Publicado por: Djalma Santos | 21 de abril de 2016

TESTES SOBRE SISTEMA MUSCULAR (1)

01. Os gráficos abaixo comparam os padrões de contração de uma única fibra muscular (gráfico I) e de um músculo inteiro (gráfico II).

01

Das afirmações abaixo, qual é justificada por esses dados?

a) A fibra muscular, ao contrário do músculo inteiro, mostra uma resposta de tudo ou nada a partir de certa intensidade do estímulo.

b) A fibra muscular só começa a reagir a partir de certa intensidade do estímulo, passando então a aumentar gradativamente a intensidade das contrações.

c) A contração da fibra muscular, ao contrário do músculo inteiro, independe de terminações nervosas.

d) A resposta de tudo ou nada é válida tanto para a fibra muscular isolada como para o músculo inteiro.

e) A fibra muscular segue o padrão de contração dos músculos lisos, enquanto o músculo inteiro segue o padrão de contração dos músculos estriados.

02. As lâminas representam os aspectos de três tipos de tecidos musculares de cães, quando analisados sob microscópio.

02

As fibras observadas nas lâminas I, II e III foram retiradas, respectivamente, dos músculos

a) Do estômago, do coração e da pata.

b) Do coração, da pata e do estômago.

c) Da pata, do estômago e do coração.

d) Do coração, do estômago e da pata.

e) Do estômago, da pata e do coração.

03. (UEM) Considerando que os tecidos musculares originam-se do mesoderma do embrião e estão relacionados aos movimentos dos membros e das vísceras, assinale o que for correto acerca desses tecidos.

01. As células musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.

02. As fibras musculares têm características tão peculiares que seus elementos estruturais recebem nomes especiais: a membrana plasmática é chamada de sarcolema; o citoplasma, de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático liso, de retículo sarcoplasmático.

04. As fibras musculares estriadas esqueléticas podem ser lentas ou brancas, rápidas ou vermelhas. As primeiras são ricas em mioglobina e pobres em mitocôndrias.

08. As células musculares cardíacas são incapazes de autoestimulação, dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração.

16. As células musculares lisas possuem núcleo único e central, são pobres em mitocôndrias e glicogênio, não possuem sistema T, e o retículo sarcoplasmático é reduzido.

Soma das alternativas corretas:

04. Observe a figura:

04

Ela representa o miômero (sarcômero), unidade de contração dos músculos esqueléticos que são formados por filamentos de actina e miosina, conforme disposição apresentada. Analisando-se a figura, pode-se afirmar:

a) A banda I corresponde às regiões dos filamentos de miosina.

b) A unidade de contração corresponde ao comprimento da banda A.

c) Durante a contração muscular, os filamentos de actina e miosina diminuem, aproximando as linhas Z.

d) Durante o relaxamento muscular, as linhas Z afastam-se, diminuindo a banda I e aumentando a zona H.

e) Durante a contração muscular, as linhas Z aproximam-se, diminuindo as zonas H e bandas I.

05. As informações abaixo resumem observações relacionadas com as fontes de energia para a contração muscular.

I. Um músculo que não possua ATP e fosfocreatina não se contrai.

II. Um músculo que não possua fosfocreatina, mas receba ATP, continuará a se contrair até que todo a ATP seja gasto.

III. Um músculo que não possua ATP, mas receba fosfocreatina, não se contrai.

IV. Um músculo sem ATP, mas que receba fosfocreatina e ADP, forma ATP e continuará a se contrair enquanto tiver fosfocreatina e ADP.

Desses dados, conclui-se que:

a) ADP e fosfocreatina são indispensáveis para a contração muscular.

b) ADP e ATP têm o mesmo papel na contração muscular.

c) A fosfocreatina inibe a ação do ATP.

d) A fosfocreatina e ATP somam seus efeitos, determinando a contração muscular.

e) O ATP e indispensável para a contração muscular.

06.  (UEPG) A locomoção e a movimentação de partes do corpo, a circulação do sangue nos vasos sanguíneos, o deslocamento dos alimentos no tubo digestório são apenas alguns exemplos de ações que dependem da atividade muscular. Com relação às características, funções e fisiologia do sistema muscular humano, assinale o que for correto.

01. Durante exercícios muito intensos, o suprimento de gás oxigênio que chega às fibras musculares geralmente é insuficiente. Nesse caso, a respiração celular aeróbia está em atividade máxima e não há fermentação lática.

02. A chamada contração isométrica ocorre no caso de a resistência oferecida pelo objeto ser menor que a tensão do músculo. Nessa situação, o músculo encurtará e ocorrerá o movimento.

04. As extremidades dos músculos estriados esqueléticos são geralmente afiladas e terminam em cordões fibrosos altamente resistentes de tecido conjuntivo, os tendões.

08. A força que um músculo exerce sobre um objeto ao contrair-se é chamada de tensão muscular, e a força que o peso de um objeto exerce sobre um músculo é a resistência.

16. A contração isotônica ocorre quando a resistência do objeto é maior que a tensão do músculo. Nesse caso, não ocorre a contração muscular e não haverá o movimento do objeto.

Soma das alternativas corretas:

07. “O Senhor Santos Dumont fez ontem uma experiência sensacional. O homem conquistou o ar”.

(Fonte: “Le Matin”, em 24 de outubro de 1906)

Antes disso, a revista científica “La Nature” (em 13/09/1906) já havia divulgado que “M. Santos Dumont se ergueu a cerca de um metro da Terra provando que se pode transportar consigo uma fonte de energia que permite elevar-se no ar”.

Essas duas notícias ressaltam o interesse e, talvez, o sonho do homem pela conquista do ar, mostrando também o entusiasmo pelas soluções tecnológicas encontradas. As aves voadoras apresentam adaptações para se deslocarem no ar como, por exemplo, o corpo aerodinâmico coberto de penas e os membros anteriores transformados em asas. Segundo o conhecimento científico, nas aves o movimento das asas e a energia necessária para a realização desses movimentos devem-se:

a) Às soldaduras, presentes em alguns ossos, que garantem a resistência do esqueleto às grandes pressões das massas de ar, sem se quebrar. Essas massas de ar são responsáveis pelo movimento das asas.

b) Às penas, que sendo excelentes isolantes térmicos permitem uma melhor distribuição e uso das gorduras, de onde é retirada a energia.

c) Aos músculos peitorais, que estão presos à quilha do osso externo. A energia provém de reações químicas que têm a glicose e o oxigênio como reagentes.

d) Aos ossos pneumáticos que se comunicam com os sacos aéreos. A energia provém do oxigênio, combustível distribuído dos sacos aéreos para todas as células.

e) Ao empuxo do ar que impele a ave para uma altitude maior, estimulando seu cérebro a dar ordens para que os ossos se movimentem. A energia para esses movimentos provém dos alimentos ingeridos.

08. (URGS) Considere as afirmações abaixo sobre o tecido muscular esquelético.

I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular.

II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas.

III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sanguínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

09. (ENADE) A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a seguir.

I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP principalmente por glicólise anaeróbica.

II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.

III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas enquanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.

É correto o que se afirma em:

a) II, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

10. (UESPI) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:

a) Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.

b) A fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.

c) Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.

d) A fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.

e) A ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.

11. (UFLA) Analise as proposições abaixo referentes ao tecido muscular:

I. Os túbulos T estão presentes apenas nas fibras musculares estriadas.

II. O tecido muscular liso está presente em órgãos viscerais.

III. As fibras musculares estriadas cardíacas e as fibras musculares lisas são multinucleadas.

IV. O retículo sarcoplasmático é uma organela especializada na produção de estímulo elétrico no músculo estriado cardíaco.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as proposições I e II são corretas.

b) Somente as proposições II e III são corretas.

c) Somente as proposições III e IV são corretas.

d) Somente as proposições I e IV são corretas.

12. (IFSul) O tecido muscular permite os movimentos do esqueleto e de órgãos internos como coração, estômago, útero, artérias e outros, ao converter energia química em energia mecânica. Entre os tipos de tecido muscular, encontra-se o tecido muscular estriado esquelético, que apresenta como características:

a) Possuir um único núcleo, ter contração involuntária lenta, ser encontrado nos vasos sanguíneos e em órgãos do sistema digestório.

b) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, ser encontrado ligado aos ossos por meio de tendões.

c) Possuir quase sempre um só núcleo, ter contração involuntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado somente no coração.

d) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado em órgãos do sistema digestório.

13. (UPE) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?

I. Corredor de 100m.

II. Maratonista (percorre 42 km).

III. Nadador de 1.500m.

IV. Levantador de peso.

V. Atleta de salto.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

e) IV e V.

14. (UFT) A figura abaixo representa um sarcômero relaxado e um sarcômero contraído. Com relação à fibra muscular esquelética, podemos dizer que a diminuição do tamanho do sarcômero é devido ao:

14

a) Estreitamento da linha Z e banda M (representadas pelos números VII e III, respectivamente), que ocorre através da saída de actina (representada pelo número VI) da miofibrilas.

b) Estreitamento da banda H (representada pelo número I), que ocorre através do deslizamento de actina (representada pelo número VI) sobre a miosina (representada pelos números IV e V).

c) Aumento das bandas I (representadas pelo número II) e diminuição da linha Z (representada pelo número III) e da banda H (representada pelo número I).

d) Aumento da banda H (representada pelo número I) e diminuição das bandas I (representadas pelo número II), que ocorre através da saída de miosina (representada pelos números IV e V) da miofibrilas.

e) Aumento da banda H (representada pelo número II) e diminuição das bandas I (representadas pelo número I) que ocorre devido ao deslizamento de actina (representada pelo número VI) sobre a miosina (representada pelos números IV e V).

15. (UEA) Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias encontramos tecidos musculares, respectivamente:

a) Dos tipos liso, estriado esquelético e liso.

b) Dos tipos estriado esquelético, liso e liso.

c) Dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e liso.

d) Do tipo estriado esquelético, estriado esquelético e estriado esquelético.

e) Do tipo liso, liso e liso.

16. (UNIOESTE) O tecido muscular é responsável pela locomoção do corpo e pelo movimento de vísceras. Suas células alongadas apresentam um citoesqueleto altamente organizado, rico em proteínas filamentosas. Com base na afirmativa acima, não é correto afirmar que:

a) O musculo liso apresenta capacidade de regeneração, uma vez que as células musculares lisas se dividem por mitose.

b) As miofibrilas nas células do musculo estriado esquelético e cardíaco se organizam nas chamadas unidades de contração ou sarcômero.

c) A liberação de íons cálcio, armazenados na luz do reticulo sarcoplasmático, ocorre graças a um estimulo nervoso; sendo fundamental para que a contração ocorra.

d) O musculo estriado esquelético é responsável pela peristalse no trato digestório.

e) A atividade física pode proporcionar um aumento na musculatura, pois estimula a síntese de novas miofibrilas no citoplasma das células musculares esqueléticas, aumentando seu volume.

17. (UPE) Em indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente, em especial a musculação, que exige grande esforço muscular para mover e levantar pesos observa-se o aumento da musculatura esquelética. A atividade física promove esse aumento, porque:

a) Induz à divisão celular dos miócitos, aumentando o número dessas células e, consequentemente, o volume da musculatura.

b) Induz ao aumento da produção de núcleos, resultando em miócitos, compridos, cilíndricos, alongados e plurinucleados, podendo chegar a centenas de núcleos, resultando em um aumento muscular.

c) Gera a transformação das células adiposas em células musculares esqueléticas, havendo, assim, uma substituição do tecido adiposo pelo muscular.

d) Estimula as células musculares esqueléticas já existentes a aumentarem a produção de miofibrilas sem ocorrer o aumento do número de miócitos, resultando em um aumento do volume celular que reflete no aumento da musculatura.

e) Induz as células do tecido conjuntivo, que envolve os miócitos, a se dividirem, ocorrendo a fusão dessas com os miócitos já existentes, contribuindo para o aumento muscular.

18. (UFSJ) Na canção “Curare”, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira estrofe diz:

Você tem boniteza

E a natureza

Foi que agiu

Como esses óio de índia

Curare no corpo é bem Brasil

Curare é um antagonista do mediador químico acetilcolina, responsável pela sinalização química na junção neuromuscular. O curare no corpo causa:

a) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os músculos têm suas fibras danificadas pela antagonização da acetilcolina e as contrações ficam descoordenadas.

b) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os neurônios deixam de produzir acetilcolina e paralisam suas atividades, causando morte neuronal.

c) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os receptores de acetilcolina no músculo não respondem à sinalização neuronal e a informação nervosa não chega ao músculo.

d) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os neurônios cessam sua transmissão elétrica por inibição da acetilcolina. Como o curare é antagonista da acetilcolina, impede sua atuação como desencadeador da contração muscular, deixando os músculos esqueléticos em estado de flacidez.

19. (UNIMONTES) A contração muscular voluntária depende de um estímulo nervoso que chega à fibra muscular e do deslizamento direcionado por ATP de um conjunto de filamentos de actina sobre conjuntos de filamentos de miosina. A figura abaixo ilustra o mecanismo de contração muscular em um mamífero. Analise-a.

19

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) A liberação de cálcio ocorre devido à abertura de canais de cálcio presentes na membrana celular.

b) A fosfocreatina pode ser considerada como reservatório secundário de energia para a contração muscular.

c) A célula muscular, quando relaxada, tem altos níveis de cálcio no seu citoplasma, devido ao transporte passivo de cálcio.

d) O impulso nervoso causa uma repolarização nas membranas das células musculares.

20. (FCM-PB) Com o título: ― Ciência ajuda natação a evoluir, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre os jogos olímpicos de 2000, informa que: ― Os técnicos brasileiros cobiçam a estrutura dos australianos: a comissão médica constituída por seis fisioterapeutas assegura que nenhum atleta deixa a piscina sem levar um furo na orelha para o teste do lactato. A Olimpíada na verdade, virou um laboratório para estudos biomecânicos — ― tudo o que é realizado em baixo da água, é filmado e vira análise de movimento. Conforme informações fornecidas pelo texto, verifica-se que se formou lactato após exercício intenso. Considere as afirmações abaixo:

I. O elevado consumo de oxigênio leva a uma menor disponibilidade desse gás nos músculos e parte da energia é obtida pelo processo anaeróbio da fermentação láctica.

II. O baixo consumo de oxigênio leva a uma menor disponibilidade desse gás nos músculos e parte da energia é obtida pelo processo realizado pela cadeia respiratória.

III. O elevado consumo de oxigênio leva a uma maior disponibilidade desse gás nos músculos e parte da energia é obtida pelo processo anaeróbio da fermentação láctica

Assinale a alternativa correta:

a) Somente I e II estão corretas

b) Somente II e III estão corretas.

c) I, II e III estão corretas.

d) I, II e III estão erradas.

e) Somente I está correta.

21. (UEPG) Os músculos esqueléticos são formados por dois tipos de fibras musculares (lentas ou vermelhas e rápidas ou brancas). Com relação aos tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas, assinale o que for correto.

01. Nos seres humanos, os músculos são formados por fibras brancas e vermelhas, sendo a proporção entre elas definida exclusivamente pelo treinamento físico.

02. As fibras rápidas ou brancas são mais claras que as vermelhas por terem pouca mioglobina; são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes; obtém energia para a contração quase exclusivamente por fermentação.

04. Em aves que voam pouco, como galinhas e perus, os músculos peitorais, que movimentam as asas, são formados predominantemente por fibras brancas, pois são empregados apenas para movimentos de curta duração.

08. As fibras lentas ou vermelhas são pobres em mioglobina e mitocôndrias.

16. As fibras rápidas ou brancas são altamente resistentes à fadiga.

Soma das alternativas corretas:

22. (UDESC) Analise as proposições abaixo em relação ao tecido muscular.

I. Nos três tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular liso, a contração muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de actina em relação ao de miosina, diminuindo assim a distância entre as duas linhas Z (o espaço entre as duas linhas Z é chamado de sarcômero, que é a unidade de contração das células musculares).

II. O tecido muscular estriado cardíaco é constituído por células longas com estrias transversais, e sua contração é involuntária.

III. O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células mononucleadas com estrias longitudinais, e sua contração é lenta e involuntária.

IV. O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contração é involuntária.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

23. Ao examinarmos um músculo vivo notamos que o mesmo apresenta a cor vermelha. Essa coloração denota a existência:

a) De pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.

b) De pigmentos e de pequena quantidade de sangue nas fibras lisas.

c) De pigmentos e de pequena quantidade de fibras cardíacas.

d) De pigmentos e de grande quantidade de melanina.

e) De pigmentos e de pequena quantidade de melanina.

24. (UEPG) Abaixo pode ser visualizado um esquema representativo de um sarcômero (ou miômero). Analise a figura e assinale a alternativa correta.

24

Fonte: Amabis, J.M.; Martho, G.R. Biologia das Células.

2a ed. Volume 1. Editora Moderna. São Paulo. 2004.

a) As linhas Z delimitam cada sarcômero. Nas bandas I, ocorre a ausência de filamentos de miosina (A), já nas bandas H não existem filamentos de actina (B).

b) Em (1), pode ser observado um sarcômero contraído, visto que a zona H está bem evidenciada.

c) Um estímulo nervoso provoca a liberação de íons cálcio do retículo e moléculas de ATP são usadas para a miosina (A) se deslocar sobre filamentos de actina (B).

d) O relaxamento da fibra muscular ocorre na presença maciça de íons cálcio, os quais sinalizam para a distensão dos sarcômeros (1), ou seja, miosina (B) separa-se da actina (A).

e) Durante a contração muscular (2), os filamentos de actina (A) deslizam sobre os filamentos de miosina (B).

25. (FCM-PB) Dentre as alternativas abaixo, assinale a resposta relacionada aos tipos de músculos, nervos e sinapses envolvidas no processo de contração esquelética de um mamífero.

a) Músculo estriado, nervo motor, sinapse interneural.

b) Músculo liso, nervo sensorial, sinapse interneural.

c) Músculo estriado, nervo motor, sinapse neuromuscular.

d) Músculo estriado, nervo sensorial, sinapse neuromuscular.

e) Músculo liso, nervo motor, sinapse neuromuscular.

26. (MED. ABC) Uma fibra muscular isolada obedece a “Lei do Tudo ou Nada”. Qual gráfico, dentre os abaixo apresentados, melhor mostra o grau de contração (X) de uma fibra individualizada em função de intensidade do estimulo (Y) a ela aplicado?

26

27. (PUC-PR) Os músculos são encontrados ao longo do corpo, desde membros superiores, inferiores, até em órgãos como estômago, coração, pulmão, entre outros. Sobre a estrutura desses tecidos e suas características, marque a alternativa correta.

a) As células musculares lisas apresentam uma contração voluntária e rápida, comum nos sistemas digestório e respiratório.

b) As altas concentrações de ácido lático no músculo acontecem devido ao repouso intenso de um indivíduo.

c) O coração possui células musculares plurinucleadas, de contração voluntária e rápida.

d) Toda célula muscular é multinucleada, possui um alto gasto energético, é rica em microfilamentos e, na ausência de oxigênio, produz ácido lático.

e) Durante uma contração muscular, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, contexto em que o cálcio desempenha um importante papel.

28. (UEPG) Por ocasião das Olimpíadas sempre vem à tona a importância da prática de exercícios físicos. Assim, assinale o que for correto com relação aos tecidos musculares e processos de contração muscular.

01. As células musculares são chamadas de fibras musculares (ou miócitos) e seus constituintes recebem denominações especiais. O seu citoplasma recebe o nome de sarcoplasma, o retículo endoplasmático é chamado de retículo sarcoplasmático e a membrana plasmática é o sarcolema.

02. Quando se move contrai-se um tipo de músculo que se prende aos nossos ossos: músculo estriado esquelético – formado por longas células cilíndricas e plurinucleadas.

04. O processo de contração muscular deve-se ao encurtamento de miofibrilas compostas de dois tipos de açúcares: miosina e actina. O deslizamento dessas estruturas, umas sobre as outras, libera energia suficiente para o processo de contração.

08. O tecido muscular estriado cardíaco possui células longas e mononucleadas, que se contraem voluntariamente e de maneira lenta, fazendo com que o coração bata de uma maneira constante e ritmada.

Soma das alternativas corretas:

29. (FCM-PB) M.A.M., atleta participante da modalidade atletismo, diariamente treina a fim de competir nas próximas olimpíadas que irão ocorrer no Brasil. Ao participar de uma prova de 1500 metros, passou a sentir câimbras após ter percorrido 900 metros. As câimbras surgiram devido à liberação de energia pelas células em condições quase de anaerobiose. Sabendo-se que as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, estima-se que nos músculos de M.A.M. deve ter havido acúmulo de:

a) Glicogênio.

b) Etanol.

c) Glicose.

d) Ácido pirúvico.

e) Ácido lático.

30. (UEPG) Os músculos são responsáveis pelos movimentos do nosso corpo. Com relação ao tecido muscular, assinale o que for correto.

01. O tecido muscular estriado esquelético recobre totalmente o esqueleto e está preso aos ossos. Apresenta contração voluntária e seus miócitos possuem formato alongado e inúmeros núcleos.

02. Algumas proteínas, como a actina e a miosina, estão presentes no citoplasma das fibras musculares estriadas esqueléticas na forma de miofibrilas. A contração da fibra muscular, desencadeada por um estímulo nervoso, ocorre quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina.

04. O tecido muscular liso (de contração involuntária) está presente em órgãos como estômago e útero, e pode também ser encontrado na parede de vasos sanguíneos.

08. O tecido muscular estriado cardíaco (presente exclusivamente no coração) é semelhante ao tecido muscular estriado esquelético, pois ambos apresentam longas fibras musculares e citoplasma multinucleado.

Soma das alternativas corretas:

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: