Nessa bomba de sódio e potássio, para cada três íons sódio que saem, entram dois potássios. Desse modo, surge uma diferença de cargas elétricas entre os dois lados da membrana, que fica positiva na face externa e negativa na interna.

04. A difusão facilitada apresentada na figura com o sódio (Na+) e o potássio (K+) ocorre nas células para equilibrar as concentrações desses dois íons entre as duas faces da membrana.

08. Outra função desse mecanismo de transporte é aumentar a concentração de íons no citoplasma. Essa função está atrelada a difusão de água para impedir a plasmólise da célula.

16. Esse tipo de transporte ocorre sempre a favor do gradiente de concentração para os íons sódio (Na+), e contra o gradiente de concentração para o potássio (K+).

Soma das alternativas corretas:

14. (UERJ) Utilize as informações a seguir para responder esta questão.

A salinidade da água é um fator fundamental para a sobrevivência dos peixes. A maioria deles vive em condições restritas de salinidade, embora existam espécies como o salmão, que consegue viver em ambientes que vão da água doce à água do mar. Há peixes que sobrevivem em concentrações salinas adversas, desde que essas não se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinização. Observe na tabela suas faixas de concentração de cloreto de sódio.

14

Considere um peixe em estresse osmótico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original. Esse peixe é encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra:

a) W.

b) X.

c) Y.

d) Z.

15. (IFMT) Considere o esquema de transporte abaixo:

15

Sobre esse esquema, pode-se afirmar que se trata do transporte conhecido por:

a) Fagocitose.

b) Pinocitose.

c) Bomba de sódio e potássio.

d) Clasmocitose.

e) Osmose.

16. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA) Leia o texto abaixo e responda esta questão.

16

Conservas preservam alimentos com muito mais sabor

Compotas e conservas são opções criativas como petisco ou para acompanhar outras receitas, além de dar um toque especial às saladas. Nascidas da necessidade humana de preservar os alimentos, as conservas são opções práticas e saborosas. Produzidas basicamente a partir de água e açúcar, elas são práticas, fáceis de fazer e podem ser o ‘socorro’ da cozinha na hora da pressa. Fonte: http://www.bonde.com.br/

O mesmo princípio utilizado na fabricação das conservas, pode ser observado na obtenção da carne de sol, carne seca, bacalhau e outros alimentos. Pode se afirmar que todas estas técnicas:

a) Preservam o alimento, pois tanto o sal como o açúcar não são utilizados por organismos decompositores.

b) Matam bactérias e fungos uma vez que sal e açúcar são tóxicos aos decompositores.

c) Matam bactérias e fungos, pois estes perdem água por osmose, morrendo através da desidratação.

d) Matam bactérias e fungos. pois estes perdem água para o alimento por difusão simples.

e) Diminuem a pressão osmótica dos alimentos, tornando-os impróprios a utilização por fungos e bactérias.

17. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA)

O texto abaixo descreve bioquimicamente as diferenças observadas por Mendel quanto à forma da semente. Analise o texto e responda esta questão:

– O alelo A que codifica a semente lisa, é um fragmento de DNA com 3,3 mil pares de bases que codifica a enzima SBE-1 (starch-branching enzyme ou enzima ramificadora do amido).

– O alelo a que codifica a semente rugosa, é um fragmento de DNA com uma inserção de 800 pares de bases, portanto o gene possui 4,1 mil pares de bases e a enzima SBE-1 produzida não é funcional. Assim, não há produção de amido ramificado, levando a um maior acumulo de água, e quando a semente seca torna-se rugosa.

A não conversão da glicose em amido ramificado favorece uma maior retenção de água na semente pois:

a) Carboidratos como a glicose possuem água em sua composição química.

b) A energia acumulada pelo amido é maior do que a energia acumulada pela glicose.

c) A glicose sendo osmoticamente ativa promove maior retenção de água na semente.

d) A glicose ocupa menos espaço do que o amido na semente, favorecendo maior acúmulo de água.

e) O amido por ser um composto hidrofóbico, promove ação que repele o acúmulo de água.

18. (UEG)

18

A membrana celular funciona como um fluido que permite a difusão de proteínas dentro de uma matriz lipídica. Esse mosaico fluido constitui uma barreira de permeabilidade seletiva indispensável para a fisiologia celular. A figura mostra as alterações que podem ocorrer em uma hemácia quando se modifica a concentração de NaCl no meio em que ela se encontra. Assinale a afirmativa correta para as diferentes concentrações de NaCl de acordo com a sequência da morfologia das hemácias:

a) 0,6%, 0,9%, 1,5% e 2,0%.

b) 2,0%, 1,5%, 0,9% e 0,6%.

c) 2,0%, 1,5%, 0,6% e 0,0%.

d) 1,5%, 0,9%, 0,6% e 0,0%.

e) 0,0%, 1,5%, 2,0% e 2,5%.

19. (IFMG) A membrana celular é uma película que reveste as células. Entre outras funções, a membrana plasmática é responsável pelo controle da troca de substâncias entre os meios intracelular e extracelular. As afirmativas sobre a membrana plasmática e os mecanismos de transporte através da membrana estão corretas, exceto:

a) A membrana plasmática é lipoproteica, o que significa que seus principais constituintes são fosfolipídeos e proteínas. Além disso, as membranas podem apresentar glicídios em sua face externa.

b) Transporte ativo é um tipo de transporte através de membrana que requer gasto de energia, na forma de ATP. Dentre os mecanismos de transporte ativo, destaca-se a bomba de sódio e potássio, responsável pela manutenção das cargas elétricas nos ambientes intracelular e extracelular.

c) Substâncias que atravessam a membrana plasmática por difusão facilitada, como a glicose, tendem a se difundir do meio hipertônico para o meio hipotônico.

d) A osmose é o movimento de soluto e solvente pelas membranas celulares, a fim de igualar a concentração dessas substâncias nos ambientes intracelular e extracelular. Para que ocorra osmose, é fundamental que as substâncias apresentem tamanho reduzido.

20. (UNITAU) Algumas espécies de tubarões marinhos apresentam um mecanismo bastante interessante para sanar o problema do equilíbrio osmótico, retendo na circulação sanguínea a ureia [CO(NH2)2], um produto de excreção nitrogenada dos vertebrados, em vez de eliminá-la com a urina. Desse modo, a ureia aumenta a concentração osmolar do sangue sem aumentar a concentração de cloreto de sódio. O resultado dos altos níveis de ureia no sangue desses animais é representado em qual das alternativas abaixo?

a) Anulação da tendência de perda de água por osmose.

b) Maximização da tendência de perda de água por osmose.

c) Criação de um potencial iônico que favorece a perda de água.

d) Criação de um potencial iônico que anula o transporte ativo.

e) Criação das condições fisiológicas para a invasão de ambientes de água doce.

gab

 

Anúncios

Responses

  1. esse blog é muito bom,obg pelos testes

  2. Professor! vc pode comentar a questão 12?

    • Prezado Daniel
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“II e IV.”).
      * Esquema 1: exocitose.
      * Esquema 2: pinocitose (endocitose).
      * Esquema 3: fagocitose (endocitose).
      – Afirmativa I (“O esquema “1” corresponde ao processo de secreção celular (função heterofágica), que, nos glóbulos brancos, consiste na eliminação de resíduos provenientes da defesa contra bactérias as quais invadem o organismo e da digestão intracelular (função autofágica). Na ameba, a digestão intracelular consiste em um processo nutritivo no qual a absorção de substâncias ocorre através da membrana e da evaginação celular.”) – INCORRETA
      * Trata-se de exocitose, como descrito, corretamente, na afirmativa II, a seguir.
      – Afirmativa II (“O esquema “1” indica a exocitose, tipo de transporte, que consiste na eliminação de compostos contidos em vesículas para o meio exterior a partir das fases de migração das vesículas através do citoplasma. Consiste também na fusão das vesículas com a membrana celular e o lançamento do conteúdo das vesículas no meio exterior, sem que haja permeabilização através da membrana celular.”) – CORRETA
      – Afirmativa III (“O esquema “2” indica a pinocitose, tipo de transporte, que consiste na entrada de substâncias em solução, do meio extracelular para o meio intracelular, por evaginação da membrana plasmática. Nesse processo, não há gasto de energia, e as partículas englobadas formam vesículas. Esse processo ocorre em células específicas, sendo observado em microscopia eletrônica.”) – INCORRETA
      * Na pinocitose ocorre invaginação da membrana e não evaginação, como consta nesta afirmativa.
      – Afirmativa IV (“O esquema “3” indica fagocitose, tipo de transporte, que consiste na entrada de substâncias grandes ou sólidas por englobamento dessas a partir da emissão de pseudópodes. Nesse processo, há o gasto de energia e, nas células em que o material ingerido fica no interior do vacúolo alimentar, este é degradado por ação de enzimas específicas.”) – CORRETA
      – Afirmativa V (“A ilustração corresponde a processos responsáveis pelo transporte de macromoléculas no interior da célula. Extremamente importantes para a defesa do nosso organismo, esses tipos de transporte funcionam como uma linha de defesa inespecífica, uma vez que muitas substâncias estranhas são detectadas e logo eliminadas do nosso corpo.”) – INCORRETA
      * A ilustração corresponde a processos que envolvem saída de substâncias da célula [esquema 1 (exocitose)] e entrada de substâncias [esquema 2 (pinocitose) e esquema 3 (fagocitose)] e não, especificamente, transporte de macromoléculas no interior da célula, como consta nesta alternativa (“ … responsáveis pelo transporte de macromoléculas no interior da célula. … “).
      Um abraço
      Djalma Santos

  3. a questao 18…não poderia ser a letra c tambem..?

    • Prezado Rafael
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“1,5%, 0,9%, 0,6% e 0,0%.”).
      JUSTIFICATIVA
      A célula 2 mostra o aspecto “normal” de uma hemácia, quando em um meio isotônico (“NaCl 0,9%”), invalidando, portanto, a alternativa C (“2,0%, 1,5%, 0,6% e 0,0%.”).
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: