Publicado por: Djalma Santos | 5 de maio de 2016

TESTES SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO (II)

01. (UNICID) Analise a reação química que ocorre frequentemente no sangue humano.

01

Essa reação ocorre nos:

a) Tecidos, onde o gás CO2 é transportado livre no plasma ou pela hemoglobina, formando um composto instável, chamado carboemoglobina.

b) Alvéolos, onde a maior parcela do gás CO2 é eliminada no sangue e conduzida na forma de bicarbonato, que deixa o sangue ácido.

c) Alvéolos, onde uma pequena parcela do gás CO2 é captada e conduzida na forma de ácido carbônico para ser eliminada pelos tecidos.

d) Tecidos, onde a maior parcela do gás CO2 é captada e transportada na forma de bicarbonato para ser conduzida até os pulmões.

e) Alvéolos, onde o gás CO2 reage com água e forma o bicarbonato, este se dissocia e forma ácido carbônico e ânions hidrogênio.

02. (UNEAL) Todas as células do corpo humano respiram, isto é, realizam a respiração celular. Nesse processo que ocorre no interior das mitocôndrias, substâncias orgânicas reagem com o oxigênio e liberam energia. Para que o oxigênio chegue às células, ele precisa, primeiramente, ser captado do meio externo e, depois, ser transportado pelo sangue até as células. A troca de gases, que inclui a entrada do oxigênio no sangue, ocorre em qual dos órgãos a seguir?

a) Boca.

b) Faringe.

c) Pulmão.

d) Brônquio.

e) Traqueia.

03. (CESPE)

03

De acordo com as estruturas envolvidas na aquisição de O2 e na eliminação de CO2, os diferentes grupos de animais podem efetuar as trocas gasosas com o meio ambiente de diversas maneiras. A respeito do sistema respiratório ilustrado na figura acima, assinale a opção correta.

a) O tecido indicado na figura corresponde aos alvéolos pulmonares.

b) O tipo de respiração ilustrado na figura é uma adaptação para a vida terrestre, já que os órgãos respiratórios ficam embutidos no interior do animal, o que diminui as ocorrências de desidratação.

c) Os animais que possuem um sistema respiratório como o ilustrado na figura são capazes de manter a temperatura corporal relativamente constante.

d) No sistema respiratório ilustrado, quanto maior a pressão do oxigênio, maior a percentagem de moléculas de hemoglobina combinadas a esse gás.

04. (UNESP)

04

É correto afirmar que os gráficos que representam as concentrações dos gases O2, CO2 e N2 são, respectivamente,

a) 2, 1 e 3, e a variação observada nas concentrações é devida à difusão.

b) 3, 2 e 1, e a variação observada nas concentrações é devida à osmose.

c) 1, 2 e 3, e a variação observada nas concentrações é devida à osmose.

d) 3, 1 e 2, e a variação observada nas concentrações é devida à difusão.

e) 1, 3 e 2, e a variação observada nas concentrações é devida à difusão.

05. (CESGRANRIO) Na expiração não ocorre:

a) Relaxamento do diafragma.

b) Diminuição do volume pulmonar.

c) Contração da musculatura intercostal.

d) Eliminação de dióxido de carbono.

e) Aumento da pressão intrapleural em relação à pressão atmosférica.

06. (UFPR) A pressão parcial de oxigênio (pO2) no sangue foi medida simultaneamente em diferentes pontos do sistema circulatório de um mamífero. Em condições normais espera-se que:

a) pO2 Veia pulmonar < pO2 Ventrículo direito.

b) pO2 Átrio esquerdo > pO2 Veia cava.

c) pO2 Átrio esquerdo < pO2 Ventrículo direito.

d) pO2 Artéria pulmonar > pO2 Veia pulmonar.

e) pO2 Artéria pulmonar > pO2 Veia cava.

07. (UNICENTRO) Com relação ao sistema respiratório dos animais protostomados, assinale a alternativa correta.

a) Os animais pertencentes ao filo Annelida respiram por meio de estruturas denominadas de pulmões foliáceos.

b) Os animais pertencentes ao filo Mollusca realizam as trocas gasosas na superfície de estruturas chamadas de brânquias foliáceas.

c) Os representantes da classe Insecta realizam as trocas gasosas por meio de um sistema de túbulos chamados de túbulos de Malpighi.

d) Os representantes do subfilo Chelicerata respiram por meio da superfície corporal, fenômeno conhecido como respiração cutânea.

e) Os representantes do subfilo Myriapoda respiram por meio de um sistema de canais denominados de sistema traqueal.

08. (PUC-RIO) Quando uma pessoa prende a respiração, ocorrem alterações sanguíneas que levam à necessidade de respirar. A esse respeito, considere as alterações abaixo:

I. Aumento de O2.

II. Diminuição de O2.

III. Aumento de CO2.

IV. Diminuição de CO2.

Na situação descrita acima, ocorrem as alterações:

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III.

c) Apenas I e IV.

d) Apenas II e III.

e) Apenas III e IV.

09. (UPE) Maria, uma mergulhadora iniciante, em jejum, resolveu fazer um percurso mais longo que o de costume nos naufrágios da costa pernambucana e assustou-se com um tubarão. Na ocasião, reteve a respiração por um tempo prolongado, seguida de inspirações rápidas. Após algum tempo, sinalizou para José, seu companheiro, que precisava subir. José, mais experiente, ficou preocupado, pois ela poderia desmaiar. José pensou nessa possibilidade, porque:

09

a) A hiperventilação, provocada pelas inspirações curtas e retenção de ar, aumenta a concentração de O2, fazendo o sistema nervoso diminuir o número de ventilações, resultando em uma parada de quase todas as reações metabólicas, visto que o O2 é o produto final dessas reações.

b) Uma vez no sangue, o O2 se combina com a hemoglobina, sendo levado ao coração, onde é bombeado para todos os tecidos. O CO2 é metabolizado juntamente com a glicose para a produção de energia e síntese de ATP, e o O2, produto desse metabolismo, passa das células para o sangue, retornando, em seguida, ao pulmão, a fim de ser distribuído para as células.

c) O principal estímulo respiratório não é o excesso de CO2, mas a falta de O2, pois os íons de bicarbonato ativam quimiossensores, que comandam os impulsos nervosos no bulbo raquiano, o que pode levar ao desmaio.

d) A pressão sobre o tórax dificulta a difusão de gases nos alvéolos pulmonares, aumentando a concentração de CO2 no sangue e diminuindo a de O2. Isso compromete a respiração celular, a qual necessita de glicose e O2, visando à transformação de energia e síntese de ATP para o metabolismo celular.

e) No processo de respiração externa, o ar alveolar não é trocado completamente por um novo ar, apenas parte dele. O ar inalado passa, respectivamente, pela boca ou nariz, brônquios, bronquíolos, traqueia, até chegar aos alvéolos, que perdem continuamente CO2 para o sangue, o qual é substituído pelo O2, que se difunde do sangue para os alvéolos.

10. (UEMA) O ar que respiramos torna-se cada vez mais rarefeito à medida que aumentamos de altitude. Pessoas que se deslocam para cidades com altitude mais elevada podem apresentar distúrbios como dores de cabeça, tontura e sangramento nasal em virtude da baixa oferta de O2. Para a realização de uma partida de futebol entre a seleção do Brasil e a seleção da Bolívia na cidade de La Paz, situada a 3.660m acima do nível do mar, os jogadores brasileiros necessitaram de um período de adaptação na cidade boliviana com o objetivo de obter um melhor rendimento em campo. Essa adaptação gerou no organismo dos jogadores o aumento da produção de:

a) Linfócitos.

b) Leucócitos.

c) Plaquetas.

d) Hemácias.

e) Monócitos.

11. (UEA) A figura ilustra processos fisiológicos relacionados às trocas de gases respiratórios no ser humano.

11

Tendo por base a circulação sanguínea e a respiração pulmonar humana, é correto afirmar que a seta:

a) I indica a passagem de gás oxigênio em direção à hemoglobina presente no plasma sanguíneo.

b) II indica a passagem de monóxido de carbono dissolvido no plasma para o alvéolo pulmonar.

c) III indica o fluxo de ar gerado pelo movimento inspiratório a partir do relaxamento do diafragma.

d) IV indica o fluxo de ar gerado pelo movimento expiratório a partir da contração do diafragma.

e) V indica o tecido alveolar pulmonar, local onde se processa a hematose.

12. (UPE) Respirar é preciso. É um ato geralmente inconsciente. O nosso corpo se encarrega de equilibrar a entrada do oxigênio e a eliminação do gás carbônico, dependendo de nossas necessidades fisiológicas. Mas, há circunstâncias em que é necessário respirar conscientemente. É o que ocorre em um treinamento físico de um nadador que, explorando o seu potencial aeróbico e ritmo respiratório, alcança vantagens em seu desempenho. Analise as afirmativas abaixo sobre a fisiologia da respiração e conclua.

I   II

0   0 – Os pigmentos respiratórios, como a hemoglobina e a hemocianina, estão dissolvidos no plasma, produzindo a coloração vermelha de nosso sangue. São substâncias orgânicas, que se ligam ao oxigênio ou ao gás carbônico reversivelmente.

1   1 – A respiração funciona perfeitamente bem, sem necessidade de empenho consciente por parte do ser humano, por estar sob o controle do sistema nervoso autônomo. Sob esse controle, o ritmo respiratório varia de acordo com as necessidades fisiológicas.

2  2 – Nos movimentos respiratórios de inspiração e expiração, músculos se contraem e relaxam, modificando o volume da caixa torácica. Através da contração dos músculos intercostais e relaxamento do diafragma, ocorre a inspiração. Quando os intercostais relaxam, e o diafragma contrai, ocorre a expiração do ar.

3  3 – A hematose ocorre nos alvéolos pulmonares; em sua cavidade, a concentração de oxigênio é superior à dos capilares sanguíneos, e, por difusão, o gás oxigênio passa para o sangue, ocorrendo o inverso com o gás carbônico.

4  4 – Após uma inspiração forçada, seguida de expiração forçada máxima, permanece, nos pulmões, certo volume de ar, o ar residual. Deste modo, por mais intensa que seja a expiração, o pulmão nunca esvazia completamente.

13. (PUC-SP) O monóxido de carbono, gás inodoro formado durante combustões, tem afinidade muito grande com a hemoglobina. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre o transporte dos gases respiratórios.

a) A oxiemoglobina é um composto instável e prejudicial à saúde quando o CO2 e inalado em excesso.

b) A carboxiemoglobina é um composto estável que impede a formação de oxiemoglobina e carboemoglobina, podendo levar a asfixia.

c) A oxiemoglobina e a carboemoglobina são compostos estáveis, formados sempre durante a inspiração e a expiração, respectivamente.

d) A carboxiemoglobina é um composto instável que impede que a hemoglobina se combine com os gases respiratórios.

e) A carboemoglobina é um composto estável que impede a formação de oxiemoglobina, podendo levar a asfixia.

14. (UNIVASF) Em relação ao que ocorre nas superfícies respiratórias do homem, uma das afirmações a seguir está incorreta. Assinale-a.

a) As trocas gasosas ocorrem por transporte ativo.

b) O processo de hematose possibilita que o sangue venoso passe a ser sangue arterial.

c) Praticamente, todo o oxigênio recebido na respiração é transportado pela hemoglobina.

d) A maior parte do gás carbônico recebido na respiração, aproximadamente 70%, é transportada sob a forma de íons bicarbonato no plasma.

e) Cerca de 7% do gás carbônico recebido na respiração é transportado pelo plasma como CO2.

15. (UNESP) O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condições, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimento respiratório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0,5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos. Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho respiratório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui:

a) Maior concentração de CO2 que aquela do sangue venoso.

b) Menor concentração de CO2 que o ar atmosférico.

c) Maior concentração de O2 que aquela do sangue arterial.

d) Maior concentração de CO2 que aquele que havia sido expirado.

e) Menor concentração de O2 que aquele que havia sido expirado.

16. (UESC) A figura abaixo expressa a relação entre a frequência respiratória humana e a variação do pH sanguíneo como consequência da produção de íons bicarbonato, a partir da concentração de CO2 presente no sangue.

16

Em relação a esses dados e com base nos conhecimentos sobre fisiologia da respiração, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O aumento da frequência respiratória faz deslocar o equilíbrio de formação de íons bicarbonato para o consumo de H+, aumentando, assim, o pH sanguíneo.

( ) A diminuição da frequência respiratória favorece o aumento da acidose sanguínea por provocar consumo excessivo do gás carbônico nas reações bioenergéticas.

( ) A produção de íons bicarbonato é diretamente proporcional ao aumento do pH sanguíneo durante o processo de alcalose.

( ) Durante a diminuição da concentração de gás carbônico no sangue, o equilíbrio na formação de íons bicarbonato é deslocado para a produção de água e CO2, com consequente aumento do pH sanguíneo.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) F V V F.

b) V F F V.

c) F F V V.

d) V V F F.

e) F V F V.

17. (UEA) Leia o texto e observe o gráfico.

A mioglobina é uma molécula, similar à hemoglobina, que se liga ao oxigênio e cuja principal função é a reserva de oxigênio nos músculos dos mamíferos. A mioglobina possui maior afinidade com o oxigênio do que a hemoglobina, e só começa a liberá-lo quando esta última já o fez.

(www.zoo.ba.gov.br. Adaptado.)

17

No gráfico, Y corresponde à porcentagem da saturação da hemoglobina e da mioglobina pelo oxigênio e X corresponde a diferentes pressões parciais do oxigênio no ambiente, em mm de Hg. Com base nas informações contidas no texto, é correto afirmar que a saturação da hemoglobina está representada na curva:

a) I, pois, para uma mesma pressão parcial de O2 no ambiente, essa molécula apresenta inicialmente maior saturação do que a mioglobina.

b) I, pois, a afinidade dessa molécula pelo O2 reduz-se rapidamente para pequenas pressões parciais de oxigênio no ambiente.

c) II, pois, para uma mesma pressão parcial de O2 essa molécula apresenta menor saturação em relação à molécula de mioglobina.

d) II, pois, para uma pressão parcial de 20 mm de Hg a saturação dessa molécula corresponde à metade da saturação da molécula de mioglobina na mesma pressão parcial.

e) I, pois, essa molécula apresenta menor afinidade pelo oxigênio em pressões parciais menores e maior afinidade para pressões maiores.

18. (PUC-RIO) Sobre a respiração nos mamíferos, considere as afirmativas a seguir.

I. Mamíferos utilizam respiração por pressão negativa, que consiste em expandir a cavidade torácica diminuindo assim a pressão nos pulmões permitindo a entrada do ar.

II. Durante a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma se contraem.

III. Durante a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam.

IV. O relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma provoca a redução do volume da caixa torácica.

É correto o que se afirma em:

a) Somente I, III e IV.

b) Somente I e III.

c) Somente II e IV.

d) Somente I, II e IV.

e) Somente III e IV.

19. Assinale (s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – A sequência correta dos componentes do sistema respiratório humano é: fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

1  1 – A figura abaixo esquematiza um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares.

18.1.1

2  2 – O diafragma é  um músculo  que  separa  o tórax do abdômen, nos répteis e nos mamíferos.

3  3 – A anidrase carbônica, enzima  que catalisa  a formação de H2CO3, a partir de CO2 e H2O, existe em grande quantidade no plasma sanguíneo e em pequena quantidade nos glóbulos vermelhos.

4  4 – A vida nas montanhas tende a reduzir o número de hemácias no sangue.

20. (FCM-PB) Nos mamíferos os pulmões se encontram no tórax e a movimentação de ar é determinada pela movimentação das costelas, em função dos músculos intercostais e pela movimentação do diafragma. Indique a afirmação correta entre as abaixo apresentadas, para o controle do ritmo involuntário da respiração:

a) É exercido pelo bulbo e deve-se principalmente à percepção da concentração de CO2 no sangue.

b) É exercido pelo hipotálamo e deve-se principalmente à percepção da concentração de O2 no sangue.

c) É exercido pelo cerebelo e deve-se principalmente à percepção da concentração de CO2 no sangue.

d) É exercido pelo pulmão e deve-se principalmente à percepção da concentração de O2 no sangue.

e) É exercido pelo bulbo e deve-se principalmente à percepção da concentração de O2 no sangue.

gab

Anúncios

Responses

  1. Ajuda na 11.(a) e na 19. , pfv!!

    • QUESTÃO 11
      ALTERNATIVA CORRETA: E (“V indica o tecido alveolar pulmonar, local onde se processa a hematose.”).
      ALTERNTIVA A (“I indica a passagem de gás oxigênio em direção à hemoglobina presente no plasma sanguíneo.”) – INCORRETA
      – A hemoglobina não se encontra no plasma sanguíneo.
      ALTERNATIVA B (“II indica a passagem de monóxido de carbono dissolvido no plasma para o alvéolo pulmonar.”) – INCORRETA
      – Monóxido de carbono não é um gás respiratório.
      ALTERNATIVA C (“III indica o fluxo de ar gerado pelo movimento inspiratório a partir do relaxamento do diafragma.”) – INCORRETA
      – Contração do diafragma.
      ALTERNATIVA D (“IV indica o fluxo de ar gerado pelo movimento expiratório a partir da contração do diafragma.”) – INCORRETA
      – Relaxamento do diafragma.
      QUESTÃO 19
      ALTERNATIVA 0 0 (“A sequência correta dos componentes do sistema respiratório humano é: fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.”) – INCORRETA
      – Fossas nasais, FARINGE, LARINGE….
      ALTERNATIVA 1 1 (“- A figura abaixo esquematiza um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares.”) – CORRETA
      – A troca de gases evidenciada na figura ocorre, realmente, nos alvéolos pulmonares.
      ALTERNATIVA 2 2 (“O diafragma é um músculo que separa o tórax do abdômen, nos répteis e nos mamíferos.”) – INCORRETA
      – Repteis não possuem diafragma.
      ALTERNATIVA 3 3 (“A anidrase carbônica, enzima que catalisa a formação de H2CO3, a partir de CO2 e H2O, existe em grande quantidade no plasma sanguíneo e em pequena quantidade nos glóbulos vermelhos.”) – INCORRETA
      – Anidrase carbônica existe nos glóbulos vermelhos. A maior parte do gás carbônico liberado pelos tecidos (cerca de 70%) penetra nas hemácias e é transformado, por ação da enzima anidrase carbônica, em ácido carbônico, que posteriormente se dissocia nos íons H+ e bicarbonato.
      ALTERNATIVA 4 4 (“A vida nas montanhas tende a reduzir o número de hemácias no sangue.” – INCORRETA
      – Tende a aumentar.
      – Sugiro que revise sistema respiratório.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: