Publicado por: Djalma Santos | 12 de maio de 2016

TESTES DE SISTEMA NERVOSO (V)

01. (MACK) O esquema abaixo representa um corte transversal de medula espinal humana.

01

Considere as seguintes afirmações:

I. Na região apontada pela seta 2, é possível encontrar grande quantidade de corpos celulares.

II. A região apontada pela seta 1, é composta de substância branca, rica em mielina.

III. Na estrutura apontada pela seta 4, é possível encontrar líquido cérebro espinal.

IV. A seta 3 indica um nervo raquidiano motor.

Assinale:

a) Se todas as afirmativas estão corretas.

b) Se somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Se somente as afirmativas II e III estão corretas.

e) Se somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

02, (UNICID) A figura representa parte da transmissão de impulsos nervosos de um órgão receptor até o encéfalo humano.

02

Nesta figura, que mostra a integração entre alguns órgãos para que o processamento das sensações ocorra no encéfalo, existem dois erros no que concerne à anátomo-fisiologia humana, a saber:

a) O detalhe exibe a medula espinhal, e não a medula óssea, e o impulso chega à medula espinhal por meio da raiz dorsal, e não por meio da raiz ventral.

b) Não existe comunicação nervosa entre a medula e o braço; e a região do hipotálamo fica acima do giro do cíngulo.

c) O impulso nervoso chega à medula por meio da raiz ventral, e não por meio da dorsal; e a transmissão dele nunca ocorre no sentido medula-cérebro.

d) O hipotálamo fica localizado na medula, e não no encéfalo, e os impulsos que chegam à medula são impulsos químicos, e não elétricos.

e) O córtex cerebral não se relaciona com a identificação de informações, e não existe uma região chamada córtex pré-frontal.

03. (IFSul) O organismo humano apresenta estruturas que captam estímulos do meio ambiente ou do próprio organismo, gerando impulsos nervosos, os órgãos receptores. Apresenta também órgãos efetores, ou seja, que são capazes de efetuar uma ordem de ação emitida pelo Sistema Nervoso Central. São exemplos de órgãos receptores e efetores, respectivamente:

a) Músculos e pele.

b) Músculos e glândulas.

c) Pele e glândulas.

d) Pele e ouvido.

04. (UEM) Com relação ao sistema nervoso dos animais, assinale o que for correto.

01. O sistema nervoso é responsável pelo ajuste do organismo animal ao ambiente. As células nervosas estabelecem conexões entre si, de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

02. Nos Cnidaria, nos Echinodermata e nos Mollusca, os neurônios se conectam de modo a formar uma rede difusa por todo o corpo.

04. Invertebrados de corpo segmentado possuem, geralmente, um par de gânglios nervosos por segmento corporal, dispostos ao longo de dois cordões nervosos ventrais, formando o que se denomina cadeia ganglionar ventral.

08. Acetilcolina, adrenalina e serotonina são substâncias químicas que atuam como neurotransmissores.

16. Célula de Schwann, bainha de mielina e nódulos de Ranvier são partes do corpo celular de um neurônio.

32. O encéfalo e a medula espinhal constituem o sistema nervoso central dos vertebrados, cuja função é analisar os impulsos recebidos dos nervos e elaborar as respostas mais adequadas a cada situação.

Soma das alternativas corretas

05. (UEPG) Durante as intensas atividades do organismo, ou mesmo quando estamos dormindo, os impulsos nervosos estão sempre sendo transmitidos ao cérebro. Com base em seus conhecimentos de sistema nervoso, assinale o que for correto.

01. O ser humano apresenta o sistema nervoso composto pelo sistema nervoso central (o encéfalo e a medula espinhal) e sistema nervoso periférico, composto pelos nervos periféricos, que servem todas as partes do corpo.

02. Nos insetos, o gânglio cerebral forma um “cérebro rudimentar” que controla as diversas atividades do organismo.

04. Nos humanos, o cérebro recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a musculatura esquelética (voluntária) e é responsável pela memória e inteligência.

08. São mediadores químicos das sinapses: acetilcolina, adrenalina, noradrenalina, serotonina e dopamina.

16. As meninges ajudam a proteger o sistema nervoso central. São elas: dura-máter (mais externa), aracnoide (intermediária) e a pia-máter (mais interna).

Soma das alternativas corretas:

06. (UPF) Observe a figura abaixo, que representa, de forma esquemática, os principais tipos de células do Sistema Nervoso Central (SNC), indicadas pelos números 1 a 4.

06a

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da célula ao número indicado na figura e às suas principais funções.

06b

07. (UNIMONTES) Quando nosso cérebro, independentemente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora (estressante), todo o nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas, em seu conjunto, de Síndrome Geral da Adaptação ao Estresse. A figura a seguir ilustra mecanismos envolvidos nesse processo. Analise-a.

07

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) O aumento da frequência respiratória e a dilatação dos brônquios servem para aumentar o número de células de defesa na corrente sanguínea.

b) A suprarrenal é a glândula produtora do ACTH.

c) Toda a origem dos eventos apresentados é de responsabilidade do cérebro.

d) Apesar da diminuição ou desaparecimento dos agentes estressores, essas alterações permanecem no organismo humano.

e) A acetilcolina estimula o aumento do ritmo cardíaco.

08. (PUC-RS) Tem-se observado que a exposição extensa e por longo prazo a pesticidas está associada a problemas à saúde humana, como a neurodegeneração. A destruição de neurônios cuja função é transmitir sinais desde o sistema nervoso central até o órgão motor demonstra que a toxina afetou o:

a) Sistema aferente.

b) Sistema eferente.

c) Sistema sensitivo.

d) Sinal pré-sináptico.

e) Sinal pré-dentrítico.

09. (UniEvangélica) Leia o texto a seguir.

A medula espinhal é revestida por três membranas de tecido conjuntivo, denominadas meninges, que são, de fora para dentro, dura-máter, aracnoide e pia-máter. Um líquido denominado cefalorraquidiano, ou simplesmente líquor, circula em um espaço entre essas meninges, sendo uma das suas mais importantes funções proteger o SNC. O líquor pode ser retirado e o estudo da sua composição pode ser valioso para o diagnóstico de algumas doenças. A punção lombar representa o método de escolha para a obtenção do líquor. Uma agulha é inserida na linha mediana entre as vértebras até atingir o espaço intermeninges onde circula o líquor e é puncionado.

GOSS, Charles Mayo. Gray Anatomia. 29. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977. p. 722.

Na posição correta para a obtenção do líquor, a ponta da agulha estará no espaço:

a) Epidural, entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral.

b) Subaracnoide, entre a aracnoide e a pia-máter.

c) Subdural, entre a dura-máter e a aracnoide.

d) Interventricular, entre os ventrículos laterais.

10. (UEM) Sobre o tecido e o sistema nervoso, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Os principais componentes da substância branca e da substância cinzenta do sistema nervoso central são, respectivamente, gânglios e tratos nervosos.

02. Células da glia ou gliócitos têm a função de envolver, de proteger e de nutrir os neurônios, além de darem sustentação física.

04. Axônios são ramificações do neurônio e têm a função de receber estímulos de outros neurônios ou de células sensoriais.

08. Ações involuntárias, como o ato reflexo medular, envolvem a participação de órgãos receptores, de neurônios sensoriais ou sensitivos, de neurônios associativos, de neurônios motores e de órgãos efetores.

16. Esclerose múltipla é uma doença em que ocorre degeneração da mielina dos axônios da medula espinhal e leva à perda de controle dos músculos.

Soma das alternativas corretas:

11. (UFT) O metilfenidato, conhecido como Ritalina, é um fármaco estimulante do Sistema Nervoso Central indicado para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Seu mecanismo de ação não está totalmente elucidado, mas acredita-se que seja o mesmo das anfetaminas e da cocaína, ou seja, aumenta a concentração de dopamina nas sinapses.

Fonte:www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/08/05/ritalina-e-os-riscos-de-um-genocidio-do-futuro(Acesso em 23-01-2014).pt.wikipedia.org/wiki/Metifenidato (Acesso em 23-01-2014).

Em relação aos neurônios e à transmissão dos impulsos nervosos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nas sinapses químicas, ocorre a passagem do impulso nervoso de um neurônio para outro e este processo é caracterizado pela continuidade do citoplasma de um neurônio com o citoplasma do próximo neurônio.

II. Quando um neurônio está em repouso encontra-se polarizado, apresenta maior concentração de potássio no meio extracelular e no meio intracelular existe maior concentração de sódio.

III. A recepção e transmissão de estímulo nervoso ocorrem através de fibras nervosas, que podem ser mielínicas e conduzem o impulso nervoso com maior velocidade ou amielínicas, que conduzem o impulso nervoso de forma mais lenta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente a afirmativa III está correta.

d) As afirmativas I e II estão corretas.

e) As afirmativas II e III estão corretas.

12. (UFRN) Durante a respiração, uma pessoa consegue forçar de forma consciente a aceleração e diminuição do ritmo respiratório. Isso ocorre porque a ventilação pulmonar pode ser controlada voluntariamente. No entanto, há um controle involuntário das estruturas envolvidas na inspiração e expiração feito pelo centro respiratório localizado no bulbo e considerado um centro vital também conhecido por:

a) Telencéfalo.

b) Mesencéfalo.

c) Metencéfalo.

d) Mielencéfalo.

13. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Analise o texto e a figura abaixo e responda esta questão.

13

Santiago Ramón y Cajal (Petilla de Aragón, 1 de maio de 1852 — Madrid, 17/18 de outubro de 1934) foi um médico e histologista espanhol. Considerado o “pai da neurociência moderna seus estudos incidiram sobre a estrutura fina do sistema nervoso central. Cajal usou uma técnica de coloração histológica desenvolvida pelo seu contemporâneo Camillo Golgi. Golgi descobriu que conseguia escurecer algumas células cerebrais tratando o tecido do cérebro com uma solução de nitrato de prata. Isto permitiu que resolvesse em detalhe a estrutura dos neurônios individuais e levou-o a concluir que o tecido nervoso era um retículo contínuo (ou teia) de células interligadas como as que constituíam o sistema circulatório. Usando o método de Golgi, Ramón y Cajal chegou a uma conclusão muito diferente. Postulou que o sistema nervoso é composto por bilhões de neurônios distintos e que estas células se encontram polarizadas. Cajal sugeriu que os neurônios, em vez de formarem uma teia contínua, comunicam entre si através de ligações especializadas. Por este trabalho, Ramón y Cajal e Golgi compartilharam o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1906.

Os impulsos nervosos dentro dos neurônios ocorrem através de uma mudança de polaridade em suas membranas plasmáticas. Essa mudança decorre da alteração de atividade de alguns componentes da membrana como:

a) Glicídios e fosfolipídios.

b) Colesterol e fosfolipídios.

c) Na+, K+ ATPase e glicocálix.

d) Na+, K+ ATPase e fosfolipídios.

e) Na+, K+ ATPase e canais iônicos.

14. (UPE) Observe a charge a seguir:

14

(Disponível em: http://cartuminas.

blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html.)

De acordo com as reações apresentadas pelo corpo do indivíduo, essas podem ser justificadas:

a) Pela dilatação da pupila que está associada aos efeitos do sistema nervoso autônomo parassimpático por causa da ação da noradrenalina e do cortisol.

b) Pelo tremor que expressa uma reação de luta e fuga, tanto do sistema nervoso autônomo simpático quanto do parassimpático, mediada pela ação do cortisol.

c) Pelo suor frio que está associado à reação de estresse, sendo sua produção e liberação controladas pelo sistema nervoso autônomo simpático via acetilcolina, adrenalina e noradrenalina.

d) Pelo aumento dos batimentos cardíacos que revela a ativação do sistema nervoso autônomo simpático, provocado pela ação da noradrenalina e da adrenalina circulante.

e) Por todas as reações, como dilatação da pupila, tremores, sudorese e taquicardia, que são ativadas tanto pelo sistema nervoso autônomo simpático quanto pelo parassimpático, mediadas pela acetilcolina.

15. (UPE) Existem drogas lícitas e ilícitas, isto é, legais, (podendo ou não estarem submetidas a algum tipo de restrição) e ilegais, proibidas por lei. Há outra forma de classificar as drogas, por exemplo, a que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento das pessoas que utilizam essa substância. São elas:

I. Drogas depressoras da atividade mental.

II. Drogas estimulantes da atividade mental.

III. Drogas perturbadoras da atividade mental.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da droga depressora, estimulante e perturbadora, respectivamente, em concentrações que modificam a atividade mental e o comportamento.

a) Ópio, LSD, ecstasy.

b) Cocaína, solvente e anfetamina.

c) Anfetamina, maconha e álcool.

d) Solvente, álcool e cocaína.

e) Álcool, cocaína e maconha.

16. (UEM) Observe as figuras A, B e C.

16

Com relação às figuras, assinale o que for correto.

01. A apresenta sistema nervoso difuso.

02. B representa um nematelminto.

04. Em B, os números 1, 2 e 3 mostram um sistema nervoso do tipo ganglionar.

08. Em C, o número 2 aponta o bulbo raquiano, que está relacionado com reflexos associados às emoções.

16. Em C, o número 3 aponta a estrutura que tem por função regular o equilíbrio e a tonicidade muscular.

32. Em C, as estruturas enumeradas de 1 a 3 são regiões do encéfalo.

Soma das alternativas corretas:

17. (UPE) O tipo celular que identifica os tecidos do sistema nervoso é o neurônio. Através do sistema nervoso, os animais relacionam-se com o ambiente, dele recebendo estímulos e organizando complexas e elaboradas respostas. O neurônio é responsável por estas atividades. Identifique, na figura abaixo, as partes do neurônio e as funções desempenhadas, respectivamente.

17

Assinale a alternativa correta.

a) Em 1, estão representados os dendritos, responsáveis pela recepção dos estímulos.

b) Em 2, encontra-se o local das sinapses, onde agem os neurotransmissores ou mediadores químicos.

c) Em 3, encontra-se corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais.

d) Em 4, encontra-se a bainha de mielina, que envolve todas as fibras nervosas.

e) Em 5, encontram-se as terminações nervosas do axônio, que captam os impulsos nervosos e os dirigem para a estrutura de número 2.

18. (UniEvangélica) Analise a figura a seguir.

18

Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/fisiologia/nervoso.php&gt;.

Acesso em: 29 set. 2013.

A figura ilustra um arco reflexo medular. Essa ação nervosa depende de:

a) Fibras simpáticas e parassimpáticas, que atuam antagonicamente, umas estimulando e outras inibindo funções.

b) Uma conexão entre um nervo aferente, que leva o impulso até um centro nervoso e um nervo eferente, independente do cérebro.

c) Estímulos que levem à liberação de adrenalina e acetilcolina, que mediarão os efeitos da ação do sistema nervoso autônomo.,

d) Da ação exclusiva da grande superfície externa cerebral, o córtex, onde ficam os corpos celulares dos neurônios.

19. (ENADE)

RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NAS DUAS INFORMAÇÕES ABAIXO

I. No sistema nervoso autônomo, as vias conhecidas como simpáticas induzem reações orgânicas maciças, mediadas principalmente pela noradrenalina, enquanto as vias parassimpáticas têm ações mais pontuais, mediadas geralmente pela acetilcolina

PORQUE

II. nos circuitos simpáticos há um elevado grau de convergência nas sinapses entre os neurônios.

Pode-se afirmar que:

a) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

c) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

d) A primeira afirmação é a falsa e segunda é verdadeira.

e) As duas afirmações são falsas.

20. (UPE) A música Bate coração se refere aos batimentos cardíacos. Mas, por que o coração bate?

BATE CORAÇÃO (ELBA RAMALHO)

“Bate, bate, bate, coração

Dentro desse velho peito…..

Tum, tum, bate coração

Oi, tum, coração pode bater

Oi, tum, tum, tum, bate, coração

Que eu morro de amor com muito prazer”

Assinale a alternativa que explica corretamente o evento relacionado aos batimentos cardíacos.

a) A atividade parassimpática reduz os batimentos cardíacos, contribuindo para o repouso do coração.

b) A atividade simpática, sob ação da noradrenalina, diante de situações de defesa ou ataque, diminui a frequência cardíaca.

c) A contração do coração – diástole – e o seu relaxamento – sístole – são controlados por fenômenos miogênicos.

d) Apesar de sua contração voluntária, os batimentos cardíacos têm mecanismos reguladores relacionados com o sistema nervoso autônomo, e a atuação desses nervos ajusta a frequência conforme as necessidades do organismo.

e) O nervo vago, cardiomediador, libera adrenalina como mediador químico, e os nervos cardíacos, cardioaceleradores, liberam acetilcolina.

GAB


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: