Publicado por: Djalma Santos | 12 de março de 2016

TESTES DE GENÉTICA (VI)

01. (PUC-PR) Suponha que o heredograma abaixo refere-se a uma doença autossômica recessiva denominada fibrose cística. Os indivíduos em escuro são afetados, os demais apresentam um fenótipo normal. O alelo normal codifica uma proteína de membrana que funciona no transporte do íon cloreto, entre células e o líquido extracelular. Indivíduos com fibrose cística apresentam uma alta concentração de cloreto extracelular. O muco que reveste certas células se torna mais pegajoso e espesso. O muco se acumula no pâncreas, pulmões e trato digestório, reduzindo a absorção de nutrientes e possibilitando infecções bacterianas.

01

O casal II.1 x II.2 deseja ter mais um filho. Eles procuram um geneticista para saber qual a probabilidade de vir a ter uma menina com fibrose cística. Essa probabilidade é de:

a) 50%.

b) 6,25%.

c) 12,5 %.

d) 75%.

e) 25%.

02. (UEM) João e Roberta se casaram. Ambos são normais e têm casos de albinismo na família. Como planejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante para o albinismo e seu pai era normal, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina. Considerando essas informações e que o albinismo tipo 1, na espécie humana, é condicionado por um alelo recessivo, assinale o que for correto.

01. João e Roberta apresentam a mesma probabilidade de serem portadores do alelo para o albinismo.

02. A probabilidade de João ser portador do alelo para o albinismo é de 50%.

04. A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%.

08. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser albino será de 1/4.

16. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.

Soma das alternativas corretas:

03. (UNICENTRO) Dominância incompleta ou semidominância ocorre quando alelos em heterozigose promovem efeitos diferentes no fenótipo em relação ao estado de homozigose. Em plantas maravilhas, os genótipos abaixo influenciam nos seguintes fenótipos:

– BB = flores vermelhas.

– bb = flores brancas.

– Bb = flores rosas.

Em cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu, em F1, 90 maravilhas rosas. Qual a porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundarmos duas maravilhas da F2?

a) 50%.

b) 25%.

c) 100%.

d) 0%.

d) 75%.

04. (IFSC) Observe o heredograma abaixo.

04

O homem II.2 casou-se com a mulher II.1 e os dois resolveram ter um filho. No entanto, o indivíduo II.2 tem a mãe e uma irmã que manifestam uma doença autossômica, representada pelos círculos escuros. Com base no heredograma acima, assinale a alternativa correta que indica a probabilidade de o casal mencionado (II.1 e II.2) ter um filho homem e afetado pela doença, sabendo que a mulher II.1 é heterozigota.

a) 1/32.

b) 1/2.

c) 1/4.

d) 1/16.

e) 1/8.

05. (COVEST) Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilidade óssea, a surdez congênita e a esclerótica azulada. Assinale a alternativa que define o caso.

a) Ligação genética.

b) Penetrância completa.

c) Pleiotropia

d) Herança quantitativa.

e) Polialelia.

06. (FPS) No cruzamento observado abaixo está representado um caso de:

06

a) Gene dominante.

b) Herança sem dominância.

c) Codominância.

d) Gene letal.

d) Gene recessivo.

07. Suponha que, em uma espécie de planta, a altura do caule seja condicionada por 3 pares de genes com efeito aditivo. A menor planta, com genótipo recessivo, mede 40 cm e cada gene dominante acrescenta 5 cm à altura. Uma planta de genótipo aaBbCc foi autofecundada. A proporção de descendentes que serão capazes de atingir a altura de 50 cm é de:

a) 1/16.

b) 1/4.

c) 3/16.

d) 6/16.

e) 1/2.

08. (UPE) A determinação do sexo nos seres vivos está condicionada a diversos sistemas que envolvem processos e mecanismos distintos, importantes para a perpetuação e manutenção das espécies. Na maioria dos casos, é determinado por mecanismos genéticos, que caracterizam os sexos opostos. Em alguns grupos de organismos, um par de cromossomos sexuais é diferenciado no cariótipo de indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino; em outros, não há diferenças morfológicas entre os cromossomos, embora alguns deles contenham os genes que definem os sexos. Em relação aos sistemas de determinação do sexo, analise as afirmativas a seguir:

I. Na maioria das espécies, indivíduos sem cromossomo “X” ou “Z” não conseguem sobreviver por possuírem grande quantidade de genes envolvidos em diversas características, enquanto o cromossomo “Y” ou “W” não afeta a sobrevivência por apresentar pouquíssimos genes.

II. Nas espécies dioicas, tais como a maioria dos vertebrados e das plantas com flores, a determinação do sexo por intermédio do sistema XY ocorre no momento da fecundação e depende da ação de genes específicos, que atuam no desenvolvimento do novo organismo, tornando-o macho ou fêmea.

III. No sistema de determinação sexual XY, as fêmeas são capazes de originar apenas um tipo de gameta, com metade dos alossomos e um autossomo sempre X. Já o macho é heterogamético, produzindo gametas com autossomo X ou autossomo Y.

IV. No sistema de determinação X0, as fêmeas são homogaméticas por possuírem cromossomos homólogos (XX), originando apenas um tipo de gameta, e os machos são heterogaméticos por possuírem cromossomos homólogos (X0), originando dois tipos de gametas.

V. No sistema de herança sexual ZW de algumas espécies de répteis e aves, a heterogamia é mostrada pelas fêmeas, por apresentar cromossomos sexuais (ZW), enquanto a homogamia é mostrada pelo macho (ZZ), assim é a fêmea que determina o sexo da prole.

Estão corretas, apenas:

a) I, II, IV e V.

b) I, II, III e V.

c) I, II e V.

d) I, II, III e IV.

e) I, II e III.

09. (UFAL) Em carneiros, a produção de lã preta é devida ao alelo recessivo p e a de lã branca, ao alelo dominante P. Do cruzamento de dois animais brancos originou-se um carneiro preto que é retrocruzado com a ovelha genitora. A probabilidade de nascer um animal branco a partir desse retrocruzamento é:

a) Zero.

b) 1.

c) 1/2.

d) 1/4.

e) 3/4.

10. (UEM) Assinale o que for correto sobre o cruzamento de cobaias X, em que a cor preta da pelagem é condicionada por um gene dominante B, e a cor cinza pelo seu alelo recessivo b.

01. Cobaias de cor cinza só produzem gametas portadores do alelo b.

02. Basta um alelo funcional para produzir, em quantidades adequadas, os pigmentos que dão cor preta aos pelos das cobaias X.

04. A proporção genotípica do cruzamento de dois animais pretos heterozigotos é 1/4 BB, 1/2 Bb e 1/4 bb.

08. A proporção fenotípica do cruzamento de um macho preto heterozigoto e uma fêmea cinza é 1/2 preta e 1/2 cinza.

16. O mecanismo hereditário que explica as proporções fenotípicas e genotípicas dos cruzamentos propostos foi elucidado por Mendel e é conhecido hoje como Segunda Lei de Mendel.

Soma das alternativas corretas:

11. (UECE) Em situações problemas relacionados à genética mendeliana, um dos cálculos probabilísticos utilizados é a aplicação da denominada “regra da adição” para o cálculo da probabilidade da ocorrência de eventos mutuamente exclusivos. A partir dessa informação, indique entre as opções abaixo a fração que representa a chance de um casal de pele normal, portador de gene para albinismo ter dois filhos, de qualquer sexo, sendo o primeiro de pele normal e o outro albino ou ambos normais.

a) 3/16.

b) 9/16.

c) 12/16.

d) 9/64.

12. (MACK) Na espécie humana a acondroplasia é caracterizada pela presença de braços e pernas anormalmente curtos. Quando a anomalia é muito grave, os indivíduos possuem genótipo homozigoto dominante e morrem antes de nascer. A forma branda da doença afeta indivíduos heterozigotos enquanto os normais são homozigotos recessivos. A probabilidade de um casal, em que ambos são acondroplásicos, ter uma criança de sexo feminino normal para a acondroplasia é de:

a) 2/5.

b) 2/3.

c) 1/3.

d) 1/2.

e) 1/6.

13. (UFMT) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.

I. Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher

II. Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.

III. Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.

Das afirmações acima está (estão) correta (s):

a) I, apenas

b) II e III, apenas.

c) III, apenas.

d) II, apenas.

e) I, II e III.

14. (UFPB) A anemia falciforme é uma doença monogênica que afeta a hemoglobina, fazendo com que as hemácias que a contêm apresentem formato de foice, o que prejudica o transporte de oxigênio.Com a chegada da população africana no Brasil, ocorreu um aumento na frequência do alelo recessivo condicionante da anemia falciforme na população. Esse fato ocorreu, porque, na África, o alelo para a anemia falciforme apresenta alta frequência, pois indivíduos com traço falcêmico (heterozigotos) desenvolvem resistência à malária, doença endêmica dessa região. A partir do exposto, considere a seguinte situação: Álvaro e Leda, um casal brasileiro, ambos portadores do traço falcêmico, procuraram aconselhamento genético para saber a probabilidade de terem uma menina portadora de anemia falciforme. Nessas circunstâncias, a probabilidade de nascer uma criança do sexo feminino com anemia falciforme é de:

a) 25%.

b) 12,5%.

c) 50%.

d) 30%.

e) 15%.

15. (UECE) Em tomates, a característica planta alta (L) é dominante em relação à característica planta anã (l) e a cor vermelha do fruto (V) é dominante em relação à cor amarela (v). Um agricultor fez o seguinte cruzamento: planta alta/fruto vermelho (L_V_) x planta anã/fruto amarelo (llvv) e na geração proveniente desse cruzamento, todas as plantas nasceram altas com frutos vermelhos. Da geração de plantas obtidas, pode-se afirmar corretamente que:

a) O genótipo de todas elas é LLVV.

b) O fenótipo de todas elas é LLVV.

c) O genótipo de todas elas é LlVv.

d) O fenótipo de todas as plantas não pode ser determinado.

16. Qual é o resultado do cruzamento Rs/rS x rs/rs considerando que a frequência de recombinação é de 12%?

16

17. (UESC) O trabalho de Mendel não encontrou, em sua época, um único cientista que o compreendesse a ponto de nele descobrir uma das maiores obras de toda a ciência. Parece certo que o ambiente científico não estava preparado para receber a grande conquista. Mendel constitui, por isso, um dos mais belos (e tristes) exemplos de homem que andou à frente de seu tempo, conhecendo fatos e elaborando leis que a sua época ainda não podia compreender. Além disso, era um gênio que não tinha condições de se tornar um figurão da ciência: era sacerdote, tinha publicado um único trabalho bom e era professor substituto de escola secundária.

(FREIRE-MAIA, 1995. p. 31).

Considerando-se o trabalho desenvolvido por Mendel a partir dos cruzamentos com espécimes de ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) e a pouca repercussão obtida entre os cientistas da época, é possível afirmar:

a) Um dos conceitos utilizado por Mendel na elaboração da 1a Lei antecipava o conhecimento sobre meiose como um processo reducional de divisão celular.

b) A utilização de conceitos lamarckistas, em seus experimentos, é o principal motivo que impediu a compreensão do trabalho mendeliano pela comunidade científica da época.

c) A precisão dos resultados obtidos por Mendel foi consequência do conhecimento prévio obtido por ele sobre a importância do DNA como molécula responsável pela hereditariedade.

d) A falta de reconhecimento do trabalho de Mendel, à sua época, foi devido às dificuldades impostas pelos cientistas fixistas em não aceitarem concepções evolucionistas como a transmissão de características genéticas ao longo das gerações.

e) O cruzamento da geração parental resultava em uma descendência com proporção genotípica de 3:1 como consequência da segregação independente dos fatores mendelianos.

18. (MACKI) A fibrose cística e a miopia são causadas por genes autossômicos recessivos. Uma mulher míope e normal para fibrose cística casa-se com um homem normal para ambas as características, filho de pai míope. A primeira criança nascida foi uma menina de visão normal, mas com fibrose. A probabilidade de o casal ter outra menina normal para ambas as características é de:

a) 3/8.

b) 1/4.

c) 3/16.

d) 3/4.

e) 1/8.

19. (UECE) Os geneticistas puseram à prova a hipótese de que a determinação e a transmissão hereditária dos grupos sanguíneos M, MN e N é feita por genes localizados em um determinado par cromossômico. E, levando em conta que esses grupos sanguíneos não mostram incidência preferencial por nenhum dos sexos, os geneticistas complementaram a sua hipótese especificando que o par cromossômico que contém os genes responsáveis pela produção dos antígenos M e N nas hemácias é autossômico. Então, de acordo com essa informação e seus conhecimentos em genética, assinale a opção correta.

a) Considerando que os genes pertencentes a dois diferentes loci são denominados alelos (do grego, allelon = cada outro), pode-se dizer que o gene M é um alelo do gene N e vice-versa, ou que os genes M e N constituem um par de alelos.

b) Quando um indivíduo apresenta um par de alelos idênticos, ele é dito homozigoto, ou possuidor de genótipo homozigoto. Se os alelos de um par forem diferentes, o indivíduo será dito heterozigoto em relação ao loco desses alelos. Os genótipos MM e NN são, pois, homozigotos, enquanto o genótipo MN é heterozigoto.

c) Sabendo-se que os gametas contêm um número haploide de cromossomos, pois incluem apenas um dos dois de cada par cromossômico, está claro que, de acordo com a hipótese em apreço, cada gameta somente poderá ser portador de um dos alelos, a menos, é claro, que haja, excepcionalmente, falta de disjunção cromossômica durante a mitose.

d) O caso no texto dessa questão exemplifica a famosa segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação ou lei da disjunção ou, ainda, lei da pureza dos gametas, segundo a qual os caracteres hereditários são determinados por pares de genes, que segregam durante a formação dos gametas, voltando a se unir nos zigotos.

20. (UFF) O heredograma abaixo representa a incidência de uma característica em uma família.

20

Pela análise dessas relações genealógicas, pode-se concluir que a característica fenotípica observada é transmitida por um tipo de herança:

a) Dominante e ligada ao cromossomo X.

b) Recessiva e ligada ao cromossomo X.

c) Ligada ao cromossomo Y.

d) Autossômica recessiva.

e) Autossômica dominante.

reparo.gab

 


Responses

  1. Professor não entendi a questão de número 2.

    • 02. (UEM) João e Roberta se casaram. Ambos são normais e têm casos de albinismo na família. Como planejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante para o albinismo e seu pai era normal, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina. Considerando essas informações e que o albinismo tipo 1, na espécie humana, é condicionado por um alelo recessivo, assinale o que for correto.
      01. João e Roberta apresentam a mesma probabilidade de serem portadores do alelo para o albinismo.
      02. A probabilidade de João ser portador do alelo para o albinismo é de 50%.
      04. A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%.
      08. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser albino será de 1/4.
      16. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.
      Soma das alternativas corretas:
      26 (02,08,16)
      Caro Marcos
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ANÁLISE DOS DADOS APRESENTADOS
      I. Mãe de João: AA (homozigota dominante, como consta no enunciado).
      II. Pai de João: Aa, já que seu avô era albino (aa), como consta no enunciado (“… porém seu avô paterno era albino. …”).
      III. Genótipo de João A_.
      IV. Pais de Roberta: Aa, em função de Roberta ter uma irmã albina, como consta no enunciado (“ … Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina. …”),
      ALTERNATIVA 01 (“João e Roberta apresentam a mesma probabilidade de serem portadores do alelo para o albinismo”). – INCORRETA
      – Probabilidade de João ser portador para o albinismo é 1/2 (50%).
      * AA (mãe de João) x Aa (pai de Joao) = AA + Aa + AA + Aa
      – Probabilidade de Roberta ser portadora para o albinismo é 2/3.
      * Aa (pai de Roberta) x Aa (mãe de Roberta) = AA + Aa + Aa + aa (não levado em consideração, visto que Roberta é normal, como consta no enunciado)
      ALTERNATIVA 02 (“A probabilidade de João ser portador do alelo para o albinismo é de 50%.”). – CORRETA
      * VER JUSTIFICATIVA CONTIDA NA ALTERNATIVA ANTERIOR.
      ALTERNATIVA 04 (“A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%.”). – INCORRETA
      * Não há probabilidade de ambo serem homozigotos, visto que o pai de Roberta é Aa, como consta no enunciado (“ … Roberta informou que seus pais eram normais, …”).
      ALTERNATIVA 08 (“Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser albino será de 1/4.”). – CORRETA
      – CRUZAMENTO: João e Roberta são Aa, uma vez que o casal já teve um filho albino, como consta nesta alternativa.
      * Aa x Aa = AA + Aa + Aa + aa
      * Albino (aa) = 1/4.
      ALTERNATIVA 16 (“Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.”). – CORRETA
      – CRUZAMENTO: João e Roberta são Aa, uma vez que o casal já teve um filho albino, como consta alternativa 08.
      * Aa x Aa = AA + Aa + Aa + aa
      * De ser homozigoto dominante (AA) é 1/4.
      * De ser homozigoto recessivo (aa) é também 1/4.
      Um abraço
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: