Publicado por: Djalma Santos | 5 de março de 2016

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (2)

 

01. (ACEFE) A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir dor, afligir-se, queixoso”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica doença como a ausência de saúde. A respeito das doenças causadas por microrganismos é correto afirmar:

a) Nas protozooses, caso o agente parasitário utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele que manifesta a doença e hospedeiro intermediário aquele que transmite a doença.

b) Uma forma de combate às doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias e protozoários é a utilização de medicamentos chamados antibióticos.

c) As doenças causadas por vírus são também conhecidas como viroses. Dentre as principais viroses, pode-se destacar: Aids, catapora, caxumba, dengue e febre amarela.

d) A toxoplasmose é uma doença causada por uma bactéria transmitida pelas fezes de animais domésticos que possuem em seu organismo o Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, aparecimento de ínguas (gânglios linfáticos inchados).

02. (COVEST) A imagem abaixo representa o ciclo de vida de um parasita que pode causar sérios problemas de saúde em seres humanos.

02

Observando essa imagem, podemos afirmar que:

I   II

0  0 – As proglótides se formam na carne do porco e são ingeridas pelo homem.

1  1 – Nessa parasitose, o porco assume o papel de hospedeiro definitivo.

2 2 – Pelo ciclo apresentado, a ingestão acidental de alimentos contaminados com fezes humanas pode levar à formação de cisticercos no organismo humano.

3  3 – O amarelão e a ascaridíase são parasitoses que apresentam o mesmo ciclo vital.

4  4 – O ciclo apresentado é o da teníase.

03. (UECE) Em uma consulta, o médico examina um bebê e observa inúmeros pontos brancos em sua mucosa bucal, mas tranquiliza a mãe da criança, dizendo que é um problema comum, conhecido como “sapinho”, uma doença causada por:

a) Protozoários específicos que contaminam a saliva, por meio de alimentos mal lavados.

b) Bactérias do tipo coli presentes no aparelho digestivo que se multiplicam desordenadamente e atingem a boca causando irritação.

c) Vírus remanescentes de infecções do trato respiratório que se instalam na cavidade bucal.

d) Um fungo conhecido por Candida albicans, encontrado naturalmente no trato digestivo de todos os seres humanos, que se multiplicam quando a imunidade cai e o organismo não consegue combatê-lo.

04. (FPS) Na parasitologia, o termo profilaxia designa:

a) O parasita que efetua o ciclo em apenas um hospedeiro.

b) O conjunto de medidas que previnem o parasitismo.

c) O contato do parasita com o corpo do hospedeiro.

d) A ocorrência da parasitose em certa área, com o número mais ou menos constante de casos.

e) O organismo que transmite o parasita de um hospedeiro para outro.

05. (UEM) Sobre as doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A toxoplasmose é causada pelo protozoário sarcodino Toxoplasma gondii e transmitida por um mosquito do gênero Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego.

02. A teníase é causada pela ingestão de ovos de Taenia solium presentes na carne bovina infectada.

04. O Ebola é uma bactéria que causa uma doença altamente infecciosa transmitida apenas entre humanos.

08. A AIDS contribui para o aumento dos casos de tuberculose, pois o vírus HIV ataca os linfócitos, facilitando a infecção por agentes causadores de doenças oportunistas.

16. A esquistossomose é adquirida em meio aquático, em que a cercária penetra ativamente na pele do homem.

Soma das alternativas corretas:

06. (PUC-SP) A proliferação de meios adequados à reprodução de mosquitos vetores aumenta as chances de nossa população contrair doenças como:

a) Febre amarela e esquistossomose.

b) Febre amarela e mal de Chagas.

c) Dengue e esquistossomose.

d) Dengue e mal de Chagas.

e) Dengue e malária.

07. (UNIFOR) A malária é uma das doenças tropicais mais perigosas, e apesar de não ser uma ameaça, em todos os locais, é uma doença de risco para as pessoas que vivem ou viajam para áreas endêmicas. Causada pelo parasita Plasmodium, transmitido por mosquitos, matou 548 mil pessoas em todo o mundo em 2013, a maioria na África, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças menores de cinco anos representam pelo menos 75% dessas mortes.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2015/04/24/vacina-contra-malariaoferece-protecao-parcial-diz-estudo.htmAcesso em 25 abr. 2015. (com adaptações)

07

Ciclo vital de Plasmodium vivax, mostrando as várias formas do protozoário no organismo do mosquito e no homem.

Fonte: http://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/pictures/2002-11-142-05-i001.jpg

Considerando o contexto acima, é correto afirmar que:

a) A malária é causada pelo protozoário Plasmodium e dentre as espécies existentes a única que acomete o homem é Plasmodium vivax.

b) Na sua atividade hematófaga, o mosquito pode ingerir também merozoítos e gametócitos, e ambos se desenvolverão no inseto.

c) No tubo digestivo do mosquito, os merozoítos fundem-se e formam zigotos, que se fixam na parede gástrica, e desenvolvem-se em cistos.

d) O mosquito pode, pela saliva, introduzir os esporozoítos em outro indivíduo ao picá-lo, transmitindo assim a malária.

e) No ciclo vital do Plasmodium, o homem é o hospedeiro definitivo, pois é neste que se desenvolve a doença.

08. (IFG) cientista Peter Piot, que descobriu o vírus Ebola, alertou nesta segunda-feira (20/10/2014), que a crise humanitária provocada pelo vírus na África Ocidental não vai acabar até que uma vacina seja desenvolvida. A doença já matou mais de 4.000 pessoas, principalmente em Serra Leoa, Guiné e Libéria.

Disponível em: <http://noticias.r7.com&gt;. Acesso em: 31 Out. 2014.

O vírus Ebola é altamente infeccioso e causa uma grave febre hemorrágica. Os principais sintomas da doença são: febre repentina, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, diarreia, deficiência nas funções hepáticas e renais, coceiras e sangramento interno e externo. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que ele libera uma proteína que desabilita o sistema de defesa do organismo.

A respeito do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.

a) O processo de vacinação estimula o funcionamento do sistema imunológico na produção de anticorpos.

b) Os vírus são seres unicelulares extremamente simples, que atuam como parasitas.

c) O sistema de defesa é constituído por células sanguíneas conhecidas como hemácias.

d) A facilidade que os vírus têm de se disseminar pode ser explicada por sua capacidade de realizar reprodução por bipartição.

e) Os antibióticos são medicamentos que atuam na destruição das membranas plasmáticas dos vírus.

09. (INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA) A rubéola, a poliomielite e a dengue são doenças que afetam os seres humanos. Considere as afirmações a seguir.

I. A rubéola é causada por um vírus envelopado com RNA, e a infecção durante a gravidez pode causar sérios danos ao feto.

II. A poliomielite é causada por bactérias patogênicas contaminadas com bacteriófagos, e a infecção em crianças pode causar paralisia infantil.

III. A dengue é causada por um vírus que apresenta diferentes variedades, e a infecção pode causar, em seus casos mais sérios, a hemorragia.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas I e III.

10. (URCA) Muitas doenças tropicais não possuem tratamento específico, como soro, antibióticos ou vacinas. Dentre essas doenças que as grandes corporações farmacêuticas não se interessam em desenvolver tratamento, podemos citar a chicungunha, comum no Haiti e que chegou no Nordeste com os soldados brasileiros que serviram nesse país na força de paz da ONU. A respeito dessa doença é correto afirmar:

a) É causada por bactéria resistente a antibióticos.

b) É causada por vírus e por isso não responde satisfatoriamente a antibióticos.

c) É transmitida por fluidos corporais.

d) Água contaminada por esporos de fungos é o principal veículo de transmissão.

e) O aumento do coração e sangramento pulmonar são os principais sintomas dessa doença.

11. (UFPR) Leia a notícia abaixo:

Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina

Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.

Revista Veja São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.

A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita:

a) Na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida.

b) Nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados.

c) Nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele.

d) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato.

e) No sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.

12. (UFMS) Muitas doenças humanas são causadas por vírus, bactérias ou protozoários. Sua transmissão pode ser intermediada por outros organismos, tais como insetos. Assinale a alternativa que contém apenas informações corretas sobre os agentes etiológicos e as formas de transmissão de algumas doenças.

a) O vírus HIV, causador da AIDS, pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

b) O mosquito Aedes aegypti é o agente etiológico de doenças, como febre amarela e dengue.

c) Varíola, poliomielite, AIDS e gripe são doenças causadas por vírus.

d) Tanto a tuberculose quanto a gripe são causadas por vírus.

e) Ebola e Doença de Chagas são doenças tropicais causadas por vírus e transmitidas por mosquitos.

13. (UPF)

Ebola já matou 3.439 na África, diz OMS

O vírus Ebola matou 3.439 pessoas no oeste da África, de um total de 7.478 casos registrados em cinco países (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal), segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado até 1º de outubro e divulgado nesta sexta, em Genebra. […] A epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, teve início na Guiné, no fim de dezembro de 2013. Desde então, foram registrados 2.069 mortos entre 3.834 casos na Libéria, o país mais afetado. Na Guiné, foram contabilizados 739 mortos de um total de 1.199 casos e, em Serra Leoa, 623 mortos em 2.437 casos. Trabalhadores de saúde têm sido particularmente afetados, com 216 mortos entre 377 casos confirmados.

(Disponível em: http://www.afp.com/pt/noticia. Acesso em 04 out. 2014)

 

A febre hemorrágica ebola (FHE) está sendo considerada uma epidemia porque:

a) É infecciosa e transmissível e atinge grandes proporções, se espalhando por um ou mais continentes ou por todo o mundo, matando grande número de pessoas.

b) Não é infecciosa e surgiu em alguns indivíduos, sem um caráter regular.

c) É infecciosa e transmissível e surgiu rapidamente em determinada região, matando grande número de pessoas.

d) Tem duração contínua, se manifesta apenas em determinada região e tem causa local.

e) Não é infecciosa e transmissível e surgiu numa região, mas se espalhou rapidamente entre as pessoas de outras regiões.

14. (UNICENTRO) Sobre a profilaxia de verminoses que atingem o organismo humano, considere as afirmativas a seguir.

I. Uma medida preventiva contra a cisticercose é lavar frutas e verduras antes de serem ingeridas.

II. Uma medida preventiva contra a teníase é andar calçado sobre solos úmidos.

III. Uma medida preventiva de se combater o Ascaris lumbricoides é exterminar os caramujos hospedeiros.

IV. Uma medida preventiva de se combater o Enterobius vermicularis é lavar as mãos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

15. (UEPG) Os nematelmintos causam diversas doenças em plantas e animais. Geralmente, não levam à morte do hospedeiro, o que reflete sua adaptação à vida parasitária. É vantajoso ao parasita que o hospedeiro resista bem à parasitose, pois, se esse morrer, ele perderá a moradia e a fonte de alimentação. Com relação às doenças humanas causadas por nematelmintos, assinale o que for correto.

01. As larvas do Ascaris lumbricoides migram pelo corpo humano até conseguir se instalar definitivamente no intestino. Nessa migração, elas perfuram a parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Depois de alguns dias, as formas jovens atingem os pulmões, perfuram os alvéolos pulmonares e sobem pela traqueia. Na traqueia provocam acessos de tosse, sendo lançadas na faringe e engolidas. Dessa forma, os vermes retornam ao intestino.

02. A oxiurose é causada pelo Enterobius vermicularis. A infestação primária ocorre pela ingestão de alimentos ou objetos contaminados por ovos da espécie.

04. Na primeira fase da infestação da filariose, o sistema imunitário humano responde provocando o aparecimento de alergias, febres e inchaço dos linfonodos. Nos estágios avançados, os vermes causam obstruções nos vasos linfáticos, provocando edemas linfáticos, principalmente nas pernas.

08. Ovos do Ascaris lumbricoides são liberados do corpo de um hospedeiro contaminado junto com as fezes. Esses ovos podem contaminar lagos, rios e depósitos de água potável. Verduras, frutos e legumes regados com água contaminada também podem transmitir os ovos do Ascaris lumbricoides. Se ingeridos, no tubo digestório do hospedeiro, a casca do ovo é digerida e dele sai uma pequena larva filamentosa.

16. O bicho-geográfico Ancylostoma braziliensis é um nematelminto parasita de cães e gatos. Essas larvas, também podem penetrar a pele dos seres humanos, entram na circulação sanguínea e completam seu ciclo de vida no fígado humano.

Soma das alternativas corretas:

16. (UNICID) A ocorrência de pneumonia associada ao diagnóstico de ascaridíase é um fato conhecido clinicamente. A explicação para tal associação consiste:

a) No refluxo gástrico que atinge os pulmões, quando os parasitas alojam-se no estômago.

b) Na liberação de toxinas inflamatórias pelo parasita durante o contágio pelas vias aéreas.

c) Na infecção intracelular dos alvéolos pulmonares pelo verme parasita.

d) No ciclo de vida do parasita, que inclui a migração pelo sistema respiratório.

e) No local onde o parasita realiza sua reprodução sexuada, os pulmões.

17. (UNISINOS) Em 2014, ocorreu a maior epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola no continente africano. O ebola é uma doença que possui uma taxa de mortalidade extremamente elevada, podendo chegar a até 90%, e não existe uma vacina ou tratamento específico para o vírus. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela em que todas as doenças referidas sejam causadas por vírus.

a) Dengue, febre amarela, varíola e sarampo.

b) Toxoplasmose, leishmaniose, malária e lepra.

c) Cólera, febre amarela, malária e varíola.

d) Lepra, varíola, sarampo e toxoplasmose.

e) Dengue, malária, lepra e cólera.

18. (UNEP) A presença de hospedeiros intermediários suscetíveis do Schistossoma mansoni permitiu a instalação dessa espécie no território brasileiro. “[…] Os focos primitivos da doença se instalaram na região canavieira do Nordeste e, com os movimentos migratórios que ocorreram em vários momentos da história econômica do país (ciclo do ouro e diamantes, ciclos da borracha, ciclo do café, industrialização, etc.), a doença se expandiu para outras regiões” (NEVES, D.P – Parasitologia Humana, 11ª ed, Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2011, p. 194). Sobre a doença citada, pode-se afirmar que:

a) É causada por um aschelminto, que se instala no intestino após a penetração de larvas na pele humana.

b) No ciclo desse plathelminto existem larvas, os miracídios e as cercarias, que dependem de um molusco, o Biomphalaria, para continuar o ciclo.

c) A contaminação no homem acontece unicamente pela ingestão de larvas que se instalam no sistema porta hepático, provocando tosse e diarreia na fase aguda da doença.

d) A profilaxia faz-se por medidas de saneamento básico, bem como tratamento de todos os doentes infectados pelo aschelminto.

e) No ciclo, o homem é o hospedeiro intermediário e, o Biomphalaria, o hospedeiro definitivo.

19. (UNESP) Leia os versos da música Águas de Março, de Tom Jobim, para responder esta questão.

É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração

(www.radio.uol.com.br)

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical.

A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da:

a) Malária, adquirida pela picada de mosquitos que ocorrem em regiões quentes e úmidas.

b) Febre tifoide, adquirida por ingestão de água de poços e açudes que receberam águas trazidas pelas enxurradas e contaminadas por fezes de pessoas infectadas.

c) Dengue, adquirida pela picada de mosquitos que são mais numerosos na época das chuvas.

d) Esquistossomose, adquirida através do contato com água de lagoas que se formam com as chuvas, nas quais podem ocorrer caramujos vetores da doença.

e) Leptospirose, causada por vírus presente na urina dos ratos, que se mistura com as águas de enchentes provocadas pelas chuvas.

20. (UPE) Leia o texto a seguir:

De acordo com o veterinário Rogério de Holanda, o Brasil está tomado pela Leishmania. “Na praia de Tamandaré, no ano passado, 98% dos cachorros de rua estavam infectados, e o protocolo de prevenção para esses casos, estimulado pelas autoridades, é o mesmo para a raiva, por meio da eutanásia animal”, disse o veterinário. “Falta interesse para uma outra solução, já que uma vez iniciado o tratamento, os riscos de contaminação para os humanos são mínimos”, lamentou”.

Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/pecao/2014/02/18/interna_pecao,490161/casos-de-leishmaniose-em-animais-crescem-duranteo-verao.shtml. Adaptado.

Com relação à Leishmaniose, analise as afirmativas a seguir:

I. Classificada como uma zoonose infectocontagiosa é transmitida ao homem, principalmente por cães e roedores, reservatórios considerados mais preocupantes por causa da relação estabelecida entre estes e os humanos.

II. É uma zoonose emergente, fruto das relações humanas com o ambiente, cujo crescimento é decorrente de diversos fatores, entre eles, o processo de desmatamento e urbanização desordenado.

III. Como toda zoonose, a intensidade com que a doença atinge o homem depende, principalmente, das alterações do ambiente natural, comportando-se de forma endêmica, em áreas recém-desmatadas.

IV. Causada por protozoários da espécie Lutzomyia sp, é apontada, também, como uma doença parasitária, uma vez que se relaciona com a precariedade das condições socioeconômicas, tais como saneamento e água inadequados nos domicílios.

V. Os parasitas L. braziliensis e L. chagasi, agentes etiológicos da leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral ou calazar, respectivamente, se multiplicam no interior das células, que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, denominadas macrófagos.

Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I, II e V.

b) I, III e IV.

c) II e V.

d) II, III e V.

e) III e IV.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: