Publicado por: Djalma Santos | 26 de fevereiro de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (2)

01. (MARCK) Os desenhos a seguir representam os cortes transversais de 3 animais (acelomados, pseudocelomados e celomados).

01

I, II e III podem ser, respectivamente, cortes de animais pertencentes aos seguintes filos:

a) Platelmintos, nematelmintos e anelídeos.

b) Nematelmintos, anelídeos e artrópodes.

c) Anelídeos, nematelmintos e moluscos.

d) Nematelmintos, platelmintos e equinodermos.

e) Platelmintos, anelídeos e nematelmintos.

02. (UPE) Com relação aos mamíferos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os Marsupiais nascem precocemente, o que faz seu desenvolvimento acontecer apenas fora do útero e dentro de bolsas onde se localizam os mamilos da mãe, como exemplifica o tamanduá.

II. Cetáceos e sirênios são mamíferos, que se assemelham aos peixes por terem habitat semelhante. Nesses grupos, incluem-se golfinhos, baleias e peixe-boi.

III. Existe uma grande diversidade de habitat onde se podem encontrar mamíferos, sendo os morcegos os representantes dos quirópteros, mamíferos voadores.

Está (ão) correta (s) apenas:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

03. (UNICAMP) O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda:

a) São exclusivamente marinhos.

b) Possuem conchas, mas não rádula.

c) São exclusivamente terrestres.

d) Possuem pé desenvolvido e rádula.

04. (UEM) Uma característica compartilhada pela maioria dos animais é a capacidade de movimentar-se por meio de contrações dos músculos corporais. Entretanto, para que a contração resulte em movimento, os músculos precisam ter pontos de apoio fornecidos pelo esqueleto. Com base nessas afirmações, assinale o que for correto.

01. Existem dois tipos de esqueleto: exoesqueleto e endoesqueleto.

02. O exoesqueleto completo dos artrópodes é constituído de uma carapaça de placas articuladas compostas basicamente de quitina.

04. O exoesqueleto incompleto pode ser encontrado em ostras, mexilhões, caracóis e caramujos.

08. O processo de troca do endoesqueleto e exoesqueleto é a muda ou ecdise, que pode ocorrer várias vezes na vida do animal.

16. Em equinodermos, como em estrelas-do-mar, o exoesqueleto é formado por pequenos “ossos” articulados, cuja função é proteger os órgãos internos e dar apoio aos músculos.

Soma das alternativas corretas

05. (COVEST) Analise as proposições abaixo, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.

I  II

0  0 – São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d’água) – Filo Cnidaria.

1  1 – Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase – Filo Annelida.

2  2 – Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante – Filo Mollusca (Bivalvia).

3  3 – Grupo com maior número de espécies bem-sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce – Filo Arthropoda.

4  4 – Responsáveis pela produção das pérolas – Filo Platyhelminthes (Trematoda).

06. (UNISA) Periodicamente, os artrópodes passam por mudas: o exoesqueleto separa-se da epiderme, rompe-se e é abandonado pelo animal sendo substituído por outro, que leva algum tempo para enrijecer. Esse processo tem por finalidade permitir:

a) As trocas gasosas.

b) A absorção de sais minerais.

c) A excreção de produtos nitrogenados.

d) A reprodução do animal.

e) O crescimento do animal.

07. Notícias sobre ataques a banhistas por águas-vivas no litoral paranaense têm se tornado frequentes. A esse respeito, e considerando o conhecimento sobre os cnidários, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A estrobilação é um tipo de reprodução assexuada por brotamento transversal dos sifozoários.

02. A estrutura do corpo dos cnidários é formada pela epiderme, mesogleia e gastroderme, sendo os cnidários portanto triblásticos.

04. As queimaduras nos banhistas são causadas pelos coanócitos, células com um filamento central embebido em substância urticante.

08. A metagênese ou alternância de gerações ocorre na maioria dos cnidários hidrozoários e sifozoários. Nestes dois grupos de cnidários a fase sexuada é a polipoide e a assexuada é a medusoide.

16. Depois de descarregadas, as células urticantes não se recompõem; degeneram. Novas células urticantes são produzidas a partir da diferenciação das células intersticiais.

Soma das alternativas corretas:

08. (MACKENZIE) No filo Artrópoda, destacam-se três principais grupos: os crustáceos, os aracnídeos e os insetos. As principais características consideradas para essa divisão são: a organização corporal; o número de apêndices locomotores; a presença e o número de antenas, mostradas no quadro abaixo.

08

 

Os espaços I, II e III devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por:

a) Cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 1 par.

b) Cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 2 pares.

c) Cefalotórax e abdome; 3 pares; ausentes.

d) Cefalotórax e abdome; 4 pares; 1 par.

e) Cefalotórax e abdome; 4 pares; 2 pares.

09. (UECE) Características como simetria bilateral, presença de três folhetos germinativos, cavidade digestória completa com boca e ânus, cavidade corporal e metameria destacaram-se durante a história evolutiva dos animais. Da ocorrência destas características entre os diversos grupos animais, marque a afirmação correta.

a) Todos os animais com simetria bilateral apresentam metameria e três folhetos germinativos.

b) Todos os animais com metameria apresentam cavidade corporal e simetria bilateral.

c) Todos os animais com cavidade corporal apresentam três folhetos germinativos e metameria.

d) Todos os animais com cavidade digestória completa apresentam simetria bilateral e metameria.

10. (UFBA) Característica comum à planária, à lombriga e à minhoca:

a) Hermafroditismo.

b) Dimorfismo sexual.

c) Simetria bilateral.

d) Celoma.

11. (FUVEST) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:

a) Respiração e excreção por difusão direta.

b) Obtenção de alimentos a partir das partículas fagocitadas pelos coanócitos.

c) Hábitat aquático, vivendo presos ao fundo (sésseis).

d) Células organizadas em tecidos bem definidos.

e) Alta capacidade de regeneração.

12. (PUC-PR) Um professor de Biologia resolveu montar um aquário marinho em sua escola e, para completar sua tarefa, resolveu incluir representantes dos filos: Cnidários, Moluscos e Cordados. Ao selecionar um representante de cada filo, optou, respectivamente, pelos seguintes animais:

a) Coral / Ofiúro / Anfioxo.

b) Ouriço-do-mar / Ofiúro / Peixe

c) Medusa / Pepino-do-mar / Cavalo-marinho

d) Estrela-do-mar / Mexilhão / Peixe

e) Anêmona / Ostra / Ascidia.

13. (COVEST) Com relação a algumas características de animais vertebrados, é verdadeiro afirmar que.

I   II

0  0 – Os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido.

1  1 – Diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras.

2  2 – Em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais:  epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca.

3  3 – As aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.

4  4 – Enquanto as aves são animais pecilotérmicos, os mamíferos são animais homeotérmicos.

14. As glândulas contêm células especializadas na produção e eliminação de substâncias úteis ao organismo, podendo ser endócrinas ou exócrinas. Sobre a ação das glândulas nos animais, assinale o que for correto.

01. Nos mamíferos, a secreção do leite é controlada por um hormônio da neurohipófise.

02. Na maioria das espécies de crustáceos, a excreção é realizada pelas glândulas excretoras localizadas na base das pernas, chamadas de glândulas coxais, que funcionam de forma semelhante às glândulas antenais dos insetos.

04. Os sapos possuem, em local posterior aos olhos, um par de glândulas chamadas mucosas, que contêm veneno, expelido quando comprimidas.

08. Nos insetos, glândulas especiais produzem um hormônio, a ecdisona, que determina a muda ou ecdise.

16. Um grão de areia que se interpõe entre a concha e o manto estimula as células epidérmicas das ostras a secretarem camadas sobrepostas de nácar, originando uma pérola.

Soma das alternativas corretas:

15. (UECE) Os tubarões são muito temidos e fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram antes dos dinossauros e hoje existem 380 espécies de tubarões distribuídas pelo mundo. Ao contrário do que muitos consideram sobre esses animais, os tubarões desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, pois se alimentam de animais mortos e de refugos descartados por outros animais. São peixes cartilaginosos e uma das suas características está nas suas escamas que são estruturas homólogas:

a) Às escamas de peixes ósseos.

b) Aos dentes dos outros cordados.

c) Às penas das aves.

d) Ao plastrão das tartarugas.

 

16. (UPE) Antes da descoberta do plástico, as esponjas de banho utilizadas na higiene pessoal eram obtidas a partir de animais marinhos pertencentes ao Filo Porífera. Em relação aos animais desse Filo e suas características, pode-se afirmar que:

I. São invertebrados aquáticos filtradores, de corpo esponjoso e de estrutura simples, sem tecidos ou órgãos diferenciados nem sistema nervoso.

II. Apresentam numerosos poros laterais e, na região superior do corpo, uma única abertura para a entrada do alimento e da água, denominada de ósculo.

III. Apresentam digestão extracelular na espongiocele, que ocorre por meio de enzimas produzidas pelos nematocistos.

IV. Apresentam digestão intracelular, que ocorre no interior dos coanócitos e dos amebócitos.

V. Apresentam circulação de água, facilitada por meio de células especiais flageladas, denominadas de coanócitos.

Assinale a alternativa correta.

a) I, II,V, apenas.

b) II, III, IV, apenas.

c) I, IV, V, apenas.

d) I, III, V, apenas.

e) III, IV, V, apenas.

17. (UEM) Sobre as características dos diferentes grupos de organismos incluídos no reino Animalia, assinale o que for correto.

01. Os animais são organismos heterotróficos, eucarióticos e multicelulares.

02. Todos os animais se movimentam ativamente, devido à presença dos tecidos muscular e nervoso.

04. Os moluscos, os anelídeos e os equinodermos são animais deuterostômios e pseudocelomados, devido à simetria e à presença de cavidades corporais.

08. Os nematódeos, os artrópodos e os cordados apresentam sistema digestório completo, com duas aberturas.

16. A respiração nos insetos é traqueal; nos répteis, nas aves é pulmonar; e nos platelmintos é cutânea.

Soma das alternativas corretas:

18. (UECE) Sobre as esponjas, analise as afirmações abaixo.

I. Sua pequena capacidade regenerativa revela a elevada interdependência e a diferenciação de suas células.

II. Não possuem sistema digestório. A digestão é exclusivamente intracelular.

III. Todas possuem espículas silicosas distribuídas pelo corpo, que são urticantes e importantes para a defesa das espécies.

IV. Seus coanócitos criam uma corrente que faz a água circular no seu interior e sair pelo ósculo.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.

b) II, III e IV.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

19. (COVEST) Analise as proposições abaixo, relativas a algumas características de animais invertebrados.

I  II

0 0 – Os poríferos apresentam digestão intra e extracelular, sistema digestivo incompleto e cavidade digestiva única.

1  1 – Os cnidários ou celenterados apresentam digestão extracelular e sistema digestivo simples (incompleto), dispondo de uma abertura para a entrada do alimento e uma abertura para a saída de dejetos.

2  2 – Os platelmintos apresentam sistema digestivo incompleto e sistema excretor constituído de túbulos ramificados (protonefrídios), dispostos ao longo do corpo do animal.

3  3  – Os nematelmintos apresentam sistema digestivo completo e sistema excretor constituído por dois canais longitudinais (tubos em H), dispostos lateralmente e que se unem formando um poro excretor, próximo à boca.

4  4 – Os anelídeos apresentam sistema digestivo completo e as estruturas excretoras são túbulos chamados metanefrídios (ou apenas nefrídios).

20. (UEM) Sobre os órgãos sensoriais de vertebrados, assinale o que for correto.

01. As linhas laterais correspondem a dois finos canais ao longo das laterais do corpo. Esses canais têm aberturas por onde penetra a água e são exclusivos de peixes ósseos.

02. As serpentes têm órgão olfativo especial no teto da boca, o órgão de Jacobson.

04. As glândulas paranoides, que se abrem nos lados da boca dos anfíbios, têm função gustativa.

08. A visão das aves é muito boa, e sua audição é bastante aguçada. Esta possibilita a comunicação por meio de sons.

16. Ampolas de Lorenzini, ou lorenzianas, localizam-se na região da cabeça de cações, por exemplo, e nelas existem células sensoriais que captam as fracas correntes elétricas geradas pela atividade dos músculos de outros animais.

Soma das alternativas corretas:

21. (UEM) Com relação à sistemática do reino Animalia e às suas características, assinale o que for correto.

01. Cephalopoda é uma classe do filo Mollusca, que vive exclusivamente no mar.

02. Polychaeta, uma das três classes de Annelida, apresenta numerosas cerdas corporais.

04. Hemiptera, Diptera e Coleoptera são três das ordens de Insecta, que é a mais numerosa classe do filo Arthropoda.

08. As classes Turbelaria, Cestoda e Trematoda constituem o filo Nemathelminthes.

16. Asteroidea é uma das classes do filo Echinodermata que habita a água doce.

32. Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, subfilos de Chordata, são exclusivamente homotérmicos.

Soma das alternativas corretas:

22. (UPE) Leia o trecho da música Samarica Parteira, interpretada por Luiz Gonzaga.

….

Lula!

Pronto patrão.

Monte na bestinha melada e risque. Vá ligeiro buscar Samarica parteira que Juvita já tá com dô de menino.

….. Foi a maior carreira que eu dei na minha vida…

Piriri piriri …. uma cancela: nheeeiim … pá… …Um rancho…

Au au!…

Tá me estranhan’o cruvina? Era cruvina mermo. Balançô o rabo.

Não sei porque cachorro de pobe tem sempre nome de peixe: é cruvina, traíra, piaba, matrinxã, baleia, piranha….

Disponível em: http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/392697/. Adaptado.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A baleia, um mamífero, por vezes, é confundida com peixes, conforme o exemplo da música. Isso ocorre, principalmente, por causa do formato do seu corpo e da presença de nadadeiras.

II. As baleias respiram por meio de pulmões e precisam subir à tona para efetuar as trocas gasosas. Os peixes ósseos, por sua vez, respiram, na sua maioria, por meio de brânquias, projeções filamentosas ricas em vasos sanguíneos, localizados nos arcos entre as fendas branquiais, e não necessitam subir à superfície.

III. A organização básica do sistema digestório é semelhante entre peixes e baleias. O tubo digestório inicia na boca, seguida da faringe, do esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, terminando no ânus. No entanto, os peixes ósseos possuem uma válvula espiral com a função de retardar o trânsito dos alimentos, dando mais tempo à digestão.

IV. Em relação ao sistema circulatório, os peixes ósseos têm um coração com apenas duas câmaras – um átrio e um ventrículo, enquanto as baleias têm coração com quatro câmaras – dois átrios e dois ventrículos completamente separados.

V. Os peixes ósseos, assim como as baleias, são dioicos, e a maioria tem fecundação interna. Os embriões se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, alimentando‐se de substâncias que retiram do sangue materno por meio de uma estrutura semelhante à placenta, sendo, portanto, espécies vivíparas.

Estão corretas:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) II, III e V.

e) III e IV.

23. (UNIOESTE) De acordo com o texto abaixo G. marleyi é uma espécie de crustáceo. Sobre os crustáceos é correto afirmar que:

“Bob Marley está vivo nos corais de recifes do mar do Caribe. O ícone do reggae serviu de inspiração ao biólogo Paul Sikkel para batizar minúsculos crustáceos descobertos na costa leste das ilhas caribenhas. Em homenagem ao cantor, a nova espécie foi chamada Gnathia marleyi. G. marleyi vive escondido em cascalhos de corais, esponjas do mar e algas. Os jovens são parasitas e infestam os peixes que passam pelos locais onde estão.”

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/novo-crustaceo-de-recife-no-caribe-recebe-nome-em-homenagem-a-bob-marley.

a) Não possuem antenas.

b) Pertencem ao filo

c) Exoesqueleto não os caracteriza.

d) Os crustáceos são exclusivamente aquáticos.

e) Pertencem ao mesmo filo que os aracnídeos.

24. (UPF) Associe a primeira coluna, que se refere aos grupos de artrópodes, com a segunda coluna, que contém suas características.

24

 

A sequência correta na associação, de cima para baixo, e:

a) IV, II, III, I, V.

b) III, IV, II, V, I.

c) V, I, III, IV, II.

d) V, III, IV, II, I.

e) III, V, I, IV, II.

25. (UEM) Estão representados, a seguir, os principais grupos de Chordata. Com relação a eles, assinale o que for correto.

25

01. A e B são, respectivamente, Osteichthyes e Chondrichthyes, e ambos apresentam respiração branquial.

02. E representa um Amphibia que possui coração com três cavidades (dois átrios e um ventrículo), havendo, portanto, mistura de sangue venoso com sangue arterial.

04. D representa um réptil, que tem como característica a pele seca, rica em quitina, com camada córnea bastante desenvolvida e destituída de glândulas.

08. C representa uma ave e tem como características sacos aéreos e ossos pneumáticos, que são adaptações que facilitam o voo.

16. F representa um mamífero que possui pulmões revestidos de pleura, presença de diafragma e circulação dupla completa.

32. F representa um mamífero que, durante o desenvolvimento embrionário, apresenta formação de placenta no útero da fêmea, através da qual o embrião recebe nutrientes da mãe.

64. D e E apresentam características comuns, tais como fecundação externa e desenvolvimento direto sem metamorfose.

Soma das alternativas corretas:

26. (UEM) Os sistemas de um organismo funcionam em conjunto de modo a manter suas condições internas e propiciar a sua sobrevivência. Com relação a aspectos funcionais de alguns animais, assinale a alternativa incorreta.

a) A digestão intracelular das esponjas é coordenada pelo sistema nervoso.

b) O nematocisto do cnidoblasto contém líquido tóxico.

c) A epiderme é responsável pela secreção do novo exoesqueleto durante o processo da muda ou ecdise dos artrópodes.

d) Nos moluscos, o pé é uma estrutura musculosa capaz de deslizar, nadar, capturar, cavar ou fixar.

e) As substâncias nitrogenadas recolhidas pelos metanefrídios são eliminadas para o exterior do corpo dos anelídeos pelos nefridióporos.

27. (UEM) Considerando as características de anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermatas, assinale o que for correto.

01. Moluscos e equinodermatas são providos de rádula, estrutura dotada de dentículos, situada entre o esôfago e o estômago.

02. Moluscos e anelídeos são triblásticos, protostômios e esquizocelomados.

04. Anelídeos e artrópodes apresentam crescimento descontínuo, ou seja, trocam o revestimento corporal, inclusive na fase adulta.

08. A metameria, presente em anelídeos e em artrópodes, consiste na organização do corpo em uma série de segmentos.

16. A semelhança entre artrópodes e equinodermatas é o celoma com origem enterocélica e a boca com origem no blastóporo.

Soma das alternativas corretas:

28. (UEM) Sobre os animais classificados como cordados, assinale o que for correto.

01. O corpo dos urocordados é revestido por um envoltório espesso denominado de túnica, que apresenta os sifões exalante e inalante.

02. Os cefalocordados, conhecidos como anfioxos, são animais marinhos que filtram partículas de alimento da água.

04. Os vertebrados apresentam esqueleto interno bem desenvolvido e de origem mesodérmica.

08. As mandíbulas estão presentes em todos os cordados; por isso, não é inovação surgida durante a história evolutiva dos vertebrados.

16. Os anexos embrionários de répteis, de aves e de mamíferos são o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório.

Soma das alternativas corretas:

29. (UEM) Analise as figuras a seguir e os animais nelas representados. Assinale o que for correto.

29

01. A figura I representa um porífero. As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente, o ósculo, o átrio ou espongiocele, o coanócito e o pinacócito.

02. As estruturas indicadas na figura II representam a parede corporal de um cnidário.

04. As setas 1, 2 e 3 da figura III indicam, respectivamente, a boca, os pés e a placa madrepórica de um equinodermata.

08. Na figura IV, as setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente, as classes Pelecypoda, Gastropoda, Amphineura e Cephalopoda.

16. Os grupos representados nas figuras III e IV são diblásticos, acelomados e deuterostômios.

32. A figura V é o esquema de um anelídeo. As setas 1, 2 e 3 indicam, respectivamente, corações, papo e moela.

64. O animal representado na figura V é triblástico, celomado e protostômio.

Soma das alternativas corretas:

30. (UEM) Associe cada grupo animal a uma das características. Assinale a alternativa em que todas as associações estão corretas.

30

 

a) 1F, 2I, 3B, 4H, 5C, 6E, 7D, 8A, 9G.

b) 1F, 2I, 3H, 4B, 5E, 6C, 7D, 8A, 9G.

c) 1I, 2F, 3B, 4H, 5C, 6D, 7E, 8G, 9A.

d) 1I, 2C, 3H, 4B, 5F, 6D, 7G, 8E, 9A.

e) 1F, 2I, 3H, 4B, 5C, 6D, 7E, 8A, 9G.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: