Publicado por: Djalma Santos | 17 de março de 2016

TESTES DE FISIOLOGIA (1)

01. (PUC-PR) Leia o fragmento de texto abaixo, publicado em 08/06/2014 na Folha de São Paulo. Bem-vindo ao trans-humanismo Como definir um ser humano? É o corpo? O jeito de ser? A capacidade autorreflexão, de compaixão? A mente? Talvez todas essas coisas e outras mais? O que parece óbvio para maioria das pessoas vai ficar cada vez menos, com o avanço da nossa relação cada vez mais simbiótica com aparelhos e instrumentos. Trans-humanismo é definido como a possibilidade de a raça humana evoluir além de suas limitações mentais e físicas, especialmente através da intervenção da ciência e da tecnologia. Pode parecer coisa de ficção científica: pessoas com asas violetas, ou capazes de levantar um carro com uma mão, ou com uma memória prodigiosa. Se sua definição do que é ser humano é purista, ou seja, sem intervenção de fontes externas, é bom abrir os olhos: quase ninguém mais é. Tomemos, por exemplo, os remédios. Se tomamos um remédio que muda nossa química, por exemplo, se temos depressão ou pressão alta, já não somos os mesmos. Somos produto de quem éramos mais o remédio. O trans-humanismo não aparece apenas no cinema, serve também para aliviar o sofrimento humano. Para muitos, essa é sua maior motivação. A apropriação pelo corpo da química farmacêutica muda nossa natureza. Mesmo vitaminas, fazem a mesma coisa, mudando nossos corpos para termos um sistema imunológico mais resistente, ou mais energia etc. Disponível em: . Acesso em:

De acordo com o autor, um remédio tomado para depressão, por exemplo, alteraria nossa química e seria um bom exemplo do trans-humanismo. Sobre os efeitos desse tipo de medicamento no sistema nervoso central, assinale a alternativa correta.BLOG.2015

a) Esses medicamentos podem agir impedindo a recaptação de neurotransmissores em uma fenda sináptica.

b) Esses medicamentos aumentam a quantidade de neurotransmissores na junção neuromuscular.

c) Esses medicamentos não alteram a quantidade de substâncias químicas, mas apenas o tipo de neurotransmissor liberado.

d) Esses medicamentos atuam através da liberação de hormônios, estando mais relacionados ao sistema endócrino que ao nervoso.

e) A efetividade do tratamento não depende da concentração do medicamento usado, mas sim de sua farmacodinâmica e farmacocinética.

02. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Analise o texto e a figura abaixo e responda esta questão.

02

Santiago Ramón y Cajal (Petilla de Aragón, 1 de maio de 1852 — Madrid, 17/18 de outubro de 1934) foi um médico e histologista espanhol. Considerado o “pai da neurociência moderna seus estudos incidiram sobre a estrutura fina do sistema nervoso central. Cajal usou uma técnica de coloração histológica desenvolvida pelo seu contemporâneo Camillo Golgi. Golgi descobriu que conseguia escurecer algumas células cerebrais tratando o tecido do cérebro com uma solução de nitrato de prata. Isto permitiu que resolvesse em detalhe a estrutura dos neurônios individuais e levou-o a concluir que o tecido nervoso era um retículo contínuo (ou teia) de células interligadas como as que constituíam o sistema circulatório. Usando o método de Golgi, Ramón y Cajal chegou a uma conclusão muito diferente. Postulou que o sistema nervoso é composto por bilhões de neurônios distintos e que estas células se encontram polarizadas. Cajal sugeriu que os neurônios, em vez de formarem uma teia contínua, comunicam entre si através de ligações especializadas. Por este trabalho, Ramón y Cajal e Golgi compartilharam o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1906.

As ligações especializadas propostas por Ramon y Cajal são conhecidas como:

a) Axônios.

b) Pericários.

c) Sinapses.

d) Bainha de mielina.

e) Dendritos.

03. (UEM) Com relação ao funcionamento do corpo humano, assinale a alternativa incorreta.

a) O hormônio antidiurético, conhecido por ADH, é produzido nas glândulas suprarrenais.

b) Infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Essa interrupção é provocada pela obstrução de uma ou mais artérias coronárias.

c) Suco entérico, suco pancreático e bile são secreções que atuam na digestão do quimo no intestino delgado.

d) O cerebelo coordena os movimentos e orienta a postura corporal.

04. (UNIFOR) É comum ouvir as pessoas comentarem que sentem o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, com muitas ocupações e pouco tempo para realizá-las. Assim, negligenciam até cuidados básicos como a atenção para as necessidades de água do corpo, que mais cedo ou mais tarde, podem resultar numa desidratação que pode evoluir para insuficiência renal e morte. A água no contexto fisiológico é importante para o corpo humano porque:

I. É o meio onde ocorre o transporte de nutrientes, reações metabólicas e transferência de energia.

II. O déficit de água acarreta aumento na concentração dos sais no meio extracelular, provocando redução do volume do meio intracelular.

III. Solubiliza todas as macromoléculas, necessitando-se ingerir uma quantidade de água superior à perdida diariamente a fim de manter o balanço hídrico.

IV. Os rins necessitam de líquido, especialmente água, para retirar as impurezas do sangue e controlar a pressão arterial.

Estão corretas as sentenças:

a) I e II somente.

b) II, III e IV.

c) III e IV somente.

d) I, II e IV.

e) II e IV somente.

05. (UFMS)

05

Conforme trecho da notícia transcrito, o excesso de sal na dieta, em especial o sal de cozinha (cloreto de sódio), pode desencadear problemas de saúde. Os trechos a seguir procuram explicar a relação entre a quantidade de sódio no sangue, a pressão sanguínea e a regulação do funcionamento renal. Avalie cada um, colocando verdadeiro (V) ou falso (F).

I. A ingestão de alimentos salgados leva ao aumento da taxa de sódio no sangue, o que provoca o aumento da tonicidade. Essa taxa pode ser reequilibrada com a entrada, por ingestão, de mais água na corrente sanguínea, provocando aumento de pressão arterial.

II. Quando o volume sanguíneo aumenta, o restabelecimento dos volumes normais é conseguido pela diminuição na produção de Hormônios Antidiurético (ADH), sendo produzido maior volume de urina (mais diluída).

III. Quando a pressão sanguínea diminui ou a concentração de sódio no sangue aumenta, os rins liberam renina no sangue, a qual catalisa a formação de angiotensina que, por sua vez, provoca vasodilatação, com consequente redução da pressão arterial e redução da secreção de aldosterona.

A sequência correta é:

a) V − V − F.

b) F − F − V.

c) V − V − V.

d) F − F − F.

e) V − F − V.

06. (UEM) Considerando as características da espécie humana, assinale o que for correto.

01. A presença de alimento rico em proteínas no estômago é o principal estímulo para que certas células da parede estomacal liberem no sangue o hormônio secretina.

02. A organogênese corresponde à fase em que, a partir dos três folhetos germinativos, diferenciam-se os diversos tecidos e órgãos do organismo.

04. O sistema nervoso central tem a função de interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as às diversas partes do corpo. O sistema nervoso periférico conduz as informações e as respostas.

08, O sistema cardiovascular pode ser dividido em sistema sanguíneo e sistema linfático. O sanguíneo é composto de sangue, de vasos e do coração.

16. O sistema esquelético, além de proteger os órgãos internos e participar dos movimentos do corpo, atua como reserva de cálcio e local de formação de células do sangue.

Soma das alternativas corretas:

07. (PUCCAMP) Os …(I)…, por não apresentarem pigmentos respiratórios no sangue, não apresentam associação entre os sistemas …(II)… e …(III)… .”

Para completar corretamente essa frase, os espaços I, II e III devem ser preenchidos, respectivamente, por:
a) insetos – respiratório – circulatório.

b) nematóides – respiratório – circulatório.
c) anelídeos – respiratório – excretor.

d) moluscos – circulatório – excretor.

e) crustáceos – circulatório – excretor.

08. (UNISINOS) O corpo humano é dividido em sistemas. Relacione os diferentes sistemas da primeira coluna com sua respectiva função, na segunda coluna:

08

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) III – IV – V – II – I.

b) V – II – IV – III – I.

c) III – IV – V – I – II.

d) V – III – II – IV – I.

e) III – V – IV – II – I.

09. (UEM) Após a observação de quatro sistemas de vertebrados, um grupo de estudantes relata que o intestino apresenta válvula espiral, que os ureteres do excretor se abrem na cloaca, que os pulmões são constituídos por alvéolos pulmonares e que o coração contém quatro câmaras. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

a) O intestino não pode ser de espécime de um grupo de peixes.

b) Os quatro sistemas podem ser de espécimes de anfíbios.

c) Dois dos quatro sistemas podem ser de indivíduos da classe aves.

d) Três dos quatro sistemas podem representar os mamíferos.

e) Apenas um dos sistemas pode ser de algum réptil.

10. (UEA) A figura ilustra uma importante regulação, no organismo humano, de um nutriente sanguíneo originado a partir da digestão de um alimento.

10

Assinale a alternativa que substitui, correta e respectivamente, as letras X, Y e Z indicadas na figura.

a) Caldo de cana – insulina – glucagon.

b) Caldo de cana – pepsina – tripsina.

c) Caldo de cana – glucagon – bile.

d) Óleo vegetal – bile – tripsina.

e) Cereais fibrosos – celulase – insulina.

11. (FUVET) A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência. Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano.

11

Considere as seguintes afirmações:

I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores.

II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo.

III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) I e III.

12. (PUC-RS) Para responder esta questão, analise as informações sobre o baço humano.

I. Ele controla, armazena e destrói células sanguíneas.

II. Sua posição anatômica é à esquerda e atrás do estômago.

III. Este órgão é responsável pela síntese do colesterol.

IV. Neste órgão ocorre a conversão de amônia em ureia.

Estão corretas apenas as informações contidas em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

13. (IFSC)

13

Com base no refrão da música do Gaúcho da Fronteira e sobre o tema fisiologia humana, assinale a soma da(s) proposição (ões) correta(s).

01. Os principais locais onde ocorre a digestão da carne do churrasco são: a boca, com a mastigação e insalivação do bolo alimentar; o estômago pela ação do suco gástrico e da pepsina; e o intestino delgado pela ação do suco entérico e pancreático.

02. Se a carne for muito gordurosa, outra secreção fundamental durante a digestão será a bile, pois ela é responsável pela quebra de gorduras.

04. A carne com grande quantidade de gordura, se ingerida com frequência e combinada com hábitos sedentários e estresse pode elevar o colesterol e a quantidade de gordura no sangue. Essa elevação aumenta a predisposição às doenças cardiovasculares como a arteriosclerose e o infarto do miocárdio.

08. Ao tomar muito chimarrão a ingestão de água aumenta muito. Esse aumento faz com que a concentração sanguínea diminua. Essa baixa concentração sanguínea estimula a glândula hipófise a liberar menos quantidade de um hormônio chamado de hormônio antidiurético (ADH). Assim, é produzido um maior volume de urina bem diluída.

16. Por ser uma dança e envolver constante movimento, o fandango tem uma grande ação na musculatura esquelética, formada pelos músculos lisos que têm como suporte o sistema esquelético, cuja única função no corpo é auxiliar no movimento.

Soma das alternativas corretas:

14. (UEM) Sobre os sistemas nervoso e endócrino, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A sinapse química é caracterizada pelo contato físico entre neurônios com ausência de neurotransmissores.

02. A insulina é secretada em situação de hiperglicemia.

04. Nas mulheres, o hormônio luteinizante desencadeia a liberação do ovócito secundário, estimulando as células foliculares e o corpo lúteo a produzirem progesterona.

08. A bainha de mielina, encontrada em axônios mielínicos, proporciona uma condução não saltatória e uma redução da velocidade de condução do impulso nervoso.

16. A tireoide, localizada no pescoço e apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traqueia, produz o hormônio adrenocorticotrófico, o hormônio estimulante da tireoide e o hormônio do crescimento.

Soma das alternativas corretas:

15. (UFSC) O meio ambiente pode influenciar o funcionamento do nosso organismo de várias formas, desde a alteração de funções fisiológicas, das quais geralmente não nos damos conta, até alterações na nossa percepção sensorial e estado de ânimo. Por exemplo, nas grandes festas musicais que se estendem madrugada adentro, conhecidas como “raves”, o consumo de álcool e bebidas estimulantes, como os “energéticos”, chega a níveis alarmantes. No contexto da ideia de diversão, a mistura destas duas substâncias pode trazer consequências devastadoras para o organismo humano. A pessoa que consome o energético junto com o álcool reduz o efeito deste, uma vez que o estimulante diminui o efeito depressor do álcool sobre o sistema nervoso. Esta ação dos energéticos reduz a percepção da embriaguez, e leva as pessoas a ingerir mais álcool, as quais não se dão conta dos riscos envolvidos. Uma superdosagem desta substância aumenta a frequência cardiorrespiratória e pode provocar irritação estomacal e intestinal. O que a princípio é euforia e excitação, pode transformar-se em tontura e desmaio. Sobre o assunto do texto acima, pode-se afirmar corretamente que:

01. O efeito estimulante das “bebidas energéticas” é consequência da liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que provocam sensação de prazer.

02. O sistema nervoso responde pela coordenação e controle do funcionamento do organismo, independentemente da ação do sistema endócrino.

04. Glicídios ou carboidratos são fontes de energia para o nosso organismo.

08. Em nível celular, a organela citoplasmática responsável pela produção de energia é o lisossomo.

16. A longo prazo, o consumo de álcool em grandes quantidades não provoca alterações cardiovasculares, nem prejuízo nas funções hepáticas.

32. O controle da frequência cardiorrespiratória é uma das funções que podem ser atribuídas ao sistema nervoso autônomo.

64. A interação entre o consumo excessivo de álcool e bebida energética não traz danos fisiológicos ao organismo.

Soma das alternativas corretas:

16. (FCM-PB) João Antônio, após realizar sua caminhada habitual, resolveu por conta própria, aumentar suas seções de exercícios, o que resultou em desconforto e fortes dores ocasionadas pela fadiga muscular em consequência da sobrecarga das atividades físicas por ele realizadas. Pergunta-se: a fadiga muscular de João Antônio deve-se a:

a) Redução do pH, da glicose sanguínea e de neurotransmissores na junção neuromuscular e contráteis das fibras musculares.

b) Redução plasmática de íon Cálcio que impede a interação da miosina com a actina.

c) Elevação do auto estímulo involuntário da musculatura esquelética.

d) Elevação de neurotransmissor na placa motora que desencadeia o bloqueio das sinapses.

e) Aumento do pH, elevação da glicose sanguínea e débito de oxigênio.

17. (UNICAP)

I  II

0  0 – O pulso é uma medida direta da pressão sanguínea.

1  1 ­– A conversão de fibrinogênio em fibrina ocorre quando o fibrinogênio é libertado a partir de quebra das plaquetas.

2  2 – A traqueia e o esôfago dos mamíferos se conectam com a epiglote.

3  3 – Os órgãos a seguir estão corretamente pareados com sua função: pâncreas–produção de enzimas, intestino grosso–produção de bile.

4  4 – A dor de cabeça, reação orgânica desencadeada por inúmeros fatores, ocorre quando há contração, dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.

18. (UPF) “Dois homens atingidos pela árvore que caiu na tarde do último sábado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro. (…) Uma das vítimas, um jovem de 21 anos, realizou uma cirurgia na tarde de domingo (…). Ele foi atingido na região abdominal e perdeu 30% do estômago, o baço inteiro e 70% do pâncreas.”

(Zero Hora, 02/09/13 – Adaptado).

O fato de o jovem perder o baço e parte do pâncreas tem influência sobre seu organismo porque as funções desses dois órgãos correspondem, respectivamente, a:

a) Produção de glucagon e produção de insulina.

b) Produção de adrenalina e filtragem do sangue para remoção de microrganismos.

c) Destruição de hemácias envelhecidas e produção de insulina.

d) Produção de glucagon e produção de adrenalina.

e) Destruição de hemácias envelhecidas e filtragem do sangue para remoção de microrganismos.

19. (UNIOESTE) Analise as seguintes afirmativas:

I. As aves apresentam um coração com quatro cavidades.

II. As larvas de anfíbios, em desenvolvimento inicial, dependem dos pulmões e do tegumento para trocas gasosas.

III. Os peixes possuem uma circulação simples e completa.

IV. Incisivos, caninos, pré-molares e molares são tipos de dentes exclusivos dos mamíferos.

V. A glândula suprarrenal produz o hormônio ocitocina.

Assinale a alternativa que corresponda somente a afirmativas corretas.

a) I, II, III.

b) I, III e IV.

c) II, III e V.

d) I, IV e V.

e) II, IV e V.

20. (UEM) Sobre a morfofisiologia animal comparada, assinale o que for correto.

01. Todos os animais apresentam digestão intracelular; em alguns, ocorre também a digestão extracelular.

02. Tanto entre os animais pecilotérmicos como entre os homeotérmicos ocorrem os dois tipos de circulação, ou seja, a aberta e a fechada.

04. Quando os animais utilizam proteínas na alimentação, os produtos nitrogenados fazem parte dos excretas. Nesse sentido, os invertebrados em geral, os peixes ósseos e os anfíbios excretam o ácido úrico; os insetos, os répteis e os peixes cartilaginosos excretam a amônia; as aves e os mamíferos excretam a ureia.

08. Embora haja diversidade de órgãos respiratórios especializados, como as brânquias, as traqueias e os pulmões, alguns organismos são destituídos dos mesmos.

16. Devido à ausência de sistema glandular nos invertebrados, apenas os vertebrados produzem os hormônios que são transportados pelo sangue.

32. Os vertebrados são todos monoicos, mas podem ser ovíparos, ovovivíparos e vivíparos. Os invertebrados podem ser dioicos ou monoicos, mas todos são ovíparos.

64. Enquanto nos invertebrados o sistema nervoso ganglionar apresenta duplo cordão nervoso situado na região ventral, nos vertebrados, o sistema nervoso apresenta-se dorsalmente e protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.

Soma das alternativas corretas:

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: