Publicado por: Djalma Santos | 5 de maio de 2016

TESTES DE HISTOLOGIA (1)

01. (COVEST) Considerando tecidos animais e vegetais, assinale a alternativa correta.

a) O tecido epitelial tem a função de revestimento e proteção da superfície dos organismos e da superfície interna dos órgãos, bem como a de secreção de substâncias.

b) O tecido parenquimático de reserva contém células dotadas de cloroplastos e tem a função de produzir e acumular as substâncias que nutrem as plantas.

c) O tecido cartilaginoso é constituído basicamente por fibras colágenas e sais inorgânicos, mas contém vasos sanguíneos e fibras nervosas.

d) Os tecidos condutores das plantas são formados por células especializadas cuja função é promover a difusão dos nutrientes de célula para célula

e) Os tecidos muscular e nervoso dos animais têm como característica fundamental a contratibilidade, pois ambos são dotados de inúmeras miofibrilas contráteis.

02. (UNICAP)

I   II

0  0 –  Tecidos parenquimatosos ou parênquimas são encontrados praticamente em todas as partes da planta. São formados, geralmente, por células vivas e com paredes primárias. Embora sejam às vezes chamados de tecidos de preenchimento, esses tecidos desempenham outras importantes funções, além de preencher espaços entre tecidos internos.

1 1 – As plantas possuem dois tecidos especializados na sustentação esquelética. O esclerênquima constitui um tecido mais resistente devido a reforços de celulose em suas paredes celulares, sem que haja lignificação.

2  2 –  A seiva dos vegetais apresenta duas formas: a bruta, constituída de água e sais minerais, e a elaborada, contendo água, sais e glicose proveniente da fotossíntese.

3  3 – Nos vertebrados terrestres aparece, na superfície da epiderme, uma camada córnea formada por uma proteína impermeabilizante chamada melanina.

4  4 – Num músculo, como o bíceps ou deltoide, as fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes, sendo o conjunto de feixes envolvidos por uma camada de tecido conjuntivo chamada perineuro.

03. (UNIOESTE) Assinale a alternativa que associa incorretamente o tecido com algumas de suas características:

03

04. (PUC-SP) Analise os trechos abaixo, indicados por I e II:

I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz.

II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo, de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração.

Com relação aos trechos, é correto afirmar que:

a) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas a pequena circulação.

b) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se exclusivamente a grande circulação.

c) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusivamente a grande circulação.

d) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido em órgãos da planta, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.

e) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.

05. (UNICAP)

I   II

0  0 – Fibroblasto, macrófago, plasmócito e mastócito, são células que constituem o tecido conjuntivo propriamente dito.

1  1 – O tecido adiposo é um tecido epitelial, podendo ser encontrado nos contornos do corpo, para amortecimento de choques.

2  2 – Responda esta proposição com base nas seguintes sentenças:

I. Células localizadas em lacunas.

II. Matriz percorrida por canalículos e constituída por substâncias orgânicas e inorgânicas.

III. Canais que contém vasos sanguíneos e nervos.

As características acima se referem ao tecido nervoso.

3  3 – O conjunto formado pelos parênquimas paliçádico e lacunoso constitui a parte da folha chamada mesófilo.

4  4 – As paredes dos vasos lenhosos apresenta reforços de lignina, cuja função é aumentar a resistência do vaso, impedindo o seu colapso.

06. (UFJF) Se fizermos uma analogia funcional entre as estruturas animais e vegetais, podemos afirmar que a pele, os ossos, os vasos sanguíneos e o sangue podem equivaler, nas plantas, respectivamente, a:

a) Esclerênquima, bainha, xilema, seiva.

b) Periderme, esclerênquima, xilema, seiva.

c) Periderme, estômato, xilema, seiva.

d) Periderme, esclerênquima, seiva, xilema.

e) Esclerênquima, bainha, seiva, xilema.

07. (UEM) Assinale o que for correto sobre organelas, células e tecidos.

I   II

0  0 – As células das folhas do milho são procarióticas.

1  1 – A fotossíntese e a cadeia respiratória da respiração aeróbica ocorrem, respectivamente, nos cloroplastos e nas mitocôndrias.

2  2 – Os meristemas secundários felogênio e câmbio promovem o crescimento em espessura das plantas.

3  3 – Os leucócitos, associados ao mecanismo de defesa do organismo, são elementos figurados do tecido sanguíneo.

4  4 – O tecido epitelial reveste e protege as superfícies de animais, além de elaborar secreções diversas.

08. (UFSM) O corpo humano apresenta, por exemplo:

I. Tecido de revestimento externo, como a pele.

II. Um esqueleto ósseo e cartilaginoso para sustentação.

III. Via de circulação de fluidos, como sangue e linfa.

Assinale a alternativa que contém os correspondentes vegetais para I, II e III, respectivamente.

a) Endoderme – parênquima – floema.

b) Endoderme – esclerênquima – xilema.

c) Periciclo – parênquima – xilema.

d) Periderme – esclerênquima – floema*

e) Periderme – meristema – xilema.

09. (UNICAP)

I   II

0   0 – Os tecidos são estruturas que estão no terceiro nível de organização biológica.

1  1 – O tecido conjuntivo caracteriza-se por apresentar vários tipos de célula, cada uma com função específica.

2   2 – Os tecidos fundamentais dos animais são: conjuntivo, nervoso, epitelial e muscular.

3  3 – O tecido glandular, por ser estimulado pelo sistema nervoso vegetativo, é classificado como uma variedade de tecido muscular liso.

4 4 – Pleroma, periblema e dermatogênio são meristemas primários que dão origem, respectivamente, ao córtex, ao cilindro central e à epiderme.

10. (COPERVE) A adaptação de estruturas ou sistemas de revestimento interno ou externo dos seres vivos está relacionada com o ambiente em que vivem. Sobre tais estruturas ou sistemas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. No revestimento externo de muitas folhas a epiderme produz cutina, formando uma película altamente permeável à saída de água por toda a superfície foliar.

02. As minhocas utilizam seu revestimento externo como auxiliar na respiração.

04. Os artrópodes, em geral, possuem um sistema de revestimento externo do corpo extremamente rígido e totalmente permeável à água.

08. Nos seres humanos, o revestimento interno do estômago apresenta pequenas dobras, denominadas microvilosidades, que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes.

16. Alguns vermes parasitas intestinais apresentam seu corpo revestido por uma cutícula resistente que os protege da ação de ácidos estomacais.

32. Externamente, o caule de plantas arbóreas possui camadas de células mortas suberificadas com capacidade de fotossíntese.

64. A extremidade da raiz de uma planta é coberta por um capuz chamado coifa, formado por células parenquimáticas que protegem o meristema apical.

Soma das alternativas corretas:

11. (UFRN) O tecido ósseo e o cartilaginoso desempenham nos animais a função de sustentação, enquanto nos vegetais essa função é exercida pelo:

a) Floema e endoderma.

b) Súber e parênquima medular.

c) Endoderme e periderme.

d) Felogênio e câmbio.

e) Esclerênquima e colênquima.

12. (URCA) Os vertebrados possuem os tecidos conjuntivos que desempenham várias funções entre as quais, defesa, reserva, preenchimento e conexão. Os vegetais traqueófitos também têm um tecido com funções diversas e que por analogia pode ser comparado aos tecidos conjuntivos animais. Esse grupo de células é denominado de:

a) Epidermes.

b) Colênquima.

c) Esclerênquima.

d) Parênquima.

e) Súber.

13. (UNICAP)

I   II

0  0 – As lenticelas e os estômatos são estruturas que contribuem com o arejamento das plantas.

1  1 – O parênquima aerífero encontra-se em plantas aquáticas flutuantes.

2 2 – O tecido conjuntivo denso é rico em substância intercelular amorfa, porém relativamente pobre em fibras colágenas.

3  3 – As glândulas holócrinas eliminam a secreção juntamente com parte do conteúdo celular.

4 4 – O tecido epitelial de revestimento da pele, boca e esôfago é do tipo estratificado pavimentoso.

14. (UNIOESTE) Relativo à histologia e fisiologia animal e vegetal é correto afirmar que:

01. O tecido conjuntivo hematopoiético, responsável pela formação de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, é encontrado no fígado e no coração.

02. O baço e o timo constituem parte do sistema linfático e, entre outras funções, também contribuem para a defesa do organismo.

04. A adenosina trifosfato (ATP) fornece a energia imediata que supre a contração muscular, enquanto o glicogênio é fonte primária para a contração muscular.

08. Nos vegetais o súber é um tecido morto e descamativo que assume as funções de revestimento e proteção do caule.

16. Os tecidos meristemáticos localizados nas gemas do caule, no subápice das raízes ou nas folhas, podem ser utilizados na cultura de tecidos que venham a contribuir em processos de melhoramento vegetal.

32. Esclerênquima é um tecido vegetal vivo, pouco rígido, constituído de células dotadas de lignina que entram na constituição de vasos condutores.

64. A queratina nas células animais e a cutina nas células vegetais fazem parte de tecidos de revestimento e contribuem para evitar a desidratação excessiva, regulando o intercâmbio de substâncias com o meio.

Soma das alternativas corretas:

15. (UNICAP)

I   II

0  0 – O epitélio de transição consiste de várias camadas de células de aparência variável. Reveste a bexiga urinária e é capaz de estender-se.

1   1 – Uma glândula é uma única célula, ou uma massa de células adaptadas para secreção.

2  2 – No tecido conjuntivo, a substância fundamental é formada por células e as fibras constituem a matriz.

3   3 – Nos vegetais, o sistema dérmico consiste da epiderme, onde se formam os pelos, que são responsáveis pela absorção da água e de sais minerais.

4  4 – O transporte de água e minerais no xilema é o resultado de efeitos combinados de transpiração, de coesão e de tensão.

16. (UNIOESTE) A histologia estuda a estrutura e disposição dos tecidos nos órgãos, sistemas e aparelhos. No estudo da histologia animal e vegetal, é correto afirmar que:

01. Na raiz de angiospermas, a epiderme é formada por várias camadas de células mortas com superfície cutinizada.

02. Nos vertebrados, a epiderme é formada por apenas uma camada de células.

04. O crescimento em espessura no caule de angiospermas é proporcionado pelo câmbio e pelo felogênio.

08. Em um osso longo, enquanto o periósteo proporciona crescimento longitudinal, o disco de conjugação ou disco epifisário permite o crescimento em espessura.

16. Na epiderme, os estômatos, formados por um par de células guardas e ostíolo, controlam a entrada e saída de gases, sendo a abertura e o fechamento dependentes da concentração de K+ e da disponibilidade de água dentro e fora das células.

32. Nos vertebrados, o tecido conjuntivo é responsável pela secreção, originando as glândulas exócrinas, endócrinas e mistas.

64. Nas angiospermas, a antera e o estigma originam-se a partir da desdiferenciação do periciclo.

Soma das alternativas corretas:

17. (FUVEST) Qual das seguintes estruturas desempenha nas plantas função correspondente ao esqueleto dos animais?

a) Xilema.

b) Parênquima.

c) Súber.

d) Meristema.

e) Estômato.

18. (UNIOESTE) Relativo à histologia em organismos animais e vegetais, é correto afirmar.

01. As células epiteliais no organismo humano nutrem-se a partir do tecido conjuntivo.

02. O tecido muscular liso tem ação voluntária e dá suporte ao esqueleto.

04. O tecido hematopoiético é uma variedade do tecido conjuntivo e produz células sanguíneas.

08. Os epitélios de revestimento externo são menos resistentes que os epitélios de revestimento interno.

16. Meristema e colênquima executam nos vegetais as funções de secreção e revestimento, respectivamente.

32. O floema e o xilema são tecidos vegetais que têm a função de conduzir a seiva bruta e elaborada, respectivamente.

Soma das alternativas corretas:

19. (UFS) Os animais e os vegetais são formados por células de diferentes tipos, que chegam a constituir tecidos. Analise as proposições abaixo (V ou F).

I   II

0  0 – A diversidade celular de um organismo pode ser explicada pelo fato de alguns genes se encontrarem ativos em certas células e inativos em outras.

1  1 – As células dos meristemas são pequenas e têm grande capacidade de dividir-se por meiose.

2  2 – A cortiça é obtida de um determinado tecido vegetal formado por células vivas cujas paredes celulares apresentam reforços de celulose e cujos vacúolos são preenchidos por ar.

3  3 – Os tecidos epiteliais dos animais, especialmente os de revestimento são altamente resistentes à tração e dificilmente suas células se separam umas das outras. Isso se deve ao fato de as células epiteliais possuírem em seu citoplasma muitas fibras colágenas.

4  4 – As cartilagens são formadas pela matriz e por células de dois tipos: osteoblastos, quando em intensa atividade metabólica e de divisão, e osteócitos, quando inertes.

20. (UNICAP)

I   II

0   0 – Células transformadas em fibras são encontradas nos tecidos muscular e nervoso.

1   1 – As hemácias humanas são célula nucleadas.

2  2 – O  tecido  ósseo  é  uma  variedade  de  tecido  conjuntivo  formado  por células que morrem logo após terminar o crescimento completo do osso, em virtude da deposição de sais de cálcio.

3  3 – As  principais  funções  do  tecido  nervoso  são a  excitabilidade e a condutibilidade.

4 4 – Colênquima e esclerênquima são tecidos vegetais comparáveis aos tecidos ósseo e cartilaginoso dos animais.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: