Publicado por: Djalma Santos | 26 de novembro de 2015

TESTES DE CITOLOGIA (5)

01. (UNICID) Entre os dedos de um embrião há membranas que são eliminadas durante a modelagem das mãos. Para que isso ocorra, existe um mecanismo celular que promove a remoção celular, resultando no desaparecimento das membranas. Esse mecanismo é denominado:

a) Endocitose, pois ocorre o englobamento programado de substâncias tóxicas do meio, levando à morte da célula.

b) Endossimbiose, devido à ativação dos genes presentes nas mitocôndrias, que aumentam o metabolismo e levam à morte celular por exaustão.

c) Heterofagia, pois isso leva à autodestruição de organelas membranosas diferentes.

d) Necrose celular, pois ocorre um aumento no volume das organelas e consequente destruição celular.

e) Apoptose, pois ocorre uma liberação de fatores, geneticamente programada, levando à morte da célula.

02. (CESPE-UnB)

02

Em um organismo multicelular, as células precisam comunicar-se umas com as outras, de modo a direcionarem e regularem seu crescimento, seu desenvolvimento e sua organização. Conforme mostra a figura acima, células animais comunicam-se secretando substâncias químicas que sinalizam células distantes. Na figura acima, a molécula sinalizadora hidrofóbica é:

a) Um glicídio.

b) Um hormônio esteroide.

c) Um hormônio proteico.

d) Um neurotransmissor.

e) Um gás respiratório.

03. (IFMT) A figura mostra um corte de uma célula animal e algumas de suas organelas que estão numeradas. Observe a célula, e marque a alternativa que apresenta corretamente o nome e a função da organela correspondente.

03

a) A organela VII é um lisossomo, que é responsável pela síntese das proteínas.

b) A organela VIII é um cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese.

c) A organela IV é o complexo de Golgi, que desempenha várias funções, dentre elas, a digestão intracelular.

d) O retículo endoplasmático liso está representado pelo número II e sintetiza as proteínas.

e) A organela V é uma mitocôndria que é responsável pela produção de ATP.

04. (FEI) Sobre as células, assinale a alternativa correta:

a) O citoplasma é uma substância semelhante a um gel onde estão presentes diversas organelas (ribossomos, aparato golgiano, vacúolos etc.) e inclusões e que se localizam externamente ao núcleo e internamente à membrana plasmática de todas as células vivas.

b) Pode-se definir um lisossomo como uma organela membranosa intracitoplasmática da maioria das células, contendo diversas enzimas hidrolíticas que funcionam em digestão intracelular.

c) Uma organela citoplasmática esférica ou alongada, presente em praticamente todas as células eucarióticas e que contém material genético e muitas enzimas importantes para o metabolismo celular (como a síntese de ATP) é, muito seguramente, um ribossomo.

d) Os ribossomos são partículas citoplasmáticas de grande porte, constituídas de DNA e proteínas, em que ocorre a síntese de RNA por meio de tRNA.

e) Envelope nuclear ou carioteca é o nome dado à membrana dupla que circunda os vacúolos presentes no citoplasma.

05. (UNICAP)

I   II

0  0 – Os cloroplastos são sítios de respiração celular (célula vegetal), processo metabólico que gera ATP pela extração de energia a partir de açúcares, gorduras e outros combustíveis, com auxílio de oxigênio.

1  1 –  A principal diferença entre células procarióticas e eucarióticas é a localização do DNA, como refletido em seus nomes.

2  2 – Nas células de alguns organismos, a mitose ocorre sem a citocinese. Esse fato resulta em células faltando um núcleo.

3  3 – Podemos pensar no Complexo de Golgi como um centro de manufatura, armazenamento, classificação e remessa de produtos do retículo endoplasmático, como proteínas, que sofrem modificações e são enviados a outros destinos.

4 4 – As células somáticas da maioria das espécies são diploides, ou seja, possuem 2 cromossomos de cada tipo, idênticos em sua forma e função, denominados cromossomos heterólogos.

06. (UFPR) Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica. Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.

a) Núcleo e mitocôndrias.

b) Citosol e mitocôndrias.

c) Núcleo e retículo endoplasmático.

d) Citosol e retículo endoplasmático.

e) Peroxissomos e retículo endoplasmático.

07. (PUC-RS) Pesticidas do tipo bactericidas destroem procariotos por meio de diversos mecanismos: afetando a estrutura de _________, o agente inibe a formação da parede celular; destruindo _________, a toxina impede diretamente a síntese proteica; e, alterando enzimas transcricionais, a droga bloqueia a formação imediata de _________.

a) desmossomos – íntrons – RNA.

b) desmossomos – ribossomas – ATP.

c) glicocálix – fosfolipídeos – dupla hélice.

d) peptidoglicanos – ribossomas – RNA.

e) peptidoglicanos – fosfolipídeos – dupla hélice.

08. (UFAM) A figura a seguir ilustra duas células diferentes. Observe-as com atenção e analise as afirmações:

08nova

I. A célula (α) é uma célula vegetal, porque apresenta, diferentemente da célula (β), parede celular, cloroplastos e ribossomos.

II. A célula (α) é uma célula procariótica, enquanto a célula (β) é uma célula eucariótica.

III. A célula (α) é uma célula heterotrófica, enquanto a célula (β) é uma célula autotrófica.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

09. (UEA) Feita no século XVII por Robert Hooke, a figura é uma ilustração dos primeiros tecidos visualizados em um microscópio bastante rudimentar.

09

A figura indicada pela seta ilustra células:

a) Vivas da epiderme das raízes de um musgo.

b) Mortas do súber da casca de uma árvore.

c) Vivas de uma alga marinha verde.

d) Mortas do xilema de um pinheiro.

e) Vivas do parênquima clorofilado de uma samambaia.

10. (UEMA) Um indivíduo foi submetido a uma intervenção cirúrgica em que foi removida a metade do seu intestino delgado. Após alta hospitalar, o paciente passou a perder peso rapidamente em virtude da má absorção de nutrientes. A estrutura celular perdida durante esse processo cirúrgico que comprometeu a absorção de nutrientes é denominada:

a) Carioteca.

b) Interdigitação.

c) Microvilosidade.

d) Mitocôndria.

e) Cloroplasto.

11. (UNCISAL) O biólogo Ivan Wallin, na década de 20, foi o primeiro a propor que as organelas membranosas de células eucariotas seriam microrganismos. No entanto, foi somente em 1981 que Lynn Margulis sugeriu a Teoria da Endossimbiose, ao publicar o artigo “Simbiose na Evolução das Células”. Dadas as assertivas abaixo sobre a proposição de Wallin e a teoria de Margulis:

I. O sistema de endomembranas surgiu por simbiose entre células eucariotas anaeróbias e bactérias fotossintetizantes.

II. A Teoria da Endossimbiose retrata o núcleo, por ter duas membranas e material genético.

III. Bactérias aeróbias e bactérias fotossintetizantes foram engolfadas por células primitivas, formando mitocôndria e cloroplasto, respectivamente.

IV. O conjunto de organelas membranosas que são encontradas em diferentes células eucariotas tiveram suas origens explicadas.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

a) II, apenas.

b) III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) I, II, III e IV.

12. (PUC-GO) Use o texto a seguir para responder esta questão

Não gostei da reunião de ontem na Casa do Couro. A reunião em si foi excelente, a melhor desde muito tempo. Todo mundo estava inspirado e tinindo, quem quis falar falou o que quis sem medo de desagradar; e quem achou que devia discordar discordou, também sem pensar em consequências. Foi uma reunião civilizada, se posso usar essa palavra que lembra tão comprometedoramente o tempo antigo. Não gostei foi de certas ocorrências marginais que observei durante os trabalhos, e que me deixaram com uma pulga na virilha, como dizemos aqui. Pensando nesses pequeninos sinais, e juntando-os, estou inclinado a concluir que muito breve não teremos mais reuniões na Casa do Couro. É possível mesmo que a de ontem fique sendo a última, pelo menos por algum tempo, cuja duração não posso ainda precisar. As ocorrências que observei enquanto meus companheiros falavam me levam a concluir que vamos entrar numa fase de retrocessos e rejeições semelhante àquela que precedeu o fim da Era dos Inventos. Notei, por exemplo, que os anotadores não estavam anotando nada, apenas fingiam escrever, fazendo movimentos fúteis com o carvão. Isso podia significar ou que já estavam com medo de ser responsabilizados pelo que escrevessem, ou que haviam recebido ordem de não registrar o que fosse dito na reunião. Também uns homens que nunca vi antes na Casa do Couro iam fechando sorrateiramente as janelas e fixando-as com uma substância pastosa que de longe me pareceu ser cola instantânea. Notei ainda que um grupo de indivíduos estranhos à Casa, espalhados pelo grande salão, contava e anotava os luzeiros, as estátuas, os defumadores, as esteiras, banquetas, todos os utensílios e objetos de decoração, como leiloeiros contratados para organizar um leilão. Não falei de minha suspeita a ninguém porque ultimamente ando muito cauteloso. Se me perguntarem por que tanta cautela, não saberei responder. Talvez seja faro, sexto sentido. A grande maioria do povo está como que enfeitiçada pelo Umahla, para eles é o Sol no céu e o Umahla na terra, julgam-no incapaz de transgredir qualquer dos Quatrocentos Princípios, baixados por ele mesmo quando tomou as rédeas depois de evaporar o Umahla antigo. Por isso acho melhor fazer de conta que penso como todo mundo, para poder continuar pescando e comendo o bom pacu, que felizmente ainda pula em nossos rios e lagos; o que não me impede de tomar precauções para não ser confundido com os bate-caixas de hoje; e na medida do possível pretendo ir anotando certas coisinhas que talvez interessem ao novo Umahla que há de vir, se eu gostar do jeito dele; mas vou fazer isso devagar, sem afobação nem imprudências, e sem alterar o meu sistema de vida. Tanto que esta tarde vou pescar com meu irmão Rudêncio. Ele na certa vai me sondar sobre a reunião de ontem, e já armei minhas defesas. Rudêncio é meu irmão, pessoa razoavelmente correta e tudo mais, mas é casado com filha de Caincara e não devo me abrir com ele. Depois que ele casou só temos falado de pescarias, de comida — assunto que o deixa de olhos vidrados —, das festas que ele frequenta (das minhas não falo para não perder tempo ouvindo conselhos). Vale a pena contar como foi o casamento de Rudêncio. Joanda, hoje mulher dele, estudava plantas curativas e fazia longas expedições pelas matas e campos procurando ervas raras para suas experiências. Um dia ela se separou dos companheiros numa expedição à fronteira das Terras Altas, perdeu-se na mata e não voltou ao acampamento. Os companheiros esperaram, procuraram, desistiram. Dias depois apareceu um caçador dizendo que ela tinha sido raptada por um bando de Aruguas. O Caincara quis organizar uma expedição de resgate, chegou a reunir mais de cem voluntários, mas o Umahla vetou, e com boa razão. Estávamos empenhados na atração dos Aruguas, e uma expedição de resgate comandada por um Caincara violento estragaria o trabalho já feito. O Umahla preferia negociar.

[…]

(VEIGA, José J. Os pecados da tribo. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 7-9. Adaptado.)

O Texto menciona a “Era dos Inventos”, que remete a descobertas e invenções tecnológicas que tornaram possível o amplo desenvolvimento das ciências. Uma invenção que revolucionou o mundo biológico foi o microscópio, que permitiu o estabelecimento de novas teorias e a descoberta da célula e de microrganismos. Leia atentamente o texto a seguir, que trata da estrutura celular, e depois assinale a resposta correta.

“Um estudante observa uma célula com o auxílio de um microscópio composto e verifica que se trata de uma célula animal, e não de uma célula vegetal”.

Marque, entre os itens a seguir, aquele que corresponde à estrutura presente somente em uma célula animal:

a) Cloroplasto.

b) Centríolos.

c) Membrana plasmática.

d) Vacúolo.

13. (UFSJ) Quanto às funções e à morfologia das células animais, é correto afirmar que:

a) A síntese de proteínas ocorre em organelas citoplasmáticas a partir de informações do núcleo celular.

b) A membrana plasmática impede a entrada e a saída de substâncias da célula.

c) O DNA e o RNA são estruturas presentes apenas nos núcleos das células animais.

d) O complexo de Golgi é a organela responsável pela síntese proteica.

14. (UniEvangélica-Anápolis)

14

Disponível em: <http://www.pt.wikipedia.org&gt;. Acesso em 03 out 2012.

O esquema acima representa uma célula eucariótica (célula animal) vista em corte e transparência, com alguns de seus componentes identificados por números. O aparato celular desempenha muitas funções da célula, entre as quais podemos citar:

– Organelas responsáveis pela respiração celular aeróbica e que disponibilizam energia para as atividades celulares.

– Coordena e comanda todas as funções celulares, contendo grande parte dos genes da célula.

Os componentes celulares responsáveis pelas funções citadas estão indicados na figura, respectivamente, com os números:

a) 8 e 6.

b) 9 e 2.

c) 6 e 1.

d) 10 e 12.

15. (UFSCar) Toda célula viva possui:

a) Membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias.

b) Membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode não possuir núcleo.

c) Núcleo, mas pode não possuir membrana plasmática e mitocôndrias.

d) Núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir membrana plasmática.

e) Núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias.

16. (UFTM) Os eritroblastos são células que apresentam núcleo e várias organelas membranosas. Durante a diferenciação celular, formam-se os eritrócitos (hemácias), que são anucleados e não possuem organelas. Ao longo desse processo, o núcleo é:

a) Eliminado por endocitose e os lisossomos realizam a heterofagia das organelas celulares, eliminando-as da célula.

b) Eliminado por clasmocitose e os peroxissomos realizam a autofagia, autodestruindo as organelas celulares.

c) Eliminado por exocitose e os lisossomos realizam a autofagia, processo que leva à destruição das organelas.

d) Destruído no interior da célula, juntamente com várias organelas, pelas enzimas contidas nos lisossomos.

e) Destruído no interior da célula pelas enzimas dos peroxissomos e as organelas são destruídas pelas enzimas lisossômicas.

17. (UFSC)

17

 

Fonte: AMABIS, JM e MARTHO, G. Biologia das Células. 1a ed.

São Paulo: Moderna, 2004, p. 130-132.

Em relação aos desenhos acima, é correto afirmar que:

01. O desenho A representa uma célula animal, o desenho B representa uma célula vegetal e o desenho C representa uma bactéria.

02. A seta 1 indica o local de produção de ATP; a seta 2 indica a organela responsável pela produção de enzimas digestivas e a seta 3 indica elementos responsáveis pela síntese de polipeptídeos.

04. A seta 4 indica o local de produção de proteínas, que poderão ser transportadas para o local indicado pela seta 5, estrutura responsável por liberar as proteínas no meio extracelular.

08. Apesar de sua diversidade, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma, núcleo e carioteca.

16. Os ribossomos são elementos complexos que aparecem somente nas células eucariotas.

32. A membrana plasmática da célula animal é frágil e flexível, ao passo que a membrana plasmática da célula vegetal é espessa e rígida, devido à celulose.

64. A clorofila é um pigmento apresentado apenas por células vegetais.

Soma das alternativas corretas:

18. (PUC-RJ) Identifique a opção que enumera as organelas celulares presentes em células vegetais e as associa corretamente com suas funções na célula vegetal.

a) Mitocôndria-respiração; centríolos-orientação da divisão; cloroplasto-fotossíntese.

b) Vacúolo-acúmulo de água; ribossomo-respiração; cloroplasto-fotossíntese.

c) Cloroplasto-fotossíntese; mitocôndria-respiração; ribossomos-digestão.

d) Mitocôndria-fotossíntese; cloroplasto-respiração; ribossomos-síntese proteica.

e) Membrana celular-revestimento; mitocôndria-respiração; cloroplasto-fotossíntese.

19. (PUC-RS) Responder à questão relacionando as estruturas presentes na coluna I com as informações presentes na coluna II.

COLUNA I

(   ) Mitocôndrios

(   ) Centríolos

(   ) DNA

(   ) Ribossomos

(   ) Proteínas

(   ) Peroxissomos

(   ) RNA

COLUNA II

1.  Presente apenas nas células eucariotas

2. Presente apenas nas células procariotas

3. Presente tanto em células eucariotas como em procariotas

A ordem correta dos parênteses da coluna I, de cima para baixo, é:

a) 1 – 1 – 3 – 3 – 3 – 1 – 3.

b) 1 – 2 – 3 – 1 – 1 – 2 – 1.

c) 2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2.

d) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 3.

e) 3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 1.

20. (UEG) A distinção fundamental entre células procariontes e eucariontes é a ausência e a presença de núcleo circundado por membranas, respectivamente. Em relação a outras diferenças entre essas células, verifica-se que, em procariontes:

a) As células medem de 10 a 100 μm, enquanto, em eucariontes, as células medem de 1 a 10 μ.

b) O DNA é circular com algumas histonas, enquanto, em eucariontes, há cromossomos complexos com proteínas histônicas e não histônicas.

c) Observam-se movimentos intracelulares, enquanto, em eucariontes, não se observam movimentos intracelulares.

d) A nutrição ocorre por fotossíntese, enquanto, em eucariontes, a nutrição ocorre por absorção e ingestão.

gab

 

 

 

 


Responses

  1. Parabéns pelo blog, ótimos conteúdos. Formei em Julho em Ciências Biológicas, e com certeza esse blog contribuiu muito para minha formação


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: