Publicado por: Djalma Santos | 12 de maio de 2016

TESTES SOBRE ENZIMAS (4/4)

01. (FATEC) Na indústria têxtil, é uma prática comum aplicar goma aos tecidos no início da produção, para torná-los mais resistentes. Esse produto, entretanto, precisa ser removido posteriormente, no processo de desengomagem. Nesse processo, os produtos têxteis são mergulhados em um banho aquoso com uma enzima do grupo das amilases. Os gráficos nas figuras 1 e 2 representam a eficiência da atividade dessa enzima em diferentes valores de temperatura e pH.

01

Com base nas informações apresentadas, está correto afirmar que, para se obter a máxima eficiência da ação da enzima no processo industrial citado no texto, seria necessário manter o banho aquoso de desengomagem a:

a) 50ºC e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas.

b) 50ºC e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos.

c) 50ºC e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos.

d) 70ºC e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos.

e) 70ºC e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas.

02. (UFPR) As enzimas encontradas nos órgãos de diferentes espécies de animais apresentam atividade próxima do ótimo nos valores de temperatura e pH encontrados nesses órgãos. Baseado nesse preceito, um pesquisador realizou um estudo traçando o perfil cinético de quatro enzimas (I a IV) presentes em aves e peixes da Antártida, encontrando os resultados apresentados nos gráficos abaixo.

02

As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estômago de ave da Antártida são, respectivamente.

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e II.

d) III e IV.

e) IV e I.

03. (PUC-RIO) O gráfico abaixo apresenta a taxa de reação de três diferentes enzimas em função do pH, em seres humanos. Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.

03

I. Cada enzima catalisa sua reação em taxa máxima em um pH específico.

II. As curvas de atividade têm seu pico no valor de pH em que cada enzima é mais efetiva.

III. A pepsina, por exemplo, pode atuar no duodeno, pois sua atividade máxima ocorre em pH básico.

Quais das afirmações estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

04. (UNEB) Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base de oxigênio. Eles liberam essa substância química na forma ativa, em processo semelhante ao que ocorre quando se adiciona água oxigenada sobre um ferimento, observando-se a formação de “espuma” no local. Diferentemente dos alvejantes para roupas brancas, que são à base de cloro, eles têm uma ação mais suave sobre as fibras e corantes do tecido, que não são afetados pelo oxigênio ativo. Funcionam, ainda, como bactericidas e fungicidas. Nas roupas, o branqueamento ocorre pela destruição dos corantes e compostos orgânicos presentes nos tecidos, levando à reflexão da luz como um todo. Ou seja, ao incidir luz branca, todas as cores são refletidas, produzindo o branco.

(NASCIMENTO. 2009. p. 6).

A respeito da “espuma” formada em um ferimento após a utilização de água oxigenada, H2O2 (aq), é correto afirmar:

01. É resultado da ação da enzima, catalase, sobre o peróxido de hidrogênio que também é um produto decorrente do metabolismo celular de organismos que utilizam oxigênio do ambiente.

02. A respiração aeróbia, em células fragmentadas por ferimentos, oxida o componente orgânico a partir da ação do CO2 com produção de O2 como resíduo metabólico.

03. A lavagem de ferimentos com o peróxido de hidrogênio aquoso produz uma reação química, como a de alvejantes naturais intracelulares, que produzem intensa liberação do gás carbônico.

04. É resultado da ação das enzimas hidrolíticas dos lisossomos presentes nos macrófagos sobre as bactérias infectantes que se aproveitam da exposição celular associada aos ferimentos.

05. A presença de alvejantes à base de oxigênio em ferimentos provoca a produção de água oxigenada com consequente liberação de CO2 para o ambiente.

Soma das alternativas corretas:

05. (VESTRIO) O gráfico abaixo representa a variação de uma atividade enzimática em função da temperatura. Das afirmativas abaixo, assinale a que fornece a melhor interpretação para o que se estabelece no gráfico.

05

a) Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas dos reagentes. Os choques moleculares, antes ordenados, tornam-se caóticos. Formam-se substâncias estranhas, e a atividade diminui.

b) Com o aumento da temperatura, o sistema perde grande quantidade de energia, que é agora usada na dissipação do calor. Menos energia está disponível para a realização da atividade, que consequentemente diminui.

c) A elevação da temperatura determina um aumento inicial da atividade, pois as moléculas têm mais energia cinética. Porém, o calor excessivo desnatura as proteínas do sistema enzimático, o que determina uma redução gradual da atividade que se está medindo.

d) O gráfico representa um caso muito particular, pois se observa a redução da atividade a partir de um ponto considerado ótimo. Nos sistemas biológicos, de um modo geral, qualquer atividade metabólica cresce indefinidamente à medida que a temperatura aumenta.

e) O aumento da temperatura conduz a um aumento inicial da atividade. Entretanto, como todos os seres vivos têm mecanismos termorreguladores, a partir de uma temperatura limite, eles dissipam todo o excesso de calor, para o que despendem grande parte da energia necessária à realização da atividade, que assim diminui.

06. (FATEC) Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados I e II, contendo quantidades iguais de goma de amido diluída, cujo pH foi mantido em torno de 6,7. Em cada um desses tubos, foram adicionadas porções iguais de saliva humana, sendo que a saliva do tubo I foi previamente fervida e a do tubo II, não. Após a aplicação do teste do lugol (solução de iodo), obteve-se resultado positivo para a amostra do tubo I e negativo para a amostra do tubo II, demonstrando que:

a) O iodo inativou a saliva fervida.

b) A enzima da saliva não digeriu o amido no tubo II.

c) O amido reagiu com a enzima amilase salivar no tubo I.

d) A amilase salivar foi destruída pelo calor no tubo I.

e) O açúcar maltose, obtido no tubo II, só reage com o iodo na ausência da enzima da saliva.

07. (UEPG) Na célula, as enzimas realizam importante função na realização de reações químicas. Com relação aos fatores que alteram a velocidade das reações enzimáticas, assinale o que for correto.

01. Aumentando a concentração de moléculas de enzima, a velocidade de reação aumenta, desde que haja quantidade de substrato suficiente para receber as enzimas.

02. Aumentando a concentração de substrato, aumenta-se a velocidade de reação até o momento em que haja saturação de ocupação dos sítios ativos das enzimas.

04. Variações na temperatura não alteram o funcionamento enzimático.

08. No mecanismo de retroinibição, também chamado de mecanismo de feedback negativo, o excesso de uma substância inibe a sua própria produção.

16. Uma enzima é capaz de funcionar em amplas variações de pH sem alteração na atividade catalítica.

Soma das alternativas corretas:

08. (UFPR) Boa parte das proteínas são classificadas como enzimas e apresentam papel importante no processo de aumento da velocidade de uma reação química. Sobre as enzimas do corpo humano, é correto afirmar:

a) Apresentam capacidade de suportar grandes variações de pH, solubilidade e temperatura sem perder as suas características funcionais.

b) Em geral, uma mesma enzima pode apresentar diferentes aplicações, trabalhando com um grande número de substratos. Essa flexibilidade é dada pela capacidade das enzimas em alterar a sua conformação de acordo com o substrato.

c) As enzimas apresentam alta especificidade com o seu respectivo substrato, devido às características químico-estruturais do sítio de ligação geradas pela estrutura tridimensional da própria enzima.

d) As enzimas apresentam a característica de sinalizarem e desencadearem respostas fisiológicas a partir do seu reconhecimento por um receptor. Em geral são produzidas em algum tecido específico, diferente daquele onde se desencadeia a resposta.

e) As enzimas apresentam a capacidade de serem reguladas somente pelos produtos diretamente formados pela sua atividade, em um processo denominado retroalimentação negativa.

09. (FMJ) Fundamentais para regular o metabolismo celular, as enzimas são sintetizadas a partir da ação dos genes. É correto afirmar que as enzimas:

a) Sofrem desnaturação em temperatura elevada, fenômeno que resulta em moléculas mais eficazes na sua atividade de reação.

b) São inespecíficas aos substratos, nos quais reagem em sítios de ligação e, após a reação, os produtos são liberados para uso da célula.

c) Aumentam a energia de ativação necessária para a ocorrência de uma reação química, facilitando a obtenção de substâncias úteis à célula.

d) Aumentam a velocidade das reações químicas sem a necessidade de elevar a temperatura porque diminuem a energia de ativação.

e) Têm atividade controlada pela temperatura do meio, independentemente das concentrações de substrato e do pH existentes.

10. (FPS) Qual o nível da estrutura proteica de uma enzima que está diretamente relacionado com a sua função?

a) Estrutura primária.

b) Estrutura secundária.

c) Estrutura terciária.

d) Estrutura em alfa-hélice.

e) Estrutura quaternária.

11. (IFMG) Intolerância à lactose atinge até 70% dos adultos brasileiros

Um simples copo de leite ou um pedaço de queijo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose. A pessoa sente náusea, gases, inchaço, diarreia e assadura na região anal. Segundo dados brasileiros, 70% dos adultos têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. A doença ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/&gt;. Acesso em: 27 nov. 2012.

A enzima responsável pela digestão da lactose:

a) Pode ser inativada pelo aquecimento.

b) Atua na lactose e em outros carboidratos.

c) É formada pela união de monossacarídeos.

d) Atua em diferentes graus de acidez.

12. (UECE) O oxigênio é indispensável para a vida no planeta Terra. Com a evolução dos produtores de oxigênio, a Terra foi habitada por miríades de espécies aeróbicas. Porém, segundo estudos desenvolvidos desde a década de 50, o uso do O2 parece estar relacionado com o envelhecimento e a morte celular. Uma das evidências de ação e injúria oxidativas é que desenvolvemos, por evolução, a capacidade de eliminar o excesso de espécies reativas de oxigênio (EROS) que prejudicam nossas células. Assim, uma das formas de minimizar esses danos oxidativos celulares se dá pelo uso de enzimas antioxidantes presentes em nossas células. Dentre as opções a seguir, marque a que relaciona um tipo de enzima antioxidativa e sua ação para diminuir as consequências das EROS.

a) Peptidase, protegendo os peptídeos.

b) Catalase, eliminando o excesso de H2O2.

c) Mutases, eliminando possíveis mutações deletérias.

d) Lipases, protegendo as membranas celulares.

13. (UFRR) O gás carbônico é o resíduo metabólico liberado em maior quantidade pelas células. Solúvel em água reage com ela e produz ácido carbônico. Essa reação é acelerada pela enzima:

a) Carboxilase carbônica.

b) Anidrase carbônica.

c) Desoxiemoglobina.

d) Carboxiemoglobina.

e) Amilase carbônica.

14. (UPE) O gráfico a seguir representa a ação de duas enzimas no corpo de um mamífero:

14

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre Bioquímica, analise as afirmativas a seguir:

I. No gráfico, pode-se observar a especificidade da enzima A para regiões, onde o pH apresenta um grau de acidez mais elevado.

II. As enzimas A e B atuam na mesma região do corpo, pois obedecem a um gradiente de pH específico.

III. A desnaturação proteica das duas enzimas não pode ser causada por variações de pH, mas, por alterações de temperatura.

IV. A função apresentada pelas enzimas pode ser alterada por desnaturação proteica.

Está correto o que se afirma em:

a) I e III.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e II.

e) I e IV.

15. (PUC-RIO) Considere as afirmações abaixo relativas aos efeitos da elevação da temperatura no funcionamento das reações enzimáticas:

I. A elevação da temperatura, muito acima de sua temperatura ótima, pode reduzir a atividade de uma enzima.

II. A elevação da temperatura pode desnaturar uma enzima.

III. Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima.

IV. Algumas enzimas são estáveis no ponto de ebulição da água.

Estão corretas:

a) I, II e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) Todas as afirmações.

16. (UFAL) Observe o gráfico abaixo que ilustra a variação da velocidade de uma reação catalisada por uma enzima, com um sítio ativo, em função da concentração de substrato, e assinale a alternativa correta.

16

a) A velocidade da reação não segue aumentando porque as enzimas estão sendo desnaturadas.

b) O aumento da concentração de substrato, ao saturar o centro ativo da enzima, diminui a velocidade da reação.

c) O produto da reação é um inibidor competitivo da enzima, diminuindo a velocidade da reação.

d) A velocidade da reação diminui, pois todo o substrato foi convertido em produto.

e) A velocidade da reação não é influenciada pela disponibilidade de substrato.

17. (UEG) As enzimas são, na sua grande maioria, moléculas de proteínas que funcionam como efetivos catalisadores biológicos. A sua presença nos seres vivos é essencial para viabilizar as reações químicas, as quais, em sua ausência, seriam extremamente lentas ou até mesmo não ocorreriam. Considerando-se a propriedades desses biocatalisadores, constata-se o seguinte:

a) A mioglobina presente nos músculos é um exemplo de enzima.

b) As enzimas aumentam a energia de ativação de uma reação química.

c) Com o aumento da temperatura, a atividade catalítica atinge um ponto máximo e depois diminui.

d) Essas moléculas alteram a posição de equilíbrio das reações químicas.

18. (UNISC) A falta de uma enzima lisossômica nos lisossomas das células de um indivíduo leva ao acúmulo, no citoplasma celular:

a) Do produto da ação dessa enzima.

b) Do produto e substrato da ação dessa enzima.

c) Do substrato dessa enzima.

d) Dessa enzima.

19. (CESGRANRIO) “Cerca de 27 milhões de brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência na produção de uma enzima do intestino”.

(FOLHA DE SÃO PAULO, 09/08/98)

Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que:

a) Aumentam a energia de ativação necessária para as reações.

b) Atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura.

c) São altamente específicas em função de seu perfil característico.

d) São estimuladas pela variação do grau de acidez do meio.

e) São consumidas durante o processo, não podendo realizar nova reação do mesmo tipo.

20. (UFLA) Nos gráficos abaixo, são apresentadas as curvas de atividade de diferentes enzimas em condições de temperatura e pH.

20

Fonte: Adaptado de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna.

4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 130.

Analise os gráficos e as proposições I, II e III.

I. As enzimas A e B apresentam máxima atividade na mesma temperatura e cessam suas atividades em temperaturas diferentes.

II. As enzimas A e B apresentam máxima atividade em pH distintos.

III. A velocidade de reação das enzimas A e B aumenta proporcionalmente à temperatura e ao pH.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as proposições I e II são corretas.

b) Somente a proposição III é correta.

c) Somente as proposições II e III são corretas.

d) Somente a proposição II é correta.

21. (PUC-PR) Rosto vermelho depois de beber pode sinalizar risco de câncer

Manifestação está ligada à deficiência enzimática no metabolismo do álcool. (…) Essa resposta do fluxo sanguíneo, que pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada, principalmente, por uma deficiência herdada numa enzima chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático – japoneses, chineses ou coreanos. Mesmo meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação.                    Adaptado de:  Acesso em: 17.04.2015.

Assinale a alternativa que não caracteriza a ação das enzimas.

a) Aumentam a velocidade das reações químicas.

b) Não se misturam aos produtos formados, isto é, não são consumidas na reação.

c) Aumentam a energia de ativação das reações químicas.

d) São produzidas de acordo com a informação contida no DNA.

e) Atuam como catalisadores orgânicos nas reações.

22. (UESPI) O funcionamento dos organismos vivos depende de enzimas, as quais são essenciais às reações metabólicas celulares. Essas moléculas:

a) Possuem cadeias nucleotídicas com dobramentos tridimensionais que reconhecem o substrato numa reação do tipo chave-fechadura.

b) “Diminuem” a energia de ativação necessária à conversão dos reagentes em produtos.

c) Aumentam a velocidade das reações químicas quando submetidas a pH maior que 8,0 e menor que 6,0.

d) São desnaturadas em temperaturas próximas de 0oC, paralisando as reações químicas metabólicas.

e) São consumidas em reações metabólicas exotérmicas, mas não alteram o equilíbrio químico.

23. (UFPB) O aumento da atividade industrial, embora tenha trazido melhorias na qualidade de vida, agravou os níveis de poluição do planeta, resultantes, principalmente, da liberação de agentes químicos no ambiente. Na tentativa de minimizar tais efeitos, diversas abordagens vêm sendo desenvolvidas, entre elas a substituição de agentes químicos por agentes biológicos. Um exemplo é o uso, na indústria têxtil, da enzima celulase no processo de amaciamento dos tecidos, em substituição aos agentes químicos. Considerando os conhecimentos sobre estrutura e função de proteínas, é correto afirmar que essas moléculas biológicas são úteis no processo industrial citado devido à sua:

a) Insensibilidade a mudanças ambientais.

b) Capacidade de uma única enzima reagir, simultaneamente, com diversos substratos.

c) Capacidade de diminuir a velocidade das reações.

d) Alta especificidade com o substrato.

e) Capacidade de não se reciclar no ambiente.

24. Abaixo são feitas algumas afirmativas sobre as enzimas. Assinale as verdadeiras e as falsas.

I    II

0   0 – As globulinas, fundamentais para as reações biológicas ativando processos enzimáticos, atuam como coenzimas.

1   1 – As enzimas não se alteram quimicamente ao longo da reação.

2   2 – Independentemente da associação com o cofator, a holoenzima será sempre ativa.

3  3 – As enzimas são proteínas especificas em relação ao substrato, que permanecem intactas após a reação e estão presentes em pequenas quantidade na célula.

4  4 – A maior parte das enzimas tem pH ótimo em torno de 7,0, como a pepsina e a tripsina.

25. (OBJETIVO-SP) ANALISE A SEGUINTE EXPERIÊNCIA:

1ª ETAPA:

– Procedimento:

25

– Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.

– Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da H2O2 devido ao MnO2 (tubo 1) e a alguma substância liberada pelo fígado (tubo 2).

2ª ETAPA:

– Procedimento: adição de nova quantidade de H2O2 nos 2 tubos da 1ª etapa dessa experiência.

– Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.

– Conclusão: o MnO2 (tubo 1) e a substância liberada pelo fígado (tubo 2) não foram consumidas nas reações da 1ª etapa da experiência.

Com base nessa experiência, podemos concluir que o MnO2 e a substância liberada pelo fígado são:

a) Enzimas.

b) Catalisadores.

c) Ionizadores.

d) Substâncias orgânicas.

e) Substâncias inorgânicas.

26. (UERJ) Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima. Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições:

– Ausência de inibidores.

– Presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo.

– Presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo.

Os resultados estão representados no gráfico abaixo:

26

A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores. As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números:

a) II e IV.

b) II e III.

c) III e II.

d) IV e III.

27. (UECE) Os organismos vivos interagem com o meio ambiente visando manter um ambiente interno que favoreça a sobrevivência, o crescimento e a reprodução. O oxigênio molecular (O2) obtido da atmosfera é vital para organismos aeróbios. Entretanto, espécies reativas formadas intracelularmente a partir do oxigênio ameaçam a integridade celular por meio da oxidação de biomoléculas, e podem comprometer processos biológicos importantes. Marque, entre as opções abaixo, a que apresenta exemplo de enzima antioxidativa que pode minimizar danos causados ao organismo pelas espécies reativas de oxigênio.

a) Colesterol.

b) Catalase.

c) Riboflavina.

d) Caroteno.

28. (COVEST) As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Em relação à atividade dessas moléculas é correto afirmar que:

I   II

0 0 – Quando a temperatura e a concentração da enzima são constantes, e aumenta-se gradativamente a concentração do substrato, observa-se um aumento da velocidade da reação até o máximo, independente do pH.

1 1 – Um aumento da concentração do substrato causa uma diminuição da velocidade da reação, pois o substrato passa a inibir a ação da enzima.

2  2 –  O aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em consequência de sua desnaturação.

3  3 – A velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao pH, sendo que cada enzima tem um pH ótimo de atuação.

4  4 – A atividade de uma determinada enzima é inibida irreversivelmente por um mecanismo chamado de inibição competitiva, na qual o inibidor tem a forma semelhante ao substrato.

29. (PUC-PR) A inclusão da carne bovina na dieta de uma pessoa é muito importante, pois é uma fonte significativa de aminoácidos, porém, muitas pessoas reclamam da falta de maciez desse alimento. Pensando neste problema, os frigoríficos fazem a carne passar pelo que é chamado de maturação, que implica custo e tempo. Para acelerar o processo, é possível a aplicação de uma enzima. Assinale a enzima responsável pela condição macia da carne, bem como por sua digestão.

a) Peroxidase.

b) Lipase.

c) Amilase.

d) Lactoperidoxidase.

e) Protease.

30. (UEA) Enzimas são, na sua grande maioria, proteínas que atuam como catalisadores orgânicos, acelerando reações químicas específicas. A atividade das enzimas sofre influência de alguns fatores, como a elevação da temperatura, que altera a estrutura espacial das moléculas de proteínas. Foi realizada uma experiência com uma enzima digestória bovina para verificar a variação da velocidade de uma reação com o aumento da temperatura do meio em que ocorreu. Com os dados dessa experiência foi construído o seguinte gráfico.

30

Assinale a alternativa que contém a correta explicação do gráfico.

a) A velocidade da reação é inversamente proporcional ao aumento da temperatura.

b) A velocidade da reação aumenta proporcionalmente com o aumento da temperatura.

c) A velocidade da reação diminui proporcionalmente com o aumento da temperatura.

d) Existe uma temperatura ótima na qual a velocidade da reação é máxima.

e) A reação sofre inversão de sentido a partir de determinada temperatura.

gab


Responses

  1. Obrigada pelo empenho, Prof Djalma! s2


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: