Publicado por: Djalma Santos | 7 de outubro de 2015

TESTES DE BOTÂNICA (VII)

01. (UNICENTRO) Com base nos conhecimentos sobre a germinação da semente, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome da região inferior do embrião, que fica localizada entre a radícula e o ponto de implantação do cotilédone.

a) Caulículo.

b) Coleóptilo.

c) Epicótilo.

d) Hipocótilo.

e) Plúmula.

02. (UEPG) Entre as angiospermas, quando estames e pistilo ocorrem na mesma flor, geralmente ocorrem mecanismos que dificultam a autofecundação. Com relação aos mecanismos que atuam dificultando a autofecundação e suas consequências nessas plantas, assinale o que for correto.

01. A dicogamia é um mecanismo que atua dificultando a autofecundação. Nesse caso, ocorre o amadurecimento do androceu e do gineceu em épocas diferentes.

02. A proterandria ocorre quando o gineceu amadurece primeiro que o conjunto de sépalas e pétalas.

04. O mecanismo de autoincompatibilidade promove uma incompatibilidade entre pólen e gineceu, não ocorrendo germinação do grão de pólen na própria flor.

08. Todos os mecanismos que dificultam a autofecundação em plantas atuam na diminuição da variabilidade genética.

16. A hercogamia é ocorrência de uma barreira física impedindo a queda do pólen no estigma da mesma flor.

Soma das alternativas corretas:

03. (UEM) Sobre a estrutura e a classificação dos frutos, é correto afirmar que:

01. Aquênio é um tipo de fruto indeiscente com uma só semente que se liga à parede do fruto por um só ponto.

02. Morango, abacaxi, figo e uva são classificados como frutos simples, verdadeiros, carnosos e indeiscentes.

04. Abobrinha, tomate, pepino e goiaba são exemplos de frutos carnosos do tipo baga.

08. O coco-da-baía apresenta mesocarpo fibroso com retenção de ar que facilita sua dispersão por hidrocoria.

16. A parte macia e comestível do pêssego é o endocarpo.

Soma das alternativas corretas:

04. (FATEC) As sequoias são árvores que ocorrem na região oeste da América do Norte e que pertencem ao grupo das coníferas, também chamado de gimnospermas. Elas podem atingir mais de 100 metros de altura e para que ocorra fotossíntese em suas folhas, a água captada pelas raízes precisa percorrer toda essa distância e alcançar as suas copas. Em um edifício de altura equivalente, seria necessário o uso de potentes bombas d’água para realizar o transporte de água até os andares mais altos. Já no caso das sequoias e de qualquer outra planta de grande porte com vasos condutores de seiva, o transporte da água até o topo é explicado pela teoria da coesão-tensão de Dixon. De acordo com essa teoria, o transporte da água no interior das sequoias é decorrente, principalmente:

a) Do bombeamento feito por vasos pulsáteis das raízes.

b) Do aumento da temperatura das folhas e do tronco.

c) Da perda de água nas folhas por transpiração.

d) Da entrada contínua de água pelas raízes.

e) Da movimentação das folhas pelo vento.

05. (URCA) As palmeiras são monocotiledôneas presentes nas áreas tropicais de todo o mundo. São exemplos de palmáceas típicas da caatinga nordestina:

a) Babaçu e catolé.

b) Licuri e coqueiro.

c) Catingueira e catolé.

d) Carnaúba e macaúba.

e) Palmeira imperial e coqueiro.

06. (UNEASPAR) Ao longo da evolução das plantas, estas também tiveram ancestrais que partiram do ambiente aquático para a conquista do ambiente terrestre. Qual foi o primeiro grupo de plantas que desenvolveu vasos condutores, possibilitando a formação das florestas sobre o continente.

a) Algas.

b) Briófitas.

c) Pteridófitas.

d) Gimnospermas.

e) Angiospermas.

07. (UNICENTRO) Observe a figura a seguir que representa um corte transversal em um tipo de semente.

07

Com base nessa figura e nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

a) 1 representa uma estrutura cuja função é dar origem aos primórdios da raiz.

b) 2 representa uma estrutura que participa na nutrição e na produção de hormônios.

c) 3 representa uma estrutura cuja função é originar os primórdios de folhas.

d) 4 representa estruturas cuja função é transferir reservas para o embrião.

e) 6 representa uma estrutura cuja função é dar origem aos primórdios do caule.

08. (UEM) Sobre o ciclo de vida das plantas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O tubo polínico é originado pelos gametófitos masculinos das gimnospermas e das angiospermas, sendo responsável pelo processo de fecundação em ambos os grupos.

02. A fecundação em briófitas e pteridófitas consiste na fusão de um óvulo com um núcleo espermático.

04. Um óvulo maduro de angiosperma contém o saco embrionário ou gametófito feminino, resultante do desenvolvimento do megásporo.

08. As plantas vasculares apresentam como característica comum a dominância da geração haploide.

16. Os esporos, os gametófitos e os anterozoides são constituídos por células haploides; e os esporângios, os arquegônios e os anterídios são diploides.

Soma das alternativas corretas:

09. (UEL) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuem características adaptativas que permitiram a conquista do ambiente terrestre com mais eficiência que o grupo das briófitas. Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitas no ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir.

I. A predominância da fase esporofítica.

II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema.

III. O desenvolvimento de rizoides para fixação.

IV. O surgimento dos esporos para reprodução.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10. (UNISINOS) O cladograma abaixo mostra as relações evolutivas entre os grandes grupos de plantas terrestres:

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Os números I a IV demonstram características que surgiram ao longo da evolução e que diferenciaram os grupos. Qual das alternativas abaixo apresenta a correta sequência de características?

a) I – vasos condutores; II – arquegônios e anterídios; III – sementes; IV – flores.

b) I – arquegônios e anterídios; II – vasos condutores; III – sementes; IV – flores.

c) I – vasos condutores; II – sementes; III – arquegônios e anterídios; IV – flores.

d) I – arquegônios e anterídios; II – sementes; III – vasos condutores; IV – flores.

e) I – arquegônios e anterídios; II – flores; III – sementes; IV – vasos condutores.

11. (UDESC) A figura abaixo representa esquematicamente uma flor.

11

Analise as proposições em relação à representação da flor, na acima.

I. O esquema representa uma flor hermafrodita.

II. O receptáculo floral em algumas espécies pode se desenvolver e originar frutos.

III. A flor esquematizada é típica do grupo das Gimnospermas.

IV. As pétalas podem servir como elementos atrativos no processo de polinização.

V. No estigma ocorre a fixação do grão de pólen.

VI. O óvulo fecundado pelo grão de pólen dará origem ao embrião.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e VI são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II, IV e VI são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II, V e VI são verdadeiras.

12. (UNISC) Plantas que apresentam:

I. Formação de sementes envoltas por fruto.

II. Formação de esporos no interior de estruturas denominadas cápsulas.

III. Formação de esporos em esporângios e estes em geral na superfície abaxial das folhas que apresentam tecidos de condução.

IV. Formação de sementes não envoltas em fruto.

Assinale a alternativa que, respectivamente, classifica os grupos de forma adequada.

a) I-angiospermas; II-briófitas; III-pteridófitas; IV-

b) I-gimnospermas; II-briófitas; III-pteridófitas; IV-

c) I-angiospermas; II-gimnospermas; III-pteridófitas; IV-briófitas.

d) I-gimnospermas; II-briófitas; III-angiospermas; IV-pteridófitas.

e) I-angiospermas; II-gimnospermas; III-briófitas; IV-pteridófitas.

13. (UPF) Observe os caules abaixo, indicados pelas setas, nas figuras A, B, C e D.

13

(Disponível em: http://www.plantasonia.com.br/pt.wikipedia.org.

/auladecienciasdanatureza.blogspot.com. Acesso em 04 out. 2014)

Esses caules são denominados, respectivamente:

a) Estolão / colmo / bulbo / volúvel.

b) Haste / rastejante / tubérculo / escapo.

c) Estipe / rizoma / bulbo / haste.

d) Colmo / rizoma / tubérculo / volúvel.

e) Colmo / haste / tubérculo / estipe.

14. (UCPel) As quatro partes básicas que uma folha pode apresentar são uma lâmina foliar, um pedúnculo, uma expansão basal, que reveste o caule, e projeções filamentosas ou lâminas. Essas partes da folha são chamadas, respectivamente, de:

a) Bainha, pecíolo, limbo e estípulas.

b) Limbo, estípulas, pecíolo e bainha.

c) Pecíolo, limbo, estípulas e bainhas.

d) Pecíolo, bainha, estípulas e limbo.

e) Limbo, pecíolo, bainha e estípulas.

15. (PUC-RS) Para responder esta questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

Foi noticiado recentemente o alerta preocupante sobre a perda na diversidade de abelhas; além disso, a quantidade de abelhas tem diminuído no mundo. Pragas e uso de pesticidas estão entre as principais causas desse fenômeno, que já afeta o Brasil. Apicultores relataram que 30% das abelhas de Santa Catarina desapareceram desde 2012. Nesse contexto, afirma-se que:

I. A presença de abelhas é essencial, pois polinizam flores presentes em plantações de frutas, legumes e grãos.

II. A abelha coleta o pólen, que adere aos pelos do seu corpo quando em contato com as anteras.

III. As monoculturas seriam vantajosas para a manutenção da diversidade das colmeias.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

16. (PUC-PR) Em algumas plantas de interior, como a famosa “comigo-ninguém-pode”, após uma rega intensa, podemos observar que suas folhas “choram”, ou seja, começam a gotejar, o que comumente é uma explicação de “mau-olhado”. Um bom observador, entretanto, saberia que esse fenômeno está relacionado a uma estrutura da folha que elimina o excesso de água que a planta absorveu. Essa estrutura é o(a):

a) Estômato.

b) Lenticela.

c) Hidatódio.

d) Plasmodesma.

e) Catáfilo.

17. (IFSC) No ambiente terrestre as plantas formam a base de uma cadeia alimentar que sustenta a vida por meio da fotossíntese. Você já imaginou como seria a vida sem, por exemplo, arroz, feijão, pão, frutas, legumes, chocolate, tecidos de algodão, linho e flores? A espécie humana depende das plantas não apenas como alimento, mas também como fonte de matéria-prima para a produção de madeira, tecidos, papel, medicamentos e uma infinidade de produtos. Preservar florestas e outros ecossistemas naturais é preservar a vida.

FONTE: Linhares, S. Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 2ª ed, v II. São Paulo: Ática, 2013.

Sobre a Fotossíntese e o Reino Vegetal, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. O Reino Plantae ou Vegetal tem como componentes organismos eucariontes, pluricelulares, autotróficos e fotossintetizantes.

02. A fotossíntese é o processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química. A capacidade de executar a fotossíntese está presente em eucariontes e procariontes.

04. As Criptógamas são as plantas que não produzem sementes, flores ou frutos, e que se reproduzem por meio de esporos, com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Possuem duas divisões: Briófitas e Pteridófitas. Fanerógamas são as plantas que produzem sementes, flores e frutos, onde os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, ou seja, as estruturas para reprodução são claramente visíveis. As Fanerógamas possuem duas divisões: Gimnospermas e Angiospermas.

08. As Pteridófitas são consideradas os primeiros vegetais vasculares e portadores de semente, ou seja, são traqueófitas e espermatófitas.

16. As Gimnospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. São exemplos de monocotiledôneas: capim, cana de açúcar e milho. São exemplos de dicotiledôneas: feijão, amendoim, soja e ervilha.

Soma das alternativas corretas:

18. (PUC-RIO) Os estômatos são estruturas formadas por um conjunto de células localizados geralmente na epiderme foliar, constituindo um canal para trocas gasosas e transpiração nos vegetais. Considerando o processo de transpiração vegetal, marque a alternativa incorreta sobre os estômatos.

a) Mantêm-se abertos na presença de luz.

b) Ficam abertos com suprimento de água ideal.

c) Abrem-se com uma baixa concentração de CO2 na folha.

d) Fecham-se para reduzir a perda d’água.

e) Abrem-se quando o transporte de K+ é inibido pelo ácido abscísico (ABA), aumentando a transpiração.

19. (UPE) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa da ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas na tabela a seguir:

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Estão corretas as características estampadas na tabela em:

a) I e III, apenas.

b) II, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) II e IV, apenas.

e) II, III e IV, apenas.

20. (IFSudeste-Mg) O estudo do reino vegetal possibilita adquirir mais conhecimentos que podem ser aplicados ao nosso cotidiano, como por exemplo: na produção de alimentos e na jardinagem. Sobre esse reino, foram feitas afirmativas. Marque a incorreta.

a) Os meristemas apicais do caule de laranjeira originam novos ramos e flores.

b) Na zona pilífera da raiz da cana‐de‐açúcar, ocorre a absorção de água que e necessária para a fotossíntese.

c) Vários insetos são importantes agentes polinizadores de angiospermas.

d) As briófitas são avasculares e necessitam de água para realizar a reprodução sexuada.

e) As samambaias, por serem pteridófitas, têm ausência de xilema.

gab

 


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