Publicado por: Djalma Santos | 27 de agosto de 2015

TESTES DE SISTEMA DIGESTÓRIO (II)

01. (UEA) Para responder esta questão tome por base o fragmento abaixo. A Castanheira A castanheira (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanha-do-Brasil, é a mais famosa espécie de árvore nativa da Amazônia e as maiores concentrações estão na Amazônia Brasileira. Árvore de grande porte, a castanheira chega a atingir até 60 metros de altura e diâmetro, na base, superior a 4 metros. Os frutos, conhecidos como ouriços, são lenhosos e esféricos, atingindo entre 10 e 15 centímetros de diâmetro, pesando até 1,5 kg, e contendo até 25 sementes. Diversas espécies de fauna, incluindo pássaros e mamíferos (como roedores e primatas), utilizam-se dessas sementes para seu alimento, inclusive o homem. A castanha (semente da castanheira) é um alimento muito rico. Quando desidratada, possui cerca de 17% de proteína e seu teor de gordura chega a 67%.

(www.greenpeace.org. Adaptado.)

A castanha ingerida por uma pessoa deverá passar pela digestão para que as proteínas e lipídios armazenados em seus tecidos possam ser aproveitados. Sobre a digestão dessas substâncias, pode-se afirmar que:

a) A boca é o local ideal, pois as enzimas presentes na saliva têm sua maior atividade em meio neutro.

b) A digestão das proteínas se inicia no estômago, sendo finalizada no intestino delgado; a digestão dos lipídios ocorre principalmente no intestino delgado.

c) A digestão das proteínas se inicia na boca, sendo finalizada no intestino delgado; o fígado produz a bile, substância responsável pela digestão dos lipídios.

d) A digestão dos lipídios inicia e termina no estômago devido ao ambiente ácido e propício à ação das lipases, enquanto as proteínas são totalmente digeridas no intestino delgado.

e) As proteínas serão totalmente digeridas no estômago, liberando os aminoácidos devido ao meio ácido proporcionado pelo HCl; os lipídios serão digeridos a partir do duodeno sob a ação da bile.

02. (IFSul) O conjunto de sistemas de um organismo funciona de forma a garantir a manutenção da vida, mantendo a capacidade de autorregulação dos seres, através da realização de diferentes funções. Nas diferentes etapas e processos do sistema digestório humano, é correto afirmar que:

a) Quimo é a massa de alimento mastigado e misturado à saliva, que é empurrado através do esôfago até chegar ao estômago.

b) A pepsina é a principal enzima ativa presente no suco gástrico, e sua função está relacionada à digestão de diversas proteínas.

c) Bolo alimentar é uma massa branca acidificada e semilíquida, que pode permanecer no estômago por horas até ser liberada para o duodeno.

d) A bile é a secreção produzida pelo pâncreas, sem enzimas digestivas, e responsável pela emulsificação e quebra de lipídios e vitaminas.

03. (UDESC) Analise as proposições quanto à fisiologia da digestão.

I. As glândulas salivares secretam enzimas digestivas que atuam exclusivamente na boca digerindo os lipídios.

II. O pâncreas secreta enzimas digestivas que agem na degradação de glicídios, lipídios e proteínas.

III. A bile, secretada pelo fígado, é essencial para absorção normal de proteínas digeridas.

IV. A vesícula biliar armazena a bile.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

04. (UPF) A digestão no ser humano se inicia na boca com a mastigação e a atividade da ___________, que atua sobre os ____________. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada de bolo alimentar. Por ação da língua, esse bolo é empurrado para a _________________, de onde passa para o____________ e deste para o ______________. O que completa correta e respectivamente a frase se encontra na alternativa:

a) ptialina / lipídeos / faringe / esôfago / intestino.

b) pepsina / carboidratos / laringe / estômago / intestino.

c) pepsina / protídeos / laringe / esôfago/ estômago.

d) amilase / carboidratos / faringe / esôfago / estômago.

e) amilase / amidos / laringe / estômago / intestino.

05. (PUC-SP) Uma pessoa apresenta uma rara doença que provoca alterações significativas em suas funções hepáticas. Assinale o mecanismo abaixo que poderia ser diretamente afetado no organismo dessa pessoa.

a) Digestão de proteínas no estômago.

b) Digestão de carboidratos no duodeno.

c) Produção de suco pancreático.

d) Produção de bile.

e) Produção de suco gástrico.

06. (CEDERJ) A figura abaixo mostra uma sequência do tubo digestório humano e alguns órgãos anexos.

06

Na figura, os algarismos romanos – I, II, III, IV e V – correspondem respectivamente a:

a) Estômago, pâncreas, intestino, vesícula e fígado.

b) Fígado, pâncreas, intestino, vesícula e estômago.

c) Fígado, vesícula, intestino, pâncreas e estômago.

d) Estômago, fígado, intestino, vesícula e pâncreas.

07. (IFSul) O conjunto de processos pelos quais os componentes dos alimentos são transformados em substâncias assimiláveis pelas células denomina-se digestão. Esses processos são intermediados pela presença de diversas enzimas, que executam diferentes funções. A principal enzima ativa no suco gástrico, que atua na digestão de proteínas, quebrando as ligações peptídicas entre certos aminoácidos é a:

a) Tripsina.

b) Pepsina.

c) Aminopeptidase.

d) Dipeptidase.

08. (UNAMA) Embora os alimentos que consumimos percorram o mesmo caminho dentro do tubo digestório, a digestão de seus componentes (nutrientes) ocorre a partir de enzimas produzidas em diferentes órgãos e em diferentes momentos. Os diferentes tipos de nutrientes, que devem existir em nossa alimentação diária, são tratados durante o percurso no tubo digestório em cada momento específico. Alguns alimentos não são digeridos pelas enzimas digestivas humanas, como as fibras, no entanto, sua presença é muito importante no funcionamento da digestão, e responsáveis por questões fora do âmbito digestivo. (Adaptado de http://corpohumanointegradoecomplexo.blogspot.com/2009/04/enzimas-digestivas.html. Acesso 15.10.2011).

Sobre o processo descrito no texto, é correto afirmar que:

a) O amido é um nutriente que sofre digestão em todo o percurso do trato digestório.

b) A celulose, encontrada em células vegetais, por ser um carboidrato, é digerida ao nível da boca e do intestino delgado. c) Como exemplo da substância em destaque no texto, a bile produzida no fígado, é responsável pela digestão das gorduras.

d) A substância em destaque facilita a absorção e a utilização das propriedades nutritivas de cada tipo de alimento.

09. (UFG) Leia o texto a seguir.

Um estudo recente mostrou que ratas alimentadas, durante o período gestacional, com dieta pobre em proteína obtiveram filhotes que possuíam as carboidrases, como exemplo a lactase, mais ativas. Os transportadores presentes nas membranas das células intestinais, responsáveis pelo transporte ativos de glicose e peptídios também aumentaram.

HUTFLESZ, Yuri. Ecos de uma dieta pobre. In: Ciência Hoje, n. 296, v. 50, set. 2012, p. 45. (Adaptado).

Esses resultados permitem concluir que a dieta administrada causa na geração F1 um aumento na:

a) Digestão intracelular.

b) Digestão de lipídios.

c) Produção de suco pancreático.

d) Absorção de glicídios.

e) Emulsificação.

10. (UECE) A digestão transforma as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras, pequenas, simples e solúveis. O alimento degradado é o provedor da energia necessária a todo trabalho realizado pelo organismo, inclusive o da digestão. Partindo-se da premissa de que esse mecanismo (mecânico e químico) é imprescindível à vida, assinale a opção correta quanto ao processo da fisiologia da digestão humana.

a) Um polissacarídeo, como o amido, só pode ser utilizado após ser desdobrado em muitas moléculas de glicose. As proteínas, que são macromoléculas, devem ser desdobradas até seus aminoácidos constituintes.

b) A digestão abrange processos mecânicos e químicos. Os primeiros correspondem à preparação e à mistura dos alimentos com carboidratos para a efetivação da digestão química e às etapas químicas de digestão, que dependem da produção e da ação de complexos lipídios e de outras substâncias auxiliares.

c) Ao longo do intestino delgado ocorrem as etapas finais do desdobramento das substâncias pela ação do suco entérico, que contém várias glucidases (lactose, maltose, sacarose), além de lipases e peptidases. São estas últimas que desdobram os peptídeos em proteínas.

d) A chegada de alimento ao estômago faz com que células da sua mucosa produzam um hormônio, a pepsina, a qual, por via sanguínea, é levada às glândulas gástricas, estimulando-as a produzir suco gástrico.

11. (UCS) O sistema digestório das aves apresenta algumas estruturas características, que tornam a maioria desses animais onívoros, capazes de ingerir diferentes tipos de alimentos. Considere as seguintes proposições em relação ao sistema digestório das aves.

I. A moela é um local de digestão enzimática, semelhante ao estômago humano.

II. A abertura externa, no final do sistema digestório, é a cloaca, por onde também são eliminados os produtos finais do sistema excretor e do sistema reprodutor.

III. O papo é uma região dilatada do intestino delgado, responsável pelo amolecimento de alimentos duros, como sementes e partes vegetais.

Das proposições acima, é correto afirmar que:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

12. (FATEC) Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais. A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:

a) Estimula a produção de enzimas gástricas.

b) Facilita a ação da bile na digestão das proteínas.

c) Fornece a energia necessária às atividades vitais.

d) Acelera a passagem do bolo fecal pelo intestino.

e) Permite a absorção da celulose pelo corpo.

13. (MACK) A respeito das glândulas anexas do tubo digestório, é correto afirmar que:

a) Todas produzem enzimas digestivas.

b) O alimento passa pelo interior delas para receber sua secreção.

c) A secreção das glândulas salivares é responsável por iniciar a digestão de proteínas.

d) A secreção do fígado se relaciona à digestão de carboidratos.

e) O pâncreas produz a maior parte das enzimas digestivas.

14. (UEPG) Na fisiologia humana a ação enzimática é imprescindível em diversos processos. Com relação às atividades enzimáticas e seu local de ação, assinale o que for correto.

01. O suco pancreático produz, entre outras enzimas, a tripsina e a quimiotripsina que digerem proteínas e peptonas, transformando-as em moléculas menores.

02. A renina está presente em grande quantidade no suco gástrico de recém-nascidos e de crianças e, em pequena quantidade, no estômago de pessoas adultas. Sua função é provocar a coagulação da caseína, a principal proteína do leite, fazendo com que ela permaneça por mais tempo no estômago e seja mais bem digerida.

04. A pepsina é a principal enzima ativa no suco gástrico e atua na quebra de ligações sacarídicas.

08. Ao penetrar na hemácia, o gás carbônico reage com a água e produz o ácido carbônico. Essa reação é acelerada pela enzima anidrase carbônica.

Soma das alternativas corretas:

15. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

A lauta ceia há muito está pronta, esperando. O séquito, com seu apetite e gula, só não vai servir-se de comida fria porque as panelas de ferro, de pedra e de barro são enormes e seguram o calor por um tempo bastante esticado. Também porque a criadagem, vendo que o imbróglio do preto velho pode atrasar sem tanto o inicio da refeição, cuidam de deixar um fogo manso por debaixo das ditas panelas, que embrulhado em cinzas dorme, insuficiente para queimar a comida, mas o bastante para incutir nela o desejável calor, naquele ponto em que para quem for comer, será preciso soprar. Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor. Com isso a criadagem acaba lucrando, pois o melhor que há do arroz com palmito amargo, um dos pratos que será servido, e a rapa que fica grudada no fundo e nas paredes da panela e quanto mais fica chocando sobre a febre da lenha, mais a rapa prospera e mais cheirosa fica. Como aos escravos sempre cabem os rebotalhos, a cartilagem, a pele, os miúdos e as rapas das panelas, hoje também haverão de banquetear-se com tal fartura e gosto que muitos hão de achar estranho.

Sem a patroa que achou por bem ficar conduzindo a criadagem, o dono da casa, por resto, senta-se a mesa, com o capitão-general a seu, lá dele, lado direito, e o secretário do capitão-general a sua esquerda, que é assim que os bons modos recomendam a um anfitrião atento, desde que a oração do creio em deus padre deu conta de que o Deus-filho está sentado ao lado direito de Deus-pai Todo-Poderoso, que há de vir julgar os vivos e os mortos e esquecer os distraídos, por certo.

(LOURENÇO, Edival. Naqueles morros, depois da chuva: o jogo do Diabolo. São Paulo: Hedra, 2011. p. 87-88.)

“Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor”

O trecho acima, extraído do texto, menciona o estômago, importante órgão envolvido no processo digestivo. Sobre esse processo, analise as alternativas abaixo e marque a verdadeira:

a) A entrada do bolo alimentar no estômago estimula a produção do hormônio gastrina, aumentando a secreção do suco gástrico.

b) Após a saída do bolo alimentar do estômago, o próximo destino e o íleo, no intestino delgado, que produz o suco entérico.

c) A absorção de nutrientes ocorre fundamentalmente no intestino grosso, que também promove a egestão.

d) A bile produzida no pâncreas contem diversas enzimas que atuam na digestão.

16. (UPE) De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas sofrem de obesidade. A cirurgia bariátrica tem sido utilizada no tratamento da obesidade mórbida, que acomete pessoas com o índice de massa corporal (IMC) superior a 40. Uma das técnicas desse tipo de cirurgia é denominada de Capella, que liga o estômago ao fim do intestino delgado.

16

Disponível em: http://www.clinicag.com.br

Qual das alternativas abaixo apresenta justificativa correta quanto ao procedimento denominado Capella?

a) O alimento que chega ao intestino já foi completamente digerido no estômago.

b) Ao se diminuir o percurso no intestino delgado, limita-se a absorção dos alimentos que acontece principalmente nessa região.

c) A ação do suco pancreático é otimizada pelo menor tamanho do intestino delgado.

d) A proximidade com o intestino grosso promoverá uma maior recuperação d’água no bolo alimentar e consequentemente maior sensação de saciedade.

e) A absorção de carboidratos no estômago é preservada, no entanto a absorção no intestino grosso é eliminada.

17. (UNAMA) Ela habita uma região hostil onde poucos seres vivos ousariam viver. Cercada por ácidos e enzimas capazes de transformar o bife mais duro em nutrientes microscópicos, a bactéria Heliobacter pylori (H. pylori para os mais íntimos), vista como uma das grandes vilãs do sistema digestivo, é capaz de sobreviver na inóspita mucosa gástrica, podendo, também, estar envolvida na falta de ferro no organismo e ainda trazer sérias dores de cabeça, ou melhor, de barriga. (Revista Saúde. Abril/2006).

Assim, é correto afirmar sobre o alimento em destaque no texto:

a) Sofre ação da ptialina na boca, desdobrando as proteínas em maltose.

b) As enzimas que atuam sobre esse alimento são produzidas pela pylori.

c) As enzimas que atuam sobre ele são a pepsina e o ácido clorídrico.

d) A pepsina é a enzima que atua sobre as proteínas desse alimento, no estômago.

18. (UNIV.CATÓLICA-SC) Leia o texto a seguir para responder esta questão. “A passagem do colesterol do fígado para a bile deve ser acompanhada pela secreção simultânea de fosfolipídeos e sais biliares. Se a secreção conjunta desses lipídeos for prejudicada e entrar bile mais colesterol do que pode ser solubilizado pelos sais biliares e lecitina, o colesterol precipita na vesícula biliar, iniciando a colelitíase – ou a formação das chamadas pedras de colesterol na vesícula. Essa doença é causada pela diminuição dos ácidos biliares na bile, que pode ter origem: 1) na deficiência de absorção de ácidos biliares no intestino, observada em paciente com doença grave no íleo; 2) na obstrução do trato biliar, com interrupção da circulação entero-hepática…”

Fonte: CHAMPE. P. Bioquímica ilustrada. p. 226.

A bile é liberada no duodeno a partir da estimulação do hormônio colecistoquinina produzido pelo próprio duodeno. Considerando que uma determinada pessoa não libere bile no duodeno isso poderá acarretar:

a) Dificuldade na digestão de lipídios, uma vez que a bile emulsifica gorduras facilitando a ação da lípase pancreática.

b) Dificuldade na digestão de lipídios, uma vez que a bile possui enzimas que digerem gorduras.

c) Dificuldade em manter o pH ácido no duodeno, uma vez que a acidez acelera a quebra de lipídios.

d) Dificuldade na secreção de enzimas pancreáticas, uma vez que, se a bile não é liberada, não há estimulação para liberar suco pancreático.

e) Retardo na digestão de proteínas que dependem das enzimas biliares para serem digeridas.

19. (UCPel) O local de produção da enzima lactase é:

a) O intestino delgado.

b) O pâncreas.

c) O intestino grosso.

d) A boca.

e) O fígado.

20. (PUC-MG) Nosso sistema digestório é requisitado a entrar em ação várias vezes por dia, a cada refeição que fazemos. Mesmo quando não estamos comendo, ele continua trabalhando para garantir a nutrição de todas as células do nosso corpo. Por ser tão exigido, é de esperar que o sistema digestório seja um dos que apresentam o maior índice de perturbações ou doenças. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.

a) A opção de seguir uma dieta balanceada pode reduzir o risco de aparecimento de doenças nesse sistema, mas outros fatores como o sistema nervoso podem influenciar fortemente o trato digestório.

b) Certas bactérias que vivem na boca humana alimentam-se dos restos de comida que ficam nos dentes e podem produzir ácidos que corroem o esmalte dos dentes causando cáries.

c) Apesar de a saliva conter substâncias bactericidas e de o suco gástrico destruir a maior parte dos microrganismos ingeridos, alguns deles podem sobreviver e se multiplicar no sistema digestório, originando infecções intestinais.

d) Em condições anormais, o pâncreas retém suco pancreático cujas enzimas podem causar lesões e uma inflamação denominada apendicite sendo uma das principais causas o alcoolismo.

21. (CEFET-MG) Os processos digestivos são controlados pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios como gastrina que estimula o(a):

a) Secreção de suco pancreático.

b) Produção de HCl pelo estômago.

c) Liberação da bile pela vesícula biliar.

d) Aumento do peristaltismo pelo intestino.

e) Secreção de ptialina pelas glândulas salivares.

22. (IFMG) A celulose é um carboidrato, um polissacarídeo com função estrutural. É um componente presente em todos os alimentos de origem vegetal. Os seres humanos não são capazes de digerir as fibras de celulose; porém, elas são importantes, pois:

a) Fornecem energia para o corpo.

b) Formam estruturas esqueléticas importantes.

c) São fontes de vitaminas.

d) Facilitam a formação e eliminação das fezes.

23. (UFT) A digestão humana é realizada por diversas enzimas que compõem os diferentes sucos digestórios. Observe o quadro a seguir e assinale a alternativa que corresponde corretamente aos numerais I, II, III e IV, respectivamente:23

a) Saliva, sacarose, glicose e tripsina.

b) Bile, proteínas, aminoácidos e sacarase.

c) Saliva, proteínas, ácidos graxos e maltase.

d) Suco pancreático, peptonas, glicose e lípase.

e) Suco gástrico, maltose, aminoácidos e maltase.

24. Sobre a digestão nos diferentes grupos animais, assinale a alternativa incorreta:

a) É intracelular nas amebas e ocorre no interior dos vacúolos digestórios.

b) É intracelular nas esponjas e ocorre no interior de células especiais denominadas coanócitos.

c) Começa extracelular, na cavidade digestória, e termina no interior das células nas hidras.

d) Na minhoca e em outros invertebrados complexos é totalmente intracelular.

e) Nos vertebrados é extracelular e ocorre inteiramente na cavidade do tubo digestório.

25. (UNCISAL) A digestão dos alimentos inicia-se na boca com a mastigação. Ao longo do sistema digestivo ou digestório, os alimentos são transformados pela ação de enzimas específicas presentes nas secreções digestivas da boca, do estômago e do intestino delgado. Estruturas anexas do sistema digestivo são as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar. Os órgãos do sistema digestivo possuem, nas suas paredes, sua musculatura, que ao se contrair, promove os movimentos peristálticos. O peristaltismo faz com que o alimento seja propagado pelo interior do tubo digestivo, da boca ao ânus. Marque a opção que complementa corretamente o quadro apresentado abaixo.

25

a) Estômago (1) – ptialina (2) – suco pancreático (3) – intestino delgado (4) – pâncreas (5) – pepsina (6).

b) Pâncreas (1) – tripsina (2) – suco pancreático (3) – intestino delgado (4) – pâncreas (5) – amilase salivar (6).

c) Estômago (1) – pepsina (2) – suco pancreático (3) – intestino delgado (4) – fígado (5) – ptialina (6).

d) Intestino delgado (1) – pepsina (2) – suco pancreático (3) – fígado (4) – pâncreas (5) – ptialina (6).

e) Estômago (1) – tripsina (2) – suco pancreático (3) – fígado (4) – pâncreas (5) – amilase salivar (6)

26. (UFSC) Após ler o parágrafo abaixo, numere a coluna 2 relacionando com os termos da coluna 1. Nos animais, o alimento é obtido através de uma diversidade de métodos, em relação aos tipos de estruturas corpóreas que auxiliam na tomada de alimento.

26

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) I – I – II – II.

b) II – II – I – I.

c) I – I – I – II.

d) II – I – II – II.

e) II – I – I – II.

27. (UPE) Baseando-se na relação de cada uma das alternativas com a figura e a funcionalidade de cada órgão, assinale a correta.

27

Fonte adaptada de http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm.

a) O estômago (I) sofre a ação da secretina, que, ao entrar em contato com o alimento, estimula a secreção do suco pancreático e o aumento da acidez estomacal.

b) A vesícula biliar (II) possui a função de armazenamento da bile, responsável pela saponificação da gordura proveniente dos alimentos.

c) O duodeno (III) secreta a enterogastrona, que atua na inibição da secreção do suco gástrico e da motilidade gástrica, tornando o esvaziamento do estômago mais lento.

d) O pâncreas (IV) secreta as enzimas encontradas no suco pancreático, que atuam diretamente, no intestino delgado.

e) O fígado (V) não possui uma função que o ligue diretamente à digestão, mas apenas à destruição e excreção de metabólitos, como o álcool e os medicamentos.

28. (ENADE) Em um ambiente universitário, as refeições não são feitas adequadamente, muitas vezes por falta de tempo. A fome acaba sendo suprida com alimentos do tipo fast food. Suponha que um estudante universitário tenha ingerido, como sua refeição principal do dia, um sanduíche de pão francês, manteiga, carne, queijo, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar. Para os constituintes dessa refeição, as enzimas que atuarão na digestão dos alimentos, na ordem em que foram apresentados, são:

a) Sacarase, amilase, lipase, pepsina, amilase.

b) Pepsina, sacarase, amilase, lipase, lipase.

c) Pepsina, amilase, lipase, sacarase, sacarase.

d) Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase.

e) Lipase, pepsina, sacarase, amilase, amilase.

29. (UNICENTRO) Considere as ilustrações em A e em B.

29

Após uma análise cuidadosa desse esquema e com base nos conhecimentos sobre o sistema digestório, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O álcool etílico, alguns sais e a água podem ser absorvidos diretamente no estômago, porém, em sua maioria, os nutrientes são absorvidos pela mucosa do intestino delgado, de onde passa para a corrente sanguínea.

(  ) O início do intestino grosso chama-se duodeno, que é o local onde o suco intestinal e a bílis transformam o bolo alimentar em quimo.

( ) No intestino delgado, a absorção dos nutrientes ocorre nas vilosidades intestinais, que facilitam a absorção, pois aumentam a superfície de absorção.

( ) Na absorção, os nutrientes passam do tubo digestivo para a corrente sanguínea e daí para todas as células do corpo.

( ) O intestino grosso absorve a água lentamente, de modo que o material alimentar demora a tomar a consistência típica do bolo fecal.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F F V V F.

b) F V V F V.

c) V F V V F.

d) V V V F F.

e) F V F F V.

30. (UNAMA) Nos seres humanos, a digestão é um processo que envolve um conjunto das transformações mecânicas e químicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo do sistema digestório, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Sobre esse processo, analise e relacione as colunas:

1. Boca

2. Faringe

3. Estômago

4. Intestino delgado

(  ) Ocorre a deglutição

(  ) Ocorre a mastigação

(  ) Ocorre quebra de proteínas e carboidratos

(  ) A ptialina atua sobre o amido

(  ) Ocorre quebra de proteínas

A sequência correta de cima para baixo é:

a) 2, 3, 4, 1, 1.

b) 2, 1, 4, 1, 3.

c) 3, 4, 1, 2, 1.

d) 3, 1, 4, 1, 2.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: