Publicado por: Djalma Santos | 16 de setembro de 2015

TESTES DE BOTÂNICA (VI)

01. (UFJF) Sobre os processos reprodutivos das briófitas e pteridófitas, é correto afirmar:

a) A reprodução assexuada em briófitas e pteridófitas ocorre por fragmentação, processo em que pedaços de um indivíduo adulto geram novos gametófitos.

b) A reprodução sexuada em briófitas e pteridófitas envolve, obrigatoriamente, a formação de micrósporos e megásporos.

c) Uma condição comum à reprodução sexuada das briófitas e pteridófitas consiste na produção de anterozoides flagelados no interior de anterídios.

d) Nas briófitas e nas pteridófitas, a produção dos esporos ocorre no interior de estruturas diploides, as quais correspondem à fase dominante do ciclo de vida.

e) A ausência de tecidos vasculares nas briófitas e pteridófitas limita a fecundação em ambientes aquáticos ou úmidos, uma vez que os anterozoides precisam nadar até a oosfera.

02. (UNICENTRO) Com base nos conhecimentos sobre os grandes grupos de plantas atuais, considere as afirmativas a seguir.

I. As angiospermas são plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes.

II. As briófitas são plantas que não possuem tecidos condutores de seivas.

III. As gimnospermas são plantas cujas sementes ficam expostas sobre o órgão reprodutivo.

IV. As pteridófitas são plantas que têm sementes nuas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (FAMERP) A figura ilustra os componentes florais característicos de uma angiosperma.

03

As estruturas onde se desenvolvem os gametófitos masculino e feminino são, respectivamente:

a) Filete e sépala.

b) Ovário e antera.

c) Antera e estigma.

d) Estilete e ovário.

e) Pétala e estilete.

04. (URCA) As leguminosas são um grupo de plantas muito cultivas pelo homem para a produção de sementes. Podemos citar como exemplo de plantas desse grupo:

a) Milho e feijão.

b) Soja e trigo.

c) Ervilha e soja.

d) Aspargo e trigo.

e) Milho e trigo.

05. (UECE) Apesar de serem mais conhecidas pela maioria das pessoas por sua função decorativa, as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução nas angiospermas, sendo compostas por folhas modificadas, com funções específicas, denominadas verticilos florais. Com relação aos verticilos florais, pode-se afirmar corretamente que:

a) As tépalas são o conjunto de pétalas coloridas e a corola compreende o conjunto de sépalas.

b) A corola corresponde ao conjunto de sépalas e o perianto compreende o conjunto de pétalas.

c) O cálice é constituído pelas sépalas; já a corola é constituída pelas pétalas.

d) Todas as flores possuem cálice, corola, androceu e gineceu.

06. (UFMS) O Reino Vegetal ou Plantae é formado por organismos em geral fotossintetizantes que, possivelmente, originaram-se no ambiente aquático. A perfeita adaptação das plantas ao ambiente terrestre só foi possível graças ao surgimento de diversas novidades evolutivas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que contém apenas informações corretas.

a) Os estômatos são aberturas reguláveis que auxiliam no controle da perda d’água na forma de vapor, estando presentes apenas nas angiospermas.

b) Apenas hepáticas e antóceros possuem um sistema vascular verdadeiro, formado de xilema e floema; esse sistema permite a condução de água, sais minerais e produtos da fotossíntese a maiores distâncias dentro da planta.

c) A cutícula é uma camada cerosa que auxilia as plantas, reduzindo as perdas d’água por evapotranspiração e protegendo-as da ação danosa dos raios U.V. do sol, e essa estrutura ocorre apenas nas gimnospermas.

d) A fecundação intermediada pelo transporte do gameta masculino através de um tubo polínico reduz a dependência de água nas plantas, durante a reprodução, e é um fenômeno presente nas angiospermas.

e) A redução da geração esporofítica (esporófito) e o aumento da geração gametofítica (gametófito) nas angiospermas permitiram seu sucesso reprodutivo no ambiente terrestre.

07. (UNEASPAR) As angiospermas constituem um grupo de plantas com inovações evolutivas como flores típicas e frutos, que lhes permitem dominar vastas áreas do planeta. Os frutos protegem as sementes e podem também alimentar agentes dispersores. Assinale a alternativa que contém apenas frutos verdadeiros, carnosos do tipo baga.

a) Banana, pêssego, goiaba e acerola.

b) Caju, jabuticaba, pitanga e nectarina.

c) Abacaxi, limão, maracujá e pera.

d) Laranja, tomate, goiaba e pitanga.

e) Pepino, tomate, amendoim e feijão.

08. (UNICENTRO) Uma determinada espécie de vegetal possui flores monóclinas, também denominadas de hermafroditas. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as estruturas dessa flor que justificam que ela seja monóclina.

a) Cálice e corola.

b) Filete e antera.

c) Ovário e estigma.

d) Pétalas e estilete.

e) Pistilos e estames.

09. (CEFET-MG) Em uma situação específica, uma prática comum consiste em envolver frutos em folhas de jornal durante alguns dias com o objetivo de:

a) Evitar a eliminação de odores desagradáveis.

b) Impedir a postura de ovos por moscas da fruta.

c) Prevenir a contaminação por micro-organismos.

d) Favorecer o acúmulo do hormônio gasoso etileno.

e) Bloquear a ação tóxica do leite eliminado pelo fruto.

10. (UFT) As angiospermas são as plantas que estão em maior quantidade dentre as traqueófitas, sendo uma de suas características a presença de frutos. Em relação aos frutos das angiospermas, marque a alternativa correta.

a) Auxiliam na disseminação das sementes e conferem proteção às mesmas.

b) Auxiliam na camuflagem da planta e evitam a hercogamia das espécies.

c) Auxiliam na produção de frutose e cedem energia para o crescimento da planta.

d) Auxiliam no mimetismo das angiospermas e sintetizam frutose para a planta.

e) Auxiliam na dicogamia e evitam a diminuição energética das sementes.

11. (UEPA) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

Há séculos, os chineses aprenderam que os frutos amadureciam mais rapidamente quando colocados em câmaras onde queimavam incenso, isso também foi observado, por exemplo, em laranjas que produzem um gás o qual promove o amadurecimento de bananas. Tais observações levaram os botânicos a suspeitarem da existência de uma substância gasosa liberada em processos de combustão e também pelas plantas. Tal substância é produzida por todos os órgãos do vegetal, com exceção das sementes.

(Adaptado de: Favaretto e Mercadante, BIOLOGIA, Volume único, 2005.)

Sobre o assunto tratado no texto, analise as afirmativas abaixo.

I. O órgão vegetal que não produz o referido gás se origina do óvulo fecundado.

II. O gás é a giberelina que estimula o crescimento da raiz da planta.

III. O referido gás é o etileno que atua no amadurecimento de frutos.

IV. Os órgãos vegetais em destaque no texto estão presentes em representantes tanto de angiospermas como de gimnospermas.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

12. (UEMA) Sabendo-se que os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios, de fatores ambientais, de substâncias químicas e de choques mecânicos, observe as informações abaixo sobre esses movimentos relacionando-os às plantas 1 e 2.

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– Tigmotropismo é o encurvamento do órgão vegetal em resposta ao estímulo mecânico.

– Gravitropismo é também chamado de geotropismo por muitos. O fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da terra, podendo ser negativo e positivo.

– Hidrotropismo é o movimento orientado para a água, enquanto que o quimiotropismo é o movimento orientado para determinadas substâncias.

– Fototropismo é a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz. Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo.

Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado)

Os movimentos que ocorrem nas plantas 1 e 2 são, respectivamente:

a) Hidrotropismo e fototropismo.

b) Fototropismo e hidrotropismo.

c) Fototropismo e gravitropismo.

d) Tigmotropismo e gravitropismo.

e) Gravitropismo e hidrotropismo.

13. (UFG) As angiospermas e as gimnospermas evoluíram em ambiente terrestre com independência da água para a fecundação. Uma característica que distingue esses dois grupos de plantas é a presença de:

a) Raiz.

b) Caule.

c) Folha.

d) Fruto.

e) Semente.

14. (UEG) As angiospermas são classificadas em monocotiledôneas e em eudicotiledôneas pelo sistema de classificação APG (Angiosperm Philogeny Group). Um dos parâmetros para esta classificação é o número de cotilédones presentes na semente. Sobre a função dos cotilédones, constata-se que:

a) Armazenam nutrientes no estágio inicial de desenvolvimento das plantas.

b) Formam um ou dois embriões nas mono e eudicotiledôneas, respectivamente.

c) Impedem que a polinização ocorra pelo vento, ou seja, por zoofilia e anemofilia.

d) Propiciam proteção nutricional e mecânica ao corpo do embrião sem fazer parte dele.

15. (IFMT) As plantas “carnívoras” sempre despertaram o interesse do público em geral, acendendo a imaginação das pessoas, devido à sua natureza exótica, quando comparada com os demais membros do reino vegetal. As armadilhas “jaula” são as mais famosas por ser a própria representação da ação carnívora por meio de vegetais! As folhas são modificadas em duas metades com gatilhos no interior. Quando os gatilhos são tocados por presas potenciais, as metades da folha se fecham em incríveis frações de segundo, esmagando a presa e digerindo-a. Esse tipo de armadilha é encontrado na Dionaea e ldrovanda. O mecanismo de fechamento das folhas descrito acima é conhecido por:

a) Fotoperiodismo.

b) Tigmotropismo.

c) Fototropismo.

d) Geotropismo.

e) Sismonastia.

16. (MACK) Nas plantas superiores (gimnospermas e angiospermas), a fase gametofítica é bastante reduzida e desenvolve-se no interior do próprio esporângio. Os gametófitos masculino e feminino, nessas plantas, correspondem, respectivamente, ao:

a) Grão-de-pólen e óvulo.

b) Célula do tubo polínico e endosperma.

c) Tubo polínico e saco embrionário.

d) Microsporócito e megasporócito.

e) Célula espermática e oosfera.

17. (UNICAMP) Use o texto a seguir para responder esta questão.

Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.

A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.

(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm.Acessado em 16/07/2014.)

A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em que as plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para a atmosfera. Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os:

a) Floemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

b) Floemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.

c) Xilemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.

d) Xilemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

18. (UniEvangélica) Leia o texto e analise a figura a seguir.

As plantas podem ser caracterizadas como organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes. O ciclo de vida das plantas é caracterizado por duas fases: uma diploide e outra haploide, sendo, portanto, sexuada. Da reprodução sexuada resulta um embrião, que originará o esporófito adulto (1). O caminho foi longo, no processo evolutivo desses organismos, desde as algas, grupo do qual provavelmente se originaram, até as plantas atuais. Nessa história evolutiva, uma conquista crucial foi a transição do meio aquático para o terrestre. No grupo dos musgos existem caule e folhas muito simples, sem vasos condutores de seivas. No grupo das samambaias, o surgimento de vasos condutores está diretamente relacionado à adaptação ao meio terrestre (2). Esse grupo apresenta raízes, caules e folhas bem desenvolvidos. O passo seguinte nessa conquista evolutiva foi a formação de sementes (3). As flores e os frutos, característica do maior grupo vegetal, são a grande e a mais recente aquisição das plantas, responsáveis pela vasta diversidade desse grupo (4).

LOPES, Sônia. Bio. Volume único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 440-441.

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Um cladograma que condiz com o texto e com o esquema da figura é:

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19. (FUVEST) Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:

I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva.

II. Antófitas – flor.

III. Espermatófitas – semente.

IV. Embriófitas – embrião.

V. Talófitas – corpo organizado em talo.

Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui.

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20. (UNICAMP) São estruturas encontradas em vegetais:

a) Parede celular, grana, arquêntero, mitocôndria, DNA.

b) Mitocôndria, vacúolo, tilacoide, vasos, cromossomo.

c) Mitocôndria, carioteca, axônio, núcleo, estroma.

d) Dendrito, cloroplasto, DNA, endométrio, estômato.

gab

 

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