Publicado por: Djalma Santos | 19 de agosto de 2015

TESTES DE BOTÂNICA (V)

01. (UFSCar) A figura abaixo ilustra raízes e ramos com folhas os quais brotam a partir de uma batata. Dessa forma, tal órgão vegetal pode ser utilizado tanto para o plantio agrícola como para o plantio visando à decoração de um ambiente doméstico.

01

(http://noticias.bol.uol.com.br)

A capacidade de gerar novas porções vegetais sejam ramos, folhas ou raízes, indica que a batata é:

a) Uma raiz com gemas laterais capazes de se desenvolverem.

b) Uma raiz cujos tecidos mais centrais são capazes de se desenvolverem.

c) Um caule com gemas laterais capazes de se desenvolverem.

d) Um caule cujos tecidos mais centrais são capazes de se desenvolverem.

e) Um fruto cuja semente é capaz de se desenvolver.

02. (IFSul) A ausência de vasos de transportes nas briófitas e nas algas, além de limitar o seu crescimento, também influi no desempenho desses seres com relação ao ambiente terrestre. Devido a essa característica as briófitas vivem restritas a ambientes:

a) Úmidos e sombreados.

b) Úmidos e ensolarados.

c) Secos e sombreados.

d) Marinhos.

03. (URCA) A reprodução dos vegetais é baseada na alta capacidade de dispersão do material genético, pois de uma maneira geral, esse grupo de seres vivos é séssil. O fruto foi um avanço reprodutivo importante dentro da vida das plantas. A respeito dessa estrutura é incorreto afirmar:

a) É originado a partir do ovário da flor.

b) Aumenta a capacidade dispersiva das sementes.

c) Pode conter uma ou mais sementes.

d) Alguns usam o vento como meio dispersivo.

e) Pode ser encontrado em todas as plantas com semente.

04. (UFRN) A maniçoba, espécie nativa na caatinga e da qual se extrai látex, é um exemplo de planta que apresenta uma estrutura tuberosa e subterrânea. Essa estrutura armazena água e substâncias de reserva para que a planta possa se adaptar bem ao ambiente com restrição de água. Essa modificação especial é conhecida por:

a) Rizóforo.

b) Cladódio.

c) Filocládio.

d) Xilopódio.

05. (UECE) Atente para as dicas abaixo.

I. Apresento raízes fasciculadas, folhas paralelinérveas e flores trímeras.

II. Produzo sementes em ramos reprodutivos denominados estróbilos.

III. A fase dominante do meu ciclo reprodutivo é o gametófito.

IV. Sou um esporófito ramificado, mas não produzo sementes.

A sequência que corresponde corretamente à descrição dos itens I, II, III e IV é:

a) Dicotiledônea, araucária, pteridófita, monocotiledônea.

b) Monocotiledônea, pteridófita, hepática, gimnosperma.

c) Dicotiledônea, gimnosperma, musgo, samambaia.

d) Monocotiledônea, pinheiro, musgo, samambaia.

06. (UNEASPAR) A fisiologia vegetal explica porque determinadas plantas são capazes de viver em ambientes inóspitos enquanto outras espécies só sobrevivem em ambientes ricos em matéria orgânica e umidade. Considerando seus conhecimentos de fisiologia vegetal, assinale a alternativa correta:

a) A teoria de Munch explica como a seiva bruta é puxada a partir das folhas por coesão-tensão.

b) A teoria de Dixon é denominada de teoria do fluxo por pressão e explica a condução nos vasos do floema.

c) A transpiração vegetal corresponde á perda de água sob a forma líquida, sendo a transpiração cuticular responsável por até 90% da perda de água total.

d) A fotossíntese é um processo endotérmico e anabólico que pode sofrer interferência da temperatura, intensidade luminosa e concentração de dióxido de carbono no ar atmosférico.

e) As auxinas não determinam o alongamento celular, não estimulam a divisão celular e nem a formação de frutos partenocárpicos.

07. (IFNMG)

07

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfJX0AB/sistema-absorcao-2.

Acesso: 06 mai. 2014. Adaptado.

O sistema radicular tem importante função tanto na fisiologia de absorção quanto na sustentação do vegetal. Em relação à morfofisiologia da estrutura representada na figura e aos seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

a) Trata-se de uma raiz pivotante, presente em monocotiledôneas.

b) Elevados teores de sais no solo comprometem a absorção de água pela estrutura Z.

c) A região Y é responsável pela ramificação secundária da raiz.

d) A estrutura X apontada na figura representa a zona de crescimento onde ocorre o alongamento celular.

08. (UNICENTRO) Com base nas características morfológicas de uma espécie vegetal, pode-se inferir o ambiente no qual a espécie vegetal habita e o seu respectivo agente polinizador. Considerando que a espécie I possui flores brancas com glândulas odoríferas, folhas largas com cutícula fina e com estômatos na região superior e que a espécie II possui flores com pétalas pequenas e grande produção de pólen, folhas estreitas com cutícula espessa e estômatos na região inferior, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a característica do habitat e o agente polinizador das espécies I e II.

a) A espécie I habita região árida e é polinizada por insetos, enquanto a espécie II habita região de alta pluviosidade e é polinizada pelo vento.

b) A espécie I habita região árida e é polinizada por morcegos, enquanto a espécie II habita região de alta pluviosidade e é polinizada por insetos.

c) A espécie I habita região árida e é polinizada pelo vento, enquanto a espécie II habita região de alta pluviosidade e é polinizada por insetos.

d) A espécie I habita região de alta pluviosidade e é polinizada por morcegos, enquanto a espécie II habita região árida e é polinizada pelo vento.

e) A espécie I habita região de alta pluviosidade e é polinizada pelo vento, enquanto a espécie II habita região árida e é polinizada por morcegos.

09. (CEFET-MG) Na época de Natal é comum ornamentar as portas das casas com guirlandas dos mais diferentes tipos, como mostra a ilustração seguinte.

09

As estruturas vegetais presentes nesse enfeite correspondem a:

a) Folhas jovens de pteridófitas.

b) Flores agrupadas de dicotiledôneas.

c) Porções fotossintetizantes de briófitas.

d) Frutos em espiga de monocotiledôneas.

e) Estruturas reprodutivas de gimnospermas.

10. (UEG) À medida que as plantas crescem e se tornam mais velhas, a região mais interna dos caules, formada basicamente pelo lenho, eventualmente deixa de ser funcional. Entretanto, nem todo lenho se torna não funcional, visto que esta estratégia é para evitar a morte da planta. Assim, a parte mais externa do lenho e mais próxima do câmbio permanece ativa e denomina-se:

a) Tilos.

b) Alburno.

c) Periciclo.

d) Periderme.

11. (PUC-GO) Use o texto a seguir para responder esta questão

Hermano não falava nunca de sua casa. Alegava não compreender muito bem porque o homem devia ter um lar. O homem, diziam-lhe sempre, era o ser livre. Nem Deus o quis privar da liberdade. E Deus era o manda-chuva do mundo. E seu criador. Um dia, entediado, ele começou a brincar com barro, na sua olaria. Nos quintais do céu, Jeová havia mandado construir uma, para fabricar telhas e com elas consertar goteiras no purgatório. Brincando, suas mãos infinitamente idosas fizeram uma travessura digna de boa surra. Criaram o Homem! Um boneco de barro, metido a muita cousa. Mas Jeová se arrependeu da brincadeira. Vendo o que faria o boneco, saído de si em momento de tédio, atirou-o num monte enorme de barro. E lá o deixou. Livre.

Deus não fez como seu Manoel açougueiro que criou a Regina e o Chiquinho – um casal de bonecos pretos – e nunca mais os largou.

Hermano achava que o tal homem seria verdadeiramente livre se não tivesse todos os dias que ir a casa para almoçar. Para tomar banho. Para dormir. E mexer numa tulha cheia de problemas mesquinhos. Falta de feijão; educação, futuro, contas do padeiro, baratas e trabalho. Dogmas, normas, inibições. Para ele, o homem não era livre. Livre, sim, era o burro. Um burro come onde encontra capim. Não tem que voltar, tarde da noite, para uma cama no quarto de uma casa, numa rua de cidade. Quanta limitação! Qual, o homem não era livre.

[…]

(LEÃO, Ursulino. Maya. 2. ed. Goiânia: Kelps, 1975, p. 13. Adaptado.)

No Texto, o trecho “Falta de feijão; educação, futuro, contas do padeiro, baratas e trabalho”, menciona feijão, elemento importante na dieta dos brasileiros e fonte de essenciais nutrientes. Com relação a esse alimento, analise os itens a seguir:

I. É fonte de proteínas e apresenta, em sua composição, carboidrato, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio, além de fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

II. No feijão, a retomada do crescimento e da diferenciação do embrião, denominada germinação, depende de fatores como disponibilidade de água e oxigênio, e de temperatura adequada.

III. O feijão pertence à família das leguminosas e apresenta, como característica típica, a ocorrência do fruto do tipo legume, também conhecido como vagem, exclusivo desse grupo.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I e III.

d) II e III.

12. (IFMT) O texto abaixo é a base para responder esta questão

Agrônomo explica que alguns tipos de bananas podem ter sementes

A telespectadora Jardélia Aparecida da Costa, que mora em Papagaios, Minas Gerais, diz que encontrou nos frutos de uma penca algo parecido com uma semente, do tamanho de um grãozinho de feijão, apenas um em cada banana. O Globo Rural foi investigar essa ocorrência inusitada com o agrônomo da Embrapa, Edson Amorim. Ele afirma que é possível encontrar sementes na banana. “Dependendo da situação, observamos a presença de sementes em algumas bananas. Não é um fato comum, normalmente encontramos em tipos selvagens da fruta”, explica. Esse evento raro acontece normalmente após algum período de estresse. “Por exemplo, falta de água, frio, calor excessivo. A planta sente que vai morrer e que precisa deixar uma descendência, precisa sobreviver, então ela desenvolve sementes para perpetuar a espécie”, diz Amorim.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/07/agronomo-explica-que-alguns tipos-de-bananas-podem-ter-sementes.html.Acessado em 09.04.2014 13h20min

A afirmação do agrônomo da Embrapa “não é um fato comum” pode ser explicada pelo fato de as bananas consumidas no nosso dia a dia serem:

a) Frutos simples, originados do desenvolvimento do pedúnculo ou do receptáculo de uma única flor.

b) Frutos compostos, originados do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, porém com muitos ovários.

c) Infrutescências, frutos originados do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência, os quais crescem unidos.

d) Frutos partenocárpicos, originados do desenvolvimento do ovário da flor sem que haja fecundação.

e) Frutos múltiplos, originados do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência, os quais crescem separados.

13. (UPE) A evolução das angiospermas passa pelo sucesso na conquista do ambiente terrestre, sem depender da água para diversas funções, ainda que esta seja vital para a sobrevivência de qualquer espécie. Mas, para tal sucesso, houve a evolução reprodutiva e, sem dúvida alguma, a redução progressiva da fase haploide foi uma tendência importante. Quanto ao gametófito, é correto afirmar que:

a) Armazena substâncias nutritivas e se transforma no endosperma primário cuja função é nutrir o embrião durante o desenvolvimento.

b) Diminui sensivelmente o tempo entre a polinização e a maturação da semente e evita o desperdício na produção de tecidos de reserva, na incerteza de uma fertilização do óvulo.

c) Aumenta o tempo de contato entre as células espermáticas e a oosfera, conservando o processo de fertilização e viabilizando a formação do zigoto.

d) Facilita o transporte de anterozoides para perto dos arquegônios, em que os gametas masculinos nadam ativamente nas superfícies umedecidas e penetram nos arquegônios.

e) Mantém preservados os grãos de pólen por tempo suficiente para que o óvulo amadureça, sincronizando a fase masculina com a fase feminina, garantindo a fertilização.

14. (FPS) Na figura abaixo, estão evidenciadas as estruturas de uma flor em um corte transversal. Observe-a e identifique a que se refere as figuras de 1 a 4.

14

( ) Pétala.

( ) Estame.

( ) Sépala.

( ) Carpelo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 4, 3, 2 e 1.

b) 3, 1, 2 e 4.

c) 2, 3, 1 e 4.

d) 1, 2, 4 e 3.

e) 2, 4, 1 e 3.

15. (CEFET-MG) Observe a estrutura vegetal abaixo.

15

Fonte:<http://www.linkflowcanada.com/Linkflow/images&gt;

Acesso em: 19 abr. 2011.

Sobre essa estrutura, é correto afirmar que:
a) Sustenta a antera.

b) Atrai insetos polinizadores.
c) Transporta o grão de pólen.

d) Armazena nutrientes para o embrião.

16. (UCS) Apesar de as plantas serem organismos que não se deslocam sobre o substrato como muitos animais, elas apresentam algumas formas de movimentos. Em relação aos movimentos das plantas, assinale a alternativa correta.

a) O tropismo negativo ocorre quando a planta cresce em direção a um estímulo.

b) As plantas trepadeiras, que crescem em contato com algum objeto, executam um movimento chamado nástico.

c) O geotropismo é o crescimento influenciado pela gravidade. No caso das raízes, elas normalmente apresentam geotropismo positivo.

d) O fototropismo negativo é o processo de uma planta movimentando-se em direção a uma fonte de luz.

e) O tigmotropismo é o movimento ocasionado por um toque, como é o caso das plantas sensitivas.

17. (CEFET-MG) Na figura a seguir, as porções aéreas das plantas 1, 2 e 3 foram completamente iluminadas, enquanto 4, 5 e 6 tiveram apenas algumas partes com luz, conforme indicado pelos retângulos brancos.

17

Disponível em: <http://www.euita.upv.es&gt; Acesso em 09 jan. 2014.(Adaptado).

Todas essas plantas foram submetidas ao mesmo tempo de iluminação, sendo que a planta 2 não floresceu. Dessa forma, conclui-se que a floração depende da incidência de luz sobre as (os):

a) Nós.

b) Brotos.

c) Pecíolos.

d) Entrenós.

e) Lâminas foliares.

18. (PUC-RIO) Os estudos apontam que as primeiras plantas terrestres surgiram de um grupo ancestral de algas verdes. Os longos períodos de seca oriundos do Siluriano podem ter sido um fator de seleção natural que favoreceu as plantas com adaptações ao meio terrestre. Dentre as novidades evolutivas que auxiliaram nas adaptações necessárias à sobrevivência das plantas no ambiente terrestre, estão o desenvolvimento:

I. Da capacidade de realizar fotossíntese.

II. Da capacidade de retirar água e sais minerais do solo.

III. De cutícula impermeável no organismo e nos esporos.

IV. De um embrião pluricelular no interior de um gametângio.

Assinale a alternativa correta:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) II e III.

e) I e II.

19. (FACTO) Um grão de pólen pode fecundar o óvulo da própria planta, processo chamado de autofecundação. No entanto, algumas plantas desenvolveram estratégias para que isso não ocorra. Em uma dessas estratégias, as plantas amadurecem os estames primeiro em um fenômeno chamado de:

a) Heterostilia.

b) Dicogamia.

c) Autofertilização.

d) Protoginia.

e) Protandria.

20. (UNEAL) Em relação ao desenvolvimento dos quatro grupos do Reino Plantae, é correto afirmar:

01. No processo evolutivo, as angiospermas são o primeiro grupo a apresentar flor, estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo.

02. Nas briófitas, o gametófito haploide é a geração mais desenvolvida e predominante.

03. O fato de as briófitas não atingirem grande tamanho deve-se à dependência de água para reprodução.

04. As pteridófitas caracterizam-se por não formar sementes e por ser o único grupo a apresentar os tecidos de condução xilema e floema.

05. Evolutivamente, o grão de pólen, as flores e os frutos surgem nas angiospermas.

Soma das alternativas corretas:

gab

 

 

 

 

 

 

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