Publicado por: Djalma Santos | 20 de fevereiro de 2016

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (1)

01. (ACEFE)

Com 1.078 casos de dengue em SC, focos se concentram em comércios.

Com 1.078 casos de dengue confirmados, Santa Catarina registra 3.379 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde em relatório divulgado nesta segunda-feira (06/04). Do total, 31,48% dos focos se concentram em estabelecimentos comerciais.

Fonte: g1.globo, 06/04/2015 Disponível em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015

Acerca das informações acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.

a) O vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Quando uma pessoa é infectada com um determinado sorotipo cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença, pois fica completamente imune a todos os sorotipos.

b) A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um DNA vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, infectada.

c) A medida mais importante na prevenção da dengue é o combate ao mosquito transmissor, suas larvas e ovos, visto que não é transmitida de pessoa para pessoa. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, podendo manifestar manchas vermelhas na pele.

d) Existem incontáveis doenças provocadas por vírus. Entre elas pode-se citar: gripe, resfriado, herpes, sífilis, febre amarela e AIDS (SIDA).

02. (UPE) Observe a charge a seguir:

02

Disponível em: http://www.orkugifs.com/recado.php?

titulo=dengue+vs+gripe+suina&gif=3079

Em relação às doenças apontadas na charge, é correto afirmar que:

a) A dengue, doença respiratória aguda, é endêmica do Brasil, enquanto a gripe suína, doença infecciosa febril aguda, ocorre em todo o mundo.

b) A gripe suína faz referência aos porcos por haver suspeitas de que esse novo subtipo de vírus da influenza os tenha acometido, portanto há risco no contato e no consumo de produtos de origem suína. A dengue, por sua vez, é transmitida pela picada da fêmea do mosquito vetor, infectada com o vírus A (H1N1), transmissor da doença.

c) Em ambas as doenças, os sintomas são similares ao da gripe comum, contudo, na dengue, não há sintomas respiratórios, como coriza e tosse, e as dores no corpo podem ser mais pronunciadas.

d) Em locais onde ocorre dengue, não pode haver gripe suína, pois os vírus de ambas as doenças competem pelo mesmo vetor de transmissão.

e) Para evitar ambas as doenças, devem-se: lavar bem as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável, ao tossir ou ao espirrar.

03. (COVEST) As parasitoses são responsáveis por inúmeros prejuízos sanitários e econômicos no mundo, por afetar a saúde de seres humanos e animais e, em algumas regiões, chegam a ser consideradas um flagelo. Quanto às parasitoses, analise as afirmações abaixo.

I   II

0  0 – Além dos vermes, os artrópodes constituem importante grupo com espécies bem adaptadas à vida parasitária.

1 1 – Os cisticercos de Taenia solium normalmente são encontrados no intestino humano e são eliminados pelas fezes.

2 2 – Nos cestoda, a perda de partes do corpo, conhecidas como “proglótides”, é parte essencial do ciclo de vida e está relacionada com a reprodução.

3 3 – O amarelão, provocado pelo Ancylostoma duodenale, é característico de regiões secas ou desérticas, onde é considerado um flagelo.

4 4 – O amarelão, a ascaridíase e a filariose são parasitoses provocadas por vermes nematoides.

04. (FPS) Relacione os termos utilizados na parasitologia, com seus respectivos significados.

1. Agente etiológico.

2. Ectoparasita.

3. Parasita heteroxeno.

4. Pandemia.

(  ) Uma epidemia de âmbito mundial.

(  ) O parasita causador da doença.

(  ) Aquele que efetua o ciclo obrigatoriamente em dois ou mais hospedeiros.

(  ) Aquele que se fixa externamente ao corpo do hospedeiro.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 1, 2 e 4.

b) 1, 2, 4 e 3.

c) 4, 1, 3 e 2.

d) 3, 2, 1 e 4.

e) 1, 4, 3 e 2.

05. (UEM) As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) englobam diferentes patologias e, até 1983, eram denominadas de doenças venéreas. Assinale o que for correto sobre essas doenças e seus agentes.

01. Algumas DSTs, como herpes genital e sífilis, podem afetar, além da área genital, o sistema nervoso central.

02. O HIV (vírus da imunodeficiência humana), o causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), é composto de RNA e ataca os linfócitos T.

04. Vacinas e uso de preservativos (camisinhas) são métodos de prevenção para não contrair tanto o HIV quanto os vírus da hepatite C.

08. DSTs, como a AIDS e o herpes genital, somente podem ser transmitidas de um indivíduo para outro mediante o ato sexual.

16. Vírus, bactérias, fungos e protozoários são agentes causadores de DSTs.

Soma das alternativas corretas:

06. (PUC-RS) Para responder esta questão, leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com sa­neamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.

( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.

( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.

( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.

( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.

O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – V – F.

b) V – F – F – F.

c) V – V – F – V.

d) F – F – V – V.

e) F – F – F – V.

07. (UECE) Para prevenir ou evitar doenças que possam ser contraídas ao se ingressar em diferentes países e estados brasileiros, o Ministério da Saúde e órgãos internacionais recomendam a vacinação de viajantes. Essa recomendação se baseia no princípio de que as vacinas imunizam:

a) Ativamente através da introdução de anticorpos.

b) Passivamente através da introdução de anticorpos.

c) Ativamente através da introdução de antígenos.

d) Efetivamente através da introdução de antibióticos.

08. (CEDERJ) Com tecnologia pioneira na produção de vacinas, o Brasil é destaque mundial na fabricação de substâncias imunológicas, que abastecem o sistema público de saúde e são exportadas para mais de 70 países. As vacinas tetravalentes (coqueluche, difteria, tétano e homófilo-b) e pentavalentes (que inclui as anteriores e mais a hepatite B) são produzidas em parceria entre a Fiocruz e o Instituto Butantã. A vacina pentavalente imuniza os indivíduos de doenças causadas por:

a) Fungos e vírus.

b) Bactérias e vírus.

c) Fungos e protozoários.

d) Bactérias e protozoários.

09. (PUC-MG) A leptospirose é normalmente transmitida por alimentos e/ou água contaminados pela bactéria, ou através do contato com solo molhado, ou água contendo urina de animais com leptospirose. A figura representa a forma mais comum de transmissão da leptospirose para humanos.

09

São medidas profiláticas que podem ser eficazes contra a leptospirose humana, exceto:

a) Adotar atitudes ou providências que evitem o entupimento de bueiros urbanos.

b) Evitar o acúmulo de lixo que favoreça a proliferação dos roedores.

c) Utilizar antibióticos e vacinas para o tratamento da doença em humanos.

d) Tratar a água a ser utilizada para o consumo humano.

10. (FPS) Considerando o número de notificações de casos da dengue no Estado de Pernambuco, que aumentou em relação aos demais estados brasileiros nos quatro primeiros meses do ano de 2012, leia o trecho extraído da obra de Mário de Andrade, Macunaíma (1928):

“Inda tanto nos sobra, por este grandioso país, de doenças e insectos por cuidar!… ”

Acerca da dengue, é correto afirmar que:

a) A ingestão e o uso indiscriminado de águas contaminadas pela população pernambucana aumenta o número de casos da doença.

b) A dengue é causada por um protozoário parasita unicelular, cujos sintomas incluem febre, dores musculares e diarreia.

c) O armazenamento de água limpa em recipientes inapropriados favorece a rápida proliferação do Aedes aegypti.

d) O depósito de resíduos orgânicos de alimentos em lixões a céu aberto aumenta a população do mosquito transmissor.

e) O alto nível de poluição atmosférica e o aquecimento global aceleram o desenvolvimento do mosquito nos países não tropicais.

11. VÍRUS MUTANTE VEIO DO PORCO

O vírus teria surgido da fusão total do vírus da gripe do porco com o vírus da gripe humana. Neste tipo de combinação, os genomas se quebram e formam-se um novo vírus, sem pedaços identificáveis de nenhum vírus que lhe deram origem. A fusão total é muito mais preocupante porque dá origem a um organismo contra o qual as pessoas não têm defesa. O resultado foi a disseminação da doença entre os soldados da Primeira Guerra Mundial. Daí para a população civil foi um pulo, em menos de um ano a Gripe havia se alastrado pelos cinco continentes. A epidemia acabou do mesmo modo súbito que começou. Deixou de saldo um crescente interesse médico pela epidemiologia e pelas pesquisas de vacinas. Mas, só em 1933, britânicos identificaram o vírus que acometera 50% de população mundial.

Fonte: Jornal Extra – 13/04/2003

A vacina é considerda:

a) Imunidade passiva artificial.

b) Imunidade passiva natural.

c) Imunidade ativa artificial.

d) Imunidade ativa natural.

e) Soro terapêutico ativo artificial.

12. (UPE) Esta questão refere-se a doenças, citadas na letra da música do grupo Titãs, que assolam a humanidade.

(…)

O pulso ainda pulsa

Peste bubônica, câncer, pneumonia,

Raiva, rubéola, tuberculose, anemia

Rancor, cisticercose, caxumba, difteria,

Encefalite, faringite, gripe, leucemia

(…)

Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia

Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia

Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria

Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania

O corpo ainda é pouco

(…)

Reumatismo, Raquitismo, cistite, disritmia

Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia

Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia

Catapora, culpa, cárie, cãibra, lepra, afasia

(…) 

Titãs, 1989.

Analise as afirmativas que melhor descrevem as doenças em destaque na música.

 

I. A tuberculose, o tétano e a difteria são doenças causadas pelas bactérias Mycobacterium tuberculosis, Clostridium tetani e Corynebacterium diphtheriae, respectivamente.

II. A febre tifoide tem como agente etiológico a bactéria Salmonella typhi, que é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, redução dos batimentos cardíacos, aumento do baço e manchas vermelhas no corpo.

III. A sífilis é causada pela bactéria denominada Treponema pallidum, sendo transmitida geralmente por contato sexual; um sinal característico dessa doença são verrugas nas regiões genital e anal, podendo levar, nas mulheres, ao câncer de colo uterino.

IV. A toxoplasmose é uma grave doença provocada pela bactéria Toxoplasma gondii, que pode afetar o sistema nervoso, levando a pessoa à cegueira. É transmitida ao homem pelo contato com as fezes e a urina de gatos contaminados.

V. A escarlatina é provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes. É uma doença típica da infância, apresentando como sintomas uma tosse persistente e seca, acompanhada de febre e dificuldade para falar e engolir. A medida profilática mais importante é aplicação, nas crianças, da vacina tríplice.

Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas.

a) II, III e V.

b) I, III e V.

c) I e II.

d) III e IV.

e) II e IV.

13. (COVEST) Com relação às doenças causadas no homem por protozoários, é verdadeiro afirmar que.

I  II

0  0 – A tricomoníase é causada por um protozoário flagelado que pode ser transmitido através do contato sexual com portadores desse flagelado.

1  1 – A leishmaniose cutânea ou úlcera de Bauru é causada por um protozoário esporozoário e é transmitida através da picada do mosquito-prego do gênero Anopheles.

2  2 – A giardíase é causada por um protozoário flagelado e é transmitida através da ingestão de alimentos ou de água contaminados com cistos do protozoário.

3  3 – A malária é causada por um protozoário flagelado e é transmitida através da picada do mosquito-palha ou birigui (flebótomo).

4  4 – A toxoplasmose é causada por um protozoário esporozoário e pode ser transmitida através da ingestão de cistos do parasita, eliminados com as fezes do gato.

14. (UNISINOS) De acordo com a Secretaria Estadual da Saúdo do Rio Grande do Sul, foram confirmados sete casos importados de febre Chikungunya no estado. A febre Chikungunya (CHIKV) é causada por um vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A transmissão se dá por meio da picada das fêmeas dos mosquitos infectadas pelo CHIKV em seres humanos. Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema. O tratamento é realizado para combater os sintomas, pois ainda não há vacina para a doença.

14

Mosquito Aedes aegypti.

(Disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-chikungunya.

Acesso em 30 abr. 2015.)

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o mosquito, o vírus e os seres humanos são, respectivamente:

a) Agente etiológico – vetor – hospedeiro.

b) Agente etiológico – hospedeiro – vetor.

c) Vetor – agente etiológico – hospedeiro.

d) Vetor – hospedeiro – agente etiológico.

e) Hospedeiro – vetor – agente etiológico.

15. (PUC-SP) A terrível mosca do sono referida na tira abaixo é agente transmissor de um protozoário do gênero Trypanosoma.

15

Essa mosca tem papel análogo:

a) Ao do barbeiro, transmissor de um protozoário pertencente ao mesmo gênero acima citado, que é o agente etiológico da doença de Chagas.

b) Ao do barbeiro, transmissor de um protozoário pertencente a um gênero diferente do acima citado, que é o agente etiológico da malária.

c) Ao do mosquito-prego, transmissor de um protozoário pertencente ao mesmo gênero acima citado, que é o agente etiológico da malária.

d) Ao do mosquito-prego, transmissor de um protozoário pertencente a um gênero diferente do acima citado, que é o agente etiológico da doença de Chagas.

e) Ao do mosquito-palha, transmissor de um protozoário pertencente ao mesmo gênero acima citado, que é o agente etiológico da leishmaniose visceral.

16. (IFSC) Em relação à meningite e ao sistema nervoso, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A transmissão da meningite se dá pelo contato sexual pessoa a pessoa, levando a bactéria a se instalar no sistema circulatório, aproximadamente cinco dias após o contágio.

02. A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias.

04. As meninges são três membranas concêntricas sobrepostas que revestem o encéfalo e a medula espinhal com o intuito de os protegerem. As três membranas, cada uma de diferente consistência, denominam-se dura-máter, aracnoide e pia-máter.

08. Os principais sinais e sintomas da meningite são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

16. Como ainda não existe vacina para combater nenhum tipo de microrganismo da meningite, em caso de suspeita desta doença, é fundamental introduzir os medicamentos adequados.

Soma das proposições corretas:

17. (PUC-SP) No início do século 20, o brasileiro Carlos Chagas iniciou um estudo que o levou à descoberta de uma série de características do ciclo do parasita. Daquela época até hoje, houve avanços significativos nas pesquisas que envolvem esse parasita. Com relação à sua estrutura celular e ao seu modo de transmissão, podemos afirmar que ele é um:

a) Procarionte, transmitido por um inseto hematófago.

b) Procarionte, transmitido por água contaminada.

c) Procarionte, transmitido por contato com secreções do trato respiratório.

d) Eucarionte, transmitido por um inseto hematófago.

e) Eucarionte, transmitido por água contaminada.

18. (ACEFE) Avanço no combate a doença de Chagas.

Uma vacina capaz de impedir o avanço da doença de Chagas e atenuar danos causados por essa enfermidade acaba de ser testada com sucesso em camundongos no Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os animais apresentaram melhora significativa na sua função cardíaca. Batizada de rAdVax, a vacina usa um adenovírus (virus muito comum na população) modificado para transportar pequenas sequencias genéticas de duas diferentes fases da vida do agente etiológico. Esses elementos são capazes de estimular a resposta imunológica do organismo nas duas fases da doença.

Fonte: Ciência Hoje, 11/05/2015.Disponivel em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. A doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

II. Entre os principais fatores de risco para a doença de Chagas pode-se citar: habitar casas onde os insetos transmissores vivam e receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita.

lll. A vacina contém antígeno que, ao ser introduzido no hospedeiro, é capaz de desencadear a resposta imune. Com o reconhecimento e produção de anticorpos e a ativação de células do sistema imune, caracteriza-se uma imunização ativa. Enquanto os soros já contêm anticorpos prontos, o que leva a uma imunização passiva e por isso temporária.

lV. Assim como a doença de chagas, a malária é causada por um protozoário pertencente ao Reino Protista. A transmissão da malária ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae.

V. Os vetores da doença de Chagas são os triatomíneos (família Reduviidae), insetos hematófagos popularmente conhecidos como barbeiros ou bicudos. A principal forma de transmissão acontece pela picada do “barbeiro”, enquanto o inseto suga o sangue, visto que o agente etiológico se encontra na saliva desse inseto.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) Apenas II, III e IV estão corretas.

b) Apenas a afirmação II está correta.

c) Apenas IV e V estão corretas.

d) Todas as afirmações estão corretas.

19. (MACK) Levantamento do Ministério da Saúde divulgou em 12/3/15 que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e da febre chikungunya. Ainda, de acordo com os dados, 877 cidades estão em alerta para ambas as doenças. A respeito dessas duas doenças, são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

II. Ambas são causadas por vírus.

III. Não há vacinação para ambas.

IV. Ambas são consideradas endêmicas.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

20. (UNIMONTES) A figura abaixo mostra, de maneira resumida, um achado referente a uma doença. Analise-a e faça uma associação com as características apresentadas.

20

Com base no exposto, e correto afirmar que:

a) Trata-se da doença de Alzheimer, tendo como causa básica o déficit na síntese de noradrenalina.

b) A associação da figura com as características apresentadas leva à doença de Parkinson, sendo causada pela destruição dos nodos de Ranvier e excesso de dopamina.

c) A doença em questão é a esclerose múltipla, provoca dificuldades sensitivas e motoras em função da desmielinizacao axônica.

d) A doença em questão é a nefropatia diabética, que tem como elemento desencadeante o excesso de glicose e adrenalina.

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: