Publicado por: Djalma Santos | 26 de maio de 2016

TESTES SOBRE ORIGEM DA VIDA (2)

01. (UFPI) A atmosfera da Terra primitiva era composta por gases simples, como vapor d’água, hidrogênio, metano e amônia. Esses gases continham os ingredientes básicos necessários para a vida. Em cada um dos gráficos a seguir, o eixo vertical representa quantidades e o horizontal, o tempo. Supondo que a quantidade de aminoácidos, numa seção do mar primitivo, aumentou ao longo de um determinado tempo, qual dos gráficos a seguir pode representar melhor a quantidade de amônia no mesmo período de tempo?

01

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

02. (UNICENTRO) A vida foi-se tornando possível na Terra à medida que o planeta se resfriava, sua superfície se solidificava, formava-se água líquida sobre a superfície e aos poucos se constituía a atmosfera terrestre. Voltando no tempo, tão longe o bastante, você eventualmente terá de explicar como as substâncias químicas da vida — especialmente proteínas e ácidos nucleicos — se formaram no ambiente da Terra primitiva.

(LAURENCE, 2005, p. 5-9).

Com base análise da figura abaixo e nos conhecimentos sobre a origem dos primeiros seres vivos no planeta Terra, é correto afirmar:

02

a) A figura representa o modelo do equipamento do pesquisador Oparin para testar a hipótese de que faltava oxigênio livre na atmosfera da Terra.

b) Esse experimento é considerado um marco histórico inquestionável nas pesquisas a respeito da origem da vida.

c) A figura representa, basicamente, um sistema fechado que conseguiu demonstrar, experimentalmente, que, nas condições primitivas da Terra, seria possível aparecerem moléculas orgânicas através de reações químicas na atmosfera.

d) Os coacervados, nome que se deve a Miller, não são células, mas, sim, precursores delas, e esse grupo indicava que havia a possibilidade de formação de sistemas separados do meio que com ele trocavam substâncias.

e) A teoria de Oparin ditava que as células deveriam ser estruturas muito simples, graças aos resultados do experimento realizado por Miller, ilustrado acima.

03. (UPE) A compreensão do surgimento da vida passa pela reconstituição das condições ambientais há mais de 4,5 bilhões de anos. É notório saber que os elementos biogênicos são fundamentais à vida e estão entre os mais abundantes do universo. Entretanto, alguns deles não estavam disponíveis no surgimento das primeiras moléculas orgânicas. Sobre a sequência da origem e evolução das células, assinale a alternativa correta.

a) Moléculas inorgânicas → moléculas orgânicas complexas → coacervatos → células.

b) Moléculas orgânicas → moléculas inorgânicas complexas → células e coacervatos.

c) Moléculas orgânicas simples → moléculas orgânicas complexas → moléculas inorgânicas → coacervatos.

d) Moléculas inorgânicas → moléculas orgânicas simples → moléculas orgânicas complexas → coacervatos e células.

e) Moléculas inorgânicas simples → moléculas inorgânicas complexas → moléculas orgânicas complexas → células.

04. (UFBA) “Como esses primeiros procariontes eram (…) incapazes de sintetizar compostos ricos em energia (…), a vida poderia ter desaparecido da Terra após utilização dos compostos de carbono, formados pelo processo abiótico na massa líquida onde eles viviam”.

(Junqueira e Carneiro, p.14)

Nas condições acima descritas, a manutenção da vida em nosso planeta dependeu do aparecimento de organismos:

a) Aeróbios.

b) Autótrofos.

c) Heterótrofos.

d) Eucariontes.

e) Fermentativos.

05. Segundo Oparin, a vida se instalou na Terra numa forma lenta e ocasional, nos oceanos primitivos do nosso planeta, onde havia água, obviamente, e na atmosfera se encontrava metano, hidrogênio e nitrogênio sob a forma amoniacal. Esta teoria procura explicar que a vida surgiu no nosso planeta:

a) Após a síntese natural das proteínas.

b) A partir dos cosmozoários.

c) Se conformidade com a teoria da abiogênese.

d) Pela panspermia cósmica.

e) Após o aparecimento dos vegetais heterotrófico.

06. (FAFEOD) Analise o esquema abaixo referente à origem da vida.

06

Os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

a) Mares primitivos, CO2 atmosférico, O2 atmosférico, sopa orgânica.

b) Sopa orgânica, CO2 atmosférico, energia luminosa, O2 atmosférico.

c) Coacervato, sopa orgânica, O2 atmosférico, alimento.

d) Tempestades, O2 atmosférico, água (vapor) CO2 atmosférico.

e) Moléculas orgânicas, clorofila, O2 atmosférico, água (vapor).

07. (UFES) Durante os primeiros bilhões de anos de existência da vida, os seres procariontes evoluíram e desenvolveram processos bioquímicos fundamentais, tais como mecanismos de duplicação do material hereditário, síntese de proteínas, obtenção de energia e outros. Em relação à evolução dos processos de obtenção de energia, é lógico se pensar que

I. A presença de oxigênio na atmosfera permitiu que uma linhagem de seres procariontes desenvolvesse um mecanismo de obtenção de energia – a respiração aeróbica.

II. Uma linhagem de seres procariontes desenvolveu um processo de fabricação de substâncias orgânicas que usa a luz solar como fonte de energia – a fotossíntese.

III. A fermentação é um processo de obtenção de energia bastante simples e os primeiros seres vivos deviam utilizá-lo, por ser um processo anaeróbico.

IV. Durante o processo da fotossíntese, ocorre degradação de moléculas de água, com liberação de energia e de oxigênio para a atmosfera.

Aponte a alternativa que a sequência correta da evolução dos processos.

a) I – II – III – IV.

b) II – IV – III – I.

c) II – III – IV – I.

d) III – I – II – IV.

e) III – II – IV – I.

08. (UECE) Acontecimentos históricos refletem apoios ou contestações relacionadas a disputas entre as teorias da Abiogênese e da Biogênese. No que concerne a esse assunto, associe o nome do autor ao experimento ou à teoria a seguir, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. REDI

2. SPALLANZANI

3. NEEDHAM

4. PASTEUR

5. OPARIN

(  ) Efetuou a esterilização de caldos nutritivos, fechando-os hermeticamente nos frascos que os continham. Foi o precursor dos enlatados.

(  ) Elaborou experimento, alongando os gargalos dos frascos que continham os caldos nutritivos, os quais ficaram parecendo pescoço de cisne. Provou definitivamente a impossibilidade da geração espontânea.

(  ) Defendeu a teoria da origem da vida de forma “espontânea” nos mares primitivos.

(  ) Por meio de experimento com frascos contendo carne, cobertos com material do tipo gaze, para impedir o acesso de moscas, e com frascos não cobertos que permitiam acesso livre desses insetos à carne, provou que larvas de moscas não se originavam espontaneamente.

(  ) Defendeu a teoria da geração espontânea. Seus experimentos não se cercavam dos devidos cuidados de acesso a microrganismos, os quais cresciam nas infusões preparadas e aquecidas; segundo ele, os germes apareciam por geração espontânea.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) 2, 4, 5, 1, 3.

b) 4, 3, 2, 5, 1.

c) 3, 1, 4, 5, 2.

d) 5, 4, 3, 2, 1.

09. (UNIFICADO) Existe uma hipótese que supõe que a atmosfera primitiva desempenhou um papel muito importante na origem e evolução dos seres vivos. A composição química dessa atmosfera era:

a) Vapor de água, hidrogênio, metano e amônia.

b) Vapor de água, oxigênio, metano e amônia.

c) Oxigênio, metano, hidrogênio e amônia.

d) Metano oxigênio, hidrogênio e vapor de água.

e) Oxigênio, metano, vapor de água e gás carbônico.

10. (UEPA) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

O planeta Terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Inicialmente sua superfície era constituída por magma quente. As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento desse material. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não foram encontrados registros de vida, levantando a questão sobre como ocorreu o SURGIMENTO DA VIDA NO PLANETA.

(Texto Modificado: Bio, Sônia Lopes, 2008.)

Sobre o processo em destaque no texto, é correto afirmar que

a) A panspermia é uma teoria que admite que a origem da vida é extraterrestre.

b) A abiogênese postula que a vida surgiu de um ser vivo preexistente.

c) O criacionismo admite o surgimento da vida extraterrestre.

d) A biogênese afirma que a vida surgiu por geração espontânea.

e) A teoria por evolução química postula que a vida surgiu de uma única molécula inorgânica.

11. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente a partir da matéria bruta. Acreditavam que vermes surgiam espontaneamente do corpo em decomposição; que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.

LOPES, Sônia. Bio. Vol. único. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 15-17.

Uma experiência realizada e que reforçou a Teoria da Geração Espontânea foi a do cientista:

a) Francesco Redi: colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos e outros completamente abertos. Nos frascos mantidos abertos as moscas pousavam sobre a carne e larvas apareciam. Nos frascos mantidos fechados as moscam não chegavam até a carne e larvas não apareciam.

b) John Needham: colocou à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois desse período, examinando essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microrganismos.

c) Lazzaro Spallanzani: colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por algum tempo e então abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.

d) Louis Pasteur: colocou um líquido nutritivo dentro de um balão com pescoço longo, em seguida submeteu o líquido à fervura. Após a fervura deixou o balcão esfriar. Mantido o balão intacto, mesmo depois de muito tempo, o líquido permaneceu estéril. Quebrando-se o pescoço do balão, e após algum tempo, verificou-se que houve desenvolvimento de microrganismos.

12. (UEPG) A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto.

01. Os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.

02. Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de frequentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chuvas aos mares.

04. O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma verdadeira “sopa nutritiva”, rica principalmente em aminoácidos e proteínas.

08. Nos mares primitivos desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as moléculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando numerosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados.

16. Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favoráveis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra.

Soma das alternativas corretas:

13. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva. Nesse aparelho, submeteu uma mistura dos gases, dentre eles a amônia, a descargas elétricas. Ao final do experimento, obteve a formação de moléculas orgânicas, entre elas alguns aminoácidos. Os dados obtidos por Miller poderiam ser representados por uma das seguintes figuras:

DADOS:

– Eixo X = Concentração de amônia (unidade arbitrária)

– Eixo Y = Tempo (h)

– Eixo Z = Concentração de aminoácidos (unidade arbitrária em relação à concentração de amônia)

13

No que se refere à amônia e aos aminoácidos, dentre as figuras, aquela que melhor representa os resultados obtidos por Miller é a:

a) figura 1.

b) figura 2.

c) figura 3.

d) figura 4.

e) figura 5.

14. (UPE) O experimento, utilizando-se de frascos de vidro, com o formato de “pescoço de cisne”, contendo um “caldo nutritivo” e submetido primeiramente ao isolamento e posteriormente à exposição ao ar, conforme figura abaixo foi usado para se provar a origem da vida.

14

O autor e a teoria por ele provada foram respectivamente:

a) Charles Darwin e Teoria da Evolução.

b) Francesco Redi e Teoria da Abiogênese.

c) Aristóteles e Teoria da Geração Espontânea.

d) Louis Pasteur e Teoria da Biogênese.

e) Louis Joblot e Teoria da Seleção Natural.

15. (VUNESP) Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.

I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.

II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.

III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que se constituiu, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.

Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

16. (UFLA) Desde a origem da vida até o surgimento dos seres vivos ocorreram vários eventos, como:

I. Formação das primeiras células.

II. Surgimento das moléculas orgânicas.

III. Aparecimento dos organismos autotróficos.

IV. Surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.

Marque a sequência correta dos eventos.

a) I – III – IV – II.

b) II – I – III – IV.

c) III – IV – II – I.

d) IV – II – I – III.

17. (UNIOESTE) A respeito da origem da vida em nosso planeta, pode-se afirmar que:

01. A proliferação dos organismos autótrofos foi responsável pela expansão dos organismos heterótrofos.

03. A respiração aeróbia e o estabelecimento de equilíbrio entre os heterótrofos e autótrofos ocorreu pelo surgimento do processo da fermentação.

04. Na concepção cosmozoica, a vida teria aparecido pela proliferação de um tipo especial de microrganismo.

08. Pasteur lutou a favor da teoria da geração espontânea ou embriogênese.

16. Segundo Oparin, na atmosfera primitiva existiram metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água.

32. Oparin propôs a teoria naturalista e admitiu a formação de coloides e coacervados.

Soma das alternativas corretas:

18. (URCA) Sobre o aparecimento de lagartas em espigas de milho, como mostra a figura abaixo, podemos inferir corretamente:

18

a) A geração espontânea é comum nos invertebrados.

b) Os grãos se transformaram em lagartas.

c) Ovos depositados por borboletas deram origem as lagartas.

d) Houve apodrecimento do sabugo.

e) É causado pelo apodrecimento dos grãos.

19. (UEM) O esquema abaixo representa, de acordo com as hipóteses consideradas atualmente, os processos evolutivos, químico e biológico, relacionados ao surgimento da vida na Terra, há 3,8 bilhões de anos. Nele, está apontada a evolução temporal do surgimento dos organismos pluricelulares e eucariontes e dos processos de respiração aeróbia, fotossíntese e fermentação, não necessariamente nessa ordem. Com base no esquema, assinale o que for correto.

19

01. I deve representar o processo de fermentação.

02. II deve representar o processo de fotossíntese.

04. III deve representar o processo de respiração aeróbia.

08. IV deve representar os primeiros eucariontes.

16. V deve representar os organismos pluricelulares.

Soma das alternativas corretas

20. O surgimento da fotossíntese aeróbica é considerado um marco na história de vida na Terra e isso se deve, principalmente, a:

a) Esse processo metabólico ter possibilitado às primeiras células, eucarióticas, a obtenção de alimento e energia diretamente do ambiente em que se encontravam.

b) Possibilidade de conversão de moléculas orgânicas pré-formadas a moléculas de ATP, as quais seriam utilizadas como fonte de energia para outras reações metabólicas.

c) Possibilidade de ocupação imediata do ambiente terrestre viabilizada pelo ozônio.

d) Alteração progressiva da atmosfera terrestre devido à liberação do gás oxigênio, redirecionando a evolução no planeta.

e) Essa via metabólica ter possibilitado o estabelecimento da fermentação aeróbia, o processo mais eficaz na obtenção de energia.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: