Publicado por: Djalma Santos | 5 de maio de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (8)

01. (UFMA) O quadro abaixo apresenta cinco das classes em que se divide o Filo Arthropoda, correspondendo a cada classe suas características e importância ecológica.

01

As classes A, B, C, D e E representam, respectivamente:

a) Crustacea, Insecta, Quilopoda, Aracnida e Diplopoda

b) Diplopoda, Crustacea, Aracnida, Insecta e Quilopoda

c) Quilopoda, Insecta, Aracnida, Crustácea e Diplopoda

d) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda e Quilopoda

e) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda e Diplopoda.

02. (UPE) Os morcegos são animais voadores, que possuem normalmente pelagem escura; na maioria, são insetívoros, capazes de comer até 200 insetos em uma única noite. Ao contrário do que muitos pensam, os morcegos hematófagos não chupam sangue fazendo furos com os caninos, mas utilizam os incisivos para fazer um corte e dobram a língua para lamberem esse sangue. Sobre esse animal, analise as proposições a seguir:

I. A capacidade de voar dos morcegos está relacionada ao fato de serem pecilotérmicos, tal como os répteis.

II. Seu sistema circulatório possui um coração de 3 (três) cavidades sem mistura de sangue arterial e venoso, o que lhe confere a energia e a oxigenação necessárias para grandes voos.

III. Mesmo possuindo diferentes hábitos alimentares, o morcego inicia sua vida alimentando-se de leite materno.

Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

03. (UEM) Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01. Os mamíferos aquáticos, como os cetáceos, têm respiração branquial.

02. Em peixes e répteis, o aumento da temperatura do meio é, geralmente, acompanhado por aumento na temperatura do corpo.

04. A paca, a onça-pintada, o morcego e o tamanduá-bandeira são exemplos de mamíferos da fauna brasileira, pertencentes, respectivamente, às ordens dos roedores, dos carnívoros, dos quirópteros e dos desdentados.

08. O coração com quatro cavidades ocorre em Mammalia, Aves e Pisces.

16. Na maioria dos peixes ósseos, a linha lateral é responsável pela manutenção do equilíbrio hidrostático com o meio.

Soma das alternativas corretas:

04. (FAC. SANTA MARCELINA) Os cordados são animais que surgiram na terra há mais de 500 milhões de anos e colonizaram, a partir do meio aquático, os diferentes ambientes terrestres. Atualmente, há o grupo dos cordados mais simples, os protocordados, que vivem exclusivamente no ambiente marinho, e o grupo dos vertebrados, com mais de 50 mil espécies.

(César da Silva Júnior et al. Biologia 1, 2010. Adaptado.)

Esses animais possuem características exclusivas, que estão presentes em pelo menos uma fase de sua vida. Entre essas características é possível mencionar a presença de

a) Tubo nervoso dorsal, 3 folículos embrionários e boca na posição anterior.

b) Notocorda, segmentação do corpo e homeotermia.

c) Celoma, simetria bilateral e ânus em posição oposta à boca.

d) Fase larval, notocorda e homeotermia.

e) Notocorda, fendas faríngeas e tubo nervoso dorsal.

05. O Cerrado apresenta uma fauna característica adaptada à sua vegetação. Os mamíferos possuem espécies características do Cerrado, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. No entanto, a classe Mammalia é bem diversificada no mundo, apresentando espécies adaptadas à maioria dos ambientes. Sobre os mamíferos, é correto afirmar:

a) A classe apresenta dois grupos viventes, os marsupiais, como o gambá e o canguru, e os placentários, como o tatu e o cavalo.

b) O músculo diafragma, envolvido na respiração, está presente na classe, como ocorre nas aves e répteis.

c) Seu coração tem quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos, como ocorre nas aves.

d) São monoicos e podem apresentar dimorfismo sexual, por exemplo, a juba do leão.

e) Seus rins removem do sangue tanto ureia quanto ácido úrico.

06. (UEPG) Com relação ao sistema circulatório dos vertebrados, assinale o que for correto.

01. Em crocodilos e jacarés não há separação entre os lados direito e esquerdo do ventrículo e o coração é organizado em duas câmaras, um átrio e um ventrículo.

02. Na maioria dos répteis, o coração é dividido em três câmaras, dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido por uma parede interna, o que diminui a mistura de sangue arterial com sangue venoso durante a contração do ventrículo.

04. Nos condrictes, actnopterígeos e nos anfíbios, o coração tem três câmaras, sendo dois átrios e um ventrículo.

08. O coração das aves, como o dos mamíferos, tem quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos completamente separados.

Soma das alternativas corretas:

07. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações abaixo, referentes a animais marinhos.

(   ) Os camarões apresentam exoesqueleto quitinoso.

(   ) Dos ovos das lulas, nascem larvas que sofrem mudas até atingirem a fase adulta.

(   ) Os peixes cartilaginosos apresentam bexiga natatória.

(   ) Nos mexilhões, as partículas alimentares penetram no

manto por meio do sifão inalante.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – V – F – V.

b) V – F – F – V.

c) V – F – V – V.

d) F – V – V – F.

e) V – V – F – F.

08. No desenho de longa metragem Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, em uma das cenas, Blu, um macho de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), fala para a fêmea que está tentando conquistar:

Está com calor? Acho que estou suando! Nem sabia que era biologicamente possível. Olha!

E mostra para a companheira sua axila suada.

08

Considerando a fisiologia das aves, pode-se afirmar corretamente que:

a) As aves suam. As aves, assim como os demais vertebrados, são endotérmicos e mantêm a temperatura corporal a partir do calor gerado pelo próprio metabolismo, o que implica necessitarem de glândulas sudoríparas para dissipar o calor do corpo.

b) As aves suam. Dentre os vertebrados, apenas as aves e os mamíferos são endotérmicos e utilizam o calor externo para manter alto o metabolismo, o que implica necessitarem de glândulas sudoríparas para dissipar o calor do corpo.

c) As aves não suam. Embora sejam endotérmicas e mantenham a temperatura corporal a partir do calor gerado pelo metabolismo, as aves não apresentam glândulas sudoríparas, mas apresentam outros mecanismos fisiológicos de controle da temperatura corporal.

d) As aves não suam. As aves constituem-se no grupo mais aparentado aos répteis e, como eles, são ectotérmicas e utilizam o calor externo para manter alto o metabolismo, razão pela qual não têm glândulas sudoríparas, mas apresentam outros mecanismos fisiológicos de controle da temperatura corporal.

e) As aves não suam. Dentre os vertebrados, apenas os mamíferos são ectotérmicos e utilizam o calor externo para manter alto o metabolismo, o que implica que apenas eles apresentam glândulas sudoríparas e mecanismos fisiológicos de controle de temperatura corporal.

09. (UEA) O pirarucu, Arapaima gigas, é um dos maiores peixes de água doce do Brasil e é encontrado geralmente na Bacia Amazônica, sendo conhecido como o “bacalhau da Amazônia”. Tais peixes gostam de águas rasas com temperatura agradável e sobem à superfície para respirar, mais ou menos, a cada 20 minutos. Essa capacidade de aproveitar o O2 do ar deve-se:

a) Ao desenvolvimento de pulmões semelhantes àqueles observados em anfíbios.

b) À grande quantidade de vasos e capilares presentes em suas brânquias.

c) À capacidade de realizar respiração cutânea, a exemplo do que ocorre com os anfíbios.

d) Ao aparecimento de sacos aéreos semelhantes àqueles observados em répteis e aves.

e) À bexiga natatória ligada à faringe por um duto que deu origem a uma bolsa irrigada, o “pulmão”.

10. (UECE) Dos grupos de animais apresentados nas opções abaixo, a organização metamérica do corpo é mais primitiva nos:

a) Cordados.

b) Equinodermas.

c) Anelídeos.

d) Artrópodes.

11. (UPE) Entre os Artrópodes, encontramos um maior número de espécies, se comparado a qualquer outro grupo de animais. Diversas aquisições evolutivas foram importantes para tão grande sucesso dos Artrópodes. São características pertencentes aos animais deste Filo:

I   II

0   0 – a presença de exoesqueleto quitinoso, produzido por células epidérmicas. Nos crustáceos, esse esqueleto apresenta maior resistência pela ação do carbonato de cálcio. Nas formas terrestres, apresenta-se impermeabilizado por uma cobertura de cera.

1  1 – a capacidade de voo nos insetos, pela presença de asas funcionais, desde as fases de larva e ninfa. Nestas etapas, eles são mais vulneráveis aos inimigos naturais.

2  2 – a circulação fechada garante uma eficiente e rápida distribuição da hemolinfa por todas as células do corpo. A hemolinfa pode conter pigmentos respiratórios.

3  3 – a construção de teias pelas aranhas para captura de suas vítimas, que são imobilizadas pela ação paralisante de substâncias inoculadas pelas quelíceras. A digestão das aranhas é extracorpórea.

4 4 – a metameria, semelhante aos anelídeos e nematelmintos, porém com segmentos fusionados em cefalotórax e abdome, como nos aracnídeos, diplópodes e crustáceos.

12. (IFG) O Filo Arthropoda é o mais numeroso de todos os filos animais, com mais de um milhão de espécies catalogadas. Com relação a esse filo, assinale a alternativa em que a classe, seu representante e suas características específicas estejam corretas.

a) Classe Malacostraca: caranguejo e camarões, apresentam um par de antenas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

b) Classe Arachnida (Chelicerata): carrapato e escorpião, apresentam quatro pares de patas, cefalotórax e abdome, antenas ausentes.

c) Classe Insecta: pulgas e cigarras, apresentam seis patas, um par de asas e dois pares de antenas.

d) Classe Diplopoda: lacraia, apresenta duas patas por segmento e antenas ausentes.

e) Classe Chilopoda: piolho de cobra, ou embuá, apresenta dois pares de patas por segmento, um par de antenas, sem órgão de inoculação de veneno.

13. (UEPG) Com relação às características gerais e aspectos anatômicos e fisiológicos dos artrópodes, assinale o que for correto.

01. Os artrópodes são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, sistema digestório completo e corpo segmentado.

02. Pode ser atribuído a um dos motivos do “sucesso evolutivo” dos artrópodes a presença do esqueleto corporal externo, o exoesqueleto, que protege o corpo do animal e fornece pontos de apoio firmes para a ação dos músculos, tornando a movimentação eficiente.

04. A classe Insecta possui o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; dois pares de pernas presos ao tórax; dois pares de antenas ligados à cabeça e; a maioria com um ou dois pares de asas.

08. Os Arachnida possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome; quatro pares de pernas, apêndices anteriores especializados em manipular alimento (pedipalpos).

16. Nos insetos com desenvolvimento ametábolo, o indivíduo que eclode do ovo é um pequeno ser vermiforme, de corpo segmentado, sem olhos nem asas e que pode ou não ter pernas.

Soma das alternativas corretas:

14. (FCM-PB) Antônio da Silva tem 17 anos, é catador de lixo; atualmente se sente desanimado, está sempre cansado e apareceu com um prurido nos pés; a vizinhança comenta que ele está amarelo, parecendo o Jeca Tatu. Antônio procurou o médico da Unidade de Saúde de seu bairro, e após a realização do exame físico e diagnóstico laboratorial foi constatada uma verminose por Ancylostoma duodenale. Qual é a alternativa que designa esse parasita?

a) Filo Platyhelminthes, que apresenta simetria bilateral, cujo corpo é formado por partes semelhantes às proglótides.

b) Classe trematoda que reúne platelmintos ectoparasitas e endoparasitas.

c) Filo Nemathelminthes, que reúne animais triblásticos, com simetria bilateral, corpo cilíndrico, alongado e extremidades afiladas.

d) Classe cestoda na qual os estágios larvais podem ocorrer em um ou mais hospedeiros, vertebrados ou invertebrados.

e) Cestoides que são monoicos e digenéticos, isto é, apresentam dois hospedeiros em seu ciclo de vida.

15. (UEM) Os animais são organismos eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. Com base nos conhecimentos sobre esses organismos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O arquêntero é uma cavidade presente no embrião de animais diblásticos e triblásticos.

02. Os deuterostômios são enterocelomados.

04. Em insetos, não há uma estrutura específica que realize as trocas gasosas, e o O2 é levado diretamente a cada célula do corpo.

08. Os platelmintos, sendo triblásticos, não podem ser acelomados, mas sim pseudocelomados.

16. O líquido pseudocelômico realiza a distribuição de substâncias úteis no corpo de um nematoide.

Soma das alternativas corretas:

16. (IFSudeste) As curvas representadas no gráfico hipotético, abaixo, indicam o crescimento do corpo de dois animais diferentes ao longo do tempo. Analise esse gráfico e as afirmações que são feitas sobre ele.

16

I. Possivelmente, a curva I apresenta um crescimento de uma espécie de mamífero, e a curva II apresenta o crescimento de uma espécie de artrópode.

II. Certamente, a curva I representa o crescimento corporal de uma espécie de artrópode, pois esses apresentam crescimento rápido toda sua vida.

III. Certamente, a curva II representa o crescimento corporal de uma espécie de artrópode, pois esses apresentam períodos de crescimento e estabilização.

IV. Certamente, a curva II representa o crescimento de uma espécie de anfíbio, evidenciando a metamorfose desses animais.

Sobre essas curvas hipotéticas, marque a alternativa correta.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

b) Apenas II e IV são verdadeiras.

c) Apenas IV é verdadeira.

d) Apenas III é verdadeira.

e) Apenas I e III são verdadeiras.

17. (FMJ) Sobre a função de diferentes estruturas presentes nos animais vertebrados, é correto afirmar que:

a) A bexiga natatória encontrada nos peixes ósseos não pulmonados auxilia na respiração e na flutuabilidade desses animais.

b) As aves voadoras possuem sacos aéreos, que reservam ar, dissipam o calor gerado durante o voo e reduzem a densidade do corpo.

c) Os sapos possuem glândulas paranoides, produtoras de um óleo impermeabilizante para a pele que auxilia na ectotermia.

d) O cordão umbilical, encontrado durante o desenvolvimento embrionário da maioria dos mamíferos, protege mecanicamente o feto e garante as trocas de substâncias entre feto e mãe.

e) O osso quadrado encontrado na cabeça das serpentes permite maior rapidez no deslocamento corpóreo e melhora na percepção dos sons.

18. (UPE) O professor de Biologia de um colégio realizou uma excursão com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio à Praia Ponta de Serrambi. Para isso, ele planejou que, na atividade de campo, os estudantes pudessem identificar e classificar os organismos presentes nos recifes de arenito, apresentados nas imagens a seguir:

18

Com base nas imagens (1, 2, 3 e 4), assinale a alternativa correta.

a) 1- Molusco; 2- Alga; 3- Cnidário; 4- Crustáceo.

b) 1- Crustáceo; 2- Cnidário; 3- Molusco; 4- Equinodermo.

c) 1- Equinodermo; 2- Esponja; 3- Cnidário; 4- Alga.

d) 1- Molusco; 2- Cnidário; 3- Equinodermo; 4- Porífero.

e) 1- Crustáceo; 2- Porífero; 3- Alga; 4- Cnidário.

19. (UCPel) O filo dos moluscos compreende animais aquáticos e terrestres representados por polvos, lulas, mexilhões, entre outros. São características desse filo:

I. São dotados de corpo viscoso, mole, não segmentado.

II. Em sua maioria, são monoicos.

III. Possuem sistema digestório incompleto.

IV. A respiração é exclusivamente cutânea.

V. Possuem sistema cardiovascular responsável pelo transporte e distribuição de nutrientes e de gás oxigênio para todas as células do organismo.

Analise as afirmativas anteriores e assinale a opção correta.

a) I e V estão corretas.

b) I e II estão corretas.

c) II e III estão corretas.

d) III, IV e V estão corretas.

e) IV e V estão corretas.

20. (UNICENTRO) Com base nos conhecimentos sobre o filo Arthropoda, assinale a alternativa correta.

a) Os crustáceos apresentam o corpo dividido em dois tagmas, cefalotórax e abdômen, com dois pares de antenas e respiração branquial.

b) Os diplópodes apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, com dois pares de pernas por segmento do abdômen e respiração tegumentar.

c) Os insetos apresentam o corpo dividido em dois tagmas, cefalotórax e abdômen, aparelho bucal com dois pares de maxilípedes e respiração cutânea.

d) Os quelicerados possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, com quatro pares de pernas no tórax e a cabeça com um par de antenas.

e) Os quilópodes possuem dois pares de pernas por segmento do corpo, aparelho bucal com um par de quelíceras e sem antenas.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: