Publicado por: Djalma Santos | 9 de junho de 2016

TESTES DE GENÉTICA (X)

01. (FEI-SP) Indique a posição relativa dos genes A, B, C, D, localizados no mesmo cromossomo, apresentando as seguintes frequências de recombinação:

AB – 17%, CD – 30%, AC – 5%, AD – 35%, BD – 18%

a) A – B – C – D.

b) A – C – B – D.

c) A – B – D – C.

d) C – A – B – D.

02. (MACKENZIE) Sabendo-se que a miopia e o uso da mão esquerda não condicionados por genes recessivos, analise a genealogia a seguir e responda.

02

A probabilidade do casal 4 x 5 ter uma criança diíbrida é:

a) 1/8.

b) 3/16.

c) 1/16.

d) 1/4.

e) 1/2.

03. A acondroplasia é uma doença esquelética de nanismo com encurtamento dos membros e aumento de cabeça. Uma mulher acondroplásica, casada com um primo igualmente acondroplásico, tem dois filhos; o primeiro apresenta acondroplasia e o segundo não apresenta a anomalia em questão. Com base nesses dados, é correto afirmar que:

a) A acondroplasia tem herança recessiva e o casal é homozigoto dominante.

b) A acondroplasia tem herança dominante e o casal é homozigoto recessivo.

c) O filho acondroplásico só pode ser homozigoto, já que é afetado pela doença.

d) O filho normal é heterozigoto, pois os pais são homozigotos AA e aa. e) a acondroplasia é determinada por alelo dominante e o casal é heterozigoto.

04. (UEM) Assinale o que for correto.

01. De uma dada espécie animal foram cruzados indivíduos com os seguintes genótipos AaBb x aabb. Supondo que nesta espécie não ocorra crossing-over, e que os locos gênicos A e B se segregam independentemente, pode–se observar as seguintes proporções genotípicas: 25% AaBb; 25% Aabb; 25% aaBb; 25% aabb.

02. Um dado loco gênico apresenta alelos múltiplos em número de três (a, a’, a”). Em uma população de organismos diploides, devem–se encontrar seis tipos diferentes de genótipos.

04. Um casal, no qual o marido possui o tipo sanguíneo B e a mulher tipo O, nunca terá filhos com o tipo sanguíneo A.

08.Sabe-se que, na planta conhecida como Boca de Leão, a cor das flores não apresenta dominância entre os caracteres branco e vermelho. Assim, do cruzamento entre a planta com flores brancas e a planta com flores vermelhas, obtém–se 25% de plantas com flores vermelhas, 50% de plantas com flores rosas e 25% de plantas com flores brancas.

16 Um dos tipos graves de hemofilia, a hemofilia A, é causado pela deficiência no fator de coagulação VIII, de herança recessiva ligada ao X. Assim, de um casamento entre uma mulher normal homozigota com um homem afetado, cerca de 50% dos filhos do sexo masculino serão afetados.

Soma das alternativas corretas:

05.

05

Sabendo-se que o uso da mão esquerda e a miopia são condicionados por genes autossômicos recessivos, a probabilidade de o casal 1 x 2 ter uma criança destra e de visão normal é de:

a) 1/4.

b) 1/2.

c) 3/4.

d) 1.

e) Zero.

06. Considere um gene autossômico dominante T, localizado num determinado cromossomo, e o gene autossômico s, recessivo, localizado em qualquer outro cromossomo. Sabendo-se que T é letal, para o embrião, quando em homozigose, qual a proporção fenotípica esperada do cruzamento de uma fêmea heterozigota para esses dois pares de genes com um macho de igual composição genotípica?

a) 9 : 3 : 3 : 3 : 1.

b) 6 : 2 : 3 : 1.

c) 9 : 3 : 4.

d) 12 : 3 : 1.

e) 6 : 3 : 4.

07. (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.

b) Ambos os pais são homozigotos.

c) Ambos os pais são heterozigotos.

d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.

e) As suposições a e c são aceitáveis.

08. (PUCCAMP) As flores de determinada planta podem ser vermelhas ou amarelas. Dois pares de genes (Vv e Aa) determinam essa característica: plantas V_A_ produzem flores vermelhas e plantas V_aa, vvA_ ou vvaa, flores amarelas. Na descendência do cruzamento VvAa x VvAa, espera-se encontrar uma proporção fenotípica de:

a) 1 vermelha : 1 amarela.

b) 9 amarelas : 7 vermelhas.

c) 9 vermelhas : 7 amarelas.

d) 15 amarelas: 1 vermelha.

e) 15 vermelhas : 1 amarela.

09. (UFRGS) Em porcos, a cor dos pelos pode ser branca (P_) ou preta (pp), e o tipo de casco é determinado por alelos que segregam em outro cromossomo, sendo que F_ condiciona casco indiviso e ff, casco fendido. Se porcos diíbridos são cruzados entre si e produzem, entre várias ninhadas, 64 descendentes, quantos desses apresentarão fenótipo diferente dos pais?

a) 4.

b) 16.

c) 28.

d) 36.

e) 60.

10. (UFTM) Na genealogia apresentada, a probabilidade de o casal 4-5 ter uma criança heterozigota, se o indivíduo 5 for heterozigoto, é de:

10

a) 3%.

b) 6,25%.

c) 8%.

d) 25%.

e) 50%.

11. (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

a) 100% vv, verdes.

b) 100% VV, amarelas.

c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes.

d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas.

e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

12. (IFTM) O conhecido “teste do pezinho”, amparado pela Portaria nº 822/GM, de 6 de junho de 2001, cuja obrigatoriedade para todo o território brasileiro é realizado com uma gota de sangue retirada do pé dos recém-nascidos. Esse procedimento permite detectar os portadores da fenilcetonúria, doença genética recessiva.

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2001/prt0822_06_06_2001.htm&gt;

As pessoas com essa anomalia são incapazes de produzir uma enzima que atua na transformação do aminoácido fenilalanina, no aminoácido tirosina. Sem essa conversão a fenilalanina acumula-se no sangue e é convertida em substância tóxica, que provoca lesões no sistema nervoso, principalmente na infância, culminando com o retardo mental do portador. Considerando o nascimento de uma menina fenilcetonúrica, filha de pais saudáveis, que não apresentam essa doença, é correto afirmar.

a) O tratamento por meio de vacinas específicas deverá ser feito logo no primeiro mês de vida dessa criança a fim de garantir a total imunidade contra essa doença.

b) A probabilidade do casal citado no enunciado ter um segundo descendente do sexo masculino e normal para fenilcetonúria é de 3/4.

c) A análise das características do casal descrito e de sua filha permite concluir que a fenilcetonúria é uma doença recessiva ligada ao cromossomo sexual X.

d) A alimentação com quantidade reduzida em fenilalanina, a partir do primeiro mês de vida dessa criança, pode evitar significativamente o retardo mental.

e) A criança terá vida saudável, pois as enzimas produzidas pela mãe e transferidas pela placenta atuarão constantemente na transformação de fenilalanina em tirosina.

13. A análise do heredograma a seguir permite supor que a característica apresentada pelos indivíduos é:

13

a) Ligada ao cromossomo X.

b) Ligada ao cromossomo Y.

c) Autossômica dominante.

d) Autossômica recessiva.

e) Letal na primeira infância.

14. (UEM) O daltonismo é produzido pelo gene d recessivo e ligado ao cromossomo X. O albinismo é condicionado por um gene autossômico e recessivo. Um homem daltônico e heterozigoto para o albinismo é casado com uma mulher normal portadora para o daltonismo e heterozigota para o albinismo. Assim, a probabilidade de esse casal ter um filho:

01. Do sexo feminino não daltônico e não albino é de 25%.

02. Do sexo masculino daltônico e não albino é de 18,75%.

04. Independente do sexo, daltônico, é de 50%.

08. Do sexo feminino daltônico e albino é de 6,25%.

16. Do sexo feminino daltônico é de 37,5%.

32. Do sexo feminino não daltônico e albino é de 18,75%.

64. Do sexo masculino e albino é de 12,5%.

Soma das alternativas corretas:

15. (UFBA) No heredograma a seguir, os indivíduos representados por símbolos pretos são afetados pela surdo-mudez.

15

Da análise do heredograma, conclui-se que a surdo-mudez é uma característica hereditária:

a) Letal em homozigose.

b) Recessiva e autossômica.

c) Dominante e autossômica.

d) Dominante e ligada ao cromossomo Y.

e) Recessiva e ligada ao cromossomo X.

16. (UNESP) Se em um mapa genético a distância entre os loci A e B é de 16 morganídeos, qual a frequência relativa dos gametas AB, Ab, aB e ab, produzidos pelo genótipo AB/ab?

16

17. (PUC-SP) O cruzamento de uma drosófila de olho vermelho, heterozigota, com um macho de olho branco, sabendo-se que esse caráter obedece ao mecanismo da herança ligada ao sexo, deve dar:

a) Todos os descendentes machos de olho vermelho, porque eles não recebem o cromossomo X do pai.

b) Descendentes machos de olho vermelho e olho branco, porque 50% deles recebem o cromossomo X do pai, que tem olho branco, e 50% o X da mãe, que tem olho vermelho.

c) Todos os descendentes femininos de olho branco, porque as fêmeas recebem o cromossomo X do pai, que tem olho branco.

d) 50% dos descendentes femininos de olhos vermelhos e 50% de olhos brancos, porque a fêmea é heterozigota e o macho é portador do gene recessivo.

e) Tanto machos quanto fêmeas 50% de olhos vermelhos e 50% de olhos brancos, porque se trata de cruzamento de um heterozigoto com um birrecessivo.

18. (FUVEST) A forma do lobo da orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos.

18

O heredograma acima mostra que a característica lobo da orelha solto não pode ter herança:

a) Autossômica recessiva, porque o casal I-1 e I-2 tem um filho e uma filha com lobos das orelhas soltos.

b) Autossômica recessiva, porque o casal II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.

c) Autossômica dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.

d) Ligada ao X recessiva, porque o casal II-1 e II-2 tem uma filha com lobo da orelha preso.

e) Ligada ao X dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem dois filhos homens com lobos das orelhas presos.

19. (UFG) Um estudo genético revelou a presença de uma mutação no estado heterozigoto em vários membros de uma mesma família, como mostrado a seguir.

19

Pela análise do heredograma, quantos indivíduos são obrigatoriamente heterozigotos e qual é a probabilidade de nascer um filho portador da mutação genética indicada no cruzamento entre II-1 (homozigoto dominante) e II-2?

a) 5 indivíduos e 1/2.

b) 5 indivíduos e 1/4.

c) 4 indivíduos e 3/4.

d) 4 indivíduos e 1/2.

e) 4 indivíduos e 1/4.

20. (UCS) Alelos são pares de genes responsáveis pela expressão de determinadas características num organismo. Em cobaias de laboratório, foram identificados alelos que controlam a coloração do pelo, seguindo o padrão abaixo.

COBAIA 1: AA – COLORAÇÃO CINZA.

COBAIA 2: AA – COLORAÇÃO CINZA.

COBAIA 3: AA – COLORAÇÃO BRANCA.

A partir desse padrão, analise as afirmações abaixo.

– Considerando um cruzamento das cobaias 1 x 2, a chance de obtenção de um indivíduo cinza é de __________.

– Considerando um cruzamento das cobaias 2 x 3, a chance de obtenção de um indivíduo branco é de __________.

– A coloração branca só aparece em indivíduos __________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.

a) 100% – 50% – homozigóticos recessivos.

b) 50% – 50% – homozigóticos recessivos.

c) 75% – 25% – heterozigóticos dominantes.

d) 25% – 50% – heterozigóticos recessivos.

e) 100% – 50% – homozigóticos dominantes.

20

Anúncios

Responses

  1. Professor Djalma Santos, Bom dia!
    Quero parabenizá-lo por compartilhar todos esses materiais através de seu blog. Pode ter certeza que o Senhor contribui efetivamente de muitos, muitos alunos e ganha cada dia mais a admiração de amantes e colegas da Biologia.
    Sempre indico para meus alunos, os mesmos fazem uso e chegam às aulas com muito mais informação do que eu sozinho poderia passar.
    Parabéns e continue sempre nessa “missão”, onde as informações não são patrimônio de uma unica pessoa, e que tudo pode ser compartilhado.

    Abraços,

    José Anselmo
    Professor de Biologia e Aquapaisagista


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: