Publicado por: Djalma Santos | 20 de fevereiro de 2016

TESTES DE CITOLOGIA (7)

01. (UEM) Assinale o que for correto.

01. Uma proteína formada por 40 aminoácidos é codificada por uma molécula de RNA transportador de 40 nucleotídeos.

02. Na mitose ocorre a permuta de material genético, durante o crossing–over, permitindo variabilidade genética entre os seres vivos.

04. A duplicação dos cromossomos ocorre no período de interfase.

08. Na meiose ocorrem duas divisões celulares. A primeira, dita reducional, reduz o número de cromossomos à metade. A segunda, dita equacional, mantém o número de cromossomos nas células resultantes.

16. Segmentação é o nome que se dá ao aumento do número de células, sem aumento do volume total, em consequência da divisão da célula ovo.

21. Adenina, timina, citosina e guanina são as bases nitrogenadas encontradas nos ácidos ribonucleicos.

Soma das alternativas corretas:

02. (UNISSINOS) As células de animais e vegetais diferem en­tre si por possuírem diversas estruturas ou organelas características. Na tabela a seguir, estão relacionadas a presença (+) e a ausên­cia (-) das respectivas características diferen­ciais de dois tipos de células (A e B):

02Com base nessas informações, é correto afirmar que:

a) Ambas são células procarióticas por possuírem núcleo.

b) A célula A é uma célula animal, pois apresenta pare­de celular.

c) Ambas são células animais, pois apresentam mitocôndrias.

d) A célula A é uma célula vegetal, pois apresenta cloroplastos.

e) A Célula B é procariótica, pois não apresenta parede celular.

03. (UNICENTRO) A figura a seguir representa uma célula procariótica, com uma parte removida para a observação dos componentes internos.

03

(Adaptada de: <http://biologiaygeologia.org/unidadbio/a_eso3/2_nutricion/u1_contenido/&gt;.

Acesso em: 6 set. 2013.)

Com base nos conhecimentos sobre as células procarióticas, assinale a alternativa correta.

a) O número 1 representa áreas do citoplasma correspondentes ao núcleo das células eucarióticas, que concentra o longo cromossomo das bactérias, mas que não possui membrana envolvente.

b) A estrutura complexa e resistente, representada pelo número 2, é responsável pela forma das bactérias, e sua principal função é evitar que a bactéria “estoure” quando submetida a ambientes hipotônicos.

c) A película constituída fundamentalmente por fosfolipídeos e proteínas, representada pelo número 3, seleciona o que entra na célula e o que sai dela, mantendo o meio interno adequado às necessidades da célula.

d) O número 5 representa grânulos imersos no citoplasma cuja função é sintetizar proteínas, sendo um pouco menores que os da célula eucariótica e com proteínas ligeiramente diferentes em sua constituição.

04. (UNIMONTES) Os seres vivos adquirem ou utilizam energia livre por meio de um processo denominado metabolismo, o qual pode ser realizado por diversas organelas celulares. A tabela abaixo relaciona organelas e funções metabólicas presentes em células eucariotas. Observe-a.

04

Considerando a tabela apresentada e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que representa a relação incorreta entre organela e função.

a) IV – lisossomos.

b) II – núcleo.

c) I – ciclo do ácido cítrico.

d) III – replicação de DNA.

05. (UEM) Assinale a alternativa incorreta sobre as membranas celulares.

a) São constituídas por fosfolipídios e proteínas.

b) São componentes dos centríolos e dos flagelos dos organismos unicelulares.

c) São componentes das cristas mitocondriais.

d) São componentes dos tilacoides dos cloroplastos.

e) São componentes do retículo endoplasmático.

06. (UNIOESTE) Dentre as afirmativas abaixo relacionadas escolha a(s) que mostra(m) relação entre estrutura celular e função.

01. Retículo endoplasmático liso – síntese de esteroides.

02. Cloroplasto – respiração celular.

04. Ribossomo – histólise.

08. Nucléolo – produção glicose.

16. Polissomo – síntese de ácidos nucleicos.

32. Mitocôndria – metabolismo oxidativo.

64. Lisossomo – ação enzimática hidrolítica.

Soma das afirmativas corretas:

07. (UERN) O organismo humano é formado por várias células com funções e características diversas, responsáveis por todo o funcionamento do corpo. Os casos de animais constituídos por uma única célula são denominados seres unicelulares, como, por exemplo, a ameba. Observa-se, na ilustração, que o seu corpo apresenta prolongamentos, conhecidos por pseudópodes, que ajudam na locomoção e capturarão dos alimentos necessários a sua sobrevivência.

07

Qual célula do corpo humano apresenta a mesma característica da ameba?

a) Neurônio.

b) Mastócito.

c) Neutrófilo.

d) Adipócito.

08. (UERGS) Uma análise comparativa entre células procariotas e eucariotas, mostra que as primeiras são desprovidas de:

a) Citosol.

b) Ribossomo.

c) Mitocôndria.

d) Membrana plasmática.

e) DNA.

09. (UFAM) Imagine uma molécula de CO2 sendo difundida da matriz mitocondrial de uma célula animal para o interior do Complexo de Golgi de outra célula distante 50 μm de distância no mesmo tecido. Quantas membranas, no mínimo, essa molécula deveria atravessar até chegar a seu destino final:

a) 2 membranas.

b) 3 membranas.

c) 4 membranas.

d) 5 membranas.

e) 7 membranas.

10. (UEPB) Observe a figura abaixo e em seguida analise as proposições apresentadas.

10

I. É a representação esquemática de uma célula animal, pois em 1 observa-se a mitocôndria, organela de origem simbiótica, responsável pelo processo de respiração celular aeróbia.

II. É a representação esquemática de uma célula vegetal, pois em 3 observa-se o vacúolo de suco celular, organela que contém uma solução aquosa com concentração semelhante à do citoplasma, e cuja função está relacionada aos processos osmóticos.

III. É a representação esquemática de uma célula vegetal, pois em 2 observa-se o cloroplasto, organela responsável pela fotossíntese e que se origina sempre por simbiose.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).

a) I, II e III.

b) Apenas I.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) Apenas II.

11. (UEG) Os estudos microscópicos dos diferentes seres vivos possibilitam a identificação de vários tipos de células. As figuras A, B e C abaixo representam três tipos celulares.

11

Em relação a essas células e aos seus constituintes:

a) A estrutura 2 presente em A, B e C caracteriza-as como eucarióticas.

b) A estrutura 1 presente em A, B e C confere proteção e permeabilidade seletiva.

c) A estrutura 3 presente em A, B e C possui a função de síntese de biomoléculas celulares.

d) A estrutura 4 presente em A, B e C está relacionada ao processo de digestão intracelular.

12. (UFSJ) Um organismo é heterozigoto. Com base nessa informação é possível concluir que esse organismo.

a) Não é diploide e é recessivo.

b) É recessivo e é autotrófico.

c) É haploide e é procarionte.

d) É eucarionte e não é haploide.

13. (UFF) Considerando que uma célula tenha parede celular sem quitina, fuso mitótico sem a presença de centríolos e membrana citoplasmática composta de proteínas, fosfolipídios e carboidratos, pode-se concluir que essa célula é de um(a):

a) Alface.

b) Bactéria.

c) Cogumelo.

d) Cachorro.

e) Levedura.

14. (UESC) Texto para esta questão.

Os fósseis mais antigos da vida, assim como seus mais velhos vestígios químicos, aparecem no registro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haver formado uma crosta sólida, há cerca de 3,85 bilhões de anos. Esses remanescentes das mais antigas formas de vida são procarióticos. Neles, o sexo difere fundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas. Sendo verdadeiramente transgênico, o sexo procariótico sempre implica a movimentação de genes de uma fonte doadora para uma bactéria receptora viva. Essa movimentação genética, presente no alvorecer da vida, proporcionou um importante meio de sobrevivência a todas as formas biológicas posteriores.

(MARGULIS; SAGAN, 2002. p. 41).

Considerando-se os padrões de organização existentes entre os seres vivos, pode-se afirmar como uma característica exclusiva do padrão procariótico a presença de:

01. Uma membrana lipoproteica que delimita o material genético no interior do núcleo.

02. Ribossomos aderidos ao RNA mensageiro na produção de cadeias polipeptídicas para uso da própria célula.

03. Respiração celular em ambiente citoplasmático específico a partir da oxidação completa de compostos orgânicos.

04. Transcrição do material genético simultaneamente com a tradução em proteínas específicas, da mesma molécula de RNA transcrita.

05. Redução química de moléculas de gás carbônico em moléculas orgânicas a partir de uma fonte energética externa.

Soma das alternativas corretas:

15. (UFJF) Os protozoários são organismos unicelulares eucarióticos. Escolha a alternativa correta que corresponda à sequência de funções desempenhadas pelas organelas celulares nesses organismos: 1) mitocôndrias, 2) membrana celular, 3) lisossomos, 4) citóstoma, 5) citoesqueleto, 6) cílios e flagelos, 7) vacúolo pulsátil.

a) 1) osmorregulação, 2) locomoção, 3) sustentação, 4) digestão de partículas alimentares, 5) sustentação, 6) reconhecimento do ambiente, 7) ingestão de partículas alimentares.

b) 1) obtenção de energia, 2) reconhecimento do ambiente, 3) digestão de partículas alimentares, 4) ingestão de partículas alimentares, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) osmorregulação.

c) 1) digestão de partículas alimentares, 2) sustentação, 3) obtenção de energia, 4) osmorregulação, 5) reconhecimento do ambiente, 6) locomoção, 7) ingestão de partículas alimentares.

d) 1) obtenção de energia, 2) reconhecimento do ambiente, 3) osmorregulação, 4) ingestão de partículas alimentares, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) digestão de partículas alimentares.

e) 1) obtenção de energia, 2) osmorregulação, 3) ingestão de partículas alimentares, 4) obtenção de energia, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) reconhecimento do ambiente.

16. (MACKENZIE) Alga deixa água com gosto ruim lavar as mãos, tomar banho, beber água ou um simples cafezinho virou um tormento para quase 4 milhões de moradores das regiões sul e leste de São Paulo.

…O desconforto é recorrente. Basta chegar a época de estiagem e as algas proliferam ¨por causa do excesso de nutrientes nas águas¨. Tais ¨nutrientes¨ são, na realidade, esgoto.

…O problema está localizado na Represa do Guarapiranga (zona sul).

… A alga é uma cianobactéria, que libera uma toxina chamada geosmina.

… “cheiro e o sabor aparecem após o tratamento com aplicação de carvão ativado em pó e permanganato de potássio”, explicou o gerente da Unidade de Tratamento de Água.

Jornal da Tarde – 19/09/2008.

Algas e Cianobactérias são bem diferenciadas evolutivamente, mas têm algumas características comuns, dentre as quais:

a) A presença de clorofila e, portanto, capacidade de realizar a fotossíntese.

b) A presença de organelas citoplasmáticas como cloroplastos.

c) Parede celular, basicamente constituída de celulose e hemicelulose.

d) Organização filamentosa pluricelular com divisão de trabalho.

e) Capacidade de fixação do nitrogênio atmosférico.

17. (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino monera?

a) Ausência de núcleo e presença de clorofila.

b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteica.

c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos.

d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila.

e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

18. (FEI) O uso indiscriminado e incorreto de antibióticos para combater infecções tem contribuído para o desenvolvimento de genes mais resistentes a esses medicamentos. Esses genes ficam localizados:

a) No microplasma.

b) Nas enzimas de restrição.

c) Nos plasmídeos.

d) Nos pili.

e) No glicolipídeo.

19. (UFLA) Apresentam-se, a seguir, quatro afirmativas relativas à célula vegetal. Assinale-as com (V) verdadeira ou (F) falsa.

(   ) A parede celular possui, além de celulose, lignina e suberina.

(   ) Os cloroplastos são constituídos por membrana simples lipoproteica.

(   ) No processo de divisão do citoplasma ocorre a formação de uma placa, o fragmoplasto, que cresce do centro para a periferia.

(  ) A presença de parede celulósica impede que ocorra o processo de osmose.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) F – F – V – V.

b) V – V – F – F.

c) F – V – F – V.

d) V – F – V – F.

20. (FPS) As células que formam os organismos vivos apresentam diferentes níveis de complexidade. Considerando a célula ilustrada abaixo, o que apresentam em comum as estruturas apontadas pelas setas?

20

a) Envolvimento com a síntese proteica.

b) Capacidade de autoduplicação.

c) Implicação com síntese de ácidos graxos.

d) Habilidade de processar carboidratos.

e) Delimitação por membrana lipoproteica.

gab

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: