Publicado por: Djalma Santos | 7 de abril de 2016

TESTES DE REPRODUÇÃO (5)

01. (UERJ) A pílula anticoncepcional contém os hormônios estrogênio e progesterona, que agem sobre a hipófise alterando os níveis de liberação dos seguintes hormônios: folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH). No gráfico abaixo, são mostradas as variações das concentrações de FSH e de LH durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais.

01a

Considere agora uma mulher que utilize esse método anticoncepcional na prescrição usual: uma pílula por dia ao longo de 28 dias. Os valores sanguíneos dos hormônios FSH e LH, durante o ciclo menstrual dessa mulher, estão apresentados em:

01.b

02. Considere a gametogênese humana masculina e relacione corretamente:

1. Espermatozoides.
2. Espermatócitos I.
3. Espermatócitos II.
4. Espermátides.
5. Espermatogônias.
(    ) Células 2n que fazem mitoses sucessivas.
(    ) Sofrem espermiogênese.
(    ) Haploides. Resultam da divisão I.
(    ) Gametas. Nunca se dividem.
(    ) São células 2n estimuladas que entrarão em meiose.
Está correta a sequência:

a) 1 – 3 – 4 – 5 – 2.

b) 5 – 4 – 3 – 2 – 1.

c) 4 – 5 – 1 – 3 – 2.

d) 1 – 3 – 2 – 4 – 5.

e) 5 – 4 – 3 – 1 – 2.

03. (UPF) Sobre os níveis dos hormônios FSH, LH, Estradiol e Progesterona, durante um ciclo menstrual de 28 dias, analise o gráfico e as afirmativas apresentadas abaixo.

03

I. A progesterona, produzida pelos ovários, atinge seu nível mais elevado durante a fase folicular do ciclo menstrual.

II. Na fase folicular do ciclo menstrual a hipófise, por meio do estradiol, estimula a maturação de um folículo ovariano.

III. No 14º dia do ciclo menstrual ocorre a ovulação e na fase lútea a hipófise, por meio do LH, estimula o desenvolvimento do corpo amarelo.

IV. Os índices mais elevados dos hormônios chamados de gonadotrofinas são atingidos no período da ovulação.

Está correto o que se afirma em:

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I e IV.

c) Apenas II e III.

d) Apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

04. (UFJF) Duas fêmeas de dragão-de-komodo, a maior espécie de lagarto do mundo, surpreenderam biólogos ao se mostrarem capazes de procriar sem terem sido fecundadas por machos. A partenogênese, nome da “concepção imaculada” no jargão científico, foi observada em dois zoológicos na Inglaterra. A fêmea Flora pôs em maio 25 ovos, sem que tivesse cruzado com um macho dessa espécie. A fêmea Sungai pôs ovos dois anos e meio após seu último contato com um macho e seus filhotes eram sadios. Os cientistas submeteram as ninhadas das duas fêmeas a “testes de paternidade” e descobriram que o genótipo combinado geral dos filhotes reproduzia exatamente o de suas mães.

(Fêmea de dragão-de-komodo se reproduz sem macho. Folha on line. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/folha/ciência/ult306u15745.shtml. Acesso em: 16, nov., 2011.)

Analise as afirmativas abaixo:

I. As duas fêmeas de dragão-de-komodo se reproduziram assexuadamente, pois não houve fecundação de seus gametas por gametas masculinos.

II. A reprodução assexuada gera maior variabilidade genética, pois os filhotes têm o mesmo genótipo do organismo parental.

III. Os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos.

IV. A reprodução assexuada envolve a combinação de material genético entre indivíduos da mesma espécie e, por isso, gera menor variabilidade genética.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III.

b) II e III.

c) III e IV

d) I, II e III.

e) I e IV.

05. (UFPel) Entre os cnidários é muito comum a ocorrência de reprodução assexuada. As medusas machos e fêmeas, quando adultas, reproduzem-se sexualmente. A figura abaixo apresenta o ciclo reprodutivo do gênero Aurelia, na qual pode ser observado como o processo ocorre.

05

Baseado na figura e em seus conhecimentos assinale a alternativa que indique a modalidade de reprodução assexuada ocorrente nos cnidários.

a) Partenogênese.

b) Cissiparidade.

c) Conjugação.

d) Divisão múltipla.

e) Estrobilização.

06. (UnB) Acerca do processo celular por meio do qual os óvulos e os espermatozoides de abelhas são produzidos, assinale a opção correta.

a) Tanto os óvulos quanto os espermatozoides de abelhas são gerados por meiose.

b) Tanto os óvulos quanto os espermatozoides de abelhas são gerados por mitose.

c) Os óvulos de abelhas são gerados por meiose; os espermatozoides, por mitose.

d) Os óvulos de abelhas são gerados por mitose; os espermatozoides, por meiose.

07. (UEPG) Nos humanos, a fecundação é interna e o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do útero materno. Com relação ao desenvolvimento embrionário humano, assinale a alternativa correta.

a) Na espécie humana, a etapa de fecundação ocorre no interior do ovário materno.

b) A gastrulação ocorre do 14o ao 19o dia, e formam-se os três folhetos embrionários: ectoderme, endoderme e mesoderme.

c) No início da segunda semana do desenvolvimento embrionário, a maioria dos órgãos já estão completamente formados, e o embrião passa a ser chamado feto.

d) A nidação é o processo de formação da ligação do feto, por meio do cordão umbilical, a placenta materna.

e) A gonadotrofina coriônica é o hormônio secretado pela mãe quando ocorre a determinação do sexo do embrião.

08. (UFAM) O sexo, para muitos animais, mas não para todos, tem se revelado uma estratégia cativante, talvez pelo fato de a reprodução sexual promover diversidade, capacitando uma longa sobrevivência dos descendentes em um mundo de perpétua mudança. A série de transformações que resulta na formação dos gametas maduros é chamada de gametogênese. A figura a seguir captura esse processo:

08

Assinale a alternativa correta para as indicações A, B, C, D e E da figura com sua respectiva carga genética:

a) A-espermatogônia (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermátide (haploide); E-espermatozoide (haploide).

b) A-espermátide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermatogônia (haploide); E-espermatozoide (haploide).

c) A-espermátide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermatogônia (haploide); E-espermatozoide (diploide).

d) A-espermatogônia (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (diploide); D-espermátide (haploide); E-espermatozoide (haploide).

e) A-espermatozoide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermátide (haploide); E-espermatogônia (haploide).

09. (IFPE) Analise o esquema a seguir que representa o aparelho reprodutor feminino, e assinale a afirmativa correta sobre a sua estrutura e os fenômenos que nele ocorrem.

09

a) A ovulação (liberação do ovócito pelo ovário) ocorre geralmente no início do ciclo menstrual, e é quando a mulher se encontra no seu período mais fértil.

b) A nidação (implantação do blastocisto na mucosa uterina) ocorre cerca de 30 dias após a fecundação.

c) A fecundação (encontro do gameta masculino com o ovócito secundário) ocorre geralmente no terço distal da tuba uterina (na figura, trompa de Falópio).

d) A menstruação (eliminação da mucosa uterina) deverá ocorrer imediatamente após a ovulação, caso não ocorra a fecundação.

e) A eliminação do fluxo menstrual ocorrerá no final do ciclo, somente se tiver ocorrido a nidação, o que ocorrerá aproximadamente no meio do ciclo menstrual.

10. (UFSCar)

Mulher é bicho esquisito

Todo mês sangra

Um sexto sentido

Maior que a razão

O trecho da música de Rita Lee refere-se de forma bem humorada ao ciclo menstrual feminino, o qual está sob influência de dois hormônios ovarianos, a saber:

a) Estrógeno e luteinizante.

b) Estrógeno e progesterona.

c) Estrógeno e folículo estimulante.

d) Folículo estimulante e luteinizante.

e) Folículo estimulante e progesterona.

11. (UNESP)

Método de contracepção definitiva começa a se popularizar no país

Consagrado nos Estados Unidos há quase uma década, o Essure é um procedimento feito em ambulatório, que dispensa cortes. O Essure consiste de dois dispositivos metálicos com 4 centímetros, instalados no início das tubas uterinas por meio de um equipamento bem fino, que é introduzido no canal vaginal. Em algumas semanas, as paredes das tubas recobrem os microimplantes, obstruindo as tubas e fazendo do Essure um método contraceptivo permanente.

(Diogo Sponchiato. Revista Saúde, maio de 2012. Adaptado.)

Considerando o modo pelo qual o dispositivo mencionado no texto leva à contracepção, é correto afirmar que ele impede:

a) A locomoção do espermatozoide da vagina para o útero, e deste para as tubas uterinas, com resultado análogo ao provocado pelos cremes espermicidas.

b) Que o embrião seja conduzido da tuba uterina até o útero, com resultado análogo ao provocado pela camisinha feminina, o Femidom.

c) A implantação do embrião no endométrio, caso o óvulo tenha sido fecundado, com resultado análogo ao provocado pelo dispositivo intrauterino, o DIU.

d) Que ocorra a ovulação, com resultado análogo ao provocado pela pílula anticoncepcional hormonal.

e) Que o espermatozoide chegue ao ovócito, com resultado análogo ao provocado pela laqueadura.

12. (UNICENTRO) A figura a seguir representa um espermatozoide humano, célula haploide produzida pela meiose que ocorre nos testículos do homem. Sobre o processo de formação e as características celulares peculiares dos espermatozoides, assinale a alternativa correta.

12

a) Os espermatozoides são originados da meiose de células diploides denominadas espermatogônias que passam pela primeira divisão meiótica e originam os espermatócitos I que passam pela segunda divisão meiótica e originam o espermatozoide.

b) A organização celular do espermatozoide pode ser feita considerando o ápice cuja denominação é dendrito, a parte mais larga da célula onde ocorre o núcleo é denominada corpo celular e a região do flagelo é denominada axônio.

c) A formação do longo flagelo que irá constituir a cauda do espermatozoide e que será responsável pela intensa movimentação do mesmo ocorre pelo desenvolvimento de um cílio que sofre um rearranjo espacial para formar o flagelo.

d) Na região apical do espermatozoide, ocorre uma vesícula denominada acrossomo repleta de enzimas digestivas produzidas pelas mitocôndrias cuja função principal é perfurar as membranas do óvulo durante o processo de fecundação.

e) Na região posterior do corpo do espermatozoide, próximo ao ponto de inserção da cauda, há uma grande concentração de mitocôndrias, organelas responsáveis pela “produção” de energia para suprir a demanda da rápida movimentação da célula por meio de seu flagelo.

13. (UEM) Sobre o processo de gametogênese humana, assinale o que for correto.

01. A ovulogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário das mulheres. Quando elas nascem, todos os seus óvulos já estão formados nos ovários.

02. Espermiogênese é o processo de transformação das espermátides em espermatozoides, também conhecida como fase de especialização.

04. Durante o processo de gametogênese, a divisão reducional ocorre para a formação das ovogônias e das espermatogônias.

08. O número de cromossomos do ovócito primário é diferente do número de cromossomos do ovócito secundário.

16. Durante o processo de espermatogênese serão produzidos, a partir de 100 espermatócitos primários, 400 espermatócitos secundários e 1.600 espermatozoides.

Soma das alternativas corretas:

14. (FCM-PB) É correto afirmar que no processo de fecundação:

a) Ocorre a união das células diploides, óvulo e espermatozoide.

b) Ocorre a união das células diploides que originam o zigoto.

c) Ocorre a fusão das células, óvulos e corpúsculos polares.

d) Ocorre a união das células haploides, “óvulo” e espermatozoide.

e) Ocorre a fusão do núcleo do espermatozoide com o núcleo da espermatogônia.

15. (PUC-MG) A expressão ovo de galinha é usada para representar todo o conjunto: casca, clara e gema. Cientificamente, há diferenciações. Marque a alternativa incorreta.

a) O ovo usado no sentido estritamente embriológico corresponde ao zigoto.

b) Os ovos de galinhas de granjas e caipiras apresentam claras e gemas como nutrientes do embrião.

c) A clara faz parte da célula do ovo, pois é depositada na passagem pelo oviduto, antes da produção da casca.

d) Os ovos de granja originados de galinhas isoladas em gaiolas contêm ovócitos haploides.

16. (PUC-GO) “Pára com isso, Menelão. Eu não estou ligado em dinheiro, sexo, que você chama de amor, poder, sucesso.”

O trecho acima faz referência ao sexo, elemento fundamental à perpetuação das espécies. Sob o ponto de vista reprodutivo, analise as proposições abaixo:

I. As Pteridófitas dependem da água para reproduzirem-se sexuadamente. Após a maturação, os anterozoides deixam os anterídios e, em meio líquido, penetram no arquegônio, que contém a oosfera. Após a fusão dos gametas forma-se o zigoto (2n). Enquanto o zigoto se desenvolve formando um novo esporófito, o gametófito se degenera e completa o ciclo reprodutivo.

II. A autofecundação é um processo de propagação assexuada, que se verifica naturalmente em muitas espécies vegetais. O aparelho reprodutor masculino e o feminino não estão presentes na mesma planta.

III. Os mamíferos são monoicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. A grande maioria das espécies é ovípara, mas existem também espécies vivíparas e ovovivíparas.

IV. Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara e fecundação externa. Nos peixes ocorre a presença de machos e fêmeas, sendo muito comum o dimorfismo sexual. As fêmeas costumam depositar os óvulos em locais de águas calmas ou, até mesmo, constroem ninhos. A reprodução tem início, geralmente, quando o macho deposita espermatozoides na água, possibilitando a fecundação dos óvulos.

Assinale o item que apresenta as proposições corretas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

17. (UNIMONTES) Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de adolescentes grávidas diminuiu. A facilidade em acessar informações sobre prevenção é um dos fatores que contribuíram para a estatística. Apesar de existirem diversas formas de evitar uma gravidez não planejada, todos os métodos apresentam possibilidade de falhas. A tabela abaixo apresenta o índice de falha de vários métodos contraceptivos. Analise-a.

17

 

Considerando a tabela e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) Dos métodos apresentados acima, somente um pode prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

b) Todos os métodos de barreira são mais eficazes que os hormonais.

c) As pílulas atuam inibindo as gonadotrofinas.

d) Embora tenham índice de falhas diferentes, as duas pílulas apresentadas acima possuem a mesma composição.

18. (UFG) As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Já alguns levedos, para se reproduzirem, emitem uma pequena expansão na superfície da célula, que cresce e posteriormente se destaca, formando um novo indivíduo também geneticamente igual. Os dois tipos de reprodução descritos são, respectivamente:

a) Cissiparidade e conjugação.

b) Cissiparidade e brotamento.

c) Fragmentação e gemiparidade.

d) Conjugação e esporulação.

e) Conjugação e cissiparidade.

19. (UFV) Camundongo (2n=40):

– Quantos cromossomos um camundongo recebe de seu pai?

– Quantos autossomos estão presentes em seus gametas?

– Quantos cromossomos sexuais encontram-se no óvulo de um camundongo fêmea?

a) 19; 20; 1.

b) 20; 19; 1.

c) 20; 20; 20.

d) 40; 19; 1.

20. (MACK) Pesquisas divulgadas recentemente afirmam ter descoberto uma das maneiras pelas quais os espermatozoides localizam um óvulo. As células que recobrem o óvulo secretam progesterona, que seria reconhecida pelos espermatozoides. Uma das consequências disso é o aumento da frequência dos batimentos do flagelo dos gametas masculinos. A respeito do hormônio citado, assinale a alternativa correta.

a) Sua secreção determina a interrupção da produção de FSH pelo hipotálamo.

b) Uma das suas funções é manter o espessamento do endométrio.

c) Quando a sua taxa atinge o pico, ocorre a menstruação.

d) A secreção aumentada desse hormônio é responsável pelas cólicas menstruais.

e) Durante a gravidez, a quantidade de progesterona diminui, gradativamente, a partir do momento em que o embrião se fixa no útero.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: