Publicado por: Djalma Santos | 5 de março de 2016

TESTES DE EMBRIOLOGIA (2)

01. (UniEvangélica) Leia o texto a seguir.

Simultaneamente à organogênese formam-se, a partir dos três folhetos embrionários e externamente em relação ao corpo do embrião, várias membranas que realizam diversas funções indispensáveis ao completo desenvolvimento embrionário. Essas membranas são chamadas anexos embrionários, sendo a mais simples o saco vitelino, ou vesícula vitelina, o único anexo embrionário de peixes e anfíbios. Répteis, aves e mamíferos, além da vesícula vitelina, apresentam cório, alantoide e âmnio, que garantem um desenvolvimento embrionário relativamente independente do meio aquático. No entanto, os mamíferos vivíparos apresentam a vesícula vitelínica e o alantoide atrofiadas.

SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR, Nelson. Biologia. Vol. único. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 550.

Os mamíferos vivíparos apresentam vesícula vitelina e alantoide atrofiadas porque:

a) O âmnio envolve completamente o embrião e torna desnecessária a ação da vesícula vitelina e alantoide.

b) No estágio de nêurula acentua-se a organogênese, pois vão se diferenciando os principais órgãos e sistemas, especialmente os derivados do mesoderme.

c) Após a formação do zigoto tem início o processo de divisões celulares sucessivas, etapa chamada de segmentação ou clivagem, resultando em blastômeros.

d) Nos mamíferos vivíparos existe outro anexo, a placenta, responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas efetuadas entre a mãe e o embrião.

02. (UERN) A organogênese é uma fase embrionária responsável pela formação dos órgãos e sistemas, na qual os movimentos de células e as dobras dos folhetos embrionários originam os diversos órgãos do embrião. Em relação à organização dos folhetos embrionários, relacione o folheto embrionário ao respectivo órgão formado no animal adulto.

1. Endoderme.

2. Mesoderme.

3. Ectoderme.

(    ) Musculatura esquelética.

(    ) Fígado e pâncreas.

(    ) Medula e nervos.

(    ) Derme.

(    ) Bexiga urinária.

A sequência está correta em:

a) 2, 1, 1, 3, 2.

b) 2, 1, 3, 2, 1.

c) 1, 3, 3, 1, 2.

d) 3, 2, 2, 3, 1.

03. (UFSC) Pesquisas recentes revelam que a cocaína atravessa a barreira placentária, indo afetar o desenvolvimento normal de bebês. A droga ataca, principalmente, o sistema nervoso provocando, posteriormente, dificuldades na aprendizagem e na integração da criança com os pais e com o meio. A placenta é um dos anexos embrionários presentes em vertebrados. Sobre esses anexos é correto afirmar que:

a) O âmnio possui função de armazenar substâncias nutritivas (vitelo).

b) A vesícula vitelínica atenua abalos e traumatismos, sofridos pela mãe, que possam atingir o embrião.

c) O alantoide possui, exclusivamente, função protetora.

d) O cordão umbilical liga o feto à placenta em todos os mamíferos.

e) A placenta, dentre outras funções, é responsável pela nutrição e serve como barreira contra infecções.

04. (PUC-RIO) A respeito do ovo amniótico, produzido por répteis (incluindo as aves) e mamíferos, considere as afirmativas a seguir.

I. Permitiu aos amniotas ocupar um número maior de ambientes do que aqueles ocupados pelos anfíbios.

II. Difere do ovo dos anfíbios e peixes apenas pela presença de uma casca calcária.

III. É nomeado em função da presença do âmnio, membrana que circunda o embrião e o envolve em uma cavidade preenchida por fluido.

IV. É considerado uma característica derivada compartilhada nos amniotas.

É correto o que se afirma em:

a) Somente I, III e IV.

b) Somente II, III e IV.

c) Somente III.

d) Somente I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

05. (UNICAMP) Os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre foram os anfíbios, que, porém, ainda necessitam retornar à água para a reprodução. A independência da água foi conseguida posteriormente através de novidades evolutivas, como as relacionadas ao ovo.

05

É correto afirmar que:

a) estrutura indicada em a é o córion.

b) estrutura indicada em b é o saco vitelínico.

c) estrutura indicada em c é o alantoide.

d) estrutura indicada em d é o âmnion.

e) Uma das adaptações reprodutivas para a vida animal em ambiente terrestre é a fecundação interna.

06. (PUCCAMP) Um embrião de sapo, na fase final de gastrulação, é submetido à ação de radiação mutagênica de pequeno poder de penetração e que atinge apenas as células superficiais. Espera-se que surjam anomalias:

a) No estômago e no intestino.

b) Nos músculos lisos e estriados.
c) Na epiderme e no sistema nervoso.
d) Nos ossos e nas cartilagens.
e) Nos rins e no miocárdio.

07. (UFOP) A placenta é um anexo que se forma a partir do embrião e do endométrio materno, cuja principal função é realizar trocas entre o feto e o corpo materno. Podemos afirmar que a placenta completamente desenvolvida é encontrada:

a) Em todos os mamíferos.

b) Na maioria dos mamíferos, com exceção apenas dos marsupiais.

c) Na maioria dos mamíferos, com exceção apenas dos monotremos.

d) Nos mamíferos em geral exceto nos marsupiais e monotrematas.

e) Quase todos os répteis e mamíferos.

08. (PUC-CAMPINAS) Um pesquisador, ao examinar ovos em desenvolvimento, observou que apresentavam as seguintes características:

– Grande quantidade de vitelo.

– Clivagem parcial discoidal.

– Presença de âmnio, alantoide e cório.

– Somitos mesodérmicos.

– Tubo neural dorsal.

De acordo com esses dados, conclui-se que os ovos:

a) Não eram de aves.

b) Não eram de répteis.

c) Eram de anfíbios ou de répteis.

d) Eram de anfíbios ou de aves.

e) Eram de répteis ou de aves.

09. (PUC-PR) Em relação à embriologia, julgue os itens abaixo:

I. Nos espermatozoides, as mitocôndrias situadas na região intermediária são as “centrais de energia” para a intensa atividade motora dos flagelos.

II. Nos marsupiais, os filhotes nascem prematuramente e completam seu desenvolvimento na bolsa marsupial.

III. A penetração de um único espermatozoide no óvulo caracteriza a monospermia. Há casos de polispermia, ou seja, entrada de mais de um espermatozoide no óvulo, e isto caracteriza a formação de gêmeos.

IV. O âmnio é o anexo embrionário que se constitui numa bolsa preenchida pelo líquido amniótico e que tem por função proteger o embrião contra choques mecânicos e desidratação.

Assinale a correta:

a) I, II e IV.

b) I, III e IV

c) I, II e III

d) II, III e IV

e) I, II, III e IV

10. Na embriogênese, a partir dos três folhetos iniciais, vão surgindo por diferenciação celular, os tecidos embrionários e destes, resultarão os tecidos definitivos, que formarão os órgãos e todas as partes do corpo. Assinale a opção que associa corretamente a estrutura presente em vertebrados e o folheto embrionário que lhe deu origem.

a) Ectoderma – sistema nervoso, Mesoderma – tecido conjuntivo, Endoderma – pulmões.
b) Ectoderma – músculos, Mesoderma – pâncreas, Endoderma – epiderme.
c) Ectoderma – sistema urinário, Mesoderma – bexiga, Endoderma – músculos.
d) Ectoderma – pulmões, Mesoderma – sistema urinário, Endoderma – sistema nervoso.
e) Ectoderma – tecido conjuntivo, Mesoderma – epiderme, Endoderma – pâncreas.

11. (UFRGS) Assinale a alternativa correta a respeito dos ovos de diferentes espécies animais.

a) Ovos de aves apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos iguais.

b) Ovos de insetos têm vitelo distribuído de forma homogênea.

c) Ovos de moluscos apresentam vitelo abundante distribuído de forma heterogênea.

d) Ovos de anfíbios apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos diferentes.

e) Ovos de mamíferos realizam mitoses na região do disco germinativo.

12. (UEG) O estudo da embriologia fornece subsídios para a compreensão dos processos biológicos envolvidos na formação e no desenvolvimento embrionário e fetal humano. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

a) A fase de segmentação acontece a partir da terceira semana de gestação onde ocorrem as clivagens e a formação gástrula do embrião.

b) Na formação do feto, a endoderma origina os revestimentos do tubo neural assim como os somitos, células pertencentes à notocorda.

c) A fase de blastulação refere-se aos eventos de formação do arquêntero e da blastocele, ambos responsáveis pela proteção embrionária.

d) Na fase de organogênese, ocorre a formação dos tecidos especializados e dos órgãos através da diferenciação da ectoderma, mesoderma e endoderma.

13. (PUC-SP) Durante o desenvolvimento embrionário de uma certa espécie animal, constata-se que o embrião excreta preferencialmente amônia (fase A). Em seguida, passa a excretar preferencialmente ureia (fase B) e, a partir da metade do desenvolvimento, passa a excretar preferencialmente ácido úrico (fase C). A maior e a menor quantidade de água gasta por essa espécie durante sua embriogênese se dão, respectivamente, nas fases:

a) A e B.

b) A e C.

c) B e A.

d) B e C.

e) C e A.

14. (IFB) A conversão do ovo em feto e do feto em bebê é uma história biológica envolvendo eventos espetaculares que emergem de inter-relações perfeitamente ajustadas e complexas.

14

Uma análise do contexto desse processo, que se caracteriza por uma contínua dinâmica de transformações, permite reconhecer a:

a) Ausência da substância intercelular na estruturação de todos os tecidos exemplificados.

b) Diferenciação do tecido ósseo com células densamente associadas, condicionando adaptação à função mecânica.

c) Constituição da placenta com o compartilhamento de órgãos do filho e da mãe, possibilitando o intercâmbio metabólico materno/fetal.

d) Síntese da hemoglobina, proteína que especializa a hemácia na distribuição do oxigênio às células, por combinar-se de forma estável com essa molécula.

e) Especialização da célula nervosa com adaptações sinápticas que direcionam a transmissão do impulso nervoso do dendrito para o axônio.

15. (FCM-PB) O período embrionário que vai da 3ª à 8ª semana de desenvolvimento é o período durante o qual cada uma das 3 camadas germinativas, ectoderma, mesoderma e endoderma, dá origem a seus próprios tecidos e sistemas de órgãos. Quando se cita a origem de um tecido ou órgão, menciona-se somente um dos folhetos, o que gera o componente funcional que o caracteriza. Baseado nos folhetos abaixo numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. Endoderma.

2. Mesoderma.

3. Ectoderma.

(     ) Tecido ósseo.

(     ) Sistema nervoso.

(     ) Rins.

(     ) Sistema digestório.

(     ) Sistema respiratório.

Marque a alternativa correta.

a) 2, 3, 2, 1, 1.

b) 1, 1, 2, 1, 3.

c) 1, 2, 3, 3, 3.

d) 3, 2, 2, 1, 3.

e) 3, 3, 2, 2, 1.

16. (UEA) As figuras abaixo ilustram estágios do desenvolvimento inicial de um anfioxo e de um anfíbio.

16

A diferença entre os dois processos deve-se:

a) À resistência, maior ou menor, da membrana que reveste a célula-ovo.

b) À ocorrência de divisões mitóticas em maior número na célula-ovo do anfioxo.

c) À quantidade e distribuição do vitelo presente no citoplasma da célula-ovo.

d) À ocorrência de divisões mitóticas em maior número na célula-ovo do anfíbio.

e) A uma distribuição desigual das organelas citoplasmáticas da célula-ovo.

17. (UFLA) O tipo de segmentação que a célula-ovo das aves sofre é:

a) Holoblástica igual.

b) Holoblástica desigual.

c) Meroblástica discoidal.

d) Meroblástica bilateral.

18. (UPE) Na maioria das espécies, no estágio de gástrula, os blastômeros se diferenciam nos folhetos germinativos, que irão formar todos os tecidos corporais, dando início à organogênese, cuja fase inicial é a neurulação. Observe os quadros de a figura a seguir:

18

Sobre a origem embrionária de alguns dos tecidos do corpo humano, assinale a alternativa correta.

a) O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma. Todos os tecidos mostrados foram formados a partir do tubo neural que percorre todo o ventre do embrião.

b) O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, originando, respectivamente, a epiderme e as estruturas associadas a ela, o sistema nervoso e os ossos.

c) O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma diferenciado em epímero, mesômero e hipômero. O epímero forma os somitos responsáveis pela formação da musculatura esquelética.

d) O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma, do qual o mesômero faz parte e dá origem a vasos sanguíneos, coração e sangue e do endoderma, representado pelos vasos linfáticos.

e) O quadro 3 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, representados, respectivamente, por tubo digestório, pulmão e rins.

19. (UEPG) Com relação aos anexos embrionários humanos, assinale a alternativa correta.

a) O saco vitelínico está extremamente desenvolvido durante toda a embriogênese humana. É uma espécie de bolsa que se desenvolve a partir do endoderma com função de armazenar alimentos para o embrião.

b) O córion participa da formação de uma membrana, ou pele, que se apresenta por fora do âmnio e por dentro da decídua capsular. Origina-se a partir do trofoblasto, formando o córion liso e o córion frondoso. Este último, forma a placenta.

c) O alantoide aparece por volta do sétimo dia de desenvolvimento, formando uma bolsa fechada em torno do embrião, a qual contém o líquido amniótico que protege o embrião contra choques mecânicos, desidratação e traumatismos.

d) Nos humanos, além dos anexos embrionários há a placenta. Através da placenta ocorrem as trocas entre a mãe e o feto. Não existe nenhum tipo de barreira placentária e as trocas entre a mãe e o feto são ilimitadas.

e) O âmnio é uma bolsa de origem endodérmica que contém vasos sanguíneos com funções respiratória e excretora. Na espécie humana, o âmnio é rudimentar, fixando a sua porção extraembrionária juntamente com a porção inicial do cordão umbilical.

20. (UNIOESTE) Em relação à embriogênese animal, pode-se afirmar que:

01. A mesoderme é o terceiro folheto embrionário que surge nos triblásticos.

02. O blastóporo é uma cavidade originada durante a formação da mórula.

04. O tubo neural e a notocorda são estruturas importantes no embrião dos cordados.

08. O celoma só aparece em gástrulas triblásticas.

16. O ovo do tipo oligolécito apresenta pouco vitelo e ocorre em mamíferos.

32. Somatopleura e esplancnopleura são folhetos embrionários originados a partir da mesoderme.

64. O ovo do tipo oligolécito sofre segmentação do tipo holoblástica desigual.

Soma das alternativas corretas:

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: