Publicado por: Djalma Santos | 20 de outubro de 2015

TESTES DE BOTÂNICA (IX)

01. (UNIOESTE) Referente às estruturas das angiospermas, considere as colunas I e II e assinale a(s) associação(ões) correta(s).

01

01. a1, b2, c3, d4, e5

02. f1, g2, h3, i4, j5.

04. a3, b1, c5, d2, e1.

08. a3, b5, c2, d4, e1.

16. f1, g2, h1, i2, j5.

32. f3, g4, h4, i5, j2.

Soma das alternativas corretas:

02. (FATEC) Grupos de angiospermas das espécies I, II e III foram submetidos a tratamentos fotoperiódicos, manifestando os resultados descritos abaixo.

Quando receberam diariamente 3 horas de luz e 21 de escuro, I não floresceu, mas II e III floresceram. Quando foram expostos a 10 horas diárias de luz e 14 de escuro, I e II floresceram, porém III não floresceu. Com base nesses dados pode-se concluir acertadamente que I, II e III são, respectivamente, plantas:

a) De dia curto, neutras e de dia longo.

b) De dia curto, de dia longo e neutras.

c) Neutras, de dia curto e de dia longo.

d) De dia longo, neutras e de dia curto.

e) De dia longo, de dia curto e neutras.

03. (UNISC) São plantas pertencentes às Gimnospermas e Angiospermas, respectivamente:

a) Palmeira e bananeira; pinheiro e cedro.

b) Cedro e palmeira; bananeira e pinheiro.

c) Ervilha e arroz; cipreste e sequoia.

d) Pinheiros e cipreste; mamona e feijão.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

04. (UEPG) A figura abaixo demonstra as etapas da germinação de uma semente de feijão. Associando o papel de cada estrutura numerada na imagem à função durante a germinação da semente, assinale o que for correto.

04

Fonte: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje, os seres

vivos. 15a ed. Volume 2. Editora Ática. São Paulo. 2008.

01. Em 1 é representada a radícula. A radícula dará origem à raiz com pelos absorventes que servem para retirar água e sais minerais do solo.

02. No 3 é representado o hipocótilo. O hipocótilo é a região entre a radícula e o ponto de implantação do(s) cotilédone(s).

04. O número 4 representa a região superior, entre os cotilédones e o meristema apical do caule, a qual recebe a denominação de epicótilo.

08. No 2 é demonstrado o cotovelo. Com a sequência das imagens é possível observar que se trata de uma germinação hipógea, na qual os cotilédones continuam sob o solo.

Soma das alternativas corretas:

05. (UEM) A Botânica baseia-se em diferentes características dos vegetais para facilitar o entendimento sobre eles. Considerando os vegetais a seguir, as regras de nomenclatura botânica e as características morfológicas externas dessas plantas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

A. Lactuca sativa L. (alface)

B. Coffea arabica L. (café)

C. Phaseolus vulgaris L. (feijão)

D. Zea mays L. (milho)

E. Oryza sativa L. (arroz)

01. Apenas dois gêneros apresentam folhas com nervação reticulada e com sistema radicular axial.

02. Duas espécies têm epíteto específico idêntico e ambas são monocotiledôneas.

04. Três gêneros apresentam dois cotilédones e sistema radicular fasciculado.

08. Três espécies são dicotiledôneas e apresentam folhas com nervação reticulada.

16. São citados quatro espécies e cinco gêneros.

Soma das alternativas corretas:

06. (IFMG) O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos diferentes grupos vegetais.

06

Disponível em: <http://www.profkenji.com.br/seresvivos/&gt;. Acesso em: 31 out. 2012.

A análise do cladograma permite concluir que:

a) Briófitas são plantas mais simples, pois não apresentam tecidos.

b) Em B a reprodução tornou-se independente da água.

c) Em C o embrião formou-se dentro do óvulo que originou a semente.

d) Pteridófitas são menos evoluídas do que gimnospermas e angiospermas, pois não apresentam vasos condutores de seiva.

07. (ACAFE) A respeito dos diferentes grupos vegetais, analise as afirmações a seguir.

I. Briófitas são avasculares e precisam da água para completar seu ciclo de vida.

II.Pteridófitas apresentam um sistema condutor.

lll. As gimnospermas apresentam sementes protegidas pelo mesocarpo.

lV. As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas, sendo que monocotiledôneas apresentam feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupo no estelo.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I – II – IV.

b) I – II.

c) II – III.

d) III – IV.

08. (FUVEST) As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reprodução tem impacto diferente sobre a variabilidade genética gerada. Analise as seguintes situações:

I. Plantação de feijão para subsistência, em agricultura familiar.

II. Plantação de variedade de cana-de-açúcar adequada à região, em escala industrial.

III. Recuperação de área degradada, com o repovoamento por espécies de plantas nativas.

Com base na adequação de maior ou menor variabilidade genética para cada situação, a escolha da reprodução assexuada é a indicada para:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

09. (UFSJ) Considere o texto a seguir para responder esta questão

O pinhão é uma semente comestível da Araucária, ou Pinheiro-do-Paraná. Essa árvore é uma gimnosperma. A sazonalidade e a regionalidade de ocorrência da Araucária fazem de suas sementes iguarias, apreciadas normalmente nos meses frios do sul e sudeste do Brasil.

De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:

a) Os frutos da Araucária se desenvolvem a partir do pinhão, que são as sementes da planta.

b) As gimnospermas possuem ramos reprodutivos femininos e masculinos distintos, que podem estar num mesmo indivíduo ou em indivíduos separados de acordo com a espécie.

c) O pinhão é a semente da Araucária contendo o embrião da planta. Para que haja o desenvolvimento do pinhão, há necessidade de os grãos de pólen chegar às estruturas femininas adultas e ocorrer a fecundação.

d) Para se reproduzir, a Araucária depende do processo de polinização, que é a transferência (por vento ou por insetos) dos gametas masculinos para as estruturas femininas, onde ocorrerá a fecundação.

10. (UEPG) Com relação às características gerais do reino Plantae, assinale o que for correto.

01. Nos filoides dos musgos, os vasos condutores de seiva transportam água, sais minerais e glicose.

02. Nas briófitas, a principal função dos rizoides é a fixação do musgo e não a absorção de água e sais minerais.

04. Entre as plantas vasculares com semente, as angiospermas apresentam as sementes expostas externamente no órgão reprodutivo.

08. As plantas avasculares são aquelas destituídas de tecidos vasculares. Compõem esse grupo as briófitas e pteridófitas.

16. Plantas vasculares ou traqueófitas possuem vasos formados por células tubulares, especializadas na condução de substâncias nutritivas (seiva) pelo organismo.

Soma das alternativas corretas

11. (UEL) Leia o texto a seguir e responda esta questão.

Christos e espiciarias! – por Cristo e especiarias – foi o grito jubiloso dos marinheiros de Vasco da Gama quando, em maio de 1498, eles se aproximaram da Índia e da meta de ganhar uma fortuna incalculável com condimentos que durante séculos haviam sido monopólio dos mercadores de Veneza. A sua demanda e a das fragrantes moléculas da pimenta, da canela, do cravo-da-índia, da noz-moscada e do gengibre estimularam uma procura global que deu início à Era dos Descobrimentos.

(Adaptado de: COUTEUR, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.23.)

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o órgão da planta utilizado como especiarias: pimenta, canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre.

a) Fruto, semente, botão floral, rizoma, tronco.

b) Fruto, tronco, botão floral, semente, rizoma.

c) Rizoma, semente, tronco, botão floral, fruto.

d) Semente, rizoma, fruto, botão floral, tronco.

e) Semente, tronco, botão floral, fruto, rizoma.

12. (UERJ) Desde o início da colonização do ambiente terrestre, houve grande diversificação das plantas, graças ao surgimento de características vantajosas à adaptação, que permitiram a sobrevivência e a reprodução em terra firme. As estruturas correspondentes a adaptações evolutivas exclusivas das plantas, que contribuíram para seu desenvolvimento e diversificação no habitat terrestre, estão indicadas em:

a) Fruto, semente e mitocôndria.

b) Vaso condutor, cutícula e estômato.

c) Membrana celular, cloroplasto e raiz.

d) Meristema apical, parede celular e flor.

13. (UNITAU) Entre as Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, a geração dominante é, respectivamente:

a) Gametofítica, esporofítica, esporofítica, esporofítica.

b) Esporofítica, gametofítica, esporofítica, gametofítica.

c) Gametofítica, esporofítica, gametofítica, esporofítica.

d) Esporofítica, esporofítica, esporofítica, gametofítica.

e) Gametofítica, gametofítica, gametofítica, esporofítica.

14. (UNICID) A semente do ipê amarelo, Tabebuia alba, apresenta pequena quantidade de endosperma e baixa durabilidade. Trata-se de uma semente bastante fina e leve, conforme mostra a figura, e não pode ser enterrada para desenvolver seu embrião.

14

A germinação e a dispersão desta semente ocorrem em função, respectivamente, da presença de:

a) Matéria orgânica e insetos.

b) Luz e vento.

c) Minerais e aves.

d) Baixas temperaturas e morcegos.

e) Altas temperaturas e mamíferos.

15. (UFG) Leia as informações a seguir.

Uma árvore, em um ambiente natural a 20oC, apresentando 105 folhas com área média de 0,5 dm2 por folha, está perdendo água para a atmosfera através dos estômatos, em uma média de 5 g/dm2/h, durante o dia.

Dado: Calor latente de vaporização da H2O ≈ 600 cal.

Com base nas informações e considerando-se que esse processo está ocorrendo das 13 às 15 horas, conclui-se que a sua importância e a quantidade de calor absorvido, em cal, são, respectivamente:

a) Síntese de carboidrato e fornecimento de alimento; 1,5∙108.

b) Regulação da temperatura e resfriamento do microambiente; 1,5∙108.

c) Regulação da temperatura e resfriamento do microambiente; 3,0∙108.

d) Consumo de ATP e disponibilização de energia para o metabolismo; 3,0∙107.

e) Consumo de ATP e disponibilização de energia para o metabolismo; 1,5∙107.

16. (UECE) As plantas da caatinga possuem algumas características particulares, como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules suculentos, raízes profundas etc. Essa descrição se refere ao que definimos como:

a) Xeromorfismo.

b) Caducifolia.

c) Convergência adaptativa.

d) Mimetismo.

17. (FATEC) Leia com atenção as afirmações a seguir:

I. A raiz é um órgão geralmente subterrâneo, aclo­rofilado e especializado na fixação da planta e na absorção de água e sais minerais.

II. Quando há uma raiz principal mais desenvolvida que as ramificações, a raiz é dita fasciculada; quando a raiz principal está atrofiada, ela é axial.

III. Raízes adventícias são aquelas originadas do caule ou das folhas.

IV. Raízes respiratórias ou pneumatóforos são raízes encontradas em plantas de mangues, que ficam fora da água e promovem o arejamento da planta.

Dessas afirmações:

a) Apenas a I é correta.

b) Apenas a I, a III e a IV são corretas.

c) Apenas a I e a III são corretas.

d) Apenas a III e a IV são corretas.

e) Todas são corretas.

18. (UEM) Considere as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Beterraba, maçã, tomate e batata-inglesa são exemplos, respectivamente, de raiz tuberosa, pseudofruto, fruto carnoso tipo baga e caule do tipo tubérculo.

02. O colênquima é um tecido de sustentação, formado por células mortas, com paredes espessas e lignificadas.

04. O único fitormônio gasoso, o etileno, atua na indução do amadurecimento de frutos.

08. Os frutos da gimnosperma Araucaria angustifolia ou pinheiro-do-Paraná são comestíveis e popularmente conhecidos como pinhão.

16. Os organismos formadores de mofos, bolores e micoses são autotróficos e armazenam o glicogênio como substância de reserva em suas células.

Soma das alternativas corretas:

19. O esquema a seguir representa a evolução das angiospermas que foi responsável pelo aparecimento do fruto.

19

As estruturas numeradas em 1 e 2 são, respectivamente:

a) Óvulo e ovário.

b) Ovário e óvulo.

c) Fruto e folha carpelar.

d) Fruto e semente.

e) Nervura e ovário.

20. (UFRS) Relacione os tipos de dispersão da coluna I com as adaptações das plantas da coluna II.

COLUNA I

1. Anemocoria

2. Zoocoria

3. Hidrocoria

COLUNA II

(  ) Sementes ou frutos pequenos e leves com um envoltório plumoso.

(  ) Sementes ou frutos dotados de ornamentações.

(  ) Sementes ou frutos com espinhos ou ganchos.

(  ) Sementes ou frutos com estruturas que acumulam ar no seu interior.

(  ) Sementes ou frutos alados.

A sequencia numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, e

a) 1 – 2 – 2 – 3 – 1.

b) 2 – 1 – 1 – 3 – 2.

c) 1 – 2 – 3 – 3 – 1.

d) 2 – 3 – 3 – 1 – 2.

gab

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