Publicado por: Djalma Santos | 12 de março de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (3)

01. (UDESC) O filo dos cordados possui três subfilos: Vertebrados, Urocordados e Cefalocordados. O anfioxo, mostrado na Figura 4, é o representante tipo do último subfilo. Uma característica marcante do anfioxo destes animais é que o revestimento corporal é relativamente transparente e permite visualizar sua musculatura metamerizada, organizada em blocos.

01

Com relação ao anfioxo e ao filo dos cordados, analise as proposições.

I. Pela análise da anatomia dos anfioxos, pode-se afirmar que possuem tubo digestório completo.

II. A respiração do anfioxo é do tipo pulmonar.

III. O habitat do anfioxo é aquático.

IV. Nos cordados vertebrados a notocorda se transforma na coluna vertebral.

V. Os cordados apresentam durante seu desenvolvimento embrionário: tubo nervoso dorsal; notocorda; fendas faringianas e cauda pós-anal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

02. (UPE) Ao caminhar pela areia da praia, durante a baixa-mar, um naturalista encontra um pequeno verme e classifica-o imediatamente como um anelídeo. Qual das características abaixo teria fundamentado seguramente tal conclusão?

a) Corpo segmentado com anéis visíveis na superfície do corpo, caracterizando essa segmentação.

b) Vida marinha e hábito escavador.

c) Corpo vermiforme e hábito marinho.

d) Vermes cilíndricos, alongados e lisos, com boca e ausência de ânus, caracterizando sistema digestório incompleto.

e) Vermes de corpo achatado e região cefálica não determinada.

03. (UECE) O mastodonte era um mamífero gigante que habitou o nordeste brasileiro no Pleistoceno e hoje se encontra extinto. Existe um dente deste animal depositado na sala de visita do Açude Castanhão. Já no Rio Grande do Norte, nas imediações da cidade de Felipe Guerra, encontramos conchas e esqueletos de equinodermas. Destes animais, aqueles que apresentam esqueletos externos são:

a) Somente as conchas.

b) As conchas e os equinodermos.

c) Somente os mastodontes.

d) Os equinodermos e os mastodontes.

04. (UEPG) Com relação aos tipos de desenvolvimento dos insetos, assinale o que estiver correto.

01. Os insetos com desenvolvimento direto são denominados ametábolos. O termo ressalta o fato de não haver grandes transformações durante o desenvolvimento, uma vez que o jovem já se assemelha ao adulto, sendo apenas menor.

02. Nos insetos hemimetábolos, do ovo eclode uma forma chamada ninfa, que é semelhante ao adulto, mas não tem asas desenvolvidas. A ninfa origina o adulto.

04. São tipos de desenvolvimento indireto dos insetos: ametábolo, hemimetábolo, holometábolo.

08. No desenvolvimento holometábolo, do ovo eclode uma larva bastante semelhante ao indivíduo adulto.

16. Borboletas e mariposas são insetos que apresentam desenvolvimento indireto, com metamorfose gradual ou incompleta do tipo hemimetábolo.

Soma das alternativas corretas:

05. (PUC-CAMPINAS) Um fisiologista estudou certas características dos vertebrados I e II, anotando os dados abaixo.

– Tanto I como II possuem coração com 1 átrio e 1 ventrículo.

– Tanto I como II realizam suas trocas gasosas com o ambiente através de brânquias.

– I é um animal ureotélico e II é um animal amoniotélico.

De acordo com esses dados, I e II podem ser, respectivamente:

a) Um cação e um lambari.

b) Um cação e uma raia.

c) Um lambari e um cação.

d) Um lambari e uma piranha.

e) Uma piranha e uma raia.

06. (URCA) Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:

06

a) Esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.

b) Esponjado mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.

c) Estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.

d) Estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.

e) Lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.

07. (UNICENTRO) A metameria consiste na organização do corpo em uma série de metâmeros, iguais ou semelhantes, que se repetem ao longo do comprimento do corpo. Assinale a alternativa que indica, exclusivamente, filos que apresentam metameria.

a) Annelida, Arthropoda e Chordata.

b) Annelida, Mollusca e Nematoda.

c) Arthropoda, Echinodermata e Nematoda.

d) Chordata, Echinodermata e Platyhelminthes.

e) Chordata, Mollusca e Platyhelminthes.

08. (CESPE) A biologia de afídeos é bizarra: as fêmeas podem nascer grávidas. Esses insetos exibem um padrão de reprodução por partenogênese, e os machos, às vezes, não têm boca, o que acarreta a sua morte pouco tempo depois do acasalamento. Uma pesquisa mais recente mostrou que, além de apresentarem essas anomalias, afídeos — Acyrthosiphon pisum — podem absorver energia luminosa e transferi-la para um tipo de maquinaria celular envolvida na produção de energia. Nesse estudo, esses insetos passaram por ciclos de exposição em ambientes com e sem luz. Após cada ciclo, foi medida a quantidade de ATP produzida por eles. Quando os pulgões eram colocados em um lugar iluminado, a síntese de ATP era duas vezes maior do que quando colocados em ambientes sem luz.

Internet: <www.oglobo.globo.com> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e a respeito dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

a) Nos afídeos, o transporte de gases é feito pelo sistema circulatório e atende às necessidades metabólicas desses insetos.

b) Os insetos referidos no texto apresentam um padrão de reprodução em que as fêmeas não precisam ser fecundadas para dar origem a outras fêmeas.

c) O processo de produção de energia referido no texto é a fotossíntese, por meio da qual afídeos utilizam o oxigênio como matéria-prima, além de eliminarem o dióxido de carbono.

d) Assim como as plantas, os afídeos produzem glicose a partir do ATP obtido na alimentação.

09. (IFSul) Os cordados possuem características exclusivas e são considerados um dos grupos mais heterogêneos dentro da zoologia. Seus representantes apresentam anatomias notavelmente variadas. Com relação aos cordados, considere as seguintes afirmativas:

I. Os mamíferos, incluído os humanos, assim como os peixes, os anfíbios, os répteis e as aves constituem o filo Chordata.

II. Notocorda e fendas branquiais na faringe são estruturas presentes no filo Chordata.

III. Notocorda, encéfalo e sistema nervoso ventral são elementos comuns a todos os cordados.

IV. A pele em anuros, as brânquias em tartarugas marinhas e sacos aéreos nas aves são exemplos de estruturas utilizadas no processo respiratório.

Estão corretas apenas informações contidas em:

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) III e IV.

10. (UFJF) Centopeias e piolhos-de-cobra são artrópodes caracterizados pela presença de um corpo alongado provido de muitas pernas, fato que deu nome ao grupo –miriápodes. Ambos vivem em ambientes muito úmidos e apresentam diferenças que se expressam em sua morfologia, seu comportamento e quanto ao tipo de alimentação. As diferenças observadas nas centopeias [I] e nos piolhos-de-cobra [II] são:

a) [I] um par de apêndices por segmento; incapazes de se enrolar; carnívoros. [II] dois pares de apêndices por diplossegmento; enrolam-se em espiral; herbívoros.

b) [I] um par de apêndices por segmento; incapazes de se enrolar; herbívoros. [II] dois pares de apêndices por diplossegmento; enrolam-se em espiral; carnívoros.

c) [I] dois pares de apêndices por diplossegmento; enrolam-se em espiral; onívoros. [II] um par de apêndices por segmento; incapazes de se enrolar; carnívoros.

d) [I] dois pares de apêndices por diplossegmento; incapazes de se enrolar; herbívoros. [II] um par de apêndices por segmento; incapazes de se enrolar; onívoros.

e) [I] um par de apêndices por segmento; enrolam-se em espiral; onívoros. [II] dois pares de apêndices por diplossegmento; incapazes de se enrolar; onívoros.

11. (FEI) Sobre os organismos metazoários foram feitas as seguintes afirmações:

I. Os moluscos são organismos de corpo mole, com ciclo de vida simples, respiração cutânea e ausência de celoma.

II. O grupo dos Hexápoda (Insecta) compreende organismos que possuem necessariamente asas e dois pares de antenas.

III. Uma das características exclusivas dos equinodermos é a presença do sistema ambulacrário.

IV. Anuros e répteis têm em comum a evolução de ovos com casca dura e resistente.

Pode-se afirmar que:

a) Nenhuma afirmação está correta.

b) Somente as afirmações I e IV estão corretas.

c) Somente as afirmações II e IV estão corretas.

d) Somente a afirmação III está correta.

e) Todas as afirmações estão corretas.

12. (UPE) A imagem a seguir corresponde ao Fuleco, mascote da copa da FIFA de 2014, que foi sediada no Brasil. A mascote, cujo nome é a junção das palavras “futebol” e “ecologia”, representa a espécie Tolypeuteus trincinctus, conhecida vulgarmente como tatu-bola. Considerada uma espécie que corre alto risco de extinção em médio prazo pelo livro da Biodiversitas (2008), este animal pertence ao Filo Chordata, Classe Mammalia.

12

(Disponível em: http://sacizento.bol.uol.com.br/blog/?p=4900)

Com relação às características dos mamíferos, analise as afirmativas a seguir:

I. Apesar da viviparidade, o embrião se desenvolve por completo, dentro do corpo da mãe e já nasce com formato bem similar ao que será quando adulto. Além de aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes, garantindo o sucesso reprodutivo, a viviparidade limita o número de filhotes por gestação e, por isso, é considerada evolutivamente um fator desvantajoso.

II. A presença das glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas, estruturas de origem endodérmicas, juntamente com os pelos de origem ectodérmica, placenta, músculo diafragma e o desenvolvimento intrauterino do filhote são as principais características dos mamíferos.

III. Podem ser encontrados desde as regiões tropicais até as polares e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. O sucesso de conseguir viver em ambientes bem diferentes deve-se a uma série de outras características, entre as quais se pode citar: mecanismos de retenção e dissipação de calor, desenvolvimento do encéfalo, heterodontia.

IV. São classificados nas subclasses Eutheria, Metatheria e Prototheria. Os eutérios, conhecidos como placentários, constituem o maior grupo de mamíferos; o tatu-bola se encontra nesse grupo. Os metatérios apresentam marsúpios, a exemplo do gambá, e os prototérios são os mais primitivos, formados, apenas, pela ordem dos monotremados.

V. Todos os mamíferos têm sistema digestório completo, respiração pulmonar, coração com quatro cavidades, circulação fechada, dupla e completa. As hemácias são pequenas, discoidais e nucleadas; os rins são do tipo mesonefrons, e o produto final da excreção é a ureia. Os marsupiais e alguns eutérios podem ter placenta cório-vitelínica, e os demais eutérios, placenta cório-alantoica.

Estão corretas, apenas:

a) I, II e V.

b) I, III e IV.

c) II e V.

d) II, III e V.

e) III e IV.

13. (UECE) Sobre a maioria dos peixes ósseos, e correto afirmar que:

a) Sua bexiga natatória compreende um grande saco de paredes finas e irrigadas, preenchido por gases que permitem o ajuste do peso do corpo do peixe de acordo com a profundidade em que ele se encontra.

b) Possuem um coração com duas cavidades (aurícula e ventrículo) por onde circula sangue venoso e arterial, de cor vermelha bastante intensa.

c) Possuem estruturas denominadas Ampolas de Lorenzini, que funcionam como canais sensitivos capazes de detectar as correntes elétricas dos músculos de outros organismos.

d) Apresentam escamas placoides, compostas de esmalte, dentina, vasos e nervos.

14. (IFSC) O filo Chordata (do latim chorda, corda) reúne os animais cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Há cerca de 45 mil espécies de cordados catalogadas, distribuídas em três subfilos: Vertebrata (vertebrados), com cerca de 43.700 espécies atuais, Urochordata (urocordados), com cerca de 1250 espécies e Cephalochordata (cefalocordados), com 23 espécies.

Fonte: AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. Único. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2002.

Em relação aos vertebrados, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. Os peixes são animais pecilotérmicos. Isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente. A temperatura do corpo dos peixes em geral, mantém-se mais ou menos próxima à temperatura ambiente.

02. No estágio larval, os anfíbios respiram por brânquias, tal como os peixes. Quando adultos, perdem as brânquias e passam a viver também em ambientes terrestres, sendo que a respiração pulmonar passa a ser sua principal via de obtenção de gases. O fino, permeável e altamente vascularizado tegumento dos anfíbios também permite a troca de gases, sendo esta modalidade respiratória denominada respiração cutânea.

04. Os répteis são animais monoicos, que fazem fecundação externa. Os ovos costumam ser grandes, possuem uma casca grossa para proteger contra dessecamento, e o embrião tem desenvolvimento direto, sem metamorfose.

08. Os mamíferos são cordados, vertebrados, tetrápodos, craniados, amniotas, alantoidianos, protostômios, acelomados, homeotérmicos que possuem pelos e amamentam seus filhotes. Pelos dos mamíferos, penas de aves e escamas de répteis são anexos da pele formadas por queratina. Há espécies que vivem na terra, outras na água doce ou salgada, e ainda, aquelas que voam, como os morcegos.

16. As aves possuem tubo digestivo com particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e a cloaca. Não possuem bexiga urinária.

Soma das proposições corretas:

15. (UFRN) Marque a alternativa que apresenta uma associação correta entre os filos do reino animal, suas características e seus representantes.

a) Moluscos: multicelulares – celomados – protostômios – quítons.

b) Nematelmintos: multicelulares – acelomados – protostômios – lombriga.

c) Equinodermos: multicelulares – celomados – protostômios – estrela-do-mar.

d) Platelmintos: multicelulares – pseudocelomados – deuterostômios – planária.

16. (UNEASPAR) Na véspera do vestibular um aluno estava revisando suas anotações para construir uma tabela comparativa dos invertebrados. Entretanto muitas informações estavam incorretas, assinale a alternativa que possui as informações corretas.

a) Os poríferos são animais filtradores com uma boca chamada ósculo e uma cavidade digestória chamada átrio.

b) Os platelmintos são animais triblásticos celomados, com sistema excretor do tipo nefridiano.

c) Os asquelmintos são animais acelomados com o corpo alongado e cilíndrico.

d) O filo dos artrópodes reúne o maior número de espécies, possuem um exoesqueleto quitinoso, que deve ser substituído periodicamente.

e) No filo dos moluscos encontramos animais com sistema ambulacrário movimentando a rádula.

17. (UNIOESTE) Com relação aos vertebrados, assinale a alternativa correta.

a) Peixes têm circulação fechada e coração formado por três cavidades.

b) Aves carnívoras têm papo muito desenvolvido e moela pouco musculosa.

c) Baleia, gambá e gato são exemplos de mamíferos monotremados, marsupiais e placentários, respectivamente.

d) Válvula espiral, bexiga natatória e glândula uropigiana podem ocorrer em condrictes, osteíctes e aves, respectivamente.

e) Todos os répteis são carnívoros e répteis crocodilianos possuem coração com três cavidades: dois átrios e um ventrículo.

18. (UNICENTRO) O gráfico a seguir representa a correlação entre a temperatura corpórea de dois grupos de cordados e a temperatura do ambiente.

18

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o grupo de cordados correspondente às espécies A e B.

a) Peixe e réptil.

b) Ave e réptil.

c) Anfíbio e peixe.

d) Anfíbio e mamífero.

e) Mamífero e ave.

19. (IFG) A pérola é uma estrutura de origem orgânica, que se forma quando um sedimento ou um microrganismo penetra entre o manto e a concha do molusco, causando uma irritação nessa região. Como proteção, o animal forma uma estrutura chamada bolsa perolífera que envolverá totalmente a partícula invasora e fará a deposição de nácar, substância que se cristaliza formando várias camadas sobre o corpo estranho, constituindo a pérola. O molusco produtor de pérolas pertence à classe dos:

a) Gastrópodes.

b) Cefalópodes.

c) Poliplacóforos.

d) Bivalves.

e) Escafópodes.

20. (UPE) Escolha a alternativa que melhor preenche os espaços, dando sentido ao texto.

Os …..1….. são animais com exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. O corpo é dividido em ….2….. No lugar de maxilas e mandíbulas existem ….3….. com garras e acúleo inoculador de veneno. A circulação é …..4….., e o coração situa-se dorsalmente no abdômem. Em algumas espécies, pigmentos como a ….5….., transportam os gases respiratórios. A respiração nesse grupo é do tipo …..6….. e a excreção é realizada através de …..7….. O sistema nervoso é constituído por gânglios e possuem …..8….. com função sensorial. Apresentam sexos separados com fecundação interna e são …..9….. com desenvolvimento …..10….. O crescimento do animal se dá através de mudas, nas quais o exoesqueleto é substituído por um novo e maior.

a) 1 – araneídeos; 2 – cefalotórax e abdômem; 3 – quelíceras; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – ocelos; 9 – ovíparos; 10 – direto.

b) 1 – escorpionídeos; 2 – cefalotórax, abdômem e pós- abdômem; 3 – quelíceras; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – glândulas verdes; 8 – ocelos; 9 – vivíparos; 10 – indireto.

c) 1 – insetos; 2 – cabeça, tórax e abdômem; 3 – forcípulas; 4 – aberta; 5 – hemoglobina; 6 –traqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – antenas; 9 – ovíparos; 10 – indireto.

d) 1 – crustáceos; 2 – cefalotórax e abdômem; 3 – pedipalpos; 4 – fechada; 5 – hemoglobina; 6 – branquial; 7 – glândulas coxais; 8 – antenas; 9 – ovovivíparos; 10 – indireto.

e) 1 – diplópodos; 2 – cabeça e tronco; 3 – forcípulas; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – antenas; 9 – ovíparos; 10 – direto.

21. (UPF)

 “Um pequenino grão de areia

que era um pobre sonhador

olhando o céu viu uma estrela

e imaginou coisas de amor

(…)

(…) o que há de verdade

é que depois, muito depois

apareceu a estrela do mar”

(Herivelto Martins)

As estrelas do mar são:

a) Equinodermos com revestimento calcário, sem espinhos e tecido muscular.

b) Equinodermos com epiderme recobrindo os espinhos calcários articulados às placas do Endoesqueleto.

c) Equinodermos com epiderme queratinizada nos pés ambulacrais e superfície corporal lisa.

d) Poríferos com epiderme recobrindo os espinhos calcários articulados às placas do esqueleto.

e) Poríferos com epiderme queratinizada nos pés ambulacrais.

22. (UFU) Observe as tirinhas a seguir.

22

As características das planárias, retratadas nas tirinhas 1 e 2, por meio de situações fictícias, referem-se, respectivamente, ao fato de elas serem:

a) Assexuadas e hermafroditas.

b) Hermafroditas e regeneráveis.

c) Regeneráveis e autofecundáveis.

d) Autofecundáveis e hermafroditas.

23. (IFSul) Os cordados são animais que surgiram há cerca de 500 milhões de anos e se expandiram, ocupando os mais diversos ambientes terrestres. O filo dos cordados se distingue de todos os outros filos do reino Animalia, pois seus representantes possuem, como característica exclusiva, a presença de:

a) Celoma.

b) Mesoderme.

c) Tubo nervoso dorsal.

d) Saco vitelino.

24. (UFU)

24a

24b

 

Os animais presentes na charge, que apresentam as características descritas no quadro acima, são:

a) Tartaruga de Galápagos e lagarto tuatara.

b) Baleia da Groenlândia e ser humano.

c) Baleia da Groenlândia e carpa chinesa.

d) Urubu de cabeça vermelha e ser humano.

25. (UPF) Os animais abaixo representam três grupos de artrópodes.

25

Em relação à sequência representada, as afirmações estão corretas, exceto:

a) Os grupos II e III têm respiração traqueal.

b) Os animais do grupo I apresentam a cabeça e o tórax fundidos.

c) O grupo III pode injetar veneno em suas presas, através de quelícera.

d) Os grupos I, II e III têm o corpo revestido de quitina.

e) No grupo II não há sistema circulatório aberto ou lacunar.

26. (PUC-CAMPINAS) Os primatas, bem como muitos outros cordados, possuem diversas características em comum. Quanto a esse assunto, considere o texto a seguir.

O coração é formado por quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos e, nesse caso, não há mistura de sangue arterial com sangue venoso. A circulação é dupla, permitindo bom controle da pressão arterial. O sistema circulatório é eficiente, possibilitando uma rápida chegada de produtos da digestão aos tecidos, garantindo o controle da temperatura do corpo.

Esse texto é verdadeiro para o seguinte conjunto de animais:

a) Papagaios, saguis e serpentes.

b) Galinhas, chimpanzés e onças.

c) Jacarés, macacos-prego e garças.

d) Gorilas, leões e sapos.

e) Lagartos, jiboias e araras.

27. (UPF) Nos poríferos, há células diferentes para funções específicas. Assim, à sequência abaixo correspondem as respectivas funções:

I. Porócito.

II. Coanócito.

III. Escleroblasto.

IV. Pinacócito.

a) I – reveste o corpo do porífero; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – origina espículas; IV – permite entrada da água no indivíduo.

b) I – permite entrada da água no indivíduo; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – origina espículas; IV – reveste o corpo do porífero.

c) I – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; II – permite entrada da água no indivíduo; III – origina espículas; IV – reveste o corpo do porífero.

d) I – reveste o corpo do porífero; II – permite entrada da água no indivíduo; III – origina espículas; IV – movimenta a água para ajudas na nutrição e excreção.

e) I – promove a excreção da água com resíduos no indivíduo; II – movimenta a água para ajudar na nutrição e excreção; III – protege contra agressores; IV – reveste o corpo do porífero.

28. (UERN) Um estudante, ao comparar um camarão e uma aranha, listou algumas características que considerava comuns aos animais. A partir dessa lista, assinale a característica realmente compartilhada por ambos.

a) Ausência de antenas.

b) Respiração filotraqueal.

c) Presença de quatro pares de pernas.

d) Corpo dividido em cefalotórax e abdome.

29. (UNEMAT) Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar. Considere as seguintes assertivas:

I. O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.

II. Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.

III. Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.

Assinale a alternativa correta:

a) Todas são incorretas.

b) Todas são corretas.

c) Somente as afirmativas I e II são corretas.

d) Somente as afirmativas I e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II e III são corretas.

30. (UPF) A alternativa cujas características são todas de aves é:

a) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica (quilha); ovo sem vitelo; ureia como substância nitrogenada de excreção.

b) Sistema excretor formado por um par de rins; presença da glândula uropigiana que produz secreção utilizada para a impermeabilização corporal; ciclo reprodutivo com fase larval intermediária.

c) Coração com dois átrios e um ventrículo; órgão olfativo no teto da boca (órgão de Jacobson); revestimento do corpo com pele elástica.

d) Ácido úrico como substância nitrogenada de excreção; ovíparos com desenvolvimento direto; presença da glândula uropigiana que produz secreção utilizada para a impermeabilização corporal.

e) Circulação sanguínea aberta; sistema excretor formado por um par de rins; temperatura corporal oscilante.

gab


Responses

  1. Professor, porque o item II da questão 29 está incorreto?

    • 29. (UNEMAT) Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar. Considere as seguintes assertivas:
      I. O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.
      II. Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.
      III. Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.
      Assinale a alternativa correta:
      a) Todas são incorretas.
      b) Todas são corretas.
      c) Somente as afirmativas I e II são corretas.
      d) Somente as afirmativas I e III são corretas.
      e) Somente as afirmativas II e III são corretas.
      Clarissa
      ASSERTIVA II (“Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.”) – INCORRETA
      – Os peixes pulmonados (dipnoicos, Dipnoi ou Dipneusti) respiram no meio aéreo através de uma bolsa RICAMENTE VASCULARIZADA ligada à faringe, que funciona como um pulmão. Ao encher a bolsa de ar, o oxigênio é passado para o sangue e o gás carbônico do sangue é passado para dentro da bolsa.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: