Publicado por: Djalma Santos | 31 de dezembro de 2015

TESTES DE REPRODUÇÃO (1)

01. (UPE) O processo de gametogênese compreende quatro fases bem distintas nos organismos de reprodução sexuada. Dentre essas fases, uma se configura como fundamental para a manutenção do número de cromossomos das espécies, pois o gameta, antes com dois conjuntos completos de cromossomos, passa a ter apenas um. Observe a figura a seguir:

01

Adaptado de Biologia – César e Sézar Ed. Saraiva

Assinale o período em que ocorre essa redução de cromossomos e o respectivo processo.

a) Período de multiplicação – Mitoses.

b) Período de crescimento – Meiose I.

c) Período de maturação – Meiose I.

d) Espermiogênese – Meiose II.

e) Período de crescimento – Meiose II.

02. (UEPG) Após a fecundação, ou seja, a fusão entre os gametas masculino e feminino, ocorre o início de uma nova vida. Esse novo ser vivo passará por uma série de etapas até que possa ser considerado um feto. Essas etapas são conhecidas como etapas embrionárias. Sobre elas, assinale o que for correto.

01. Em geral, um único espermatozoide penetra no óvulo, ficando fora o flagelo. Logo após sua entrada, a membrana do óvulo sofre uma grande modificação físico-química tornando-se espessa e impedindo a penetração de outros espermatozoides. Essa condição é conhecida como monospermia.

02. A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto, que leva à formação de um grupo maciço de células, a mórula. A mórula cresce bastante, originando a blástula, com uma cavidade interna, o blastômero. É a partir da blástula que se diferenciam os folhetos embrionários que se diferenciarão nos tecidos e órgãos do novo ser.

04. A cabeça do espermatozoide, que contém o núcleo, é arrastada pelo citoplasma em direção ao núcleo do óvulo, com o qual se une, constituindo então o núcleo haploide do zigoto.

08. Na primeira divisão mitótica resultarão as duas primeiras células, os blastômeros, marcando a segmentação, que é o começo do desenvolvimento embrionário.

Soma das alternativas corretas:

03. (PUCCAMP) As figuras a seguir representam os processos de gametogênese em animais. Supondo que se trate da gametogênese humana, é correto concluir que:

03

a) Células com 46 cromossomos existem somente no período 1.

b) As divisões meióticas ocorrem nos períodos 2 e 3.

c) A partir de uma espermatogônia, formam-se dois espermatócitos primários.

d) Cada ovócito primário dá origem a um ovócito secundário.

e) A fertilização ocorre durante o período 4.

04. (MACK) A restrição excessiva de ingestão de colesterol pode levar a uma redução da quantidade de testosterona no sangue de um homem. Isso se deve ao fato de que o colesterol:

a) É fonte de energia para as células que sintetizam esse hormônio.

b) É um lipídio necessário para a maturação dos espermatozoides, células produtoras desse hormônio.

c) É um esteroide e é a partir dele que a testosterona é sintetizada.

d) É responsável pelo transporte da testosterona até o sangue.

e) É necessário para a absorção das moléculas que compõem a testosterona.

05. (UEPB) No ciclo de vida dos esporozoários o indivíduo formador de gametas é denominado:

a) Merozoíto.

b) Gametócito.

c) Esporozoíto.

d) Trofozoíto.

e) Esporogônio.

06. (UCS) Todos os mamíferos têm fecundação interna, mas o tipo de desenvolvimento embrionário varia entre os diversos grupos. Relacione as subclasses de mamíferos apresentadas na COLUNA A às características embrionárias que as identificam, listadas na COLUNA B.

COLUNA A

I. Methatheria

II. Prototheria

III. Eutheria

COLUNA B

(    ) Placentários

(    ) Ovo megalécito

(    ) Possuem marsúpio

(    ) Placenta residual ou inexistente

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

a) II, I, III, I.

b) III, I, II, II.

c) III, II, I, I.

d) II, I, III, III.

e) I, I, II, II.

07. (UNICID) Analise as imagens.

07

De acordo com as imagens, é correto afirmar que:

a) As duas reproduções são mais frequentemente sexuadas: um organismo produz apenas um tipo de gameta para fecundar o gameta do outro, resultando na formação de um embrião.

b) Tanto minhocas quanto caracóis são animais hermafroditas e, nos dois casos, ocorre a troca de espermatozoides, que fecundarão os óvulos do animal receptor; este posteriormente libera os ovos de onde sairão as formas jovens desses animais.

c) As duas reproduções são sexuadas partenogenéticas: os óvulos fecundados geram fêmeas diploides e os não fecundados geram machos haploides.

d) Tanto minhocas quanto caracóis são animais de sexos separados e, nos dois casos, a fêmea recebe os espermatozoides do macho, liberando posteriormente os ovos de onde sairão as larvas desses animais.

e) Tanto minhocas quanto caracóis são animais monoicos e, nos dois casos, ocorre a troca de óvulos, que serão fecundados pelos espermatozoides do animal receptor; este posteriormente libera os ovos de onde sairão as larvas desses animais.

08. (CEFET-MG) O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: <http://super.abril.com.br&gt;. Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:

a) Diluir substâncias tóxicas.

b) Ser um solvente universal.

c) Possuir um alto calor específico.

d) Participar de reações de hidrólise.

e) Apresentar elevado valor nutricional.

09. (CESPE)

09

O ovo ilustrado na figura acima:

a) É característico de animais que apresentam fecundação externa, pois tem saco vitelino, estrutura que permite a esses animais interagirem com o ambiente externo.

b) É característico da maioria dos invertebrados marinhos.

c) Apresenta estrutura protetora contra possíveis predadores.

d) Permite ao embrião eliminar a excreta nitrogenada, que é toxica, mas, por ser solúvel em água, não afeta o embrião.

10. (UFSCar) Algumas mulheres que não desejam ter uma nova gestação, pois ainda estão em fase de amamentação, utilizam a minipílula anticoncepcional como método contraceptivo. Todas as minipílulas de uma cartela são compostas com a mesma concentração do hormônio progesterona. Os médicos geralmente indicam às mulheres a ingestão de uma pílula por vez, diariamente, e preferencialmente no mesmo horário, cuja finalidade é:

a) Variar a concentração de progesterona, o que inibe a ovulação.

b) Variar a concentração de progesterona, o que promove a ovulação.

c) Manter constante a concentração de progesterona, o que promove o fluxo menstrual.

d) Manter constante a concentração de progesterona, o que inibe a ovulação.

e) Manter constante a concentração de progesterona, o que inibe a lactação.

11. (FAMERP) A figura esquematiza o processo da espermatogênese humana, que ocorre nos testículos (gônadas masculinas).

11

Com relação à espermatogênese humana, é correto afirmar que:

a) Após formados, os espermatozoides se multiplicam pelo processo de mitose.

b) O espermatócito secundário contém em seu núcleo 46 cromossomos duplicados.

c) Os espermatócitos primários e secundários, as espermátides e os espermatozoides são haploides.

d) A espermatogônia é gerada pelo processo reducional da meiose.

e) A meiose se inicia nos espermatócitos primários e é finalizada nas espermátides.

12. (UFMS) Uma alimentação com deficiência de vitaminas ou de minerais pode influenciar todas as etapas do processo reprodutivo. Seguem alguns exemplos que não podem faltar na dieta.

Vitamina A: regula a síntese de PROGESTERONA e, durante a gestação, previne a imunodeficiência da mãe e do bebe.

Vitamina C: é um potente antioxidante que protege OS ÓVULOS E ESPERMATOZOIDES.

Vitamina D: influencia a FORMAÇÃO DO ENDOMÉTRIO.

Considerando os eventos envolvidos na reprodução humana, os segmentos grifados relacionam-se, respectivamente, com o(a):

a) Fecundação − fecundação – ciclo menstrual.

b) Ciclo menstrual − gametogênese – ciclo menstrual.

c) Gametogênese − fecundação − fecundação.

d) Fecundação − gametogênese − fecundação.

e) Ciclo menstrual − gametogêneses − fecundação.

13. (UNESP) Um casal procurou ajuda médica, pois há anos desejava gerar filhos e não obtinha sucesso. Os exames apontaram que a mulher era reprodutivamente normal. Com relação ao homem, o exame revelou que a espermatogênese era comprometida por uma alteração cromossômica, embora seu fenótipo e desempenho sexual fossem normais. Por causa dessa alteração, não ocorria o pareamento dos cromossomos homólogos, a meiose não avançava além do zigóteno e os espermatócitos I degeneravam. Desse modo, é correto afirmar que a análise do esperma desse homem revelará:

a) Secreções da próstata e das glândulas seminais, mas não haverá espermatozoides, em razão de não se completar a prófase I.

b) Sêmen composto por espermátides, mas não por espermatozoides, em razão de não se completar a espermatogênese pela falta de segregação cromossômica.

c) Espermatozoides sem cromossomos, em função da não segregação cromossômica, e sem mobilidade, em razão do sêmen não ter secreções da próstata e das glândulas seminais.

d) Uma secreção mucosa lubrificante, eliminada pelas glândulas bulbouretrais, além de espermatogônias anucleadas, em razão da não formação da telófase I.

e) Secreções das glândulas do sistema genital masculino, assim como espermatozoides com 2n cromossomos, em razão da não segregação das cromátides na anáfase II.

14. (IFNMG) O processo de formação de espermatozoides, conhecido como espermatogênese, ocorre em quatro fases, sendo elas: germinativa, crescimento, maturação e diferenciação. Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado na fase de crescimento e a espermátide, na fase final de maturação, pergunta-se: quantos espermatozoides serão produzidos a partir de 30 espermatócitos I e 30 espermátides, respectivamente?

a) 30 e 120.

b) 120 e 120.

c) 120 e 30.

d) 60 e 60.

15. (UEPA.) Leia o texto abaixo para responder esta questão

Atualmente, os casais buscam métodos anticoncepcionais que lhes permitam um planejamento familiar, com um determinado número de filhos. Nos países em desenvolvimento, com altos níveis de pobreza, existem dificuldades no controle da gravidez, pois faltam programas de orientação sexual, educacional e, até de condições de acesso aos métodos contraceptivos. Dentre esses métodos, alguns são combinações de hormônios que impedem a maturação dos folículos e a ovulação; outros são cirúrgicos impedindo a fecundação do ovócito e; ainda, há os que também servem como prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Adaptado de BIOLOGIA: Seres Vivos, volume 2, Cesar e Sezar, 2009.

Os métodos contraceptivos tratados no texto são, respectivamente:

a) Preservativo (camisinha), pílulas anticoncepcionais e dispositivo intrauterino.

b) Preservativo (camisinha), laqueadura e pílulas anticoncepcionais.

c) Tabela, dispositivo intrauterino e laqueadura.

d) Pílulas anticoncepcionais, laqueadura e preservativo (camisinha).

e) Pílulas anticoncepcionais, laqueadura e tabela.

16. (CEFET-MG) Analise a representação da sequência de eventos que ocorrem no aparelho reprodutor feminino humano.

16

Caso não ocorra o fenômeno indicado pela seta, o destino do ovócito II é ser:

a) Degenerado.

b) Eliminado juntamente com a menstruação.

c) Mantido na tuba, aguardando outra ejaculação.

d) Retornado ao ovário para ser eliminado na outra ovulação.

e) Aderido ao endométrio para ser posteriormente fecundado.

17. (UPE) Leia o trecho da música Isso aqui tá bom demais, de Dominguinhos e correlacione-a com a figura ao lado.

17

Sobre isso, é correto afirmar que:

a) Apenas um espermatozoide entra no óvulo, pois, quando dois entram, ocorre uma gestação de gêmeos, podendo acarretar risco de vida para a mãe e a prole.

b) Com a união dos núcleos diploide do óvulo e haploide do espermatozoide, ocorre a formação do zigoto e o início do desenvolvimento embrionário.

c) Os óvulos de mamíferos são células grandes e imóveis, do tipo centrolécito; por sua vez, os espermatozoides são flagelados para permitir o deslocamento e a chance de chegada ao óvulo.

d) Óvulos e espermatozoides são gametas. Ambos são haploides e surgem por meiose, oriundos de células diploides do corpo.

e) Óvulos são “caros”, espermatozoides são “baratos”. Essa frase de senso comum reflete a formação de dois óvulos para cada quatro espermatozoides ao final da meiose.

18. (UEA) A gametogênese humana é responsável pela produção de óvulos (ovulogênese) e espermatozoides (espermatogênese). Existem diferenças e semelhanças entre os dois processos de gametogênese:

a) A ovulogênese se inicia posteriormente ao nascimento, enquanto a espermatogênese se inicia anteriormente ao nascimento; ambas ocorrem nas gônadas.

b) A ovulogênese é um processo de diferenciação celular, enquanto a espermatogênese é um processo de divisão celular; ambas ocorrem a partir da puberdade.

c) A espermatogênese consiste em apenas uma divisão meiótica, enquanto a ovulogênese consiste em duas divisões meióticas seguidas; ambas são divisões reducionais.

d) A espermatogênese dura entre 30 e 70 dias, enquanto a ovulogênese só se finaliza após a fecundação; ambas são divisões meióticas.

e) A espermatogênese ocorre sob uma temperatura em torno de 38ºC, enquanto a ovulogênese ocorre sob uma temperatura corporal em torno de 35ºC; ambas são divisões equacionais.

19. (UEA) A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e a harpia (Harpia harpyja) são animais típicos da Amazônia.

19

Com relação à reprodução destes animais, é correto afirmar que:

a) Apenas a tartaruga possui ovo amniótico rico em vitelo com casca calcária.

b) Apenas a harpia apresenta ovo telolécito (megalécito) e cuidado parental.

c) Tanto a tartaruga como a harpia, quando embriões, armazenam suas excretas no alantoide.

d) Tanto a tartaruga como a harpia apresentam desenvolvimento indireto, cuja fase larval é dentro do ovo.

e) Nem a tartaruga nem a harpia, quando embriões, realizam trocas gasosas através da casca do ovo.

20. (IFCE) O desenvolvimento de métodos contraceptivos revolucionou a sociedade contemporânea à media que permitiu maior liberdade sexual para as mulheres, além de ser utilizado como método de controle de natalidade. Atualmente, uma alternativa que ganha cada vez mais adeptos no controle de natalidade é a vasectomia. Sobre a vasectomia, assinale o item correto.

a) A vasectomia consiste na remoção cirúrgica dos testículos, a fim de evitar a liberação de espermatozoides durante o coito.

b) A vasectomia é um processo capaz de evitar gravidez indesejada, assim como proteger o indivíduo contra doenças sexualmente transmissíveis.

c) Após a vasectomia, o homem perde a capacidade de liberar espermatozoides junto com o sêmen, predispondo à impotência sexual.

d) A vasectomia promove grandes alterações na produção hormonal masculina, levando à esterilidade do mesmo.

e) A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe o transporte para o sêmen dos espermatozoides produzidos nos testículos.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: