Publicado por: Djalma Santos | 15 de novembro de 2015

TESTES DE CITOLOGIA (4)

01. (UFRN) A bactéria Shigella dysenterie e o protozoário Entamoeba histolítica infectam o homem, causando disenteria. Embora sejam organismos unicelulares, diferem entre si na sua organização, no entanto, apresentam estruturas celulares que são comuns. As estruturas celulares que são encontradas tanto nas bactérias como nos protozoários são:

a) Nucléolo, membrana plasmática e cromossomo.

b) Carioteca, mitocôndria e ribossomo.

c) Nucleoide, plasmídeo e retículo endoplasmático.

d) Cromossomo, membrana plasmática e ribossomo.

02. (UEM) Considere a representação esquemática das células abaixo e identifique o que for correto.

02

01. Na organela apontada pela seta 1, ocorre a glicólise e o ciclo de Krebs

02. As organelas 1 e 2 contêm DNA, RNA e ribossomos e são capazes de se autoduplicarem.

04. Na organela apontada pela seta 4, as proteínas são modificadas, separadas e empacotadas em bolsas membranosas para serem enviadas aos locais em que atuarão.

08. A cromatina localiza-se exclusivamente na organela apontada pela seta 3.

16. A representação à esquerda refere-se a uma célula eucariótica vegetal e a da direita a uma célula eucariótica animal.

Soma das alternativas corretas:

03. Processos que podem ocorrer em bactérias produzindo alterações genéticas são:

a) Mutação gênica e meiose.

b) Mutação gênica e conjugação.

c) Mutação gênica e clonagem.

d) Meiose e conjugação.

e) Meiose e clonagem.

04. (UFPel) As células são formadas por compostos orgânicos e inorgânicos e a maior parte da massa dos seres vivos é formada por I, que é uma substância inorgânica. Tanto os seres procariotos quanto os eucariotos apresentam a/o II, que possui em sua constituição moléculas de ácido fosfórico, pentoses e bases nitrogenadas. Todas as células possuem membrana plasmática, que apresentam como componente estrutural a/o III, sendo o colesterol um exemplo clássico desse componente. A molécula de IV também está presente na membrana plasmática; ela é formada por vários aminoácidos e pode ser utilizada como fonte de energia. Porém, a/os V são as principais fontes de energia da célula e estão presentes também na estrutura dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Os números I, II, III, IV e V correspondem respectivamente às seguintes moléculas:

a) Água, carboidrato, proteína, ácido nucleico e lipídios.

b) Água, ácido nucleico, lipídio, proteína e carboidratos.

c) Proteína, lipídio, água, ácido nucleico e carboidratos.

d) Água, proteína, lipídio, ácido nucleico e carboidratos.

e) Lipídio, água, ácido nucleico, carboidrato e proteínas.

05. (OBJETIVO-SP) Uma das evidências que apoiam a teoria endossimbiótica é a existência de organismos como Pelomyxa palustris. Esta ameba, de grandes dimensões, possui vários núcleos individualizados. No seu citoplasma, não existe retículo endoplasmático nem sistema golgiense, mitocôndrias ou centríolos. Ela vive em ambientes aeróbios, em fundos lodosos, alimentando-se de algas e bactérias. No seu interior, é possível encontrar três tipos de bactérias endossimbióticas que apresentam um metabolismo análogo ao das mitocôndrias e beneficiam a ameba. De acordo com as informações do texto, foram feitas algumas afirmações sobre a ameba mencionada.

I. Trata-se de um ser vivo que não consegue sintetizar proteínas nem realizar uma divisão celular.

II. Não é possível encontrar moléculas de ATP no citosol desse ser.

III. As bactérias encontradas no interior dessa ameba atuam como parasitas.

IV. Se essa ameba for cultivada em um meio de cultura que contenha antibióticos capazes de atravessar a membrana plasmática, ela poderá morrer depois de um tempo.

Está correto apenas o contido em:

a) IV.

b) I e II.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II, III e IV

06. (UEAP) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e assinale a alternativa correta.06

a) I-4, II-3, III-2, IV-5, V-1, VI-6, VII-7.

b) I-3, II-4, III-5, IV-1, V-2, VI-6, VII-7.

c) I-1, II-2, III-3, IV-4, V-5, VI-6, VII-7.

d) I-5, II-4, III-1, IV-3, V-2, VI-6, VII-7.

e) I-3, II-4, III-1, IV-5, V-2, VI-7, VII-6.

07. (UFPA) Os processos celulares estão interligados de tal forma que cada organela, cada componente do citoquesqueleto e o citosol encontram-se direta ou indiretamente vinculados a eventos fisiológicos celulares. Uma forma de correlação fisiológica direta, entre membrana, citoplasma e núcleo, está indicada na alternativa:

a) A duplicação dos centríolos direciona a mobilização dos microtúbulos e consequente redistribuição de organelas para futuras células filhas.

b) Fagocitose de bactérias resulta na formação de um fagolisossomo, o qual transporta, durante a digestão, moléculas básicas ao citosol que podem ser direcionadas às atividades das demais organelas, como lipídios, aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos.

c) A exocitose pode ser observada tanto na liberação de enzimas de digestão extracelular, como na liberação de neurotransmissores dentro de uma fenda sináptica. Ambos os processos necessitam de sinais extracelulares para ocorrer.

d) O bloqueio da difusão de O2 para dentro da célula afeta a respiração celular, o que leva ao declínio comprometedor das atividades mitocondriais e induz morte celular programada.

e) Receptores de superfície induzem reações enzimáticas em cascata que resultam na fosforilação de proteínas de membrana nuclear e desintegração desta, o que marca o início do processo de divisão celular.

08. (UFJF) “A presença de cianotoxinas em mananciais de abastecimento público tem se tornado um problema crescente no Brasil e existe uma preocupação, tanto dos governantes quanto da opinião pública, de que essas toxinas possam afetar a saúde humana, seja através do consumo de água contaminada, seja através do consumo de pescado. A ocorrência de casos de contaminação de humanos por água de abastecimento público já é um fato no Brasil, como a tragédia ocorrida em Caruaru (PE) em 1996 e um episódio de intoxicação de pacientes de hemodiálise no Rio de Janeiro em 2001”.

FERRÃO-FILHO. A.S. et al. Florações de cianobactérias tóxicas no Reservatório do Funil: dinâmica sazonal e consequências para zooplâncton. Oecologia brasiliensis, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 346-365, fev. 2009.

As cianotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias. Sobre cianobactérias, é correto afirmar que:

a) São sempre organismos marinhos.

b) Não fixam nitrogênio, pois não habitam os solos.

c) São autótrofas fotossintetizantes, com clorofila a como pigmento principal.

d) Estão incluídas no Reino Plantae, uma vez que cianobactérias ancestrais deram origem aos vegetais terrestres.

e) São organismos eucariontes autótrofos.

09. (UFU) Após analisar dois tipos celulares (A e B) ao microscópio eletrônico de transmissão, para verificar detalhes de sua ultraestrutura, um grupo de alunos levantou as seguintes hipóteses:

I. A representa uma célula muscular porque seu citoplasma possui grande quantidade de filamentos de actina e miosina.

II. A apresenta uma alta atividade metabólica, pois foi possível observar um grande número de mitocôndrias entre os feixes de actina e miosina.

III. B representa uma célula produtora de enzimas digestivas porque possui retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido.

IV. B apresenta baixa atividade metabólica, pois foi possível observar o predomínio de cromatina descondensada em seu núcleo.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as hipóteses corretas:

a) I e IV.

b) I e III.

c) I, II e III.

d) II, III e IV.

10. (UEM) Assinale o que for correto.

01. Na prófase da mitose, os cromossomos homólogos são observados pareados.

02. Uma célula eucariótica cultivada, durante as fases G1 e S da interface, na presença de timidina radioativa produz duas células-filha com todos os cromossomos radioativos.

04. Células procarióticas não têm mitocôndrias.

08. O nucléolo é uma estrutura relacionada à formação dos ribossomos.

16. Nas células mucosas, a combinação de polipeptídeos e carboidratos para formar glicoproteínas, ou muco, acontece no complexo de Golgi.

32. O centríolo e o cinetossomo são estruturas microtubulares que compõem o sistema membranoso citoplasmático.

64. A timidina radioativa absorvida por uma célula animal será encontrada incorporada aos ácidos nucleicos do núcleo, das mitocôndrias e dos ribossomos.

Soma das alternativas corretas:

11. (UEM) Assinale o que for correto.

01. Uma proteína formada por 40 aminoácidos é codificada por uma molécula de RNA transportador de 40 nucleotídeos.

02. Na mitose ocorre a permuta de material genético, durante o crossing–over, permitindo variabilidade genética entre os seres vivos.

04. A duplicação dos cromossomos ocorre no período de interfase.

08. Na meiose ocorrem duas divisões celulares. A primeira, dita reducional, reduz o número de cromossomos à metade. A segunda, dita equacional, mantém o número de cromossomos nas células resultantes.

16. Segmentação é o nome que se dá ao aumento do número de células, sem aumento do volume total, em consequência da divisão da célula ovo.

32.  Adenina, timina, citosina e guanina são as bases nitrogenadas encontradas nos ácidos ribonucleicos.

Soma das alternativas corretas:

12. (UFPel) Todos os seres vivos são formados por células, alguns são unicelulares e outros multicelulares. As células são de dois tipos: eucariotas ou procariotas, sendo que as primeiras apresentam um rico sistema de endomembranas e as segundas não apresentam organelas membranosas. Para melhor entender “a vida”, é importante que se conheçam as células.

12

Com base nos textos, analise as afirmativas abaixo.

I. O cloroplasto (Figura 2b) está presente apenas nas plantas; portanto, somente estes organismos realizam a fotossíntese.

II. O núcleo (Figura 2a) é uma organela dos eucariotos, sendo formado por uma única membrana que circunda todo o material genético encontrado dentro da célula.

III. O retículo endoplasmático liso, ou agranular, é responsável pela síntese de lipídios e no retículo endoplasmático rugoso, ou granular, ocorre a síntese de proteínas. Uma das diferenças entre as duas organelas é a presença de ribossomos no retículo endoplasmático rugoso.

IV. A figura 1 é o esquema de uma bactéria que apresenta o DNA (Figura 1a) disperso no citoplasma.

V. As organelas presentes nos procariotos são os ribossomos e as mitocôndrias; as demais são encontradas somente nos eucariotos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) III e IV.

b) I, III e V.

c) III e V.

d) II e IV.

e) I, II e IV.

13. (UEM) A figura abaixo é de uma célula acinosa de pâncreas vista ao microscópio eletrônico. Sobre ela, assinale o que for correto.

13

01. A seta A aponta a secreção sendo absorvida pela célula por processo de fagocitose.

02. A seta B aponta a mitocôndria, que é responsável pelo processo de respiração aeróbica, resultando na liberação de gás carbônico, água e energia.

04. A seta C aponta o aparelho de Golgi, onde ocorre armazenamento e concentração das enzimas.

08. A seta D aponta os grãos de secreção, que são bolsas membranosas repletas de enzimas.

16. A seta E aponta o retículo endoplasmático liso, onde ocorre a formação das enzimas pancreáticas, possuindo as funções de síntese, transporte e armazenamento de enzimas.

32. A seta F aponta o nucléolo, o qual é encontrado em todas as células de eucariontes e procariontes.

64. Além de DNA nuclear, encontra–se DNA, também, na estrutura apontada pela seta B.

Soma das alternativas corretas:

14. (UDESC) A organização dos componentes orgânicos nos seres vivos (com exceção dos vírus), em nível celular, pode ser de dois tipos básicos: procarióticas e eucarióticas. Com relação a estes dois tipos de células, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(  ) Nas células eucarióticas existe uma compartimentalização para atividades específicas como, por exemplo, a digestão e o armazenamento.

(  ) Nas células eucarióticas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

(  ) Nas células procarióticas existem, além da membrana citoplasmática, membranas internas denominadas de endomembranas.

(  ) Em células procarióticas encontram-se além do DNA nuclear o DNA mitocondrial.

(  ) As células procarióticas são encontradas principalmente nas algas e nos fungos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – F – F – F.

b) F – F – V – F – F.

c) V – V – V – F – V.

d) F – F – V – F – V.

e) V – V – F – F – V.

15. (PUC-RS) Assim como o crescimento corporal, o envelhecimento tem características diferentes nos variados grupos de organis­mos. Um fator que contribui para a incapacidade da manutenção da integridade das células e dos tecidos é o acúmulo de danos causados pelos radicais livres de oxigênio (RLO). No interior da célula, os RLO alteram fosfolipídios e nu­cleotídeos, causando danos, respectivamente, às estruturas de:

a) Carioteca e centríolos.

b) Lâmina celular e cromátides.

c) Parede celular e fuso acromático.

d) Membrana celular e cromossomos.

e) Membrana plasmática e citoesqueleto.

16. (UNITAU) Uma célula que apresenta parede celular, mitocôndrias, carioteca e cloroplastos, mas não possui centríolos, deve ser:

a) Uma bactéria fotossintetizante.

b) Uma célula vegetal.

c) Uma célula animal.

d) Uma levedura.

e) Um euglenoide.

17. (UNICID) O macrófago é um tipo de glóbulo branco humano, que, por meio de pseudópodes, captura células invasoras, as quais serão posteriormente endocitadas e digeridas intracelularmente.

17

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, um microrganismo que realiza esse mesmo processo e a estrutura celular responsável pela digestão.

a) Amebas e lisossomos.

b) Cianobactérias e vacúolos.

c) Vírus e cápsulas proteicas.

d) Bactérias e ribossomos.

e) Fungos e retículo liso.

18. (PUC-CAMPINAS) Um aminoácido radioativo foi fornecido a células que o utilizam para fabricar determinado produto de secreção. Após certo tempo, essas células apresentarão sinais de radioatividade principalmente:

a) No núcleo.

b) Nos fagossomos.

c) Nas mitocôndrias.

d) Na membrana plasmática.

e) No complexo golgiense.

19. (UFT) A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural destes. A célula, isolada ou junto com outras células, forma todo o ser vivo ou parte dele.

Fonte:<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php&gt; Acesso em:22 de março de 2015.

A estrutura presente nas células responsável pela fronteira do meio intracelular e do meio extracelular, além de participar na regulação da entrada e saída de nutrientes é a(o):

a) Parede celular.

b) Barreira citoplasmática.

c) Mitocôndria.

d) Membrana plasmática.

e) Núcleo.

20. (CESPE-UnB) A diversidade de formas, tamanhos e funções, observada nos mais diferentes tipos celulares de um mesmo organismo, está relacionada aos processos que ocorrem separadamente em cada um desses tipos celulares. Tal diversidade é consequência do padrão de:

a) Replicação do DNA.

b) Sequência de nucleotídeos do DNA.

c) Sequência de nucleotídeos do RNA.

d) Transcrição célula-específico.

gab


Responses

  1. professor! vc pode explicar a 7 questão?

    • 07. (UFPA) Os processos celulares estão interligados de tal forma que cada organela, cada componente do citoquesqueleto e o citosol encontram-se direta ou indiretamente vinculados a eventos fisiológicos celulares. Uma forma de correlação fisiológica direta, entre membrana, citoplasma e núcleo, está indicada na alternativa:
      a) A duplicação dos centríolos direciona a mobilização dos microtúbulos e consequente redistribuição de organelas para futuras células filhas.
      b) Fagocitose de bactérias resulta na formação de um fagolisossomo, o qual transporta, durante a digestão, moléculas básicas ao citosol que podem ser direcionadas às atividades das demais organelas, como lipídios, aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos.
      c) A exocitose pode ser observada tanto na liberação de enzimas de digestão extracelular, como na liberação de neurotransmissores dentro de uma fenda sináptica. Ambos os processos necessitam de sinais extracelulares para ocorrer.
      d) O bloqueio da difusão de O2 para dentro da célula afeta a respiração celular, o que leva ao declínio comprometedor das atividades mitocondriais e induz morte celular programada.
      e) Receptores de superfície induzem reações enzimáticas em cascata que resultam na fosforilação de proteínas de membrana nuclear e desintegração desta, o que marca o início do processo de divisão celular.
      Prezado Rafael
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“Receptores de superfície induzem reações enzimáticas em cascata que resultam na fosforilação de proteínas de membrana nuclear e desintegração desta, o que marca o início do processo de divisão celular.”)
      JUSTIFICATIVA
      A questão solicita uma correlação entre os três componentes celulares (“… Uma forma de correlação fisiológica direta, entre membrana, citoplasma e núcleo, …”). Entre as alternativas apresentadas, a E é a única que atende a referida solicitação.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. muito obrigado professor!

  3. Professor! comente por gentileza a questão 20!

    • 20. (CESPE-UnB) A diversidade de formas, tamanhos e funções, observada nos mais diferentes tipos celulares de um mesmo organismo, está relacionada aos processos que ocorrem separadamente em cada um desses tipos celulares. Tal diversidade é consequência do padrão de:
      a) Replicação do DNA.
      b) Sequência de nucleotídeos do DNA.
      c) Sequência de nucleotídeos do RNA.
      d) Transcrição célula-específico.
      Prezado Rafael
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“Transcrição célula-específico”).
      JUSTIFICATIVA
      A evolução dos seres pluricelulares complexos levou ao surgimento de especificidades nos diversos sistemas celulares e fisiológicos, visando manter a homeostase desses seres. Em função disso, foi necessário um elaborado processo de diferenciação celular capaz de regular as referidas especificidades, como consta no enunciado (“A diversidade de formas, tamanhos e funções, observada nos mais diferentes tipos celulares …”). Tratando-se de um mesmo organismo, como se observa no enunciado (“…. de um mesmo organismo,… “), todas as células possuem, via de regra, o mesmo genoma (mesmas informações genéticas). Assim sendo, as diversidades celulares (formas, tamanhos, funções, etc.), neste caso, são resultantes de processos epigenéticos, que ocorrem separadamente em cada um dos referidos tipos celulares, decorrentes de transcrição célula-específico, como consta na alternativa D.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: