Publicado por: Djalma Santos | 5 de maio de 2016

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (6)

01. (UPE) As doenças sexualmente transmissíveis são conhecidas desde os primórdios da civilização humana. Na primeira coluna, estão listadas algumas dessas doenças; na segunda coluna, seus respectivos agentes etiológicos e, na terceira coluna, seus principais sintomas. Estabeleça a associação entre as colunas.

01

a) A-3-I / B-2-II / C-1-III.

b) A-3-II / B-1-III / C-2-I.

c) A-2-II / B-3-III / C-1-I.

d) A-1-II / B-3-I / C-2-III.

e) A-2-III / B-1-II / C-3-I.

02. Bactérias são agentes causadores de diversas doenças, e algumas delas podem ser muito graves. Considere as afirmações abaixo, a respeito de doenças.

I. A cólera é causada por um vibrião, que é eliminado junto com as fezes.

II. A gastrite bacteriana é causada pela Helicobacter pylori, que pode levar ao câncer.

III. A dengue hemorrágica é causada por bactérias, do tipo bacilo, eliminadas no sangue.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

03. (UEM) Considerando as características dos patógenos e as relações que estabelecem com a espécie humana, assinale o que for correto.

01. Os agentes que causam a gripe A (H1N1) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV) são parasitas intracelulares obrigatórios.

02. As doenças sexualmente transmissíveis, gonorreia e sífilis, são causadas por organismos eucariontes.

04. A Entamoeba histolytica, uma espécie de ameba que parasita o intestino, forma cistos os quais são liberados juntamente com as fezes.

08. O Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da malária; portanto, pode ser controlado por meio de drenagens das áreas alagadas em que vive o mosquito transmissor.

16. O Ancylostoma duodenale, que causa a doença popularmente denominada de amarelão, desenvolve todo o seu ciclo de vida no intestino do hospedeiro. Essa doença está restrita à região Sul do Brasil.

Soma das alternativas corretas:

04. (UEA) Certas doenças infecciosas são contraídas apenas uma vez, como é o caso da catapora. Este fato é explicado:

a) Pela contínua produção de anticorpos contra o agente causador da catapora.

b) Pelas campanhas de imunização contra a doença promovidas pelo Governo Federal.

c) Pela manutenção prolongada de células de memória imunitária no organismo.

d) Pela aplicação de soros produzidos a partir de antígenos inoculados em cavalos.

e) Pela produção de macrófagos que ficam circulando pelo corpo por longos períodos de tempo.

05. (ENADE) Transmitidos através da picada de insetos, alguns protozoários são capazes de causar parasitoses em seres humanos, utilizando como habitat a corrente sanguínea.

05

A figura acima apresenta algumas das fases do ciclo de vida de um protozoário parasita, instalado no interior de um glóbulo vermelho. Considerando a figura, assinale a opção que apresenta, respectivamente, os nomes do agente etiológico, do vetor e da doença provocada pelo protozoário ilustrado.

a) Plasmodium sp., barbeiro Triatoma infestans, malária.

b) Plasmodium sp., fêmea do mosquito Anopheles sp., malária.

c) Trypanossoma cruzi, barbeiro Triatoma sp., doença de Chagas.

d) Leishmania sp., fêmea do mosquito Lutzomyia sp., leishmaniose.

e) Trypanossoma cruzi, fêmea do mosquito Anopheles sp., doença de Chagas.

06. (FCM-PB)

Leia o texto e a seguir assinale a alternativa correta:

No Konso (Etiópia), o homem carrega água apenas nas duas ou três semanas subsequentes ao nascimento de seu bebê. Essa regra é seguida à risca – por homens e mulheres. A reputação de uma mulher do Konso assenta-se no trabalho duro. “Se eu ficar sentada em casa e não fizer nada, diz A.B, ninguém vai gostar de mim. Mas, se eu correr para cima e para baixo com 45 litros de água, eles dirão que sou uma mulher sábia que trabalha duro”. L.M. para na casa de A.B. e pede permissão ao marido dela, G.J. para checar os galões de água. G.J leva-o até onde eles são guardados. L.M abre a tampa de um deles e cheira, balançando cabeça em aprovação – a família está usando WaterGuard, um aditivo à base de cloro. O governo passou a distribuir WaterGuard logo no começo da mais recente epidemia de diarreia. L.M também verifica se a família possui sanitário e fala aos moradores sobre as vantagens de ferver a água de beber, lavar as mãos e banhar-se. (Adaptado de: O fardo da sede. Revista National Geographic. ed.121, 2010, http://viajeaqui.abril.com.br/)

A diarreia, citada no texto, constitui um dos sintomas mais comuns de parasitoses do trato digestório humano, e apresenta índice elevado em regiões onde não há água tratada e nem sistema de esgoto sanitário. Marque corretamente a alternativa que contempla apenas doenças cuja medida preventiva está associada a instalações sanitárias adequadas.

a) Ascaridíase, difteria, doença de Chagas e teníase.

b) Amarelão, dengue, esquistossomose e teníase.

c) Ascaridíase, cisticercose, leishmaniose e oxiurose.

d) Ancilostomose, cólera, febre tifoide e malária.

e) Amebíase, cólera, esquistossomose e giardíase.

07. (UFSC) Em 2013, completam-se 30 anos da publicação do artigo que divulgava a identificação do vírus responsável pela AIDS, batizado anos depois de HIV. Ao longo dos anos, a AIDS perdeu estigmas antigos e os tratamentos à doença tiveram importantes avanços, melhorando a vida de pacientes infectados. Todavia, não existem metodologias definitivas de cura para a doença ou vacina eficaz. Além disso, a epidemia não está totalmente controlada, sendo o vírus responsável por infectar aproximadamente 35 milhões de pessoas em todo o mundo. O gráfico abaixo apresenta a incidência de novos casos de AIDS na população de Santa Catarina em comparação com dados de todo o país.

07

Utilizando o gráfico acima e conhecimentos relacionados ao HIV/AIDS, indique a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. O vírus HIV é transmitido somente através de contato com sangue contaminado e de sexo não seguro.

02. As células atingidas pelo HIV fazem parte do sistema imune, um dos fatores que dificultam o combate à infecção.

04. As drogas antivirais interferem no ciclo de replicação do HIV, impedindo que ele infecte outras células.

08. O gráfico mostra que, apesar de haver uma tendência de queda na taxa de incidência de infectados por HIV no Brasil, em Santa Catarina a tendência é de aumento ou manutenção desta taxa nos últimos anos.

16. O vírus HIV, assim como outros vírus, possui altas taxas de mutação, o que é explicado pela ausência de enzimas de controle e reparo na síntese de seu genoma.

32. A transcriptase reversa é uma enzima viral responsável pela replicação do DNA do HIV.

Soma das proposições corretas:

08. (FATEC) Um adolescente foi passar férias no interior do país e lembrou-se de algumas medidas preventivas a serem adotadas nas zonas rurais.

I. Não nadar em lagoas onde haja caramujos com concha espiral plana.,

II. Não comer carne de porco malcozida.

Assinale a alternativa correta que relaciona a doença parasitária que pode ser evitada com essas precauções e suas principais características.

08

09. (UPE) Durante os séculos XV e XVI, períodos das Grandes Guerras, os tripulantes dos navios eram acometidos por uma estranha doença que provocava debilidade orgânica e até a morte. Suas manifestações foram descritas pelo poeta Luis de Camões neste pequeno trecho de Os Lusíadas.

“(…) ali lhes incharam as gengivas na boca, que crescia a carne, e juntamente apodrecia!  Apodrecia c¢um fétido e bruto cheiro, que o ar vizinho inficionava.”

Uma das afirmativas abaixo oferece informações sobre essa doença, identifique-a.

a) A carência de vitamina B6 ou riboflavina provoca problemas na boca, com ruptura da mucosa, dos lábios, da língua e das bochechas, sintomas associados aos descritos.

b) A vitamina A ou ácido ascórbico tem nítida participação no desenvolvimento do tecido conjuntivo e estimula a produção de anticorpos pelo organismo, por isso é conhecida como vitamina antiinfecciosa.

c) A descrição de Camões refere-se à beribéri e surge em decorrência da falta de vitamina B1, cujas fontes naturais são o fígado, as frutas frescas, os óleos, o feijão, o arroz e o trigo integral.

d) Além das manifestações descritas no texto, o escorbuto pode provocar ainda hemorragia, queda de cabelos e de dentes, fraqueza e anemia, que surge pela deficiência da vitamina C na alimentação.

e) Vítimas da pelagra, os tripulantes apresentavam fragilidade dos capilares e alterações no mecanismo de coagulação, pois na ausência da vitamina K a formação de protrombina no fígado fica comprometida.

10. (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.

10

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o ciclo da Doença de Chagas, assinale a alternativa correta.

a) O agente causador é uma bactéria, transmitida pela picada de insetos hemípteras, afetando órgãos como o baço, fígado e o sistema circulatório.

b) O agente causador é um protozoário, transmitido pela picada de mosquitos Anopheles, causando febres e lesões no fígado.

c) O agente causador é um protozoário, transmitido pelo contato com as fezes de certos insetos hemípteros, causando lesões no coração e insuficiência cardíaca.

d) O agente causador é um vírus, transmitido pelo contato com as fezes de certos mosquitos que defecam ao sugar o sangue, causando lesões no fígado.

e) O agente causador é um vírus, transmitido pela picada de certos mosquitos, afetando seriamente órgãos do sistema hematopoiético.

11. (UEM) Relacione as colunas sobre os dados apresentados dos parasitas humanos dos grupos platelmintes e nematelmites e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A. Schistosoma mansoni

B. Taenia solium

C. Ancylostoma duodenale

D. Wuchereria bancrofti

E. Ascaris lumbricoides

a. Cisticerco

b. Intestino

c. Vaso linfático

d. Amarelão

e. Fígado

a) Ad, Ba, Cc, De, Eb.

b) Ac, Ba, Ce, Db, Ed.

c) Ae, Bb, Ca, Dc, Ed.

d) Ab, Ba, Cd, Dd, Ec.

e) Ae, Ba, Cd, Dc, Eb.

12. (UFT) Em 2009, a gripe H1N1, ou influenza A, que é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A, ocasionou uma pandemia mundial que paralisou países, mobilizou governos e centros de controle de infecção de todo o mundo. Como uma forma de se proteger contra esta gripe, recomenda-se a:

a) Aplicação de soro contendo anticorpos, que é um tipo de imunização ativa capaz de estimular o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos contra o vírus.

b) Aplicação de soro contendo anticorpos, que é um tipo de imunização passiva capaz de estimular o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos e células de defesa contra o vírus.

c) Aplicação de vacina, que é um tipo de imunização ativa, capaz de estimular o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos contra o vírus.

d) Aplicação de vacina, que é um tipo de imunização passiva, em que o indivíduo recebe anticorpos que foram previamente produzidos em outro animal.

e) Aplicação de vacina, pois o vírus provoca uma evolução muito rápida e não há tempo para a imunização ativa.

13. (UFABC)

13

O gráfico apresenta a variação de temperatura num indivíduo parasitado por Plasmodium. Observando-se ao microscópio, sangue colhido nas fezes assinala­das (A e B), verifica-se a presença de formas evolutivas do Plasmodium.

a) Somente fora das hemácias.

b) Dentro das hemácias em A e fora de hemácias em B.

c) Fora de hemácias em A e dentro de hemácias em B.

d) Dentro de leucócitos em A e fora de leucócitos em B.

e) Fora de leucócitos em A e dentro de leucócitos em B.

14. (MACK) O esquema a seguir refere-se ao ciclo do para­sita Schistosoma mansoni.

14

Os quadros assinalados por I, II, III e IV devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por:

a) Cercária, homem, ovo e miracídio.

b) Cercária, miracídio, homem e ovo.

c) Miracídio, homem, ovo e cercária.

d) Ovo, cercária, homem e miracídio.

e) Miracídio, cercária, homem e ovo.

15. (PUC-SP) Sobre a teníase, parasitose que atinge os ani­mais, são feitas três afirmativas.

I. O agente responsável pela doença é o platielminte Taenia solium ou Taenia saginata, cujo hospedeiro é respectivamente um porco ou um boi.

II.A profilaxia da teníase deve ser feita, principalmen­te, com o incentivo ao uso de fossas e esgotos e à recomendação de que se coma carne de porco ou boi cozida ou bem passada.

III. Pode-se controlar a doença andando constante­mente calçado, evitando-se assim a penetração, pela sola do pé, de cercárias responsáveis pela teníase.

Assinale:

a) Se somente I estiver correta.

b) Se somente II estiver correta.

c) Se somente III estiver correta.

d) Se I e II estiverem corretas.

e) Se I, II e III estiverem corretas.

16. (UFMT) Dentre a variedade de formas de vida que se desenvolvem em ambientes aquáticos, existem vários vetores de doenças graves registradas no Brasil. A figura abaixo representa o ciclo biológico de um protozoário parasita de ocorrência em países tropicais.

16

Marque a doença e seu respectivo vetor representado na figura.

a) Malária e Haemagogus.

b) Leishmaniose e Anopheles.

c) Dengue e Aedes.

d) Malária e  Anopheles.

e) Dengue e  Anopheles.

17. (UEM) Analise a figura e, a seguir, assinale o que for correto.

17

01. As doenças transmitidas pelos insetos A, C e H são causadas por protozoários.

02. Os insetos E, F e G pertencem, respectivamente, às ordens Homoptera, Hymenoptera e Hemiptera.

04. As doenças transmitidas pelos insetos E e G são causadas por bactérias.

08. A doença causada pelo verme transmitido pelo inseto D é a oncocercose.

16. O verme causador da doença transmitida pelo inseto I é a Wuchereria bancrofti, um asquelminto.

32. Os dípteros B e J pertencem, respectivamente, aos gêneros Phlebotomus e Aedes.

64. Todos os insetos da figura são apenas vetores; não há nenhum que seja considerado parasita.

Soma das alternativas corretas:

18. (UNITAU) O botulismo é uma doença neuroparalítica grave resultante da ação de uma potente toxina produzida pelo Clostridium botulinum. Essa doença apresenta alta letalidade e é considerada uma emergência médica. Tomando como exemplo o fato de que, recentemente, uma família apresentou botulismo após comer uma mortadela supostamente estragada, analise as afirmativas abaixo, em relação a essa doença, e indique a alternativa correta.

I. O Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbio obrigatório.II. A principal via de contaminação é oral.

III. Alimentos conservados de forma inadequada e contaminados com Clostridium botulinum, em especial conservas caseiras, são importantes veículos de transmissão desse microrganismo para o homem.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Nenhuma das afirmativas está correta.

19. (UDESC) Analise as proposições quanto à toxoplasmose.

I. Esta doença é causada pelo protozoário parasita intracelular Toxoplasma gondii e um dos modos de transmissão é pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos gatos infectados. Esses oocistos podem se prender ao pelo do gato e quando a pessoa o acaricia, os oocistos podem se aderir à mão. Caso ela não lave as mãos, e as leve à boca, pode, acidentalmente, ingerir os oocistos e se infectar.

II. As mulheres grávidas que desenvolvem esta doença podem transmiti-la ao feto.

III. Esta doença pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos humanos infectados, isso ocorre quando a pessoa infectada faz a higiene anal, podendo contaminar as mãos, e assim transmiti-la a algum alimento, que posteriormente será ingerido por outra pessoa.

IV. Um dos modos de transmissão da toxoplasmose é pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas, principalmente as de porco, vaca ou carneiro, quando contêm cistos de Toxoplasma gondii.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

20. (UFPR) Nas figuras 1 e 2, abaixo, estão representados os ciclos de duas endemias que ocorrem no Brasil.

20

Quais são, respectivamente, as doenças representadas nas figuras 1 e 2?

a) Raiva e febre amarela.

b) Leptospirose e dengue.

c) Raiva e malária.

d) Leptospirose e febre amarela.

e) Leishmaniose e dengue.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: