Publicado por: Djalma Santos | 16 de setembro de 2015

TESTES DE BIOENERGÉTICA (VII)

01. (FEI) Bebidas alcoólicas, queijos, iogurtes e pães são alimentos que compõem o cardápio das mesas humanas há milhares de anos. Estes produtos são diretamente relacionados a atividades metabólicas de diversos microrganismos pertencentes a grupos biológicos distintos. Observe a tabela abaixo:

01

Pode-se seguramente afirmar que:

a) Os alimentos originários da fermentação acética e da fermentação alcoólica são decorrentes de vias metabólicas de bactérias e fungos, respectivamente.

b) A fermentação láctica ocorre como complementar à fermentação acética, uma vez que ambas são derivadas de atividades bacterianas.

c) Somente produtos ácidos são produzidos pela fermentação fúngica, ao passo que produtos alcoólicos podem ser produzidos tanto por fermentação fúngica quanto bacteriana.

d) A produção de vinagre só ocorre em condições de total anaerobiose, com o envolvimento de bactérias com fermentação acética e etílica.

e) A fermentação butírica é realizada exclusivamente por bactérias que exigem a presença de oxigênio.

02. (UFMS) Independentemente de cultura, os vegetais fornecem alimentos para todos. Nos versos que seguem, o autor tenta demonstrar essa condição.

02

Analise as seguintes afirmativas:

I. Os versos assinalados com os números 1 e 2 salientam a dependência dos animais, em especial, quanto ao oxigênio produzido pelos vegetais por meio da respiração celular.

II. Os versos assinalados com o número 3 referem-se ao processo de fotossíntese que ocorre nos cloroplastos.

III. Os versos assinalados com o número 4 remetem à produção de matéria orgânica resultante da fotossíntese.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) Apenas II e III.

03. (UEPG) A fermentação é uma das maneiras que os organismos utilizam para a obtenção de energia. Com relação aos tipos de fermentação, reações que ocorrem e organismos que as realizam, assinale o que for correto.

01. A fermentação é um processo anaeróbio de síntese de ATP e não envolve cadeia respiratória.

02. Na fermentação, a glicose é degradada parcialmente em substâncias orgânicas mais simples, como o ácido lático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica).

04. Os organismos anaeróbios estritos realizam cadeia de transportes de elétrons para a obtenção de ATP na presença de concentrações elevadas de oxigênio.

08. Na fermentação lática, o piruvato libera uma molécula de CO2, formando um composto com dois carbonos que sofre redução pelo NADH, na presença de O2, originando álcool etílico.

Soma das alternativas corretas:

04. (UEM) Sobre o processo da fotossíntese, realizado pelos seres eucariontes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As reações que compreendem o ciclo das pentoses ocorrem de forma independente em relação aos produtos originados da fase fotoquímica.

02. Durante o processo de fotofosforilação acíclica, ocorre fotólise da água e produção de NADPH.

04. A fase luminosa ou fotoquímica que ocorre nos tilacoides utiliza como matéria-prima luz e água e produz NADPH, ATP e O2.

08. A água é um dos compostos fundamentais para o processo da fotossíntese. É dela que sai o oxigênio liberado para a atmosfera.

16. Na produção de carboidrato durante a fase química, o CO2 participa ativamente do ciclo das pentoses.

Soma das alternativas corretas:

05. (UNIMONTES) Em I, II, III e IV são apresentadas características de alguns tipos de bactérias. Analise-as.

I. O oxigênio inibe a síntese de pigmentos fotossintetizantes.

II. Tem no gás sulfídrico um dos doadores de hidrogênio.

III. Sua fotossíntese assemelha-se a das algas e plantas.

IV. Na cadeia alimentar, são chamadas de decompositoras.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

a) I e II fazem referência às sulfobactérias.

b) IV faz referência às proclorófitas.

c) III e IV são químio-heterotroficas.

d) I e IV, para sobreviverem, necessitam de um ambiente rico em oxigênio.

06. (UEPA) Se todos os açúcares produzidos pelo processo ilustrado abaixo em um ano tivessem a forma de cubos de açúcar, haveria 300 quatrilhões deles. Se fossem dispostos em linha, esses cubos se estenderiam da Terra até Plutão. Isso representa uma imensa “produção” de energia. Sobre o processo abordado no enunciado, observe a imagem abaixo e analise as afirmativas.

06

(Fonte: Sadava, Heller, Orians, Purves e Hillis-2009)

I. Os produtos liberados para o ambiente são água e oxigênio.

II. O processo ilustrado acima se refere à respiração vegetal.

III. Ocorre absorção de dióxido de carbono pelas folhas.

IV. É um processo que ocorre na presença da luz solar.

V. A água utilizada no processo é absorvida pelas folhas.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II.

b) I, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e V.

e) II, III, IV e V.

07. (UNAMA) O mito vermelho. Tomar um cálice de vinho tinto por dia faz bem à saúde? Já se sabe dos benefícios do vinho, como a presença de substâncias antioxidante flavonoides e resveratrol. Porém a elevada quantidade de álcool no vinho, segundo as pesquisas científicas causam danos em quase todo o corpo. A fabricação do vinho passa por qual processo biológico?

a) Fermentação alcoólica, o ácido pirúvico originado da glicólise transforma-se em álcool etílico e gás carbônico.

b) Fermentação alcoólica, o ácido pirúvico originado da glicólise é transformado em ácido láctico.

c) Fermentação láctica, o ácido pirúvico originado da glicólise transforma-se em álcool etílico e gás carbônico.

d) Ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico.

08. (UFG) O elemento químico carbono (C), que está presente nas moléculas orgânicas, é disponibilizado na atmosfera na forma de gás carbônico por meio da respiração, decomposição e queima de combustíveis fósseis. Para que esse elemento químico seja incorporado às moléculas orgânicas, é necessário a participação, em seu ciclo, de organismos:

a) Decompositores.

b) Autotróficos.

c) Procariontes.

d) Heterotróficos.

e) Anaeróbicos.

09. (IFMT)

09

A figura acima representa um processo metabólico realizado por células eucarióticas. O processo exemplificado corresponde à:

a) Fotossíntese.

b) Quimiossíntese.

c) Respiração aeróbica.

d) Respiração anaeróbica.

e) Fermentação.

10. (UNICAMP) O crescimento das plantas é afetado pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O padrão de resposta desses dois importantes processos fisiológicos em função da temperatura é apresentado nos gráficos abaixo, relativos a duas espécies de plantas.

10

Sobre as espécies X e Y, é correto afirmar:

a) A espécie Y não apresenta ganho líquido de carbono a 15o

b) As duas espécies têm perda líquida de carbono a 45o

c) A espécie Y crescerá menos do que a espécie X a 25o

d) As duas espécies têm ganho líquido de carbono a 45o

11. (FPS) Considerando a relação, em uma planta, entre a fotossíntese e a respiração, marque a alternativa cuja figura representa uma situação natural e ideal para o acúmulo de material de reserva (glicose).

11

12. (UPF) Considere a figura abaixo, que representa, de forma esquemática, um importante processo da fisiologia celular. As três etapas desse processo estão destacadas nos retângulos de cor laranja. Com base na análise da figura, assinale a única afirmativa verdadeira.

12

(Fonte: adaptado de http://eportfoliosusana.webnode.pt/.

Acesso em 16 abr. 2014) 2014

a) As etapas 1, 2 e 3 representam as etapas da respiração celular denominadas, respectivamente, Glicólise, Ciclo de Calvin e Cadeia transportadora de elétrons (ou cadeia respiratória).

b) As etapas 1, 2 e 3 representam as etapas da fotossíntese denominadas, respectivamente, Glicólise, Ciclo de Calvin e Cadeia transportadora de elétrons.

c) Durante o processo, a energia contida em moléculas orgânicas é liberada pouco a pouco e parte dessa energia é armazenada na forma de ATP.

d) As etapas 1 e 2 ocorrem, respectivamente, no citoplasma das células e no estroma.

e) A etapa 3 ocorre nas membranas dos tilacoides.

13. (CEFET-MG) Algumas plantas captam o gás carbônico durante a noite, convertendo-o em ácido málico que fica armazenado nos vacúolos de suas células. Pela manhã, os estômatos fecham–se e as trocas gasosas entre a planta e o ar atmosférico são praticamente interrompidas. A vantagem fisiológica dessa captação noturna é:

a) Aumentar a conversão desse gás em oxigênio.

b) Minimizar a perda de CO2 durante a respiração.

c) Reduzir o risco de desidratação durante o dia.

d) Intensificar a síntese de carboidratos durante a noite.

e) Diminuir a degradação das moléculas de clorofila pela luz.

14. (CEDERJ) As vias catabólicas – a anaeróbica e a aeróbica – são utilizadas pela célula para produção de ATP. A via metabólica utilizada pela célula para “sintetizar” energia na ausência de oxigênio é a seguinte:

a) Fosforilação oxidativa.

b) Glicólise.

c) Cadeia Transportadora de elétrons.

d) Ciclo de Krebs.

15. (PUC-CAMPINAS) O processo biológico da fermentação é utilizado na produção de bebidas e de certos alimentos. Substâncias liberadas durante esse processo e que são importantes para a fabricação de pão e de vinho são, respectivamente:

a) Álcool etílico e dióxido de carbono.

b) Dióxido de carbono e álcool etílico.

c) Dióxido de carbono e ácido acético.

d) Ácido acético e dióxido de carbono.

e) Ácido acético e álcool etílico.

16. (UNESP) Um pequeno agricultor construiu em sua propriedade uma estufa para cultivar alfaces pelo sistema de hidroponia, no qual as raízes são banhadas por uma solução aerada e com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Para obter plantas maiores e de crescimento mais rápido, o agricultor achou que poderia aumentar a eficiência fotossintética das plantas e para isso instalou em sua estufa equipamentos capazes de controlar a umidade e as concentrações de CO2 e de O2 na atmosfera ambiente, além de equipamentos para controlar a luminosidade e a temperatura. É correto afirmar que o equipamento para controle da:

a) Umidade relativa do ar é bastante útil, pois, em ambiente mais úmido, os estômatos permanecerão fechados por mais tempo, aumentando a eficiência fotossintética.

b) Temperatura é dispensável, pois, independentemente da temperatura ambiente, quanto maior a intensidade luminosa maior a eficiência fotossintética.

c) Concentração de CO2 é bastante útil, pois um aumento na concentração desse gás pode, até certo limite, aumentar a eficiência fotossintética.

d) Luminosidade é dispensável, pois, independentemente da intensidade luminosa, quanto maior a temperatura ambiente maior a eficiência fotossintética.

e) Concentração de O2 é bastante útil, pois quanto maior a concentração desse gás na atmosfera ambiente maior a eficiência fotossintética.

17. (UECE) A agricultura ou jardinagem em torres de garrafas PET é uma agricultura vertical ou técnica de jardinagem vertical. A Universidade Estadual do Ceará está desenvolvendo um projeto relativo a esse tipo de agricultura denominado “Horta Vertical Didática”. Para isso, os alunos bolsistas fazem parte de grupos de estudo com assuntos relacionados à construção da horta como o estudo da fotossíntese. Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que:

a) É um processo passivo sem “gasto” de energia.

b) É um processo parcialmente dependente de luz solar.

c) A participação da enzima ribulose é fator determinante da fotossíntese.

d) O ciclo de produção de glicose, nesse processo, é denominado Ciclo de Krebs.

18. (URCA) A fotossíntese é um conjunto de reações químicas que ocorrem a nível citoplasmático no interior de conjuntos membranosos denominados cloroplastos. A respeito desse processo que é a base da vida no planeta Terra, todas as afirmações são corretas, exceto:

a) O CO2 não participa da fase de claro da fotossíntese.

b) Da água é retirado hidrogênio que posteriormente farão parte das moléculas de glicose produzidas.

c) A clorofila A é aceptora de elétrons na fase de claro e a clorofila B é aceptora na fase de escuro.

d) A ferridoxina é uma proteína aceptora de elétrons na fase de claro.

e) A glicose é formada na fase de escuro da fotossíntese.

19. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

Fermentação é um processo de obtenção de energia em que substâncias orgânicas do alimento são degradadas parcialmente, originando moléculas orgânicas menores. A fermentação é utilizada por muitos fungos e bactérias. Células musculares humanas também podem produzir ATP por fermentação. Isso ocorre durante os primeiros estágios de um exercício extenuante, quando a exigência muscular é acentuada.

CAMPBELL, Neil. A. et al. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 178.

O que leva à fermentação nas células musculares humanas é:

a) A produção de ATP pela fosforilação oxidativa.

b) A respiração aeróbica, em que as células utilizam oxigênio.

c) A produção de álcool etílico e gás carbônico.

d) O esgotamento do oxigênio do sangue no músculo.

20. (COVEST) Diversos fatores podem interferir na taxa de fotossíntese, alterando a velocidade com que ocorre o processo ou limitando-o. A figura abaixo apresenta curvas com a taxa de fotossíntese sob diferentes condições de luz, temperatura e concentração de CO2. Analise essas curvas para avaliar as proposições seguintes.

20

I   II

0  0 – A curva A se inclina em 500 lm/ft2 porque é limitada pela baixa temperatura.

1  1 – A curva B se inclina após 1000 lm/ft2 porque é limitada pela alta concentração de CO2.

2  2 – As curvas mostram que a luminosidade é, de fato, o único fator limitante para o processo de fotossíntese.

3 3 – As curvas mostram que temperatura, concentração de CO2 e luminosidade estão diretamente relacionadas com a fotossíntese.

4 4 – Nenhuma das três curvas pode representar a taxa de fotossíntese porque elas não apresentam o que, de fato, ocorre nas condições propostas.

gab

 

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: