Publicado por: Djalma Santos | 12 de dezembro de 2015

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (2)

01. (UNICID) Frequente em regiões lacustres, o coaxar dos sapos representa, evolutivamente, um processo biológico para sua espécie, a saber:

a) A cooperação entre indivíduos, que proporciona a maior predação.

b) A competição interespecífica, que proporciona maior variabilidade genética.

c) A competição intraespecífica, que proporciona a seleção sexual e natural.

d) A seleção de machos, que proporciona a dominância gênica.

e) A atração sexual do macho pela fêmea, que proporciona a sobrevivência dos mais aptos.

02. (FATEC) Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem.

02

(http://tinyurl.com/pyay2qp

Acesso em: 18.08.2014.)

Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem. De acordo com a teoria mais aceita atualmente para compreender a evolução dos seres vivos, a adaptação morfológica citada teria surgido, ao longo das gerações, devido:

a) Ao esforço de cada indivíduo em passar despercebido por predadores e se tornar o mais semelhante possível aos gravetos.

b) À proximidade espacial entre os insetos e os gravetos, o que teria levado a uma modificação corporal nos indivíduos no decorrer de suas vidas.

c) Ao acaso, sendo que os insetos que se tornaram mais semelhantes a gravetos, no decorrer de suas vidas, teriam passado essa característica a seus descendentes.

d) A uma troca de material genético entre os insetos e as plantas nas quais eles viviam, levando à manifestação de características das plantas no corpo do animal.

e) À seleção contínua dos indivíduos um pouco mais camuflados dentro das populações, os quais eram menos predados e deixavam mais descendentes.

03. (UEPG) Com relação aos princípios básicos das ideias evolutivas por seleção natural, assinale o que for correto.

01. Na disputa pela vida entre os descendentes, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.

02. A mutação é um fator evolutivo a ser eliminado das populações, uma vez que, quando ocorrem, são sempre desvantajosas.

04. Para Darwin, os indivíduos de uma população não apresentam variações em seus caracteres, sendo, portanto, idênticos.

08. Os organismos com as variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes.

16. Na teoria de Darwin, todos os nascimentos chegam a idade adulta e a seleção natural age essencialmente sobre a reprodução dos organismos.

Soma das alternativas corretas:

04. (UEA) A figura ilustra dois mecanismos de especiação a partir de uma população ancestral.

04

A especiação ocorrida pelo mecanismo de:

a) Anagênese depende exclusivamente da variabilidade genética gerada pelas mutações ocorridas espontaneamente ao longo das gerações.

b) Cladogênese depende exclusivamente dos cruzamentos direcionados entre indivíduos com características heteromorfas.

c) Anagênese depende das mutações, dos cruzamentos, da variabilidade genética e da seleção natural atuando ao longo das gerações.

d) Cladogênese depende de isolamento geográfico, seguido da reunião entre as populações, com a manutenção da capacidade reprodutiva.

e) Anagênese depende da baixa variabilidade genética gerada pelos cruzamentos direcionados entre os organismos mais adaptados.

05. (UEL) O aparecimento de ovos com casca foi uma evolução adaptativa dos répteis para a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos cordados. Além do ovo com casca, há outras adaptações que permitiram que os répteis pudessem sobreviver no ambiente terrestre quando comparadas com as adaptações dos anfíbios. Portanto, há adaptações que surgem nos anfíbios e permanecem nos répteis e há adaptações que têm sua origem pela primeira vez nesse grupo. Sobre as características adaptativas associadas à conquista do ambiente terrestre que surgiram pela primeira vez nos répteis, considere as afirmativas a seguir.

I. Pernas locomotoras e respiração pulmonar.

II. Ectotermia e dupla circulação.

III. Queratinização da pele e ácido úrico como excreta nitrogenado.

IV. Ovo amniota e desenvolvimento direto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

06. (UDESC) Ao publicar A Origem de Espécies por Meio da Seleção Natural (1859), Charles Darwin lançou as bases da Teoria da Evolução. Em 1883 August Weismann refutou a herança das características adquiridas, contidas na obra de Darwin. Em 1894, o naturalista inglês, George J. Romanes cunhou o termo Neodarwinismo para este novo tipo de darwinismo, sem a herança das características hereditárias. Atualmente, de maneira errônea, usa-se o termo Neodarwinismo como sinônimo de Teoria Sintética da Evolução, síntese do pensamento evolucionista. Analise as proposições em relação à Teoria Sintética da Evolução e a seus pressupostos.

I. A evolução pode ser explicada por mutações e pela recombinação genética orientadas pela seleção natural.

II. As mudanças impostas pelo ambiente no indivíduo são agregadas ao seu genótipo e transmitidas aos seus descendentes.

III. O fenômeno evolutivo pode ser explicado de modo consistente por mecanismos genéticos conhecidos.

IV. O uso de determinadas partes do organismo faz com que estas tenham um desenvolvimento maior.

V. A recombinação gênica não aumenta a variabilidade dos genótipos, pois atua em nível de fenótipos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

07. (PUC-RS) No início da evolução humana, não havia olhos claros, todos os indivíduos tinham olhos muito pigmentados. A variação fenotípica “olhos claros” surgiu graças _________ que atuou diretamente no DNA.

a) à mutação

b) à adaptação

c) ao fluxo gênico

d) à deriva genética

e) à seleção natural

08. (UNESP) Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, A origem das espécies, sobre a transmissão hereditária das características biológicas:

Os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modificações são hereditárias.

É correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin:

a) Estava convencido de que as ideias de Lamarck sobre hereditariedade estavam erradas, e não aceitava a explicação deste sobre a transmissão hereditária das características adaptativas.

b) Concordava com Lamarck sobre a explicação da transmissão hereditária das características biológicas, embora discordasse deste quanto ao mecanismo da evolução.

c) Havia realizado experimentos que comprovavam a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Transmissão Hereditária dos Caracteres Adquiridos, conhecimento esse posteriormente incorporado por Lamarck à sua teoria sobre a evolução das espécies.

d) Já propunha as bases da explicação moderna sobre a hereditariedade, explicação essa posteriormente confirmada pelos experimentos de Mendel.

e) Conhecia as explicações de Mendel sobre o mecanismo da hereditariedade, incorporando essas explicações à sua teoria sobre a evolução das espécies por meio da seleção natural.

09. (UNIMONTES) A extensa variabilidade genética e fenotípica nos indivíduos de uma população é um desafio a mais quando se busca compreender a evolução como um processo marcado pelo dinamismo. Analise as imagens identificadas como I, II e III, e assinale a afirmativa correta.

09

a) I é um exemplo típico de recombinação gênica e afeta a variabilidade genética já estabelecida.

b) deriva genética está claramente demonstrada em III e é denominada efeito do fundador.

c) II e III são exemplos típicos de seleção artificial.

d) Em II, está caracterizada a seleção disruptiva; os indivíduos com fenótipos extremos são favorecidos.

10. (PUC-RIO) Três processos fundamentam a teoria sintética da evolução:

1. Processo que gera variabilidade,

2. processo que amplia a variabilidade e

3. processo que orienta a população para maior adaptação.

Esses processos são, respectivamente:

a) Recombinação gênica, seleção natural, mutação.

b) Recombinação gênica, mutação, seleção natural.

c) Mutação, recombinação gênica, seleção natural.

d) Mutação, seleção natural, recombinação gênica.

e) Seleção natural, mutação, recombinação gênica.

11. (UPE) Observe os trechos da música a seguir:

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Cocoricó

Quem sabe me responde, quem não sabe advinha. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

…Quem acha que foi o ovo levanta a mão e canta assim.

Era uma vez um ovo … de repente, “creck-creck” se quebrou e lá de dentro saiu, … um bichinho

amarelinho que comeu … cresceu … até se transformar…numa galinha…. A minha vida começou

dentro de um ovo. Por isso eu canto assim: O ovo veio antes de mim.

Ah é? …Mas quem colocou esse ovo que veio antes de você, hein? Uma galinha…

…Quem acha que foi a galinha levanta a mão, e canta assim.

Era uma vez uma galinha … que … pôs um ovo e delicadamente sentou em cima, …chocou, chocou, até que, um dia, “creck-creck”, ele quebrou.

Daí pra frente a história continua … Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Oh! Dúvida cruel. Quem pôs o primeiro ovo, ninguém sabe, ninguém viu…

Disponível em: http://letras.mus.br/cocorico/1635028. Adaptado

Em relação à pergunta da música, colocada em termos científicos “Quem surgiu primeiro na evolução dos vertebrados terrestres, o ovo ou as aves?,” é correto afirmar que:

a) Os peixes punham ovos de dois tipos: centrolécito e telolécito amniótico; estes últimos permitiram a conquista da terra, por possuírem uma casca espessa; assim, o ovo veio primeiro.

b) Os anfíbios botavam ovos isolécitos amnióticos com casca e o suprimento líquido necessário para o desenvolvimento embrionário; assim, o ovo veio primeiro.

c) Os répteis surgiram com uma nova espécie de ovos telolécitos, contendo membranas embrionárias amnióticas complexas, que deixavam o ar entrar e sair, mas não a água; assim, o ovo veio primeiro.

d) As aves sofreram mutação em seus ovos, passando de centrolécito para heterolécito do tipo amniótico e podiam ser postos em terra; assim as aves vieram primeiro.

e) As aves desenvolveram ovos do tipo alécitos amnióticos, tornando possível o surgimento dos mamíferos, parentes próximos dessas, visto também serem homeotermos; assim, as aves vieram primeiro.

12. (IFSudeste) Observe a figura:

12

Fonte:<http://fatosdoevolucionismo.blogspot.com.br

/2013/06/provas‐da‐evolucao‐e‐suas‐crpiticas.html>.Acessoem:15/10/2014.

As asas dos morcegos, das aves e dos insetos têm origem embrionária diferente, mas apresentam a mesma função que é a de adaptar o organismo ao voo. Em Evolução, órgãos de diferentes origens embrionárias e que desempenham a mesma função são denominados:

a) Vestigiais.

b) Homólogos.

c) Análogos.

d) Recombinantes.

e) Especializados.

13. (UEM) Sobre termos e conceitos biológicos, assinale o que for correto.

01. Cladograma é a representação gráfica de todos os tipos de variação existentes entre os seres vivos, desde o nível molecular até os ecossistemas.

02. Especiação é a separação de uma espécie ancestral em duas novas espécies.

04. A seleção, pela adaptação, de organismos pouco aparentados, mas que apresentam estruturas e formas corporais semelhantes, é denominada divergência evolutiva.

08. A recombinação gênica resultante da segregação independente de cromossomos homólogos e de permuta (crossing-over) na meiose I é um dos mecanismos responsáveis pela variabilidade da população humana.

16. De acordo com o conceito atual de evolução, quanto mais os indivíduos se modificarem para se adaptar ao ambiente mais rapidamente ocorrerá a evolução.

Soma das alternativas corretas:

14. (IFTO) Baseado na teoria sintética da evolução, são fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população:

a) Permutação, seleção natural e princípio do fundador.

b) Princípio do fundador, seleção natural e deriva genética.

c) Imigração, seleção natural e princípio do fundador.

d) Imigração, seleção natural e deriva genética.

e) Mutação gênica e cromossômica, além da permutação.

15. (UNCISAL) No Brasil, muitas espécies de seres vivos exóticos foram introduzidas para fins comerciais: o pinus, o javali, a abelha africana, a tilápia e outras. O caracol-gigante-africano, por exemplo, foi introduzido como tentativa de concorrência comercial ao escargot europeu. O fracasso do empreendimento levou os criadores a soltar esses animais em território brasileiro e essa espécie se reproduziu rapidamente, estando presente na maioria dos ecossistemas brasileiros. Hoje, a “praga” dos caracóis africanos traz prejuízos a diversas lavouras, além de ser vetor do verme Angiostrongylus, que causa a angiostrongilíase abdominal e a meningoencefalite eosinofílica. Uma forma de controle desses animais é a coleta (com luvas), morte por quebra do casco e enterro com cal. Qual a explicação para o aumento populacional do caracol-gigante-africano?

a) A evolução.

b) A irradiação adaptativa.

c) A colonização adaptada.

d) O isolamento geográfico.

e) A ausência de predadores naturais.

16. (IFCE) Superbactéria mata sete pacientes no Hospital de Messejana‖. Esta manchete foi publicada no dia 13 de maio de 2014 no sítio eletrônico de um grande portal de notícias do estado do Ceará. Acredita-se que a morte dos pacientes esteja relacionada a bactérias que desenvolveram resistência aos tratamentos convencionais. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

a) A morte dos pacientes deve-se à escassez de antibióticos na rede pública de atendimento hospitalar.

b) O uso indiscriminado de antibióticos pela população pode levar ao crescimento de bactérias resistentes a vários antibióticos.

c) As superbactérias originam-se quando os pacientes se negam a receber tratamento com antibióticos.

d) As bactérias resistentes a antibióticos aumentam o tamanho de suas células, tornando-se mais agressivas aos pacientes.

e) As bactérias resistentes acometem principalmente mulheres devido às variações hormonais presentes neste grupo.

17. (IFMT) A respeito das adaptações observadas em animais de regiões frias, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A camada de gordura sob a pele costuma ser mais grossa.

II. As camadas de pelos ou penas são mais espessas que a dois animais de outras regiões.

III. O tamanho dos animais não interfere na adaptação ao ambiente.

IV. Em muitos casos, a migração serve de adaptação à vida nessas regiões.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) I, III e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

18. (UniEvangélica) Sem haver interferência de outros fatores, durante 12 meses foi aplicado o pesticida DDT em ambiente controlado de laboratório com mosquitos. Foram considerados resistentes aqueles mosquitos que não haviam morrido uma hora após a aplicação de uma dose de DDT. Os dados representativos de três meses encontram-se na tabela a seguir.

18

Como esse resultado pode ser explicado?

a) A pouca mortalidade no início da aplicação demonstra a ineficiência do pesticida DDT em ambientes controlados.

b) Os insetos podem mudar o seu revestimento epidérmico e processo respiratório e se adaptar, tornando-se resistentes aos pesticidas.

c) Uma pequena quantidade de mosquitos resistentes ao DDT estava presente no início da aplicação do pesticida e a seleção natural aumentou a sua frequência.

d) Em resposta à aplicação do pesticida, a população original de mosquitos começou a produzir indivíduos resistentes ao DDT.

19. (FPS) A anatomia e embriologia comparadas são evidências da evolução. Com base nestes estudos, analise as seguintes afirmações:

1. O braço do Homem, a pata do cavalo e a asa do morcego são estruturas homólogas.

2. A hipertricose auricular em humanos, é uma característica análoga aos pelos de outros mamíferos.

3. A homologia entre estruturas de dois organismos diferentes sugere que eles se originaram de um grupo ancestral comum.

4. Quando de um ancestral comum partem várias linhagens evolutivas que originam várias espécies, fala-se em irradiação adaptativa.

5. Estruturas análogas são estruturas de mesma origem embriológica e mesma função nas diferentes espécies.

Estão corretas, apenas:

a) 1, 2 e 4.

b) 1, 3 e 4.

c) 2, 3 e 5.

d) 3, 4 e 5.

e) 1, 2 e 3.

20. (FUVEST) Considere a árvore filogenética abaixo.

20

Essa árvore representa a simplificação de uma das hipóteses para as relações evolutivas entre os grupos a que pertencem os animais exemplificados. Os retângulos correspondem a uma ou mais características que são compartilhadas pelos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não estão presentes nos grupos abaixo deles. A presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos:

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1, 1, 2 e 5.

c) 1, 1, 3 e 6.

d) 1, 2, 2 e 7.

e) 2, 2, 2 e 5.

gab

 


Responses

  1. Boa tarde, gostaria de saber sobre a questão 07. (PUC-RS) No início da evolução humana, não havia olhos claros, todos os indivíduos tinham olhos muito pigmentados. A variação fenotípica “olhos claros” surgiu graças _________ que atuou diretamente no DNA porque é a mutação a causa desse processo?

    • 07. (PUC-RS) No início da evolução humana, não havia olhos claros, todos os indivíduos tinham olhos muito pigmentados. A variação fenotípica “olhos claros” surgiu graças _________ que atuou diretamente no DNA.
      a) à mutação
      b) à adaptação
      c) ao fluxo gênico
      d) à deriva genética
      Veja, a seguir, a explicação que você solicitou, acerca da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: A (“à mutação”).
      MUTAÇÃO GÊNICA
      A mutação gênica ou pontual atua introduzindo novos genes ou excluindo outros, sendo, portanto, UMA FONTE BÁSICA PARA A VARIABILIDADE GENÉTICA. Dessa forma, ela contribui para a alteração na frequência dos genes de uma população, e, portanto, do seu estoque gênico. O gene mutado, introduzido no gene pool dessa população, poderá ter sua frequência gradativamente aumentada de geração a geração. O gene que está sendo substituído, por outro lado, apresentará uma queda gradativa na sua frequência. Nota-se, portanto, que a mutação determina uma variabilidade gênica na população, proporcionando sua evolução. Embora se saiba que a frequência das mutações indesejáveis seja, atualmente, maior que a das adaptativas, o conjunto de genes de cada espécie atual é o resultado do acúmulo de mutações vantajosas, que vêm ocorrendo e se perpetuando, por ação da seleção natural, durante os bilhões de anos de evolução biológica. Para maiores detalhes ver MUTAÇÃO GÊNICA, matéria publicada neste blog no dia15/04/2011.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: