Publicado por: Djalma Santos | 29 de maio de 2015

TESTES DE BIOENERGÉTICA (VI)

01. (UFJF) Um estudante de engenharia do Royal College of Art, na Inglaterra, desenvolveu uma folha artificial capaz de produzir e liberar oxigênio na atmosfera. Resumidamente, o experimento consistiu na criação de uma espécie de tecido composto por proteínas, onde foram fixados cloroplastos extraídos de plantas reais, sendo possível recriar em laboratório uma das etapas do processo da fotossíntese. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que:

a) A etapa da fotossíntese recriada em laboratório consiste no uso de energia luminosa para a quebra de moléculas de glicose e liberação de oxigênio.

b) Nas folhas naturais, a liberação de oxigênio decorrente do processo fotossintético é realizada através de estruturas chamadas hidatódios.

c) A etapa da fotossíntese recriada em laboratório teria tido o mesmo sucesso se, ao invés de cloroplastos, tivessem sido fixadas mitocôndrias no tecido composto por proteínas.

d) Em condições naturais, o processo da fotossíntese recriado em laboratório é influenciado pela composição mineral do solo.

e) A etapa da fotossíntese recriada em laboratório consiste no uso de energia luminosa para a quebra de moléculas de água e liberação de oxigênio.

02. (UECE) A fotossíntese compreende o processo biológico realizado pelas plantas, que transformam energia luminosa em energia química e liberam oxigênio, renovando o ar da atmosfera. A fotossíntese realizada por vegetais produz oxigênio:

a) A partir da hidrólise da água na fase escura.

b) Por meio da fotólise do gás carbônico atmosférico.

c) Do CO2 resultante da respiração do vegetal.

d) A partir da fotólise da água absorvida pelo vegetal.

03. (UFPR) Plantas da mesma espécie foram submetidas a três condições experimentais e a taxa de fotossíntese avaliada em função da intensidade luminosa.

03

Assinale a alternativa que associa corretamente cada condição à respectiva curva.

a) 1-A; 2-B; 3-C.

b) 1-A; 2-C; 3-B.

c) 1-B; 2-C, 3-A.

d) 1-C; 2-B; 3-A.

e) 1-C; 2-A; 3-B.

04. (UEPG) A quimiossíntese é realizada por algumas bactérias que, por isso, são chamadas bactérias quimiossintetizantes ou quimiolitoautótrofas. Assinale o que for correto em relação a esses tipos de bactérias e as reações que realizam.

01. A quimiossíntese é um processo em que a energia utilizada na formação de compostos orgânicos provém da oxidação de substâncias inorgânicas, e não da energia luminosa.

02. Sulfobactérias de fontes termais submarinas utilizam a energia proveniente da oxidação de H2S para a síntese de matéria orgânica.

04. As nitrobactérias existem livres no solo e são de grande importância no ciclo do nitrogênio.

08. Nitrobactérias fazem a redução de íons de amônio para a síntese de ATP.

16. Ferrobactérias utilizam a energia química para a formação de átomos de ferro.

Soma das alternativas corretas:

05. (UNESP) Um pequeno agricultor construiu em sua propriedade uma estufa para cultivar alfaces pelo sistema de hidroponia, no qual as raízes são banhadas por uma solução aerada e com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Para obter plantas maiores e de crescimento mais rápido, o agricultor achou que poderia aumentar a eficiência fotossintética das plantas e para isso instalou em sua estufa equipamentos capazes de controlar a umidade e as concentrações de CO2 e de O2 na atmosfera ambiente, além de equipamentos para controlar a luminosidade e a temperatura. É correto afirmar que o equipamento para controle da:

a) Umidade relativa do ar é bastante útil, pois, em ambiente mais úmido, os estômatos permanecerão fechados por mais tempo, aumentando a eficiência fotossintética.

b) Temperatura é dispensável, pois, independentemente da temperatura ambiente, quanto maior a intensidade luminosa maior a eficiência fotossintética.

c) Concentração de CO2 é bastante útil, pois um aumento na concentração desse gás pode, até certo limite, aumentar a eficiência fotossintética.

d) Luminosidade é dispensável, pois, independentemente da intensidade luminosa, quanto maior a temperatura ambiente maior a eficiência fotossintética.

e) Concentração de O2 é bastante útil, pois quanto maior a concentração desse gás na atmosfera ambiente maior a eficiência fotossintética.

06. (UPE) “Planta no quarto não mata ninguém: – Se fosse, não haveria um índio vivo na Floresta Amazônica”, argumenta o botânico Gilberto Kerbauy, da Universidade de São Paulo. Essa afirmativa baseia-se na seguinte crença:

                     (Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/planta-quarto-nao-mata-ningue,-437671.shtml)

a) As plantas consomem o gás carbônico durante o processo de respiração, diminuindo-o da

b) À noite, as plantas consomem oxigênio no processo de respiração, deixando-o rarefeito no quarto.

c) No processo de fotossíntese, as plantas consomem oxigênio e água, deixando o ar mais seco.

d) As plantas produzem gases e toxinas à noite para repelir insetos predadores, intoxicando o ambiente.

e) No processo de respiração, as plantas consomem gás carbônico e eliminam oxigênio que, em excesso, pode causar danos ao sistema nervoso.

07. (UEA) A respiração celular é um processo aeróbico com rendimento energético elevado. Já a fermentação, cujo rendimento energético é menor, é um processo anaeróbico. Ambos os processos:

a) Ocorrem tanto no citoplasma como nas mitocôndrias.

b) Produzem obrigatoriamente gás carbônico e água.

c) São reações bioquímicas para a produção de ATP.

d) Dependem do gás oxigênio para a degradação da glicose.

e) Não ocorrem na mesma célula, ou no mesmo tecido.

08. (UEMA) A maioria dos seres vivos obtém energia necessária para a realização de seus processos vitais por meio da quebra da molécula de glicose. A energia liberada resultante dessa degradação é tão grande que mataria a célula se fosse realizada de uma única vez. Essa degradação ocorre em etapas denominadas:

a) Glicólise, ciclo do ácido cítrico e cadeia respiratória.

b) Cadeia respiratória, ciclo do ácido cítrico e glicose.

c) Glicogênese, glicólise e ciclo do ácido cítrico.

d) Glicose, glicogênese e cadeia respiratória.

e) Ciclo do ácido cítrico, glicose e glicólise.

09. (UEG) No metabolismo energético de organismos autótrofos, as substâncias do ambiente, como água e o gás carbônico, são utilizados para a síntese de carboidratos, lipídeos e proteínas.

09

O esquema apresentado na figura ilustra um tipo de processo autotrófico, sobre o qual se verifica o seguinte:

a) Substâncias orgânicas são sintetizadas por quimiossíntese.

b) Gás sulfídrico, enxofre e amônia bloqueiam o metabolismo.

c) Carboidratos são sintetizados devido à presença de luz.

d) Outros seres vivos são essenciais na cadeia alimentar.

10. (UniEvangélica) Leia o texto e analise o gráfico a seguir.

Cientistas conseguiram inserir componentes não biológicos nas folhas de plantas. Com isso, aumentaram em até 30% a eficiência do processo de fotossíntese. A principal alteração que os cientistas fizeram nas células das plantas foi a inserção dos chamados nanotubos de carbono, que são tubinhos microscópicos, formados por uma única camada de átomos de carbono enrolada, como se fosse um canudo de papel. Os nanotubos foram recobertos com moléculas capazes de atravessar a membrana das células vegetais e chegar até as “usinas” de fotossíntese, os cloroplastos. O “pulo do gato” da técnica é o seguinte: os nanotubos são sensíveis a uma faixa maior dos tipos de luz provenientes do Sol do que os cloroplastos naturais. Com isso, conseguem abastecer os cloroplastos com mais energia. Como os nanotubos de carbono podem absorver a radiação ultravioleta, o visível e o infravermelho próximo, os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas” para captar os comprimentos de onda longos habitualmente não utilizados pelos cloroplastos.

                                                                                                                                 Disponível em: <http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2014&gt;. Acesso em: 29 abr. 2014.

Espectros de absorção de luz pela clorofila “a” e pela clorofila “b”:

10

Os comprimentos de ondas (em nanômetros) em relação às cores da luz visível são: luz violeta (300-430 nm); luz azul (430-500 nm); luz verde (500-560 nm); luz amarela (560-600 nm); luz laranja (600-650 nm); luz vermelha (650-760nm).

Na faixa da luz visível, a contribuição dos nanotubos para utilizar com mais eficiência a luz que não foi absorvida pelas clorofilas, será a absorção dos comprimentos de onda:

a) Entre 500 e 600 nm, correspondentes às radiações verde e amarela.

b) Entre 600 e 700 nm, correspondentes às radiações laranja e vermelha.

c) Entre 400 e 500 nm, correspondentes às radiações violeta e azul.

d) Acima de 700 nm, correspondentes às radiações vermelha e infravermelha.

11. (FUVEST) A energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo:

a) É produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, armazenado como amido ou, ainda, utilizado na transferência de energia.

b) É produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, unido a aminoácidos e armazenado como proteínas ou, ainda, utilizado na geração de energia.

c) É produzido açúcar, que pode ser transformado em substâncias catalisadoras de processos, armazenado como glicogênio ou, ainda, utilizado na geração de energia.

d) É produzida energia, que pode ser transformada em várias substâncias orgânicas, armazenada como açúcar ou, ainda, transferida a diferentes níveis tróficos.

e) É produzida energia, que pode ser transformada em substâncias catalisadoras de processos, armazenada em diferentes níveis tróficos ou, ainda, transferida a outros organismos.

12. (UPE) A fermentação é um processo anaeróbico de síntese da ATP, que ocorre na ausência de oxigênio sem envolver cadeia respiratória. Na fermentação, o aceptor final de hidrogênio é um composto orgânico. Observe a figura a seguir que representa dois tipos de fermentação e as moléculas produzidas.

12

Em qual alternativa estão indicados o processo, as moléculas produzidas e a utilização destes, respectivamente?

a) Em A, temos a fermentação alcoólica, que produz duas moléculas de álcool etílico, utilizadas na produção de açúcar, enquanto em B, temos a fermentação acética que produz duas moléculas de ácido acético, utilizadas na produção de fermento.

b) Em A, temos a fermentação acética, que produz duas moléculas de ácido acético, utilizadas na produção de vinagre, enquanto em B, temos a fermentação alcoólica, que produz duas moléculas de etanol utilizadas na produção de açúcar.

c) Em A, temos a fermentação alcoólica, que produz duas moléculas de etanol, utilizadas na produção de bebidas alcoólicas, enquanto em B, temos a fermentação lática que produz duas moléculas de ácido lático, utilizadas na produção de conservas.

d) Em A, temos a fermentação lática, que produz duas moléculas de ácido lático, utilizadas na produção de conservas e em B, temos a fermentação acética que produz duas moléculas de ácido acético, utilizadas na produção de álcool.

e) Em A, temos a fermentação acética, que produz duas moléculas de ácido acético, utilizadas na produção de vinagre, enquanto em B, temos a fermentação lática que produz duas moléculas de ácido lático utilizadas na produção de conservas.

13. (UCS) Considere as seguintes reações químicas que ocorrem nas plantas.

Reação 1: CO2 + 2 H2O à C (H2O) + O2 + H2O

Reação 2: C (H2O) + O2 à CO2 + H2O

Assinale a alternativa correta em relação às reações químicas acima.

a) O gás oxigênio produzido na Reação 1 é totalmente eliminado por meio da difusão na superfície das folhas.

b) A Reação 1 é chamada de fermentação celular.

c) O gás carbônico produzido pela Reação 2 é parcialmente utilizado pela planta para realizar a fotossíntese.

d) O gás oxigênio produzido na Reação 1 é totalmente eliminado para a atmosfera, pois as plantas não precisam dele.

e) A Reação 1 ocorre constantemente nas plantas durante o dia e a noite.

14. (PUC-SP) Em um erlenmeyer foi colocada suspensão de levedura em solução de glicose a 5%. Esse erlenmeyer foi conectado a um frasco contendo Ba(OH)2 ou água de barita, como é mostrado na figura abaixo:

14

Depois de algum tempo, constatou-se no frasco um precipitado esbranquiçado. Isso ocorreu devido à liberação de:

a) Oxigênio no processo de fotossíntese, o que levou à produção de óxido de bário no frasco.

b) Oxigênio no processo de fermentação, o que levou à produção de óxido de bário no frasco.

c) Gás carbônico no processo de fotossíntese, o que levou à produção de carbonato de bário no frasco.

d) Gás carbônico no processo de fermentação, o que levou à produção de carbonato de bário no frasco.

e) Gás carbônico nos processos de fotossíntese e respiração, o que levou à produção de carbonato de bário no frasco.

15. (UFSJ) Quanto à obtenção de energia metabólica dos vegetais, assinale a opção correta.

a) A obtenção de energia metabólica é fundamentalmente obtida pelos sais minerais e água do solo, conduzida pelos vasos floema e xilema da raiz para toda a planta.

b) A fotossíntese é o processo fundamental para a obtenção de energia metabólica e ocorre nas folhas e caules que contenham células com clorofila.

c) As plantas obtêm sua energia metabólica por meio do gás carbônico absorvido pelas folhas das plantas.

d) A fotossíntese ocorre em todas as células vegetais.

16. (UFT) Diversas espécies de plantas, que vivem em regiões de clima seco (zonas áridas e semiáridas), possuem folhas espessas e suculentas. Essas plantas apresentam taxas reduzidas de transpiração sendo denominadas plantas com Metabolismo Ácido Crassuláceo (CAM).

Em relação às adaptações das plantas CAM, analise as afirmativas abaixo.

I. Os estômatos permanecem fechados durante o dia para evitar a perda de água.

II. Os estômatos permanecem fechados durante a noite para evitar a perda de água.

III. Os estômatos permanecem abertos durante a noite para permitir a entrada de CO2.

IV. Os estômatos permanecem abertos durante o dia para permitir a entrada de CO2.

Marque a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas II e III são corretas.

d) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

e) Nenhuma das afirmativas é correta.

17. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

A fonte mais importante de energia para os seres vivos é a luz solar. Essa energia é captada pelos seres clorofilados e transformada em energia química, que fica armazenada em moléculas orgânicas como a glicose. Duas substâncias inorgânicas muitos comuns no ambiente participam da síntese de glicose: o gás carbônico e a água. Esse processo recebe o nome de fotossíntese.  Apesar de ser representada tradicionalmente em apenas uma equação, a fotossíntese não ocorre em uma única reação química. Existem várias reações que, em geral, têm sido agrupadas em duas etapas interligadas. Uma etapa ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, com a participação dos pigmentos fotossintetizantes, e a outra etapa ocorre no estroma dos cloroplastos.

                 SADAVA, David et al. Vida: ciência da biologia. Vol. 1: célula e hereditariedade. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 160-177.

Na fotossíntese a etapa que ocorre nos tilacoides e a etapa que ocorre no estroma dos cloroplastos são, respectivamente:

a) Ciclo das pentoses (ou ciclo de Calvin) e fotoquímica (ou fase clara).

b) Fotoquímica (ou fase clara) e química (ou fase escura).

c) Fotofosforilação acíclica e fotofosforilação cíclica.

d) Química (ou fase escura) e fotólise da água.

18. (COVEST) Respiração e fotossíntese são fenômenos bioquímicos que interagem sinergicamente, um fornecendo matéria prima para as necessidades do outro. A figura abaixo apresenta esquema de um cloroplasto e uma mitocôndria, participantes desses fenômenos, e uma representação bioquímica da relação entre os dois processos. Sobre esses fenômenos, podemos fazer as afirmações seguintes.

18a

I   II

0   0 – O processo bioquímico que ocorre em A é essencial para a função dos organismos produtores na cadeia trófica.

1   1 –  O processo bioquímico que ocorre em B é encontrado apenas nas células animais.

2   2 –  Embora a relação entre A e B seja cíclica, ela só se mantém com energia externa, que é capturada por A e acrescentada ao sistema.

3  3 –  Na figura, o C6H12O6 é resultante do processamento de gás carbônico, água e energia solar nas mitocôndrias dos vegetais.

4  4 – A reação química que ocorre em B pode ser resumida pela equação:

18b

19. (PUC-SP) Em uma célula vegetal, o gás carbônico liberado a partir de reações que ocorrem em uma organela (I) é utilizado em reações que ocorrem em outra organela (II). No trecho acima, a organela indicada por I é:

a) A mitocôndria e o gás carbônico liberado é utilizado na organela II para a realização da respiração celular.

b) A mitocôndria e o gás carbônico liberado é utilizado na organela II para a realização da fotossíntese.

c) O cloroplasto e o gás carbônico liberado é utilizado na organela II para a realização da respiração celular.

d) O cloroplasto e o gás carbônico liberado é utilizado na organela II para a realização da fotossíntese.

e) O cloroplasto e a indicada por II, a mitocôndria, onde ocorrem, respectivamente, a respiração celular e a fotossíntese.

20. (CESGRANRIO) Sobre a organela representada a seguir podemos afirmar que:

20

a) As reações de escuro ocorrem nos tilacoides, regiões ricas em clorofila.

b) A construção de moléculas orgânicas ocorre nas lamelas.

c) A formação de moléculas de ATP independe da ação da luz.

d) As moléculas de CO2 funcionam como aceptores finais de hidrogênio.

gab

 

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: