Publicado por: Djalma Santos | 9 de junho de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (11)

01. (UNESP) Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O objetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com “sim” ou “não”, descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo.

1a

Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram inseridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o animal escolhido pelo seu oponente:

1b

a) Camundongo e ema.Os animais A e B são, respectivamente:

b) Cabra e cigarra.

c) Capivara e lagarto.

d) Galinha e louva-deus.

e) Vaca e jiboia.

02. (IFG-2013/1) Um grupo de estudantes, ao fazer uma coleta de organismos, encontrou dois animais (I e II), cujas características estão listadas a seguir:

I. Corpo segmentado, cinco pares de patas e dois pares de antenas.

II. Corpo segmentado, ausência de esqueleto rígido, tegumento altamente vascularizado e úmido.

Os animais encontrados podem ser, respectivamente, classificados como:

a) Anelídeo e crustáceo.

b) Anelídeo e inseto.

c) Inseto e anelídeo.

d) Crustáceo e anelídeo.

e) Crustáceo e molusco.

03. (UFSCar) A ilustração mostra um inseto estilizado de tamanho exagerado.

03

Argumenta-se que a inexistência de insetos de grande tamanho corporal deve-se a restrições quanto à sustentação e dinâmica de fluidos corporais. Essas restrições estariam relacionadas ao tipo de sustentação corporal, sistemas circulatório e respiratório, que nos insetos correspondem a:

a) Endoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração cutânea.

b) Exoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração traqueal.

c) Exoesqueleto incompleto, sistema circulatório misto e respiração traqueal.

d) Exoesqueleto mineralizado, sistema circulatório fechado e respiração cutânea.

e) Endoesqueleto calcário, sistema circulatório aberto e respiração traqueal.

04. (UFU) Os Ornitorrincos encontrados na Austrália e Tasmânia, aqui representados como primeiro, e os gambás da América do Sul, aqui representados como segundo são classificados como:

a) O primeiro é um Prototério, ovíparo e amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo, com placenta pouco desenvolvida e amamenta os filhotes.

b) O primeiro é um Prototério, ovíparo e não amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo e não apresenta placenta e nem amamenta os filhotes.

c) O primeiro e o segundo são Metatérios, ovíparos, com placenta pouco desenvolvida e amamentam os filhotes.

d) O primeiro é um Metatério, ovíparo e não amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo e com placenta desenvolvida e duradoura.

05. (UFPel) O Filo Porifera (do grego poris = poro e phoros = portador) reúne “animais” conhecidos como poríferos ou esponjas. Essa denominação deve-se a uma das suas principais características: apresentar o corpo perfurado por inúmeros poros. É considerado um ramo primitivo na evolução dos metazoários, pois sua organização corporal é extremamente simples. Todos os poríferos são aquáticos, vivendo no mar, em águas costeiras, rasas e quentes. Geralmente constituem os recifes de corais. Com base na descrição dos poríferos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica uma característica ocorrente nas esponjas.

a) Não apresentam tecidos verdadeiros e apresentam espículas silicosas ou calcárias.

b) Apresentam tecidos verdadeiros e não apresentam espículas silicosas.

c) Apresentam tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

d) Não apresentam tecidos verdadeiros, mas apresentam apenas espículas calcárias.

e) Apresentam tecidos verdadeiros com espículas calcárias ou silicosas.

06. (UFT) Analise este esquema, em que está representada uma possível classificação de animais vertebrados:

06

Considerando-se as informações desse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto estabelecer-se correspondência entre:

a) I e peixes.

b) II e répteis.

c) IV e mamíferos.

d) V e aves.

07. (UNICENTRO) Os vertebrados possuem uma diversificação enorme quanto às suas adaptações características. Sobre isso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.

(  ) Os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido.

(  ) Diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras.

(  ) Em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca.

(  ) As aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.

(  ) Enquanto as aves são animais ectotérmicos, os répteis são animais homeotérmicos.

a) V – F – V – V – F.

b) F – V – V – V – F.

c) V – F – F – F – V.

d) F – V – F – V – F.

e) F – F –V – V – V.

08. (IFTM) Uma das ilustrações do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, a falsa tartaruga é uma personagem que está sempre chorando. Provavelmente Carroll baseou-se no fato de que as tartarugas marinhas derramam “lágrimas” ao vir desovar nas praias. No Brasil, não é diferente, as tartarugas marinhas liberam “lágrimas” quando estão em oviposição, em praticamente toda costa brasileira, do sul ao nordeste como em Fortaleza, Ceará e Paraíba. O “choro” das tartarugas é explicado:

a) São excreções das glândulas de sal localizadas próximas aos olhos que regulam a quantidade deste mineral no corpo.

b) Por causa das correntes de ar e de grânulos de areia que eventualmente atingem seus olhos.

c) Por não apresentarem patas adaptadas e ainda terem que construir seu ninho por escavação.

d) Pelo fato dos ovos serem de diâmetros diferentes.

e) Pela quantidade de ovos depositados na areia.

09. (UFSJ) Sobre os artrópodes, é incorreto afirmar que:

a) Os diplópodes alimentam-se geralmente de matéria vegetal e os quilópodes são predadores.

b) Os insetos apresentam respiração traqueal e excreção por túbulos de Malpighi.

c) Os crustáceos apresentam respiração branquial, sendo, por isso, restritos ao ambiente aquático ou semiaquático.

d) Todas as espécies de escorpião e aranha utilizam as quelíceras, diferentemente os insetos e crustáceos, que utilizam as mandíbulas para a alimentação.

10. (UFGD) Quatro vertebrados são ordenados de acordo com o compartilhamento de caracteres únicos derivados, de acordo com a seguinte demonstração.

10

Assinale a alternativa que apresenta pela ordem esses possíveis animais

a) 1: lagarto; 2: crocodilo; 3: salamandra; 4: camundongo; 5: chimpanzé.

b) 1: camundongo; 2: crocodilo; 3: lagarto; 4: chimpanzé; 5: salamandra.

c) 1: chimpanzé; 2: lagarto; 3: crocodilo; 4: camundongo; 5: salamandra.

d) 1: salamandra; 2: lagarto; 3: crocodilo; 4: camundongo; 5: chimpanzé.

e) 1: crocodilo; 2: salamandra; 3: lagarto; 4: chimpanzé; 5: camundongo.

11. (UEPB)

Moscas, besouros e formigas foram o CSI animal

Ao chegar a uma cena de crime, os peritos não se dirigem apenas ao cadáver – observam também insetos presentes. “Eles ajudam a elucidar questões relacionadas à morte violenta, maus-tratos e sequestros”, explica a perita Janyra da Costa. A prática ainda não é comum no Brasil, mas já virou regra nos EUA e na Europa. A formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte – pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de sequestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde insetos maiores não conseguem circular. As moscas são úteis nos casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam a mosca no local do crime e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual. Quando a polícia invade um cativeiro, procura por mosquitos que se alimentam de sangue humano e por isso podem conter uma amostra do DNA do sequestrador. Estes também são usados quando há suspeita envolvendo drogas, pois revelam se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina (Super Interessante, abril/2011).

Sobre a classe insecta, assinale a alternativa correta.

a) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e sua hemolinfa é rica em pigmentos como a hemoglobina ou hemocianina – pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio.

b) Os insetos constituem um grupo de animais que apresenta grande diversidade biológica e ampla dispersão, no entanto as espécies que apresentam exoesqueleto quitinoso têm pequena distribuição.

c) O corpo dos insetos é dividido em cefalotórax e abdome, possui duas antenas e oito patas locomotoras.

d) Insetos apresentam sistema respiratório traqueal, pelo qual os gases passam diretamente do meio externo para as células, através de uma rede de tubos.

e) Os tubos de Malpighi constituem no aparelho excretor dos insetos, estando intimamente associado ao sistema nervoso.

12. (UFF) Um agricultor capturou uma cobra venenosa em sua propriedade e verificou as seguintes característica do corpo do animal.

12

Analisando as características morfológicas acima, pode-se concluir que a serpente era uma:

a) Jararaca.

b) Coral verdadeira.

c) Surucucu.

d) Cascavel.

e) Falsa coral.

13. (UNIMONTES) Algumas espécies de ostras produzem perolas. A formação da perola pode ocorrer quando um grão de areia ou a larva de um verme penetra entre a concha e o manto e este fabrica uma série de camadas de nácar ou madrepérola (substância brilhante composta de carbonato de cálcio) ao redor do corpo estranho. As afirmativas a seguir se referem à biologia desses animais. Analise-as e assinale a alternativa correta.

a) São animais monoicos.

b) Apresentam respiração pulmonar.

c) São moluscos que possuem rádula.

d) A produção de perolas é um mecanismo de defesa de alguns bivalvos.

14. (PUC-SP) Os recifes de corais são formados por colônias de animais providos de um esqueleto que protege um grande número de pólipos. Os animais presentes nos corais pertencem ao mesmo filo que:

a) Águas-vivas e anêmonas-do-mar.

b) Mexilhões e caramujos.

c) Esponjas e hidras.

d) Estrelas-do-mar e planárias.

e) Ouriços-do-mar e caranguejos.

15. (FATEC) No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais diversificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são só de insetos. Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao meio ambiente terrestre, destaca-se a presença de:

a) Endoesqueleto, que favorece a sustentação do corpo e a locomoção.

b) Pulmões, que favorecem as trocas gasosas no meio ambiente aéreo.

c) Exoesqueleto quitinoso e impermeabilizante, que favorece a economia de água.

d) Ovos com cascas permeáveis, que favorecem a transpiração e impedem a desidratação.

e) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, que favorece a locomoção e a obtenção de alimentos.

16. (IFPE) Analise as imagens seguintes de quatro animais pertencentes a diversos grupos zoológicos. Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente cada grupo. Para isso, considere também a numeração de 1 a 4.

16

a) (1) equinoderma; (2) molusco; (3) artrópode e (4) nematelminto.

b) (1) celenterado; (2) artrópode; (3) molusco e (4) platelminto.

c) (1) molusco; (2) equinoderma; (3) artrópode e (4) nematelminto.

d) (1) nematelminto; (2) equinoderma; (3) molusco e (4) celenterado.

e) (1) equinoderma; (2) celenterado; (3) artrópode e (4) nematelminto.

17. (UNESP) Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a professora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, preservados e montados para a exposição.

17

Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de aranhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espécie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é:

a) 24.

b) 19.

c) 18.

d) 14.

e) 12.

18. (UEM) Aranhas e escorpiões são animais peçonhentos que causam acidentes, principalmente em domicílios rurais e residências próximo a terrenos baldios ou matas. Sobre esses organismos, assinale o que for correto.

01. Pertencem ao grupo dos quelicerados, por apresentarem um par de quelíceras – estruturas afiadas que capturam o alimento.

02. As aranhas realizam as trocas gasosas por meio de pulmões foliáceos.

04. O cefalotórax dos aracnídeos apresenta um par de antenas e um par de mandíbulas.

08. Uma estrutura característica dos escorpiões é o aguilhão, uma estrutura sensorial, localizado no início da face ventral do abdome.

16. Pertencem à Classe Arachnida, com corpo dividido em cefalotórax e abdome, quatro pares de pernas e apêndices anteriores para manipular alimentos.

Soma das alternativas corretas:

19. (UFVJM) A classe dos mamíferos reúne animais com presença de glândulas mamárias, corpo total ou parcialmente coberto por pelos, são endotérmicos e distribuem-se por praticamente todos os ambientes do planeta. Assinale a alternativa que contenha apenas seres pertencentes à classe dos mamíferos.

a) Tubarão, raia, morcego.

b) Peixe-boi, baleia, pinguim.

c) Golfinho, morcego, elefante.

d) Baleia, tartaruga, salamandra.

20. (UFGD) Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.

a) Platyhelminthe, Nematoda e Anellida.

b) Anellida, Mollusca e Arthropoda.

c) Nematoda, Anellida e Mollusca.

d) Arthropoda, Anellida e Platyhelminthes.

e) Mollusca, Nematoda e Arthropoda.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: