Publicado por: Djalma Santos | 7 de outubro de 2015

TESTES DE GENÉTICA MOLECULAR (4)

01. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA)

O texto abaixo descreve bioquimicamente as diferenças observadas por Mendel quanto à forma da semente. Analise o texto e responda esta questão

• O alelo A que codifica a semente lisa, é um fragmento de DNA com 3,3 mil pares de bases que codifica a enzima SBE-1 (starch-branching enzyme ou enzima ramificadora do amido).

• O alelo a que codifica a semente rugosa, é um fragmento de DNA com uma inserção de 800 pares de bases, portanto o gene possui 4,1 mil pares de bases e a enzima SBE-1 produzida não é funcional. Assim, não há produção de amido ramificado, levando a um maior acumulo de água, e quando a semente seca torna-se rugosa.

A garantia da expressão gênica com a consequente produção da proteína depende de um intermediário que migrará do núcleo ao citoplasma para garantir sua codificação. A molécula que possui esta função é o:

a) DNA.

b) RNAt.

c) RNAm.

d) Transcrito primário.

e) RNAr.

02. (UNICAMP) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora de uma proteína humana foi introduzido em um plasmídeo e passou a ser expresso em uma bactéria. Considere que o 50º códon do RNA mensageiro produzido na bactéria a partir desse segmento seja um códon de parada da tradução. Nesse caso, é correto afirmar que:

a) A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 50 aminoácidos.

b) A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 49 aminoácidos.

c) A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 150 aminoácidos.

d) Nenhuma proteína é formada, pois esse RNA mensageiro apresenta um códon de parada.

03. Câncer: Novos alvos para tratamento

Os cânceres, até recentemente definidos em função da célula tumoral propriamente dita, hoje são encarados como doenças mais complexas, que envolvem diferentes tipos de células presentes no mesmo microambiente: células de defesa, células de vasos sanguíneos e células de suporte dos tecidos. Essa nova perspectiva permitiu o surgimento de outros alvos para as terapias contra esses males. À medida que as interações entre essas diferentes células são mais bem entendidas é possível desenvolver novas formas de tratamento. Além disso, drogas de uso já consagrado contra outras doenças começam a ganhar novas indicações, atuando como tratamento complementar no câncer. Os cânceres são doenças do material genético (o genoma) de nossas células e decorrem do acúmulo progressivo de mutações, ou seja, alterações no código genético. As mutações fazem com que células que antes executavam um programa bem definido, associado às suas funções em seu tecido de origem, cresçam de maneira descontrolada. Esse crescimento alterado é consequência não só da duplicação celular desordenada, mas também da progressiva resistência à morte celular (como se as células tivessem bebido o “elixir da vida eterna”). Além disso, as células cancerosas ultrapassam os limites dos tecidos de origem, adquirem a capacidade de modificar o ambiente que as cerca, desrespeitam fronteiras e migram pelos diversos tecidos do corpo, podendo estabelecer novos tumores – as metástases – ao se fixarem em locais distantes do ponto de origem. A capacidade de invadir os tecidos vizinhos e de formar as metástases é responsável, em última análise, pela morte de dois a cada três pacientes com o diagnóstico de câncer.

Sobre as divisões celulares e o câncer, assinale o item correto.

a) O crescimento de maneira desordenada, como citado no texto, é promovido pela ação dos genes de supressão tumoral.

b) Uma possível causa para a progressiva resistência à morte celular é a ação dos protooncogenes e as informações contidas no último parágrafo do texto são pertinentes aos tumores malignos.

c) Pode-se inferir do texto que todo câncer é hereditário.

d) A razão de uma pessoa desenvolver geneticamente um câncer está fundamentada na inexistência dos genes de supressão tumoral.

e) Com o tratamento quimioterápico, as divisões celulares são bloqueadas, mas a estrutura celular que sofre os efeitos da quimioterapia não é responsável por orientar as divisões celulares.

04. O material genético tem a função de armazenar, transmitir e expressar as informações nele contido. Sobre estes processos e seus constituintes, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas.

I. DNA.

II. RNA.

III. Proteína.

a. Ligações peptídicas.

b. Pontes de hidrogênio.

c. Pontes dissulfeto.

d. Anticódon.

e. Ligações fosfodiéster.

f. Bases nitrogenadas.

a) I-e, II-d, III-c.

b) I-b, II-a, III-f.

c) I-f, II-c, III-a.

d) I-e, II-f, III-d.

e) I-d, II-b, III-a.

05. A descoberta do código genético data do início da década de 1960, quando já se sabia que existia uma relação entre a sequência de nucleotídeos presentes nos ácidos nucleicos e a sequência de aminoácidos das proteínas. Sobre o código genético, julgue as afirmativas a seguir:

I. O código genético é considerado universal, pois seu funcionamento é idêntico para todos os seres vivos.

II. Ele é degenerado, pois um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon.

III. Esse código é estabelecido por meio da complementaridade entre as bases nitrogenadas e o RNAr (ribossômico).

a) V – F – F

b) V – V – V

c) F – V – V

d) F – V – F

e) V – V – F.

06. (FCM-PB) Luciana é uma menina branca que apresenta pequenas protuberâncias nas áreas da pele expostas ao sol. A mãe relatou ao médico que Luciana, brinca na praia todos os dias ao sol quente. O médico falou que as protuberâncias pareciam ser pequenos tumores benignos e deviam ser removidos cirurgicamente e alertou para evitar o sol o máximo possível. A partir dos diagnósticos, concluiu que a menina apresentava uma doença autossômica recessiva, Xeroderma pigmentoso, que tem como agravo as mutações produzidas pela radiação ultravioleta. As mutações ocorrem ao nível molecular em qual estrutura?

a) Ácido ribonucleico.

b) Proteínas.

c) Ácido desoxirribonucleico.

d) Enzimas lisossomais.

e) Nucleoproteínas.

07. (UPE) Leia o texto a seguir:

Os antibióticos com aplicações terapêuticas devem ter toxicidade seletiva. Devem ser tóxicos para o agente causador da doença, mas não para o hospedeiro, por atuarem em etapas do metabolismo de microrganismo e não do ser infectado. Alguns exemplos podem ser citados. A ampicilina impede a formação do peptidoglicano, que envolve a membrana plasmática da bactéria, acarretando a lise bacteriana. O cloranfenicol inibe exclusivamente a síntese de proteínas bacterianas. A daptomicina modifica a permeabilidade da membrana plasmática da bactéria, fazendo os metabólitos importantes serem perdidos. As quinolonas inibem a duplicação do cromossomo bacteriano ou da transcrição. Trimetoprima e sulfas, por sua vez, imitam substâncias usadas pela bactéria e se ligam a enzimas, inibindo-as.

Disponível em:  http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0130D7BC0E4E107A. Adaptado.

Observe a figura que indica os principais modos de ação de antibióticos sobre bactérias por INIBIÇÃO DE PROCESSOS ou DANOS A ESTRUTURAS CELULARES, por meio de balões numerados.

07

(Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0130D7BC0E4E107A. Adaptada.)

Assinale a alternativa que apresenta a correlação entre os antibióticos e o seu modo de atuação indicado no texto e nos balões numerados.

a) Ampicilina (1), cloranfenicol (2), daptomicina (3), quinolonas (4), trimetoprima e sulfa (5).

b) Ampicilina (2), cloranfenicol (1), daptomicina (4), quinolonas (5), trimetoprima e sulfa (3).

c) Ampicilina (3), cloranfenicol (2), daptomicina (5), quinolonas (1), trimetoprima e sulfa (4).

d) Ampicilina (4), cloranfenicol (5), daptomicina (3), quinolonas (2), trimetoprima e sulfa (1).

e) Ampicilina (5), cloranfenicol (4), daptomicina (3), quinolonas (1), trimetoprima e sulfa (2).

08. (UEPG) O ácido nucleico dos vírus contém as informações (genes) para se multiplicar e para produzir novas partículas virais. Essas informações constituem o genoma viral. Com relação ao genoma viral, assinale o que for correto.

01. Comparados a outros organismos, os vírus têm poucos genes. Genomas bacterianos contêm aproximadamente 4 mil genes para grande parte das bactérias. Já o maior genoma viral, o da varíola, contém cerca de 200 genes. Vírus pequenos como o HIV (vírus da AIDS) e o vírus do sarampo possuem menos de 10 genes.

02. O genoma dos vírus pode ser constituído por ácido desoxirribonucleico (vírus de DNA) ou por ácido ribonucleico (vírus de RNA).

04. O ácido nucleico presente no vírus pode ser de cadeia simples ou de cadeia dupla. No caso dos vírus de RNA, a maioria tem cadeia simples, apesar de existirem algumas exceções, a exemplo dos vírus de RNA cadeia dupla que atacam plantas, e o reovírus, que causa diarreia em seres humanos.

08. Os vírus de RNA cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos: vírus de cadeia positiva – aqueles cujo RNA do genoma têm a mesma sequência de bases nitrogenadas que os RNAs por ele traduzidos; vírus de cadeia negativa – aqueles, cujos RNAs formados têm sequência de bases nitrogenadas complementar à do RNA genômico e; retrovírus – os que contêm cadeia simples de RNA associada à transcriptase reversa, uma enzima que produz DNA tendo como modelo o RNA viral.

Soma das alternativas corretas:

09. Considere a quantidade normal de DNA do núcleo de uma célula da mucosa duodenal humana igual a 2C. A partir dessa informação, pode-se prever que:

a) Essa mesma quantidade seja encontrada no núcleo de um linfócito normal.

b) Essa mesma quantidade seja encontrada no núcleo de um espermatozoide normal.

c) Uma quantidade igual a C seja encontrada no núcleo de um neurônio normal.

d) Uma quantidade igual a C/2 seja encontrada no núcleo de um óvulo normal.

e) Uma quantidade igual a 4C seja encontrada no núcleo de um blastômero que apresente 46 fios de cromatina.

10. “Não escapou à nossa atenção que o pareamento específico que estamos postulando sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético.”

(J. Watson e F. Crick. Molecular structure of nucleic acids. Revista Nature, n. 4356, p. 737, 25 abr. 1953.)

Com base na afirmação destacada no texto de Watson e Crick, em seu trabalho original, e em seus conhecimentos sobre a importância do trabalho desses dois cientistas, escolha a alternativa correta.

a) O pareamento citado ocorria entre os grupamentos fosfato e as desoxirriboses do DNA.

b) A existência de duas cadeias pareadas no DNA possibilitava um processo simples de autoduplicação.

c) O mecanismo de cópia citado serviria apenas para a síntese de moléculas de RNA mensageiro.

d) O pareamento ocorreria sempre entre duas bases púricas ou entre duas bases pirimídicas.

e) Não haverá relação entre o pareamento do DNA e a cópia do material genético.

11. No início da década de 1980, os pesquisadores chamaram a atenção para o fato de que a maior parte da variabilidade no nível molecular é seletivamente neutra, ou seja, a estrutura primária de uma proteína pode variar em diferentes indivíduos, sem que essa variação implique diferentes níveis de adaptação do organismo. Suponha que, de dois indivíduos não aparentados, obteve-se uma amostra de uma mesma proteína. Pode-se dizer que, nessas duas pessoas, essa proteína:

a) Terá a mesma composição de aminoácidos.

b) Será codificada por uma mesma sequência de bases do DNA.

c) Será codificada por uma mesma sequência de bases do RNAm.

d) Terá uma mesma função e eficiência biológica em uma via metabólica específica.

e) Terá a mesma carga elétrica e o mesmo peso molecular.

12. “A vida é um sistema informático que se reproduz e leva à diversidade. A reprodução da informação é suficientemente fiel para memorizar o que se acumulou durante a evolução e, ao mesmo tempo, suficientemente infiel para que haja mudanças, aumentando a diversidade.”

(Miroslav Radman)

As seguintes ideias podem ser inferidas do texto acima, exceto:

a) Função dos ácidos nucleicos.

b) Duplicação semiconservativa do material genético.

c) Mutação.

d) Seleção natural.

e) Reprodução sexuada e assexuada.

13. (PUC–MG) Suponha uma extensão de molde de DNA, com a seguinte sequência de desoxirribonucleotídeos: ATACGA. É incorreto afirmar:

a) Os códons especificados por essa sequência são UAUGCU.

b) Os anticódons complementares ao RNAm, produzidos por essa sequência, são AUACGA.

c) Os ribonucleotídeos, especificados por essa sequência, são TATGCT.

d) O fio de DNA complementar ao filamento dado é TATGCT.

e) Essa sequência codifica dois aminoácidos.

14. (PUC–SP) “No citoplasma, um conjunto de códons (I), ligado a ribossomas, complementa-se com anticódons (II), possibilitando a síntese de uma enzima.”.

No trecho acima, o processo sucintamente descrito e os componentes I e II são denominados, respectivamente:

a) Tradução, RNA mensageiro e RNA transportador.

b) Transcrição, RNA transportador e RNA mensageiro.

c) Transcrição, RNA mensageiro e RNA transportador.

d) Tradução, RNA ribossômico e RNA mensageiro.

e) Replicação, RNA ribossômico e RNA transportador.

15. (UEM) Sobre a expressão dos genes, assinale o que for correto.

01. As proteínas podem ser formadas por mais de uma cadeia polipeptídica.

02. Com os recursos da tecnologia do DNA recombinante, os cientistas conseguiram produzir o hormônio de crescimento humano em bactérias. Independentemente dos recursos tecnológicos utilizados, esse feito só foi possível porque o código genético das bactérias é idêntico ao código genético humano.

04. A sequência completa das bases do genoma é o código genético de uma espécie.

08. Nos organismos multicelulares adultos, as células são geneticamente idênticas, mas são encontrados muitos tipos de células diferenciadas, isto é, especializadas em diferentes funções. A forma e a função da célula dependem dos grupos de genes que entram em funcionamento ou que são desativados durante o desenvolvimento.

16. A síntese de uma molécula de DNA necessita de um molde que determina a sequência de bases da nova molécula. Na natureza, a regra é uma molécula de DNA servir de molde para a síntese de outro DNA. Os retrovírus constituem uma exceção, pois, na sua reprodução, o DNA é sintetizado a partir de um molde de RNA.

32. Na célula, as proteínas enzimáticas, ou enzimas, catalisam as reações químicas do anabolismo e as reações químicas do catabolismo.

64. Os anticorpos são produzidos por células sanguíneas nos vertebrados e por células foliares nas plantas fanerógamas.

Soma das alternativas corretas:

16. (UEMG) Vinokourov suspeito de doping na Volta à França.

O ciclista Alexandre Vinokourov, 33 anos, é suspeito de doping na Volta à França. Um exame efetuado no atleta, depois da sua vitória, detectou vestígios de dopagem com uma transfusão com sangue de um doador compatível. O laboratório antidoping de Paris detectou a presença de duas populações distintas de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na amostra de sangue do atleta. Está correto afirmar que a descoberta de doping utilizando transfusão sanguínea só foi possível devido:

a) À análise de DNA nuclear dos eritrócitos encontrados no atleta.

b) À identificação de proteínas superficiais dos eritrócitos encontrados no atleta.

c) Ao número de cromossomos dos eritrócitos encontrados no atleta.

d) À ploidia mitocondrial dos eritrócitos encontrados no atleta.

17. (UEPG) O ácido desoxirribonucleico (DNA) é imprescindível para a hereditariedade. Com relação aos componentes da hereditariedade e a estrutura e função do DNA, assinale o que for correto.

01. Os cromossomos são formados por dois componentes principais: uma longa molécula de DNA e proteínas que lhes dão estrutura.

02. O DNA apresenta duas propriedades importantes: a autoduplicação e o armazenamento da informação genética.

04. Em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo da estrutura do DNA conhecido atualmente.

08. Um erro de troca de bases nitrogenadas no mecanismo de duplicação do DNA consiste em uma mutação.

16. Uma mutação é sempre prejudicial, e jamais é importante para a variabilidade genética e evolução biológica.

Soma das alternativas corretas:

18. (UDESC) Analise as proposições quanto aos ácidos nucleicos.

I. O DNA é uma molécula constituída por duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice, e apresenta as bases nitrogenadas adenina, guanina, timina e citosina.

II. O RNA é uma molécula formada por uma cadeia de nucleotídeos e apresenta as bases nitrogenadas adenina, guanina, timina e uracila.

III. O DNA plasmidial encontrado em bactérias se diferencia do DNA das células animais e vegetais porque não apresenta a base nitrogenada timina.

IV. O RNA mensageiro se diferencia do RNA transportador apenas por apresentar a base nitrogenada uracila no lugar da adenina.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

19. (IFSul) Todos os seres vivos têm em comum o fato de suas informações hereditárias estarem armazenadas nas moléculas de ácidos nucleicos, que são de dois tipos básicos: DNA e RNA. A respeito dos ácidos nucleicos, são feitas algumas afirmações:

I. A molécula de açúcar que compõe os ácidos nucleicos é uma pentose.

II. Cada pentose, unida a um grupo fosfato e a uma base nitrogenada, forma um nucleotídeo.

III. O RNA apresenta uma combinação de quatro bases nitrogenadas, que se mantem pareadas formando uma fita dupla: citosina (C), guanina (G), adenina (A) e uracila (U).

Esta o corretas as afirmativas:

a) I, II, apenas.

b) I, III, apenas.

c) II, III, apenas.

d) I, II, III.

20. (UFU) O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a molécula biológica que carrega as informações genéticas de um determinado organismo. Considere que o homem tenha um total de 6000 nucleotídeos, sendo 30% de Adenina. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à quantidade de bases Timina, Citosina e Guanina.

a) 1800; 1200; 1200.

b) 1200; 1800; 1200.

c) 1200; 1200; 1800.

d) 1400; 1400; 1400.

gab

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: