Publicado por: Djalma Santos | 1 de abril de 2016

TESTES SOBRE ORIGEM DA VIDA (1)

01. (UFPel) O filósofo grego Aristóteles, há 2000 anos, já propunha a Teoria da Abiogênese para explicar a origem da vida, afirmando que os seres vivos se originavam a partir da matéria bruta. Diversos cientistas contribuíram com suas experiências para mostrar que a Teoria da Abiogênese deveria ser rejeitada, demonstrando que os seres vivos se originavam de formas de vida pré-existentes semelhantes (Teoria da Biogênese). A aceitação gradual da Teoria da Biogênese leva à questão: se todos os seres vivos se originam de outros pré-existentes, então, como surgiu o primeiro ser vivo na Terra? Para explicar essa questão, surge a hipótese heterotrófica, atualmente a mais aceita (?), a qual admite que os primeiros seres vivos eram heterotróficos e que surgiram no ambiente marinho. Baseado no texto, em seus conhecimentos e considerando-se a formação dos primeiros seres nos oceanos primitivos, a sequência de acontecimentos mais de acordo com os atuais conhecimentos é:

a) Formação de compostos orgânicos, surgimento dos coacervados, fermentações, controle pelo ácido nucleico, fotossíntese e respiração aeróbia.

b) Fotossíntese e respiração aeróbia, formação de compostos orgânicos, surgimento dos coacervados; fermentações, controle pelo ácido nucleico.

c) Fermentações, formação de compostos orgânicos, surgimento dos coacervados, controle pelo ácido nucleico, fotossíntese e respiração aeróbia.

d) Surgimento dos coacervados, formação de compostos orgânicos, fotossíntese e respiração aeróbia, controle pelo ácido nucléico e fermentações.

e) Controle pelo ácido nucleico, formação de compostos orgânicos, surgimento dos coacervados, fermentações, fotossíntese e respiração aeróbia.

02. (UESC) Texto para esta questão.

Os fósseis mais antigos da vida, assim como seus mais velhos vestígios químicos, aparecem no registro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haver formado uma crosta sólida, há cerca de 3,85 bilhões de anos. Esses remanescentes das mais antigas formas de vida são procarióticos. Neles, o sexo difere fundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas. Sendo verdadeiramente transgênico, o sexo procariótico sempre implica a movimentação de genes de uma fonte doadora para uma bactéria receptora viva. Essa movimentação genética, presente no alvorecer da vida, proporcionou um importante meio de sobrevivência a todas as formas biológicas posteriores.

(MARGULIS; SAGAN, 2002. p. 41).

Ao considerar o sexo procariótico “verdadeiramente transgênico”, o autor defende a ideia de que a reprodução sexuada presente nos procariontes se caracteriza como:

01. Resultado da transferência de informação genética entre procariontes pré-existentes, permitindo a formação de DNA recombinante.

02. Um processo natural de clonagem em que todos os indivíduos são idênticos uns aos outros.

03. Detentor de uma fecundação diferenciada entre gametas haploides.

04. Um tipo especial de mutação geradora de características genéticas favoráveis.

05. Um processo eficiente de transferência de genes dos indivíduos progenitores para os seus descendentes.

Soma das alternativas corretas:

03. (UEAP) Atualmente, as pesquisas astronômicas estão possibilitando o entendimento da formação e composição do universo, da via láctea e do sistema solar terrestre. A partir dessas pesquisas, há possibilidade de comparação dos fatores abióticos (físicos e químicos – atmosféricos) da Terra com os demais planetas do sistema solar terrestre, visando à elucidação do surgimento e evolução da vida. Assim como, na avaliação da possibilidade de existência de vida em outras Eras ou mesmo neste momento em outros planetas espalhados pelo universo. De acordo com a Teoria da Origem e Evolução da Vida, assinale: I. Qual a molécula (substância – característica) mais procurada pelos pesquisadores em outros planetas? II. Por que a busca por esta molécula (substância)?

a) I. Água (H2O) – Molécula apolar. II. A evolução da vida na Terra ocorreu nos oceanos primitivos em estreita interação e dependência da água.

b) I. Água (HO) – Molécula polar. II. A evolução da vida na Terra ocorreu em terrenos altos e com baixo potencial hídrico.

c) I. Água (H2O) – Molécula polar. II. A evolução da vida na Terra ocorreu nos oceanos primitivos em estreita interação e dependência da água.

d) I. Água (HO) – Molécula apolar. II. A evolução da vida na Terra ocorreu nos oceanos primitivos em estreita interação e dependência da água.

e) I. Água (H2O) – Molécula polar. II. A evolução da vida na Terra ocorreu nos picos de montanhas em estreita interação e dependência com as calotas polares.

04. (UNICENTRO) A ideia de que os seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução foi muito difundida na antiguidade e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese. A queda desta teoria teve início na década de 1860 com os experimentos de Louis Pasteur, o que levou a uma nova questão: se os seres vivos não provêm da matéria inanimada, como surgiram na Terra pela primeira vez? Sobre este tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Nos experimentos de Pasteur o caldo nutritivo do frasco com “pescoço de cisne” manteve-se livre de microrganismos, mas se o gargalo fosse quebrado surgiam novos microrganismos no caldo, comprovando que os microrganismos eram trazidos pelo ar.

II. Atualmente uma das teorias para explicação da origem da vida é a panspermia que considera que a vida na Terra se originou de seres vivos ou substâncias precursoras de vida provenientes de outros locais do cosmo.

III. A teoria da evolução química admite que a vida surgiu como resultado de um processo de evolução química, em que compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas relativamente simples, que por sua vez se combinaram e formaram moléculas complexas com capacidade de se autoduplicar e realizar metabolismo, sendo os primeiros seres vivos.

IV. A teoria moderna da abiogênese admite que, ainda hoje, nos ambientes extremos do globo terrestre existem condições capazes de originar a vida a partir de compostos inorgânicos, sendo estes os locais mais propícios para o surgimento de novas espécies.

a) Apenas I e II.

b) Apenas I, II e III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

05. (UECE) Dentre as hipóteses da origem da vida, existe a que se baseia no consumo de nutrientes da “sopa orgânica” dos mares primitivos, usando o processo de fermentação. Pode-se afirmar corretamente que esta descrição corresponde à hipótese:

a) Autotrófica.

b) Heterotrófica.

c) Quimiossintetizante.

d) Litoautotrófica.

06. (UNESP) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo, seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervatos e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:

a) Autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos.

b) Heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autotróficos.

c) Autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.

d) Heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos.

e) Heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.

07. (UFPI) O texto a seguir faz referência à origem da vida na Terra. “O processo metabólico no qual os seres empregam energia luminosa na produção de compostos orgânicos exige um grau elevado de complexidade estrutural e funcional. Isso implica que os primeiros seres vivos possuíam um sistema enzimático bastante desenvolvido”. Marque a alternativa que associa corretamente o texto à teoria sobre a origem da vida.

a) Abiogênese.

b) Panspermia dirigida.

c) Hipótese autotrófica.

d) Biogênese.

e) Associação endossimbiótica.

08. (UFRS) Existem teorias sobre a origem da vida na Terra que relacionam a constituição química de componentes celulares dos seres vivos da atualidade com evidências geológicas. A presença de átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio nas moléculas dos seres vivos pode estar relacionada com a abundância, na atmosfera primitiva da Terra, das seguintes substâncias:

a) Gás nitrogênio, gás oxigênio, gás carbônico e vapor d’água.

b) Nitrato de potássio, mercúrio, ácido clorídrico e metano.

c) Cloro-flúor-carbono, nitratos, gás oxigênio e cloreto de sódio.

d) Vapor d’água, gás hidrogênio, gás metano e amônia.

e) Gás metano, ácido cianídrico, cloro-flúor-carbono e vapor d’água.

09. (PUC-RS) Recentes descobertas sobre Marte, feitas, sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida no passado. Essa hipótese está baseada em indícios:

a) Da existência de esporos no subsolo marciano.

b) Da presença de uma grande quantidade de oxigênio em sua atmosfera.

c) De marcas deixadas na areia por seres vivos.

d) Da existência de água líquida no passado.

e) De sinais de rádio oriundos do planeta.

10. (FATEC) Analise a tabela, o gráfico e o texto.

10

 

Uma das proposições para explicar a origem da vida é “Origem por evolução química”, e isso, lentamente, teria alterado a composição química da atmosfera. Admitindo-se a hipótese heterotrófica para explicar a evolução da vida na Terra, os gases A, B, C e D poderiam ser respectivamente:

a) CH4, CO2, O2 e N2.

b) CO2, CH4, O2 e N2.

c) CH4, O2, CO2 e N2.

d) CO2, CH4, N2 e O2.

e) N2, O2, CO2 e CH4.

11. (UFMG) Pesquisas espaciais constataram a existência, na via Láctea, de sistemas solares com planetas cuja atmosfera é semelhante à da atmosfera primitiva da Terra. Essa atmosfera primitiva caracteriza-se pela ausência de:

a) Amônia.

b) Gás carbônico.

c) Metano.

d) Oxigênio molecular.

e) Vapor de água.

12. (FATEC) Atente para os seguintes itens, relativos a processos que ocorrem nos seres vivos.

I. Síntese de substâncias orgânicas.

II. Liberação de oxigênio para a atmosfera.

III. Utilização de substâncias orgânicas presentes no meio ambiente.

IV. Não-liberação de oxigênio para a atmosfera.

V. Obtenção de energia por processo aeróbico.

VI. Obtenção de energia por processo anaeróbico.

A hipótese heterotrófica da origem da vida admite que nos primeiros seres vivos ocorriam:

a) I, II e V.

b) III, IV e VI.

c) I, IV e VI.

d) III, II e VI.

e) III, IV e V.

13. Leia as afirmativas sobre a vida na Terra.

I. O aparecimento da fotossíntese possibilitou a evolução de cadeias metabólicas mais eficientes.

II. A formação de uma espessa camada de ozônio na atmosfera foi consequência da atividade de organismos heterotróficos primitivos.

III. O oxigênio existente na atmosfera atual já teria desaparecido não fosse a atividade contínua de seres vivos autótrofos.

Assinale:

a) Se I, II e III forem verdadeiras.

b) Se apenas I e II forem verdadeiras.

c) Se apenas I e III forem verdadeiras.

d) Se apenas II e III forem verdadeiras.

e) Se apenas uma das afirmativas for verdadeira.

14. As primeiras moléculas de nucleoproteínas que apareceram nos mares pré-cambrianos se assemelhavam aos atuais vírus, e procediam como genes independentes. Foram, por isso, qualificadas como:

a) Protovírus.

b) Protogens.

c) Moneras.

d) Protistas.

e) Procariontes.

15. (UnB) Num balão de vidro com gargalo recurvado e aberto, Pasteur ferveu um caldo nutritivo, deixando-o esfriar lentamente. O caldo permaneceu inalterado por vários dias. A seguir, o gargalo foi removido e, 48 horas depois, era evidente a presença de bactérias e fungos no caldo. Assinale as alternativas corretas, referentes ao experimento descrito e às conclusões propostas por Pasteur.

I  II

0 0 – As bactérias e fungos do ar foram incapazes de passar ao longo do gargalo e atingir o caldo nutritivo, após o resfriamento.

1  1 –  O aquecimento matou  as  bactérias  e  os fungos  primitivamente existentes no caldo.

2  2 – As bactérias e  fungos, que apareceram no caldo eram de espécies diferentes daquelas que ocorrem no ar.

3 3 – O aquecimento inativou, temporariamente, as substâncias no caldo nutritivo capazes de originar bactérias e fungos.

4 4 – Os sinais evidentes da presença de bactérias e fungos no caldo nutritivos foram consequência da multiplicação rápida desses microrganismos.

16. (PUC-SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I. Aparecimento do processo de fermentação.

II. Formação de coacervatos.

III. Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbia.

IV.Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.

A ordem cronológica em que esses eventos ocorreram é:

a) I→II → III → IV.

b) I → II → IV → III.

c) II → I → III → IV.

d) II → III → IV → I.

e) IV → III → II → I.

17.. (UNIRIO) Stanley Miller, no início da década de 50, montou um experimento que hoje é um dos suportes da hipótese de origem da vida na Terra, expondo uma mistura de gases prováveis da atmosfera primitiva a descargas elétricas. Analisou, durante esse experimento, as concentrações de determinadas substâncias dentro do sistema. O gráfico abaixo mostra a relação entre algumas dessas substâncias.

17

A partir desses dados, Miller pôde concluir que:

a) A célula pode ser recriada atualmente a partir de compostos inorgânicos.

b) A primeira célula era procariota, semelhante a bactérias atuais.

c) A formação de compostos orgânicos depende da transformação de amônia.

d) Os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

e) Na atmosfera primitiva, não havia oxigênio.

18. (CEUB) Observe o gráfico abaixo, que representa a provável variação da composição atmosférica terrestre ao longo do tempo.

18

Admitindo a hipótese heterotrófica para explicar a origem e a evolução da vida na Terra, os gases A, B e C poderiam ser, respectivamente:

a) CO2, O2 e CH4.

b) NH3, CH4 e H2.

c) CH4, CO2 e O2.

d) O2, CH4 e H2

19. (UFV) Considere os princípios biológicos que sustentam a existência dos seres vivos na Terra e a possibilidade, no futuro, de uma sonda espacial vir a transmitir dados de outro planeta, indicando a presença de sais minerais, água, gás carbônico, ureia e oxigênio. Qual das argumentações relacionadas abaixo poderia ser biologicamente interpretada como a mais coerente com a suposição de existência de vida nesse outro planeta?

a) Embora possa ser produzida artificialmente, a ureia é uma boa pista, considerando sua natureza orgânica.

b) A água, simplesmente por sua presença, já é uma prova da existência de vida.

c) A presença de oxigênio é uma prova irrefutável, porque todo ser vivo depende dele para respirar.

d) Os sais minerais comprovam a presença de vida, pois os fósseis encontrados na Terra são constituídos de carbonos e fosfatos.

e) A detecção de gás carbônico revela a presença de reações fotossintéticas e, consequentemente, a presença de plantas.

20. (UPE) Organismos semelhantes às bactérias heterotróficas anaeróbias teriam sido os primeiros seres vivos a surgir na Terra. Qual a proposição, entre as apresentadas, sustentaria tal hipótese?

a) Ausência de oxigênio livre na atmosfera e ambiente aquático rico em substâncias nutritivas.

b) Escassez de alimento e grande concentração de CO2 na atmosfera.

c) Produção artificial de proteínas semelhantes às enzimas oxidativas, sob condições da atmosfera primitiva.

d) Resultado do experimento de Robertson, que demonstrou o desenvolvimento de evaginações da membrana lipoproteica, envolvendo os coacervatos.

e) Ausência de oxigênio livre e formação de pigmentos fotossintetizantes dissolvidos no interior dos coacervatos.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: