Publicado por: Djalma Santos | 19 de maio de 2016

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (7)

01. (UEA) Apesar do surgimento e da disponibilização de vacinas e antimicrobianos eficazes, os germes continuam ganhando a batalha nas doenças infecciosas, que ainda acarretam mortes e expressiva morbidade, especialmente em países em desenvolvimento. Uma das causas de tal situação consiste no surgimento e na disseminação de resistência microbiana, que tende a aumentar devido ao uso indiscriminado de antibióticos. Antibioticoterapia apropriada significa não usar antimicrobianos na ausência de indicação, nem em esquema errado ou por tempo demasiado. O exame de antibiograma é usado para escolher o antibiótico correto para cada infecção. A figura mostra uma placa para cultura, semeada com uma única e determinada espécie de bactéria em que os discos com letras representam os diferentes antibióticos e a zona azul, a área de crescimento das bactérias.

001

Analisando essa placa, os antibióticos a serem receitados para debelar esta espécie de bactéria seriam apenas:

a) B, C e E.

b) C, D e E.

c) B e C.

d) A e D.

e) A e B.

02. (UPE) “SUS vacina contra o rotavírus: crianças de dois meses poderão, a partir de amanhã, ser vacinadas no serviço público contra doença responsável por maior parte das mortes por diarreia.”

(Jornal do Commercio; Recife, março de 2006.)

Em relação às imunizações, é correto afirmar.

I. BCG: contra o tétano, cujo agente causador é a bactéria do gênero Clostridium.

II. Antipólio: contra a poliomielite, doença com duas fases: intestinal e neurológica.

III. Tríplice (coqueluche, difteria e tétano): doenças causadas por bactérias.

IV. Tríplice (sarampo, rubéola e caxumba): previne contra doenças tanto de origem viral, como sarampo e rubéola, quanto bacteriana, como a caxumba.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e IV.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas I, III e IV.

d) Apenas I e III.

e) Apenas II e III.

03. (FCM-PB) Durante o ciclo biológico dos parasitas, são considerados como hospedeiros intermediários, aqueles nos quais acontece a reprodução assexuada do agente causador (abriga as formas assexuadas do parasita), enquanto que são considerados hospedeiros definitivos aqueles nos quais ocorre a reprodução sexuada do agente causador (formas sexuadas do parasita). Conforme informações fornecidas no texto, considere as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. No ciclo biológico da Leishmania brasiliensis causador da malária, o ser humano é o hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito do gênero Culex é o hospedeiro definitivo.

II. No ciclo biológico do Plasmodium vivax, causador da malária, o ser humano é o hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito do gênero Anopheles é o hospedeiro definitivo.

III. No ciclo biológico da Wuchereria bancrofti, causador da elefantíase, o ser humano é o hospedeiro definitivo, enquanto que o mosquito do gênero Culex é o hospedeiro intermediário.

IV. No ciclo biológico do Ancylostomo duadenale, causador do amarelão, o ser humano é o hospedeiro definitivo, enquanto que o porco é o hospedeiro intermediário.

Marque corretamente:

a) I e II estão corretas.

b) II e III estão corretas.

c) III e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) II e IV estão corretas.

 

04 (UFSC) No outono de 1347, a frota genovesa regressou à Itália levando nos porões não somente especiarias da Índia mas também os ratos negros da Ásia, portadores da Peste Negra. Cerca de quatro quintos da população de Florença morreria durante os 12 meses seguintes, despovoando a cidade de tal maneira que foi preciso importar escravos tártaros e circassianos para minorar a escassez de mão de obra […].

KING, Ross. O domo de Brunelleschi. São Paulo: Record, 2013. p. 17.

A Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica, é uma das muitas doenças causadas pela ação de bactérias, especificamente a bactéria Yersinia pestis. Analise as proposições abaixo e indique a soma da(s) correta(s).

01. A Yersinia pestis também é o agente causador de doenças como a gonorreia e a sífilis.

02. A transmissão da Peste Negra aos humanos ocorre pela picada de pulgas infectadas com a bactéria Yersinia pestis.

04. O controle da Peste Negra na Idade Média só foi possível com o uso de antibióticos.

08. A Peste Negra, com certeza, foi uma pandemia que assolou a humanidade na Idade Média.

16. Nos tempos atuais, devido ao uso de antibióticos, não são mais registrados casos de Peste Negra.

32. O escorbuto, doença comum nos tempos das grandes navegações, era causado por uma bactéria encontrada na água contaminada dos barcos que navegavam por meses em viagens transatlânticas.

Soma das proposições corretas:

05. (FATEC) Quando se compra um alimento enlatado, alguns cuidados devem ser tomados, tais como observar a data de fabricação, o prazo de vencimento do produto e o aspecto da lata, que não deve se apresentar estufada. Se a tampa, por exemplo, estiver estufada, pode ter-se desenvolvido, entre outras bactérias, a causadora do botulismo, doença frequentemente fatal. Afirma-se sobre essa doença e seu agente etiológico:

I. O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

II. Essa intoxicação se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso, pois interfere nas sinapses (comunicações) entre as células nervosas.

III. No botulismo, o sistema nervoso deixa de “avisar” a necessidade de contração muscular, o que provoca a paralisia dos músculos e, se não tratado a tempo, mata.

Deve-se concluir que

a) as três afirmações estão corretas.

b) somente as afirmações I e III estão corretas.

c) somente as afirmações I e II estão corretas.

d) somente as afirmações II e III estão corretas.

e) somente a afirmação III está correta.

06. Algumas doenças, como sarampo e catapora, são contraídas apenas uma vez na vida, pois, ao serem adquiridas, fica-se imunizado contra elas. Isso ocorre porque qualquer microrganismo, como vírus ou bactérias, possui moléculas denominadas antígenos, que são estranhas ao organismo. As células de defesa detectam a presença desses antígenos e, em resposta, produzem anticorpos, moléculas capazes de desativá-los. Com base nessas informações e em conhecimentos sobre os sistemas de defesa contra infecções, analise as afirmativas a seguir:

I. A vacinação é a maneira mais eficiente de se imunizar contra doenças. As vacinas contêm microrganismos vivos, ou parte deles, que ativam o sistema imunológico, induzindo-o a produzir os anticorpos.

II. Em alguns casos, quando uma grave infecção se instala, não é possível esperar que o organismo fabrique suas próprias moléculas de defesa. É necessário agir com rapidez e usar anticorpos prontos. Essas preparações especiais são chamadas de soros e são muito usadas, por exemplo, contra tétano (soro antitetânico) ou picada de cobra (soro antiofídico).

III. O soro, assim como a vacina, também ativa as células de defesa contra o invasor, tornando o organismo imune a novas infecções pelos mesmos micro-organismos invasores.

IV. Os indivíduos portadores do vírus HIV, que causa a AIDS, ficam susceptíveis a várias infecções que podem matá-los, justamente porque os vírus atacam os linfócitos, células de defesa que controlam a produção de anticorpos.

Estão corretas apenas as afirmativas    :

a) II e III.

b) II, III e IV.

c) I e III.

d) I, II e IV.

e) III e IV.

07. (UEM) Com relação às doenças humanas e aos seus agentes, assinale o que for correto.

01. A síndrome da imunodeficiência adquirida é causada por um retrovírus, assim denominado pela capacidade de realizar retrotranscrição.

02. A sífilis, doença sexualmente transmitida, tem por agente um organismo procarionte e heterotrófico do reino Monera.

04. A disenteria amebiana, causada pelo protozoário sarcodíneo do gênero Plasmodium, pode ser controlada pelo combate ao mosquito do gênero Aedes.

08. Os parasitas que causam a esquistossomose e a filariose pertencem ao mesmo filo.

16. O reino dos organismos causadores de micoses engloba, também, outros organismos que possuem ação fermentativa e alguns que são usados na indústria de antibióticos.

Soma das alternativas corretas:

08. (UPE) O tratamento sanitário nos países desenvolvidos, a partir de 1880, aumentou a esperança de vida para 15 anos em menos de quatro décadas, e hoje apenas 1% das mortes é causado por esse fator. Nações pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, são as que mais sofrem com doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados. As principais doenças de veiculação hídrica são:

a) H1N1, tuberculose, meningite epidêmica, pneumonia, caxumba, sarampo.

b) Amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide, hepatite infecciosa e cólera.

c) Malária, dengue, febre amarela, doença de chagas, filariose, hanseníase.,

d) Tétano, oxiuríase, amebíase, coqueluche, hepatite, botulismo.

e) Aids, HPV, gonorreia, sífilis, candidíase, clamídia.

09. (UNIMONTES) A sequência apresentada abaixo mostra, resumidamente, os passos de uma técnica de preparo de material antigênico para utilização em diagnóstico de alergias. Analise-a.

– Infectar cobaias com cercárias.

– Manter por 60 dias.

– Sacrificar os animais previamente tratados com heparina.

– Retirar o fígado.

– Introduzir a cânula de perfusão em orifício na veia cava acima do diafragma.

– Colher os parasitas eliminados.

Considerando as informações e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde à doença relacionada com a alergia diagnosticada através do material obtido pela técnica apresentada.

a) Ascaridíase.

b) Teníase.

c) Esquistossomose.

d) Oxiurose.

10. (UNAMA) A população do Estado do Pará tem sido ameaçada com o aparecimento frequente de pessoas apresentando sintomas ou sinais de doenças como a malária e a dengue, principalmente, na região metropolitana de Belém. Essas doenças são graves, quando não diagnosticadas precocemente e podem levar o indivíduo a óbito. Sobre as referidas doenças, analise as afirmativas abaixo.

I. Ambas são transmitidas por picadas de mosquitos (carapanãs) do gênero Aedes.

II. A malária é transmitida por mosquitos (carapanãs) do gênero Anopheles.

III. A dengue é transmitida por mosquitos (carapanãs) da espécie Aedes aegypti.

IV. A malária é causada por protozoário e a dengue é causada por vírus.

O correto está em:

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

11. (PUC-SP) Em certa população, um tipo de virose encontrava-se na forma endêmica e, em curto intervalo de tempo, tornou-se epidêmica. Considere nos gráficos abaixo, na ordenada, o número de indivíduos doentes dessa população e, na abscissa, o tempo (em meses). Qual dos gráficos corresponde corretamente à situação descrita?

11

12. (UPE) A malária é uma doença tropical com ampla ocorrência no Brasil. Sobre essa parasitose, analise as informações abaixo.

I   II

0   0 – O agente etiológico da doença é um protozoário esporozoário do gênero Plasmodium. O transmissor é o mosquito prego, flebótomo pertencente ao gênero Culex.

1    1 – Medidas profiláticas da doença incluem: combate ao inseto adulto através de inseticidas e das larvas por uso de larvicidas e controle biológico por peixes, drenagem de áreas alagadas, uso de mosquiteiros e telas.

2  2 – É uma doença endêmica que pode se tornar epidêmica, caso haja interrupção dos programas de combate. A ausência de campanhas educativas e de projetos de preservação das matas, habitat natural do inseto transmissor, acelera sua disseminação.

3   3 – A febre alta é um sintoma marcante. Os parasitas penetram nas hemácias, rompendo-as e liberando toxinas no plasma sanguíneo. Os surtos de febre estão associados à destruição destas “células”, obedecendo ao ciclo de vida do parasita.

4  4 – As três espécies de parasitas P. vivax, P. falciparum e P. malariae, pertencentes a categorias taxonômicas distintas, desenvolvem no hospedeiro surtos de febre com duração de 48 horas.

13. (UEG) Na atualidade, há um quadro diversificado de doenças infecciosas e crônico-degenerativas, transmissíveis e não transmissíveis. Sobre essas doenças e suas respectivas transmissões, pode-se afirmar que:

a) A leptospirose é causada por um vírus, transmitido por roedores infectados gerando dores musculares, náusea e vômitos.

b) A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, transmitida pelo bacteriófago presente nas gotículas de saliva do vírus.

c) A amebíase é causada por uma bactéria, transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por cepas ou cistos.

d) A sífilis é causada por uma bactéria e pode ser transmitida por via sexual ou, quando a mãe está contaminada, por via congênita.

14. (UFJF) Uma pessoa foi ao hospital por estar sentindo dores intensas de cabeça, tendo convulsões e desmaios. Após vários exames, o neurologista detectou uma neurocisticercose, isto é, a presença de cisticercos de Taenia solium no tecido nervoso. Como esse paciente pode ter contraído essa doença?

a) Pela ingestão de carne crua ou mal cozida infectada com a larva do parasito.

b) Pela ingestão de verduras contaminadas com os ovos do parasito.

c) Pela penetração da larva do parasito, presente na água, através da pele.

d) Por andar descalço em solos contaminados com fezes de bovinos e suínos.

e) Pela ingestão de verduras contaminadas com cercárias.

15. (UFU) Considere o quadro abaixo.

15

 

Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos números I, II, III, IV e V apresentados no quadro acima.

a) I – sífilis; II – protozoário; III – Leishmania donovani; IV – platelminto; V – oxiurose.

b) I – oxiurose; II – bactéria; III – Leishmania major; IV – artrópode; V – doença de Chagas.

c) I – coqueluche; II – vírus; III – Leishmania braziliensis; IV – nematódeos; V – filariose.

d) I – tétano; II – fungo; III – Leishmania enrietti; IV – protozoário; V – esquistossomose.

16. (COVEST) A imagem abaixo representa o ciclo de vida de um parasita que pode causar sérios problemas de saúde em seres humanos.

16

Observando essa imagem, podemos afirmar que:

I   II

0  0 – As proglótides se formam na carne do porco e são ingeridas pelo homem.

1  1 – Nessa parasitose, o porco assume o papel de hospedeiro definitivo.

2 2 – Pelo ciclo apresentado, a ingestão acidental de alimentos contaminados com fezes humanas pode levar à formação de cisticercos no organismo humano.

3  3 – O amarelão e a ascaridíase são parasitoses que apresentam o mesmo ciclo vital.

4  4 – O ciclo apresentado é o da teníase.

17. (UFSJ) “Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e protege-se em todas as situações. O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças. O Sistema Imunológico: entre as células de defesa estão os linfócitos T CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os micro-organismos estranhos que entram no corpo humano. O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças. Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começa a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem AIDS. Esse momento geralmente marca o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus.”

Sobre o sistema imunológico e a AIDS, é incorreto afirmar que:

a) O vírus HIV enfraquece o sistema imunológico por utilizar a maquinaria genética do Linfócito T para se multiplicar.

b) Os vírus HIV utilizam os componentes de membrana CD4 dos linfócitos T para duplicarem seu material genético.

c) O vírus HIV se ancora na membrana dos linfócitos T pelo reconhecimento do CD4 e introduz nesse linfócito seu material genético.

d) O vírus HIV e a doença AIDS A AIDS só se estabelecem com a progressão das taxas de multiplicação dos vírus e a destruição dos linfócitos T, pela alteração do DNA desses linfócitos e sua destruição levando ao enfraquecimento do sistema imunológico do hospedeiro que passa a ter imunodeficiência.

18. (UFAM) Assinale a alternativa que indica os parasitas que são monoxênicos (M) e os que são heteroxênicos (H):

a) Trypanosoma cruzi (H), Schistosoma mansoni (H), Ascaris lumbricoides (H), Enterobius vermicularis (H).

b) Ascaris lumbricoides (M), Enterobius vermicularis (M), Trypanosoma cruzi (H), Schistosoma mansoni (H).

c) Plasmodium sp (H), Taenia solium (H), Trypanosoma cruzi (M), Schistosoma mansoni (M).

d) Ascaris lumbricoides (M), Enterobius vermicularis (M), Plasmodium sp (H), Taenia solium (M), Taenia saginata (H).

e) Trypanosoma cruzi (M), Schistosoma mansoni (M), Ascaris lumbricoides (M), Enterobius vermicularis (M).

19. (UPE) Leia o texto a seguir:

Em 2004, nos Estados Unidos, foi feito o primeiro relato de cura da raiva em paciente que não recebeu vacina (Protocolo de Milwaukee). Em 2008, no Brasil, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, em Recife‐PE, um tratamento semelhante (Protocolo Recife) foi aplicado em um jovem de 15 anos de idade, mordido por um morcego hematófago, tendo como resultados a eliminação do agente causador e a recuperação clínica. A primeira cura de raiva humana no Brasil bem como o sucesso terapêutico da paciente dos Estados Unidos abriram novas perspectivas para o tratamento dessa doença, considerada até e não letal.

Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v18n4/v18n4a08.pdf

Apesar das novas perspectivas, a raiva humana é uma doença evitável, embora, em 2013, novos casos tenham surgido no Brasil. Todos foram registrados no Nordeste, no primeiro semestre, sendo dois casos no Maranhão e um no Piauí. Todos resultaram em óbito.

Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/2013/02; http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2013/04/;http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/brasil_raiva_humana_uf_1990_2013_8_5_13.pdf

Em relação a essa zoonose, assinale a alternativa correta.

a) A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e transmitida por mamíferos, como cachorro, morcego, raposa e macaco, com letalidade de aproximadamente 100%, se não tratada.

b) A raiva é causada por uma bactéria que se alastra pelo sistema nervoso periférico humano e se multiplica nas glândulas sebáceas, sendo o agente causador eliminado dali.

c) A raiva pode ser evitada se o paciente lavar bem o ferimento logo após a mordida, mesmo que não receba posteriormente a vacina e/ou o soro antirrábico.

d) O contágio da raiva se dá pela saliva do animal que está com a infecção bacteriana, principalmente pela mordida, embora possa ocorrer por arranhadura ou lambedura.

e) Os sintomas da raiva começam de forma branda, com dores de cabeça, salivação excessiva, mudanças de comportamento, convulsões e se agravam até resultar em morte, caso não sejam administrados os antibióticos adequados.

20. (UFSJ) Nos anos 1940-1950, era comum ver crianças paralíticas vítimas da poliomielite. Em 1949, Jonas Salk desenvolveu uma vacina contra a pólio nos Estados Unidos da América e, em 1954, Albert Sabin, no Brasil, desenvolveu uma vacina contra a pólio, de administração oral. A vacina de Sabin facilitou a vacinação coletiva com altos índices de imunização. A respeito da ação das vacinas, assinale a alternativa correta.

a) Quando uma vacina é administrada, o sistema imunológico reconhece os vírus por seu padrão de reprodução e inicia a produção de anticorpos que impedem a reprodução viral.

b) Quando uma vacina é administrada, o sistema imunológico identifica proteínas do organismo invasor e produz outras proteínas capazes de impedir a ação do agressor.

c) A vacinação consiste na administração de anticorpos virais capazes de impedir a ação de antígenos.

d) A vacinação substitui a ação do sistema imunológico quando este é paralisado pela ação do vírus.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: