Publicado por: Djalma Santos | 30 de abril de 2015

TIPOS DE OVOS

Com base na quantidade e na localização do vitelo (deutoplasma), substância que serve de alimento ao embrião, dentro do ovo, os ovos podem ser classificados em cinco grupos: isolécito (oligolécito ou homolécito), heterolécito (mesolécito, mediolécito ou telolécito incompleto), telolécito (megalécito ou telolécito completo), centrolécito e alécito.

I. Isolécitos

Possui pouco vitelo distribuído de modo homogêneo ou quase homogêneo dentro do citoplasma (figura abaixo). Esse ovo é encontrado nos poríferas, celenterados, moluscos, anelídeos, nematódeos, platelmintos, equinodermas e anfioxo (animal pertencente ao grupo do protocordados).

iso

II. Heterolécito

Apresenta vitelo mais abundante e distribuído de modo mais heterogêneo que o oligolécito. Possui, em última análise, quantidade de vitelo intermediária entre a dos ovos oligolécito e telolécito, daí sua denominação mesolécito ou mediolécito. Há, em verdade, uma polaridade bem nítida, havendo um polo animal (germinativo) com pouco vitelo e um polo vegetativo com maior quantidade de vitelo (figura a seguir). Nesse ovo, o núcleo está deslocado em direção ao polo animal. Embora seja próprio dos anfíbios, ele é encontrado, também, nos moluscos, platelmintos, nematelmintos, anelídeos e alguns peixes.

hetero

III. Telolécito

Nesse ovo existe uma grande quantidade de vitelo e uma perfeita distinção entre os polos animal e vegetativo. O citoplasma se separa do vitelo e se localiza juntos ao núcleo, no polo animal (figura abaixo), que forma um pequeno disco de células, denominado cicatrícula ou disco germinativo, encravado na gema. O vitelo ocupa, em verdade, quase todo ovo. Ele é normalmente volumoso e se encontra nos cefalópodas (polvos e lulas), vários peixes, répteis, aves e mamíferos prototerianos, que são ovíparos (ornitorrinco e equidna).

telo

IV. Centrolécito

Nesse ovo, o vitelo se acumula centralmente ao redor do citoplasma e do núcleo (figura a seguir). Ele é encontrado na maioria dos artrópodes (como os insetos, entre outros).

centto

V. Alécito

É semelhante ao oligolécito, diferenciando-se, principalmente, pela perda de vitelo. Nele não há, praticamente, vitelo, dai sua denominação “alécito” (“sem vitelo”). Muitas vezes é classificado como oligolécito ou isolécito. É encontrado nos mamíferos placentários.

Anúncios

Responses

  1. Prof obrigada por suas postagens, seu blog é maravilhoso! Tem me ajudado bastante, que Deus o abençoe e continue lhe dando muita saúde! São pessoas como o senhor que fazem a diferença! Abraços

  2. obrigado professor


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: