Publicado por: Djalma Santos | 30 de setembro de 2015

TESTES DE POLUIÇÃO (IV)

01. (UCB)

Brasileiros na Antártida verificam presença de substâncias tóxicas em aves marinhas.

A análise de pinguins e skuas, aves marinhas abundantes na Antártida, aponta contaminação por mercúrio e poluentes orgânicos. Essas aves são consideradas excelentes indicadores da contaminação ambiental porque estão no topo da cadeia alimentar. Pinguins e skuas alimentam-se de peixes, que, por sua vez, comem peixes menores, os quais se alimentam de plâncton, que absorve as substâncias tóxicas presentes na água. A maioria das substâncias tóxicas que estão sendo encontradas tem origem humana e é transportada para a Antártida por massas de ar e pelos próprios animais que migram para regiões contaminadas durante o inverno austral e, quando voltam para a área de reprodução no sul, espalham as substâncias tóxicas no ambiente. O mercúrio, quando exposto à ação de microrganismos do ambiente, transforma-se em metilmercúrio, uma variante que é de cem a mil vezes mais tóxica que a forma original do metal. Por ser lipossolúvel, ele atravessa a membrana plasmática das células com facilidade e pode agir sobre o sistema nervoso, além de também alterar a formação dos embriões, prejudicando a oportunidade de sobrevivência e afetando o sucesso reprodutivo das espécies.

                        Internet: <http://cienciahoje.uol.com.br&gt; (com adaptações). Acesso em 6/5/2011.

Quanto ao assunto abordado no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

I   II

0  0 – Pinguins e skuas foram selecionados para servirem de referência no estudo feito na Antártida porque, como estão no topo da cadeia alimentar, concentram em seus organismos altos índices de poluentes.

1 1 – O plâncton é a base da cadeia alimentar marinha, pois é constituído por organismos autótrofos.

2 2 – Os embriões de aves e peixes apresentam desenvolvimento externo em ovos do tipo oligolécitos com o tipo de segmentação holoblástica parcial.

3  3 – A estrutura básica do sistema nervoso central de aves e peixes é semelhante, mas o tamanho das diferentes regiões do cérebro é variável.

4 4 – A contaminação por mercúrio e poluentes orgânicos, se não controlada, afeta negativamente a taxa de crescimento populacional dos organismos envolvidos.

02. (UFSC) Durante sua longa história, a Terra experimentou períodos de aquecimento e resfriamento globais. Há evidências de que nos últimos anos a troposfera está ficando mais quente e que esta tendência levará a uma mudança climática significativa durante este século. Sobre o efeito estufa e o aquecimento global, analise as afirmativas abaixo.

I. O efeito estufa é o fenômeno natural pelo qual a energia emitida pelo sol, em forma de luz e radiação, é acumulada na superfície e na atmosfera terrestres, aumentando a temperatura do planeta.

II. O efeito estufa acontece principalmente pela ação de dióxido de carbono (CO2), CFCs, metano, óxido nitroso e vapor de água, que formam uma barreira contra a dissipação da energia solar.

III. Mesmo com um corte radical na emissão de gases, os efeitos do aquecimento continuarão, porque são necessárias décadas para que as moléculas dos gases que já estão na atmosfera sejam desfeitas e parem de acumular energia solar em excesso.

IV. A atividade humana tem contribuído para aumentar o efeito estufa. A constante queima de combustíveis fósseis tem provocado aumento significativo da taxa de gás carbônico no ar.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmativas estão corretas.

b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

03. (UEG) O gás carbônico age como um gás estufa e suas concentrações na atmosfera têm mudado no decorrer dos anos, conforme apresentado na figura a seguir.

03

Sobre este assunto, é correto afirmar:

a) O aumento na concentração de CO2 foi maior nos últimos 30 anos, atingindo a estabilidade a partir do ano 2000.

b) Os níveis crescentes de CO2 na atmosfera, a partir de 1860, podem ter sido ocasionados pela diminuição da temperatura média da Terra.

c) A diminuição da concentração de CO2, na atmosfera, antes de 1960, pode ter sido causada pelo menor consumo de carvão, óleo e gás para produção de energia.

d) Antes de 1860, a concentração de CO2 na atmosfera era escassa numa ordem de 280ppm, havendo um aumento para mais de 350ppm, durante os últimos 150 anos.

04. (COVEST) A popularização de carros bicombustíveis no Brasil fez o consumidor utilizar uma máquina calculadora antes de abastecer o veículo, de forma a tentar prever a relação custo-benefício no uso do etanol ou da gasolina. Neste caso, a vantagem financeira ao abastecer com etanol é real quando seu valor não ultrapassa 70 % do valor da gasolina. Mas e o custo ambiental dessa escolha? Sobre esse assunto, considere as afirmações seguintes.

I   II

0  0 – Nos meses de inverno, ocorre resfriamento do solo, e a convecção que dispersa os poluentes para as camadas superiores da atmosfera é interrompida.

1  1 – São vantagens derivadas da utilização de etanol em relação a gasolina, a maior eficiência  energética e o fato de ser ele um combustível renovável.

2  2 – As queimadas para o plantio da cana de açúcar causam poluição atmosférica, mas boa parte do gás carbônico liberado é reabsorvido durante o crescimento da planta.

3  3 – A utilização de gasolina adulterada com resíduos de enxofre libera gases nocivos à camada de ozônio, tais como o dióxido de enxofre.

4  4 – A combustão da gasolina libera para a atmosfera monóxido de carbono, o qual é perigoso para a saúde humana, pois pode provocar asfixia.

05. (UPE) O nível de substâncias radioativas registrou forte alta no mar a 15 quilômetros da área da central nuclear de Fukushima, afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, informou a operadora da usina, Tokyo Electric Power Company (Tepco).

Amostras coletadas apresentaram um resultado 600 vezes superior ao nível máximo que havia sido encontrado até agora no entorno da usina.

A empresa diz que é difícil avaliar os resultados das amostras, porque não existem limites legais quanto à presença dessas substâncias no oceano. Também não soube informar se os padrões atuais são considerados perigosos e disse que ainda avalia o impacto desses níveis na vida marinha.

Trecho adaptado da Revista Veja on line http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/nivel-de-radioatividade-aumenta-no-mar-nasproximidades-de-fukushima

Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

I. A energia nuclear é utilizada como alternativa energética em vários países, inclusive no Brasil, e tem como um de seus aspectos positivos o lixo nuclear, resultado do processo de geração de energia das usinas que é acumulado, de forma eficiente, em todo o mundo.

II. A contaminação do ar e dos oceanos é motivo de preocupação, pois a radiação pode ser causa de mutações genéticas nos seres expostos, mas, apenas, na geração já existente, sem qualquer efeito teratogênico nas futuras gerações.

III. Energias limpas, como eólica ou solar, têm sido uma alternativa utilizada no mundo, em particular, em áreas que favoreçam sua utilização, como regiões de alta incidência solar, a exemplo da região do nordeste brasileiro.

Somente está correto o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

06. (FEI) Torna-se cada vez mais premente a necessidade em cuidar da natureza. Sabemos que as ações antrópicas sobre os ecossistemas devem ser minimizadas ou até cessadas, devido aos grandes desequilíbrios ambientais que podem causar. Um exemplo disso é o derramamento de óleo nos oceanos, fato preocupante, pois:

a) Atua sobre seres nectônicos, que podem ser fotossintetizantes, gerando a morte desses organismos e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

b) Atua sobre seres bentônicos, os quais podem ser fotossintetizantes, gerando a morte desses organismos e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

c) Atua sobre seres planctônicos, os quais podem ser fotossintetizantes, gerando a morte desses organismos e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

d) Atua sobre seres abissais, os quais podem ser quimiossintetizantes, gerando a morte desses organismos e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

e) Atua sobre seres nectônicos, os quais podem ser quimiossintetizantes, gerando a morte desses organismos e o desequilíbrio na cadeia alimentar.

07. (URCA) Os dados a seguir indicam a produção de oxigênio (em toneladas por hectare) para alguns ambientes:

Oceanos 10,0

Florestas 6,67

Terras cultivadas 3,95

Campos 0,93

De acordo com esses dados, o suprimento de oxigênio atmosférico é mais seriamente ameaçado por:

a) Poluição do mar que destrói o fitoplâncton.

b) Transformação das terras cultivadas em campos.

c) Poluição por organoclorados, que afeta a vida de ervas daninhas.

d) Derrubada e replantio de arvores de florestas.

e) Transformação de desertos em terras cultivadas.

08. (UECE) A qualidade da água disponível tem sido uma preocupação constante por parte de diferentes setores da sociedade, uma vez que todos os organismos vivos dependem desse recurso para sobreviver. Assim, a poluição é um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de ampla discussão no que diz respeito à existência da vida no planeta. Com relação à poluição das águas, assinale a afirmação verdadeira.

a) Substâncias orgânicas biodegradáveis não podem ser consideradas poluentes, pois em qualquer concentração, são degradadas por microrganismos existentes no meio aquático.

b) A temperatura é um poluente que pode causar a aceleração do metabolismo celular e alterações nos ciclos reprodutivos de espécies aquáticas, além da diminuição da solubilidade dos gases dissolvidos e o aumento da velocidade de reações que envolvem outros poluentes aquáticos.

c) Compostos recalcitrantes não oferecem maiores riscos à saúde humana, pois, ao longo da cadeia alimentar, tendem a atingir níveis de concentração inofensivos.

d) A discussão sobre a poluição dos recursos hídricos é exagerada, uma vez que a água existente no planeta é sistematicamente renovada através do ciclo hidrológico, que sempre garante o reabastecimento dos reservatórios através da ocorrência regular de chuvas.

09. (UEPG) Muitas cidades, em particular as próximas aos centros industriais, possuem uma camada de poeira cinzenta que atinge de 1.500 a 2.500 metros de altura. Essa poeira fica circulando sobre a cidade, afetando, inclusive, a passagem dos raios solares, podendo reduzir a taxa de iluminação em até 50% no inverno, em algumas localidades. Esses poluentes do ar são uma mistura de várias substâncias dispersas. Sobre esses poluentes, assinale o que for correto.

01. Os seguintes poluentes atmosféricos estão diretamente ligados à queima de combustíveis fósseis: dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, chumbo, ozônio, benzeno e amianto.

02. O chumbo, presente na gasolina, quando se combina com o vapor d’água atmosférico origina a conhecida chuva ácida e em contato com seres humanos diminui sua capacidade de formação de anticorpos.

04. O dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, é o subproduto normal das combustões e da respiração de animais e plantas. Sua taxa vem crescendo e ele é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.

08. O monóxido de carbono é um gás invisível e inodoro que pode ser letal a partir de certa dosagem. Ele se combina com a hemoglobina de forma estável, prejudicando o transporte de oxigênio e, portanto, a oxigenação dos tecidos.

Soma das alternativas corretas:

10. (PUC-RIO) A disponibilização do CO2 através da queima de combustíveis é uma das causas do aumento do aquecimento global. A fixação do carbono na biomassa é uma das formas de promover sua estabilização. Em relação à fixação biológica do carbono, é correto afirmar que ela é feita somente por organismos.

a) Fotossintético, do reino vegetal.

b) Ruminantes, do reino animal.

c) Algas fotossintetizantes.

c) Organismos decompositores.

e) Organismos autotróficos.

11. (UEPG) Alguns dos problemas da saúde do aparelho respiratório podem ser atribuídos à poluição e a hábitos humanos. Com relação ao assunto, assinale o que for correto.

01. O fumo inibe o movimento dos cílios que limpam as vias respiratórias e prejudica, progressivamente, as trocas gasosas nos alvéolos.

02. Quando a mucosa das vias respiratórias é irritada pela penetração de partículas estranhas, ocorre o espirro, um reflexo para eliminar o corpo estranho.

04. Quando ocorre a penetração e proliferação de um vírus nas mucosas respiratórias, essa sofre um inchaço, produzindo um intenso fluxo de muco, a ponto de dificultar a respiração.

08. A poluição do ar pode levar a uma reação alérgica, em que os músculos que envolvem os bronquíolos podem se contrair, prejudicando a respiração.

Soma das alternativas corretas:

12. O despejo de detergentes nos rios de grandes cidades constitui uma das causas da poluição. Tal prática desencadeia uma sequência de eventos que está abaixo esquematizada. Analise-a e assinale a opção que completa a sequência, indicando o significado das letras A, B e C no quadro de opções.

12a

12b

13. Em cidades litorâneas, a queda da qualidade da água marinha coincide com as épocas de maior afluxo de turistas. Uma campanha educativa, destinada a esclarecer a população a respeito de medidas que permitam minimizar o problema, deve incluir duas informações:

I. Origem da carga poluidora

II. O parâmetro adotado para o monitoramento e controle da balneabilidade das praias pelos governos

Identificam-se corretamente, I e II da seguinte maneira:

13

14. (UPE) “Os limites da sujeira na Terra: análise feita por cientistas de 13 universidades calcula quanta poluição, destruição e exploração o planeta aguenta”.

                                                                                                        Superinteressante, maio 2010.

Sobre a ação do homem em relação aos poluentes em termos de níveis atuais, ao limite de segurança e às possíveis catástrofes e destruições do meio ambiente, analise as afirmativas e conclua.

I    II

0   0 – A camada de gás ozônio é excelente filtro de radiação ultravioleta. No ser humano, esta radiação pode causar na pele mutação e câncer e este ser transmitido geneticamente à descendência. A destruição da camada de ozônio se deve ao CFC utilizado em aerossóis e em gases de refrigeração.

1  1 – O despejo de esgoto sanitário em rios é responsável pela sua eutrofização. É também uma das causas da expansão de doenças parasitárias, como a leishmaniose. A análise da qualidade da água é feita pela quantidade de coliformes fecais (bactérias) nela presentes.

2 2 – No lixo acumulado e em água estagnada, proliferam vetores de diversas doenças humanas. O chorume dos lixões infiltra no solo e contamina lençóis freáticos. A cólera é uma doença que pode ser adquirida por ingestão de água contaminada.

3  3 – Entre os gases de efeito estufa, temos o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água. A queima de combustível fóssil e a decomposição da matéria orgânica dos lixões aumentam a liberação de CO2 e CH4, respectivamente.

4  4 – A poluição da água e a do solo por substâncias não biodegradáveis, como metais pesados e organoclorados (DDT), afetam os ecossistemas. Essas substâncias se depositam nos tecidos orgânicos, ao longo da cadeia alimentar, havendo um acúmulo crescente nestes.

15. (UFSC) O USO DOMÉSTICO DOS RECURSOS HÍDRICOS TEM PREOCUPADO AS AUTORIDADES AMBIENTAIS DE TODO O MUNDO, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA QUANTO À SUA CONSERVAÇÃO.

Um estudo publicado na Revista Biotemas (www.biotemas.ufsc.br) dá conta de que é possível criar peixes (tilápias) em lagoas de estabilização de efluentes domésticos tratados. Segundo o artigo: “O sistema de criação de peixes melhorou a qualidade do efluente gerado, reduzindo as concentrações de nitrogênio orgânico total e diminuindo os sólidos suspensos. As análises de coliformes fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus dos efluentes e da carne dos peixes produzidos ficaram dentro dos padrões exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

A respeito do assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Quando uma quantidade excessiva de matéria orgânica é lançada nos rios e lagos pode haver um fenômeno biológico conhecido como eutrofização.

02. O nitrogênio, sob qualquer forma que se apresente na natureza, não participa da composição química dos seres vivos.

04. A análise quanto à variação e quantificação de coliformes fecais é um importante indicador do grau de poluição da água por esgotos domésticos.

08. Salmonelas e estafilococos presentes nas águas são bactérias muito comuns, responsáveis pelo fenômeno biológico conhecido como “maré vermelha”.

16. Existem bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e transferi-lo para o solo e para algumas plantas, como o feijão e a soja.

32. A água tratada dos efluentes domésticos das lagoas de estabilização citadas no texto acima, por ser tóxica não pode ser usada para nenhuma finalidade humana.

Soma das alternativas corretas:

16. (UDESC) A questão da geração de resíduos urbanos, agrícolas ou industriais constitui problema global, que adquire características próprias em cada região. Analise as proposições que apresentam ações que contribuem para a redução da geração de resíduos.

I. Segregação de resíduos recicláveis na origem.

II. Consumo consciente.

III. Coleta domiciliar de lixo.

IV. Aumento do tempo de vida útil de produtos industrializados.

V. Compostagem de resíduos orgânicos urbanos e agrícolas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: