Publicado por: Djalma Santos | 26 de junho de 2015

SEGMENTAÇÃO

Denomina-se segmentação ou clivagem o processo específico de divisão mitótica que ocorre no início do desenvolvimento embrionário, durante o qual se verifica aumento do número de células, sem que haja aumento do volume total do embrião. Durante esse período, no qual o embrião vive à custa do vitelo, o zigoto se divide em duas células (primeira clivagem), que se dividem em quatro (segunda clivagem), em seguida em oito (terceira clivagem) e assim sucessivamente. As células resultantes, denominadas blastômeros, são embrionárias, tornam-se menores a cada divisão e o conjunto maciço dos primeiros blastômeros é conhecido como mórula (figura abaixo).

01

 A segmentação não é a mesma para os diversos tipos de ovos, uma vez que a quantidade de vitelo (substância “inerte”), de certa forma, dificulta a clivagem. De uma maneira geral, podemos dizer que a segmentação é tanto mais rápida e mais fácil, quanto menor for a quantidade de vitelo. Assim sendo, nos ovos de distribuição desigual de vitelo, o polo animal (pobre em vitelo) se segmenta mais rapidamente e mais facilmente que o polo vegetativo (rico em vitelo). Nem sempre, também, a clivagem atinge o ovo como o todo. O que define como se processa a segmentação é, em última análise, a quantidade de vitelo, que em excesso pode dificultar e até mesmo impedir a segmentação do ovo, e a sua distribuição no interior do zigoto. Em função disto, podemos considerar dois tipos básicos de segmentação: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

I. Holoblástica

É aquela em que o zigoto se segmenta completamente (figura a seguir) e ocorre nos ovos alécitos, isolécitos e heterolécitos (ver tipos de ovos, matéria publicada neste blog no dia 30/04/2015).

02

De acordo com o tamanho das células formadas, essa segmentação pode ser subdividida em três grupos:

Ia. Holoblástica igual: quando os blastômeros formados apresentam o mesmo tamanho (figura abaixo), em face de o vitelo ser distribuído de modo homogêneo. Ela ocorre nos ovos alécitos e isolécitos.

03

Ib. Holoblástica desigual: quando as células resultantes apresentam tamanhos diferentes (figura a seguir), em face de o vitelo ser mais concentrado em um polo ovular. Neste caso, os blastômeros são maiores na região do polo vegetativo (mais rico em vitelo), tomando o nome de macrômeros e menores, denominados micrômeros, na região do polo germinativo ou  animal (menos rico em vitelo). Lembramos que o polo animal se divide mais rapidamente.  Esse tipo de clivagem ocorre nos ovos heterolécitos.

04

Ic. Holoblástica subigual: neste caso ocorre a formação de micrômeros e macrômeros. A diferença, entretanto, não é tão acentuada (figura abaixo) como no caso da segmentação total desigual. Esse tipo intermediário de clivagem ocorre nos anfioxos, que apresentam ovos isolécitos.

05

II. Meroblástica

Nos ovos muito ricos em vitelo, a clivagem não atinge as regiões em que ele está concentrado, dai o ovo se clivar parcialmente. Esse tipo de segmentação (figura abaixo) ocorre nos ovos telolécitos e centrolécitos (ver tipos de ovos, matéria publicada neste blog no dia 30/04/2015), que apresentam o vitelo em abundância dificultando a clivagem completa do ovo.

06

Há dois subtipos de clivagem parcial: parcial discoidal e parcial superficial.

IIa. Parcial discoidal: encontrada nos ovos telolécitos. Neste caso, a clivagem se limita a um disco de citoplasma, denominado cicatrícula ou disco germinativo (figura a seguir), contido na região do polo animal, onde não há vitelo. Dessa forma, nem todo o zigoto sofre mitose.

07

IIb. Parcial superficial: observada nos ovos centrolécitos. Neste caso, o núcleo central se divide, e os núcleos resultantes migram para a superfície do ovo (figura abaixo), daí o nome superficial, onde se envolvem de membranas celulares (delimitação das células, pela divisão do citoplasma). Como consequência, forma-se, no citoplasma periférico, uma massa multinucleada, denominada blastoderme periférica, o que caracteriza a periblástula. Em última análise, percebe-se, nesse tipo de segmentação, uma camada de células que fica em torno do vitelo, que permanece no centro. Como se pode constatar, as células embrionárias se dispõem na superfície do ovo.

08


Responses

  1. Ótimo conteúdo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: