Publicado por: Djalma Santos | 21 de abril de 2016

TESTES DE NÚCLEO CELULAR (II)

01. (CESPE)

01

No núcleo celular, a cromatina organiza-se em pequenos aglomerados individuais, denominados territórios cromossômicos. Em geral, os genes ativos, normalmente encontrados na região da eucromatina, tendem a localizar-se na periferia desses territórios cromossômicos, conforme se verifica na figura acima. Essa estrutura nuclear não é rígida, pois os cromossomos se movimentam, trocam de posição e podem formar alças de DNA que invadem territórios alheios. A mobilidade da cromatina sugere que os genes podem aproximar-se fisicamente, mesmo estando inicialmente distantes uns dos outros. A interação entre cromossomos permite a aproximação entre regiões regulatórias e proteínas, o que favorece a coordenação da regulação da atividade de famílias semelhantes de genes.

Internet: <www.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto e a figura acima, julgue os itens a seguir.

I. Cada território cromossômico é organizado de forma a ativar ou suprimir a expressão de genes durante a interfase, e a sua formação pode ser evidenciada pela eucromatina e pela heterocromatina.

II. A referida organização em territórios, que inibe a condensação e a segregação dos cromossomos durante a mitose, também pode ser visualizada em células procarióticas.

III A posição dos cromossomos e a de seus vizinhos mais próximos influem no funcionamento celular.

IV. Por estar ancorada no envoltório nuclear, a cromatina tem mobilidade quase nula.

São corretos apenas os itens:

a) I e IV.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I e II.

e) I e III.

02. (FCM-PB) Acabamos de vivenciar os jogos Pan-americanos, e sabemos que durante a realização desses eventos esportivos é realizada a determinação do sexo genético. Esse exame pode ser feito pela observação dos cromossomos das células epiteliais. Pode-se então afirmar que neste exame:

a) Mulheres normais devem apresentar duas estruturas denominadas Corpúsculo de Barr, que correspondem aos dois cromossomos X que permanecem condensados nos núcleos das células.

b) Mulheres normais na fase adulta não devem apresentar Corpúsculo de Barr..

c) Mulheres normais devem apresentar uma estrutura denominada Corpúsculo de Barr, que corresponde a um dos cromossomos X que permanece condensado no núcleo das células.

d) Homens normais devem apresentar uma estrutura denominada Corpúsculo de Barr, que corresponde ao cromossomo Y.

e) Homens normais devem apresentar uma estrutura denominada Corpúsculo de Barr, que corresponde ao cromossomo X que permanece condensado no núcleo das células.

03. (UNIOESTE) Com relação ao núcleo interfásico eucariótico é correto afirmar que:

01. Os cromossomos apresentam-se bastante condensados.

02. A cromatina encontra-se pouco espiralizada.

04. A carioteca apresenta-se em fase de desintegração.

08. A duplicação do DNA é intensa.

16. Apresenta um cromossomo X inativo em células femininas de mamíferos.

32. É o núcleo do período compreendido entre duas divisões celulares.

Soma das alternativas corretas:

04. (UEM) Identifique o que for correto sobre as características gerais dos cromossomos.

I   II

0  0 – Durante a interfase, ocorre a duplicação dos cromossomos, e essas cópias unidas de um cromossomo duplicado são denominadas cromátides-irmãs.

1  1 – A posição do centrômero serve de critério para classificar os cromossomos em três tipos: metacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico.

2  2 – Os genes da espécie humana distribuem-se em cromossomos autossomos e sexuais. Cada pessoa herda dois conjuntos de 23 desses cromossomos, um proveniente da mãe e outro do pai.

3  3 – Nos eucariontes, o material genético chamado de cromatina é separado do citoplasma pela membrana nuclear.

4  4 – As alterações cromossômicas estruturais correspondem a modificações na sequência dos genes ao longo do filamento, podendo ser provocadas por vírus, radiação ou substâncias químicas.

05. (IFSul) O ser humano gosta de pensar que seu organismo é uma máquina perfeita, o que não é bem assim. Uma equipe de pesquisadores descobriu que mutações que evitam a formação de proteínas essenciais ao organismo são comuns no genoma humano. A descoberta vai ajudar a identificar as verdadeiras variantes genéticas que podem estar associadas a doenças, uma vez que se costuma pensar que uma variedade de problemas de saúde pode ser debitada na conta das mutações por perda de função, que acontece quando um gene alelo não funciona como seu par, resultando na nulidade do desempenho do gene. (Zero Hora – Vida- 10 mar. 2012).

Genes são considerados alelos quando apresentam:

a) A mesma sequência de nucleotídeos, situados em diferentes posições dos cromossomos homólogos.

b) A mesma sequência de nucleotídeos, situados nas mesmas posições dos cromossomos homólogos.

c) Sequências diferentes de nucleotídeos, situados em diferentes posições dos cromossomos homólogos.

d) Sequências diferentes de nucleotídeos, situados nas mesmas posições dos cromossomos homólogos.

06. (UNAMA) A ilustração abaixo representa estruturas nucleares. Observe cada um dos pares e analise as afirmativas a seguir:

06

I. Pertencem a uma espécie haploide.

II. São todos do tipo submetacêntricos.

III. Pertencem a uma espécie diploide.

IV. Apresentam par sexual XY.

O correto está apenas em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II, III e IV.

07. (UEPG) Com relação ao núcleo das células, assinale a alternativa correta.

a) Uma das principais características da prófase da mitose é a reconstituição do núcleo, visto que nessa etapa as cromátides-irmãs se separam e seguem para os polos das células (em direção ao núcleo recém-formado).

b) O núcleo pode ser visualizado em todas as etapas de divisão celular, visto que sua estrutura deve se manter uniforme para evitar a perda de material genético celular.

c) Todos os eucariotos possuem apenas um núcleo por célula, de forma arredondada e que abriga a cromatina. Além disso, podem ser observados no interior do núcleo os nucléolos, massas densas compartimentalizadas por membranas.

d) O núcleo, presente apenas em células eucariotas, é a estrutura que abriga o material genético celular e, além disso, apresenta membrana dupla (carioteca) contendo poros, através dos quais ocorrem trocas de material entre o núcleo e o citoplasma.

e) Os componentes do núcleo são a cromatina, nucléolos e nucleoplasma. São envoltos por uma estrutura rígida e contínua que impede o trânsito de substâncias entre o citoplasma e o meio intranuclear.

08. (UNESP) Em geral, os cromossomos sexuais nos mamíferos são iguais nas fêmeas e diferentes nos machos. Nestes, o cromossomo do tipo Y possui genes, tamanho e morfologia diferentes daqueles do cromossomo do tipo X. Nas aves, ocorre o contrário. A fêmea apresenta cromossomos sexuais diferentes; nesse caso, chamados de tipo Z, o maior, e de tipo W, o menor. As figuras A e B representam, respectivamente, os cromossomos de um homem e de um macho de arara-azul. Em A são representados, no destaque, os cromossomos sexuais de uma mulher (XX) e, em B, no destaque, os cromossomos sexuais de uma arara-azul fêmea (ZW).

08

Considerando tais informações, é correto afirmar que:

a) Tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de espermatozoides carregará sempre um cromossomo sexual de um mesmo tipo.

b) Tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de óvulos carregará sempre um cromossomo sexual de um mesmo tipo.

c) Na gametogênese de fêmeas de aves, após a metáfase I, as duas células resultantes da divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo.

d) Na gametogênese de machos de mamíferos, após a metáfase II, as duas células resultantes da divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo.

e) Tanto na prole de aves quanto na de mamíferos, o zigoto que herdar o menor cromossomo sexual será do sexo masculino.

09. (CEFET-MG) Se um ovulo normal humano for fecundado por um espermatozoide portador de 24 cromossomos, então o individuo originado será 2n igual a:

a) 46, diploide.

b) 47, triploide.

c) 47, trissômico.

d) 48, tetraploide.

e) 48, tetrassômico.

10. (UEA) Observe o cariótipo abaixo.

10

Analisando o cariótipo de uma criança recém-nascida, um pesquisador descobriu que ela possuía uma cromatina sexual e uma alteração cromossômica numérica do tipo trissomia, cuja fórmula cromossômica é:

a) 44, XX.

b) 47, XYY.

c) 47, XXX.

d) 45, XO..

e) 47, XX, + 13.

11. (UFV) Quantos cromossomos autossomais existem no espermatozoide humano?

a) 0.

b) 1.

c) 22.

d) 23.

12. (PUC-GO)

TEXTO

O meu Nirvana

No alheamento da obscura forma humana,

De que, pensando, me desencarcero,

Foi que eu, num grito de emoção, sincero

Encontrei, afinal, o meu Nirvana!

 

Nessa manumissão schopenhauereana,

Onde a Vida do humano aspecto fero

Se desarraiga, eu, feito força, impero

Na imanência da Ideia Soberana!

 

Destruída a sensação que oriunda fora

Do tato – íntima antena aferidora

Destas tegumentárias mãos plebeias –

 

Gozo o prazer, que os anos não carcomem,

De haver trocado a minha forma de homem

Pela imortalidade das Ideias!

 

(ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. São Paulo: Martins Fontes, 1994. p. 134.)

Observe o seguinte fragmento do texto:

“No alheamento da obscura forma humana, De que, pensando, me desencarcero, Foi que eu, num grito de emoção, sincero Encontrei, afinal, o meu Nirvana”

A forma humana, em seus aspectos morfoanatômicos, pode ser influenciada por diferentes fatores que podem causar alterações fenotípicas, como algumas aneuploidias sexuais. Em uma dessas aneuploidias (44AXXY), os homens apresentam, em geral, uma estatura maior que a média populacional, com pequeno desenvolvimento dos órgãos genitais, geralmente com azoospermia e desenvolvimento dos seios juntamente com outras alterações sexuais secundárias, podendo ocorrer distúrbios de comportamento.

Considerando as características acima, assinale a alternativa que contenha o nome da síndrome descrita:

a) Síndrome de duplo Y.

b) Síndrome de Klinefelter.

c) Síndrome de Turner.

d) Síndrome de Down.

13. (UFMS) Inúmeras experiências já provaram que o núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) ao tema e some-as.

01. Durante o processo de espiralização dos cromonemas, as regiões denominadas de heterocromáticas são as que mais sofrem alterações, ou seja, correspondem às regiões do DNA em que os genes estão “vivos”.

02. A condensação dos filamentos de cromatina em cromossomos facilita o movimento e a distribuição equitativa do material genético para as células filhas durante a divisão celular.

04. O gene é uma porção de DNA que contém em sua sequência de bases a informação específica para a síntese de uma cadeia polipeptídica.

08. Os genes podem ser facilmente visualizados ao microscópio óptico nas células em divisão.

16. As regiões da eucromatina correspondem a genes inativos ou desligados.

Soma das alternativas corretas

14. (UDESC) Analise a figura abaixo que representa um cariótipo humano.

14

A representação refere-se ao cariótipo de um(a):

a) Homem com a síndrome de Klinefelter.

b) Homem com a síndrome de Down.

c) Mulher normal.

d) Mulher com a síndrome de Klinefelter.

e) Homem com um número normal de cromossomos.

15. (UFV) Segmento cromossômico menos condensado em que há predominância de fibras de 30 nm, onde ocorre alta transcrição gênica?

a) Cromatina.

b) Eucromatina.

c) Heterocromatina.

d) Cromossomo.

16. (UEPG) No que se refere à cromatina, assinale o que for correto.

01. Aparece em todas as etapas da mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

02. Aparece apenas na anáfase, pois, apenas nesta etapa a cromatina é importante no processo da divisão celular.

04. Está presente no núcleo interfásico e aparece durante a divisão celular com uma organização estrutural diferente, transformando-se nos cromossomos.

08. É formada por nucleoproteínas.

Soma das alternativas corretas:

17. (UPE) A estrutura, a quantidade de DNA e a posição do centrômero dos cromossomos podem ser alteradas sem que haja mudança no número de cromossomos. Esse fenômeno é conhecido como mutação estrutural.

17

A figura acima representa uma mutação estrutural do tipo:

a) inversão.

b) duplicação.

c) deleção.

d) translocação.

e) trissomia.

18. (UFAL) O nucléolo, estrutura que pode ser observada no interior do núcleo, origina:

a) Os cromossomos.

b) As mitocôndrias.

c) Os centríolos.

d) Os ribossomos.

e) Os centrômeros.

19. (ESPM) Na espécie Mus musculus o número haploide de cromossomos é 20. A partir deste dado qual o número de cromossomos que serão encontrados nas células epiteliais, neurônios e gametas respectivamente deste ser?

a) 10, 10 e 20.

b) 20, 20 e 10.

c) 40, 10 e 20.

d) 40, 40 e 20.

e) 20, 20 e 40.

20. (PUC/CAMPINAS) Observe os cromossomos abaixo esquematizados.

20

 

As figuras que representam, respectivamente, um conjunto diploide e um conjunto haploide correspondentes são:

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) V e I.

gab.novo

 

Anúncios

Responses

  1. Boa tarde, professor! Muito obrigada pelas questões. O senhor poderia me explicar porque a questão 8 tem como resposta letra D? Achei que teriam cromossomos sexuais diferentes, já que o homem é XY. Desde já, agradeço.

    • Talita
      Veja, abaixo, a explicação que você solicitou.
      ALTERNATIVA CORRETA: D (“Na gametogênese de machos de mamíferos, após a metáfase II, as duas células resultantes da divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo.”) – CORRETA.
      – Essa alternativa se refere às duas células resultantes da divisão II (“ … após a metáfase II, as duas células resultantes da divisão anterior …”). A divisão II envolve cromátides irmãs que são iguais [ver SEGUNDA DIVISÃO DA MEIOSE (MEIOSE II) em MEIOSE, matéria publicada neste blog no dia 21/08/2015].
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: