Publicado por: Djalma Santos | 2 de dezembro de 2015

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (1)

01. (ACEFE) Estudo liga dores crônicas na coluna a “defeito” na evolução

Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem tê-los “herdados” de um defeito ocorrido ao longo do processo de evolução. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzés, o mais próximo ancestral humano. Um “no” nos discos da coluna deixa o alinhamento das vertebras mais parecido com o dos animais do que com as vertebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma lesão tivesse feito com que a coluna evoluísse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evoluía para caminhar sobre duas pernas.

Fonte: BBC, 27/04/2015 Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015

Acerca do tema e correto afirmar, exceto:

a) De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, derivação genetica, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genetica.

b) A evolução por meio da seleção natural, proposta por Charles Darwin, enuncia que indivíduos que possuem características específicas, obtidas através de mutações e recombinações, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.

c) A evolução pode ser definida como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies, fenômeno denominado de especiação.

d) A Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que comprovam o mecanismo evolucionista, podendo-se citar: fósseis, analogia, homologia, provas bioquímicas e embriológicas.

02. (PUC-RS) Responder esta questão com base na figura e nas informações a seguir.

02

Uma revolução no pensamento científico ocorreu quando Charles Darwin explicou a origem das es­pécies de seres vivos. O desenho acima, com tal explicação, está em uma de suas cadernetas de anotações. Graças a esses estudos, afirma-se:

I. Todas as espécies encontradas no planeta têm um ancestral comum.

II. Uma espécie pode desaparecer se houver fra­casso reprodutivo nas populações.

III. Mutações genéticas podem originar uma nova espécie se transmitidas à descendência.

IV. Mudanças morfológicas adquiridas em resposta a variações ambientais são passadas à geração seguinte.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

03. (UEPG) A migração corresponde aos processos de entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduos de uma população, geralmente associada à busca por melhores condições de vida. Com relação a esse fator evolutivo, assinale o que for correto.

01. A migração não altera as frequências alélicas das populações.

02. Quando um pequeno grupo de indivíduos migra para um novo habitat, até então não ocupado por esta espécie, a distribuição dos alelos desse pequeno grupo pode ser diferente da distribuição de alelos da população original. Esse se constitui um exemplo de efeito fundador.

04. Em populações pequenas, a migração pode alterar significativamente as frequências alélicas.

08. A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações distintas, diminuindo as diferenças genéticas entre elas.

16. Migrantes portando alelos prejudiciais não afetam a sobrevivência e reprodução da população receptora, uma vez que serão removidos por deriva genética.

Soma das alternativas corretas:

04. (MACK) Nos últimos anos, a taxa do gene para hemofilia tem aumentado muito nas populações humanas. Os hemofílicos, no passado, frequentemente não chegavam à idade de reprodução, já que para eles qualquer ferimento maior poderia ser fatal. Hoje, porém, os hemofílicos recebem o fator VIII, retirado do sangue de pessoas normais, que favorece a coagulação. Assim, a probabilidade de sobrevivência dos hemofílicos aumentou muito; também se elevaram as chances de constituírem família, transmitindo seus genes paras os descendentes. Podemos afirmar que os avanços da medicina:

a) Prejudicaram a ocorrência da seleção natural.

b) Favoreceram a ocorrência da seleção natural.

c) Prejudicaram a ocorrência de mutação.

d) Favoreceram a ocorrência de mutação.

e) Não interferiram na ocorrência da seleção natural ou na mutação.

05. (MACK) Algumas aranhas da Família Salticidae (popularmente conhecidas como papa moscas) são capazes de se deslocar por distâncias de até 400km. Isto é possível porque elas tecem uma teia em forma de para quedas, que permanece aderida ao seu abdômen e se utilizam do vento para o deslocamento. Dessa forma, elas são capazes de cruzar com indivíduos de outras populações. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Não há isolamento reprodutivo entre essas populações.

II. A possibilidade de intercâmbio genético entre os grupos permite que eles pertençam à mesma espécie.

III. O fato de existir intercâmbio genético impede que ocorram mutações nos indivíduos de cada grupo.

Assinale:

a) Se somente as afirmativas I e II forem corretas.

b) Se todas as afirmativas forem corretas.

c) Se somente as afirmativas I e III forem corretas.

d) Se somente a afirmativa I for correta.

e) Se somente a afirmativa III for correta.

06. (UNICID) Durante sua viagem ao redor do mundo, a bordo do navio inglês H.M.S. Beagle, Charles Robert Darwin foi o responsável pela coleta, anotação e catalogação das espécies existentes nos mais diversos ecossistemas visitados. Essa viagem de Darwin contribuiu significativamente na formulação de sua teoria evolucionista, pois permitiu que:

a) Constatasse a diversidade biológica existente dentro de populações de diversas espécies.

b) Refutasse o processo evolutivo pela Lei do Uso e Desuso proposta por Lamarck.

c) Identificasse características genéticas dominantes selecionadas naturalmente pelo ambiente.

d) Comprovasse a ocorrência de mutações genéticas nas populações isoladas em ilhas.

e) Testasse o processo de seleção natural em populações de locais ainda desconhecidos.

07. (PUC) As ideias de Darwin serviram de base para a elaboração da teoria sintética da evolução, hoje aceita pela ciência. Fizeram-se as afirmações abaixo a respeito da evolução dos seres vivos.

I. A mutação é um dos fatores evolutivos.

II. O fator que induz a ocorrência de mutação nos indivíduos é a seleção natural.

III. A recombinação gênica ocorre durante a reprodução sexuada.

IV. As alterações provocadas pela ação do ambiente sobre as características físicas de um organismo adulto são sempre transmitidas a seus descendentes.

A teoria citada admite apenas:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

08. (CEFET-MG) Nas últimas décadas tem sido empregado o uso do material genético na reconstrução de filogenias para representar as relações de parentesco evolutivo entre as espécies a partir de um ancestral comum. Mas, para explicar a origem da biodiversidade, é necessário incluir as transformações ecológicas e geográficas. No caso da Amazônia, o local de maior biodiversidade do planeta, dados obtidos com cipós, aves, primatas e borboletas indicam que a diversificação de espécies na Amazônia ocorreu na mesma época que a formação da bacia hídrica.

Stam, G. A. Entre cipós e algas. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br&gt;.Acesso em 06 abr. 2015. (Adaptado).

A consequência do surgimento dessa bacia, nesse processo de diversificação, foi a:

a) Dispersão de sementes e gametas, colonizando novas áreas geográficas.

b) Disponibilização de água, favorecendo o crescimento numérico das populações.

c) Interrupção do fluxo gênico pela presença de barreira hídrica, acarretando especiação.

d) Indução de mutações, alterando o material genético das espécies e originando a diversidade.

e) Promoção do deslocamento de nichos, levando ao surgimento de espécies arborícolas e aéreas.

09. (UFRR)

09

O evolucionismo é uma teoria baseada na ideia de que os seres vivos se modificam ao longo do tempo, com novas espécies surgindo a partir de ancestrais comuns. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta somente evidências da evolução biológica:

a) Deriva genética, seleção natural e epistasia.

b) Migração, mutações e seleção natural.

c) Convergência adaptativa, deriva genética e simbiose.

d) Mimetismo, órgãos análogos e recombinação gênica.

e) Fósseis, órgãos homólogos e órgãos vestigiais.

10. (CESPE) Há anos, uma grande população de uma espécie de antílope foi concentrada em fazendas de caça na África do Sul. Como estavam cercados, os antílopes se alimentavam do que estava ao seu alcance, principalmente de folhas de acácia. Inicialmente, a proporção entre acácias e antílopes era equilibrada, entretanto, esses animais reproduziram-se muito no espaço de confinamento, e as acácias reagiram ao consumo exagerado emitindo um sinal, percebido pelas outras da espécie, relacionado à produção de etileno gasoso através dos poros de suas folhas. Esse sinal viajava até 45 metros, avisando as outras acácias da presença dos herbívoros. Uma vez que o sinal era recebido, em um período de cinco a dez minutos, as acácias intensificavam a produção de tanino em suas folhas a quantidades que eram letais para os antílopes, provocando a sua morte em poucos dias. Quando isso acontecia, até as girafas passavam a alimentar-se apenas de um pé de acácia, entre os dez que estavam próximos, evitando os que estavam a favor do vento.

Yam P. Acacia trees kill antelope in the Transvaal. Sci. Am. 1990, Dec; 263(6):28 (tradução, com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta.

a) O sistema de defesa desenvolvido pelas acácias para advertir seus congêneres da chegada de herbívoros é identificado pelas girafas.

b) As girafas e os antílopes são considerados consumidores primários porque são predadores.

c) A ação dos antílopes é uma ameaça às espécies nativas de acácias, pois promove declínios populacionais e até extinção destas.

d) A redução da população de girafas pode interromper a relação de predação entre acácias e antílopes.

11. (UNIFOR) Observe a charge abaixo:

11

A ordem da história contada na charge refere-se, respectivamente, as teorias do(a):

a) Criacionismo e Lamarckismo.

b) Geração espontânea e Lamarckismo.

c) Darwinismo e Neodarwinismo.

d) Criacionismo e Darwinismo.

e) Darwinismo e Lamarckismo.

12. (IFG) Assinale a alternativa correta a respeito do processo evolutivo.

a) A divergência adaptativa é um processo em que organismos de diferentes espécies, mas que vivem em um mesmo tipo de ambiente por muito tempo, acaba adquirindo semelhanças morfológicas pelo processo evolutivo, graças à seleção natural.

b) Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias: fatores que tendem a restringir a variabilidade genética da população – mutação e recombinação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

c) As mutações ocorrem ao acaso e por seleção natural, são mantidas quando adaptativas ou eliminadas em caso contrário. Podem ocorrer em células germinativas ou em células somáticas; sendo, neste último caso, de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes.

d) Na seleção sexual, os traços anatômicos e/ou comportamentais influenciam o sucesso de cruzamentos. Os indivíduos que possuem as características que são interessantes, do ponto de vista genético, para o outro sexo, são escolhidos para a reprodução.

e) A teoria da seleção natural defende que apenas sobrevivem aqueles organismos que possuem qualidades superiores, em que a prevalência de uma característica torna-se favorável, à medida que é transmitida para as gerações seguintes. Os organismos inferiores, portanto, acabam sendo extintos.

13. (IFSC) Cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos já foram descritos pelos cientistas. Com a teoria da evolução procuramos explicar como todas essas espécies surgiram na Terra; como elas podem se transformar ao longo do tempo e originar outras espécies; a razão de suas semelhanças e diferenças; e por que os seres vivos possuem adaptações que os ajudam a sobreviver e a se reproduzir em seu ambiente.

Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. Volume 3. São Paulo: Ática, 2013.

Em relação à origem da vida e evolução, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. De acordo com o fixismo, cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria sempre com as mesmas características.

02. A lei da transmissão dos caracteres adquiridos afirma que as alterações no corpo do organismo provocadas pelo seu uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

04. Lamarck afirmava que o meio exerce uma seleção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo.

08. Para Lamarck, por exemplo, antes de evoluírem, as girafas tinham o pescoço pequeno e, ao tentarem comer as folhas das árvores por diversas vezes, tinham que esticar essa parte do corpo. Esse movimento acabou alongando o pescoço dos primeiros animais dessa espécie e, assim, os descendentes passaram a nascer com pescoços maiores, mais próximos daqueles que se observam atualmente.

16. A mutação e permutação são fatores que tendem a diminuir a variabilidade genética de uma população.

Soma das proposições corretas:

14. (UFJF) Considere as afirmativas abaixo relacionadas aos processos de especiação.

I. A especiação simpátrica considera que duas espécies possam surgir sem que haja qualquer processo de separação geográfica, em consequência de alterações cromossômicas numéricas ocorridas durante as divisões celulares.

II. A especiação alopátrica considera que o primeiro passo para a formação de duas novas espécies é a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral.

III. A especiação simpátrica poderia ser ocasionada pelo isolamento geográfico de populações em áreas marginais à de uma população original.

IV. A especiação alopátrica poderia ser ocasionada pela migração significativa de uma população para outra região seguida da perda de contato com a população original.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas.

a) II e III.

b) III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

15. (FATEC) As baleias-francas-austrais e os tubarões-baleia estão entre os maiores animais marinhos conhecidos. Esses animais possuem corpo hidrodinâmico com formas muito semelhantes. Além disso, ambos são animais filtradores, que se alimentam de grandes quantidades de pequenos organismos presentes na água. No entanto, as baleias-francas-austrais pertencem ao grupo dos mamíferos, enquanto que os tubarões-baleia pertencem ao grupo dos peixes cartilaginosos. A semelhança entre o tamanho, o formato do corpo e o modo de alimentação dessas duas espécies de animais deve-se a um processo evolutivo conhecido como:

a) Convergência adaptativa, evidenciado pelo fato de uma espécie apresentar coluna vertebral e a outra não.

b) Convergência adaptativa, evidenciado pelo fato de uma espécie respirar por pulmões e a outra por brânquias.

c) Irradiação adaptativa, evidenciado pelo fato de ambas as espécies possuírem o corpo recoberto por escamas.

d) Irradiação adaptativa, evidenciado pelo fato de ambas as espécies serem endotérmicas.

e) Irradiação adaptativa, evidenciado pelo fato de ambas as espécies serem ovíparas.

16. (FEI) Analisando-se as figuras abaixo, pode-se afirmar que:

16

a) Somente em I ocorre a formação de uma estrutura que é originária do óvulo fecundado.

b) Organismos pertencentes ao grupo II podem ser autotróficos ou heterotróficos.

c) Em II e III, ocorre formação de esporos, embora os dois organismos pertençam a grupos taxonômicos distintos.

d) Plantas como a do grupo IV são menos evoluídas que as dos grupos I e III, embora tenham reprodução sexuada.

e) A transição entre III e IV ocorreu por conta da evolução dos sistemas vasculares e diferenciação de tecidos.

17. (UFPR) Numa planície alagada, bastante estável há milhões de anos, existe uma espécie de arbusto tóxico que produz flores com 10 variedades de cores distintas (fenótipos). Sabendo que as cores das flores em questão são determinadas geneticamente, um pesquisador lançou a seguinte pergunta: por que arbustos que produzem flores azuis são mais abundantes que os que produzem flores de outras cores? Para tentar responder a essa pergunta, o pesquisador investigou cinco parâmetros nos arbustos que apresentam esses 10 fenótipos distintos. De acordo com a teoria da seleção natural, qual parâmetro levantado pelo pesquisador é imprescindível para responder à pergunta formulada?

a) Forma de polinização.

b) Tempo médio de vida.

c) Quantidade de toxinas.

d) Sucesso reprodutivo.

e) Resistência à decomposição.

18. (UFMS)

18

A informação apresentada tem preocupado agricultores, ambientalistas e pesquisadores. Em busca de novos cultivares de plantas adaptadas a solos com maior salinidade, pesquisadores do mundo inteiro estão intensificando estudos sobre espécies de plantas halófitas, que são naturalmente adaptadas a altas concentrações de sais no solo. Considerando-se os mecanismos gerais de evolução por seleção natural, apresentados por Darwin e Wallace, e possível inferir:

a) Futuramente, todas as espécies cultivadas estarão adaptadas ao excesso de sais no solo, pois, ao longo do seu crescimento, cada indivíduo realizará adequações metabólicas profundas que garantirão sua sobrevivência.

b) Para que as plantas se adaptem a solos com alta salinidade, basta submete-las lentamente a doses crescentes de solução salina, estimulando a ocorrência de mutações que as tornarão resistentes.

c) Poderão ocorrer mutações ao acaso em certos indivíduos, algumas delas conferindo resistência a alta salinidade e permitindo maior sucesso reprodutivo dos indivíduos portadores dessa mutação nos solos com alta salinidade, em comparação com aqueles indivíduos não portadores da mutação.

d) Poderão ocorrer mutações específicas, causadas pelo excesso de sais, que serão direcionadas pela planta para resistência à alta salinidade.

e) É inútil procurar novas plantas adaptadas à alta salinidade do solo além das já conhecidas, pois as espécies são imutáveis.

19. (UNICENTRO) As asas dos insetos e as asas das aves são exemplos de órgãos análogos, os quais possuem funções semelhantes, porém de origem embriológica distinta. Portanto, tanto as asas dos insetos como das aves desempenham função para o voo na conquista do ambiente aéreo. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o processo evolutivo que caracteriza essa evidência.

a) Mimetismo.

b) Seleção artificial.

c) Seleção sexual.

d) Convergência adaptativa.

e) Irradiação adaptativa.

20. (UEPG) Na evolução biológica, a seleção natural e a adaptação são fatores evolutivos que contribuem com a diversificação de populações e especiação. Com relação a esses mecanismos, assinale o que for correto.

01. Todo tipo de adaptação é, em última análise, resultado da seleção natural. A seleção natural atua ao longo das gerações para aumentar em frequência os indivíduos mais aptos ao ambiente em questão.

02. Na seleção direcional, as condições ambientais favorecem um fenótipo extremo, diferente do que representa a média da população.

04. A seleção estabilizadora favorece o aumento da frequência de indivíduos com fenótipos intermediários e diminui a frequência dos extremos da curva normal.

08. Um exemplo de seleção estabilizadora na espécie humana é o favorecimento de heterozigotos para o gene da anemia falciforme em regiões de malária.

16. Na seleção disruptiva, o ambiente favorece os indivíduos de ambos os extremos da curva de distribuição normal, enquanto os indivíduos médios levam desvantagem.

Soma das alternativas corretas:

gab

 

 


Responses

  1. Professor, qual é o erro da alternativa “B” da questão 1 ?

    • 01. (ACEFE) Estudo liga dores crônicas na coluna a “defeito” na evolução
      Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem tê-los “herdados” de um defeito ocorrido ao longo do processo de evolução. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzés, o mais próximo ancestral humano. Um “no” nos discos da coluna deixa o alinhamento das vertebras mais parecido com o dos animais do que com as vertebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma lesão tivesse feito com que a coluna evoluísse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evoluía para caminhar sobre duas pernas.
      Fonte: BBC, 27/04/2015 Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015
      Acerca do tema e correto afirmar, exceto:
      a) De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, derivação genetica, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genetica.
      b) A evolução por meio da seleção natural, proposta por Charles Darwin, enuncia que indivíduos que possuem características específicas, obtidas através de mutações e recombinações, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.
      c) A evolução pode ser definida como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies, fenômeno denominado de especiação.
      d) A Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que comprovam o mecanismo evolucionista, podendo-se citar: fósseis, analogia, homologia, provas bioquímicas e embriológicas.
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou acerca da questão acima.
      ALTERNATIVA B (“A evolução por meio da seleção natural, proposta por Charles Darwin, enuncia que indivíduos que possuem características específicas, obtidas através de mutações e recombinações, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.”) – INCORRETA
      JUSTIFICATIVA
      – A evolução por meio da seleção natural, proposta por Charles Darwin, não explica a origem das variações, por isso não menciona as mutações e recombinações como fonte de variação. Veja texto a seguir.
      – Darwin não teve condições de esclarecer a origem das variações hereditárias existentes nas populações, o que representou, de certa forma, uma das grandes críticas a sua obra. Os conhecimentos biológicos disponíveis em sua época, não lhe davam condições de ir além da constatação da luta pela sobrevivência e da seleção natural. A explicação para a origem das referidas variações só pôde ser dada mais tarde, com o desenvolvimento da genética. Sabemos, atualmente, que elas são determinadas pelas mutações. Dentre os cientistas que colaboraram na elucidação da origem das variações propostas por Darwin, bem como na explicação da transmissão dessas variações às gerações futuras, destacamos August Weissman (1834-1914) e Hugo De Vries (1848-1935). Weissman estabeleceu a existência de duas linhagens de células: as germinativas, que dão origem aos gametas e as somáticas que formam o corpo, mostrando que apenas as modificações surgidas na linhagem germinativa são transmitidas aos descendentes. Dessa forma, Weissman derrubou, em definitivo, a lei da herança dos caracteres adquiridos, proposta por Lamarck. Hugo De Vries, um dos redescobridores das Leis de Mendel, descobriu, em 1901, as mutações, que associadas às recombinações mendelianas, vieram explicar a origem e a intensidade das mudanças ocorridas nas populações. Por irônica coincidência, Hugo De Vires descobriu as mutações a partir de estudos feitos com a “Oenothera lamarckiana”, planta que tinha o nome de Lamarck.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: