Publicado por: Djalma Santos | 9 de junho de 2016

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (7)

01. (FPS) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação. A evolução de uma espécie ocorre __________ e seu principal alvo é ___________.

a) na comunidade, o indivíduo.

b) no indivíduo, a população.

c) na população, a comunidade.

d) no indivíduo, o indivíduo.

e) na população, a população.

02. (UNIOESTE) Características adaptativas ao ambiente terrestre surgiram casualmente e foram selecionadas tanto em organismos animais quanto em organismos vegetais, de maneira que a colonização do ambiente terrestre pôde acontecer. Relativo a esta afirmativa, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Nos vegetais, o surgimento do esporo como forma de dispersão auxiliou a colonização do ambiente terrestre a partir das briófitas.

02. O desenvolvimento do embrião em um ovo com casca capacitou os anfíbios à vida fora da água.

04. Nos vegetais criptógamos, o grão de pólen substituiu o esporo como principal meio de dispersão da prole.

08. A presença de âmnion, saco vitelínico, alantóide e córion nos répteis, aves e mamíferos auxiliou a expansão do sucesso dos vertebrados no ambiente terrestre.

16. O refinamento do tecido vascular é representado pelos traqueídes e elementos de vasos, estruturas mais especializadas surgidas nas pteridófitas.

32. Entre as adaptações do sistema excretor, o rim mesonefro capacitou os mamíferos à absorção e conservação máxima de água, eliminando desta forma uma urina hiposmótica.

64. A alternância de gerações, fase gametofítica e fase esporofítica, deixaram de existir durante o processo evolutivo nos vegetais, sendo a fase esporofítica substituída pela fase gametofítica durante a evolução.

Soma das alternativas corretas:

03. (PUC-RIO) Analise o cladograma abaixo e as afirmações apresentadas:

03

I. Para a classe Reptilia ser considerada monofilética, é preciso incluir as Aves dentro do grupo.

II. Aves e dinossauros possuem um ancestral comum.

III. Tartarugas, lagartos e cobras formam um grupo monofilético.=

IV. Os crocodilos são filogeneticamente mais próximos das aves do que dos lagartos.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.

b) II e III.

c) I e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

04. (ACAFE) O processo de surgimento de uma nova espécie, denominado especiação, se completa com o surgimento do isolamento reprodutivo, que impede a indivíduos de espécies diferentes trocar genes por cruzamento. Analise as afirmações a seguir.

I. Isolamento sazonal: os membros de duas espécies não se cruzam porque seus períodos de reprodução não coincidem.

II. Isolamento mecânico: decorre da incompatibilidade entre os órgãos genitais dos membros de duas espécies.

lll. Esterilidade do híbrido: os membros de duas espécies copulam, mas o híbrido formado é estéril.

Qual(is) da(s) afirmação(ões) acima contém mecanismos pós-zigóticos de isolamento reprodutivo?

a) I e III.

b) I e II.

c) Nenhuma delas.

d) III.

05. (UPE) Leia o texto a seguir:

A presença indígena na Amazônia há milhares de anos e o contínuo manejo do ambiente construíram verdadeiros bolsões de biodiversidade, preservando o equilíbrio do ecossistema. O povo Kayapó – que se autodenomina Mebengokré – realizou em setembro de 2012, a I Feira Mebengkoré de Sementes Tradicionais. Mais de mil indígenas de 16 povos estiveram presentes neste grande intercâmbio cultural e puderam expor e trocar sementes e variedades tradicionais de milho, melancia, algodão, caju, castanha, fava, feijão, mandioca, cana e outros cultivares tradicionais. Na agricultura voltada para o agronegócio, ocorre a redução da diversidade genética ao privilegiar o cultivo extensivo de poucas espécies, enquanto nas roças dos agricultores familiares indígenas, ocorre a diversificação, estimulando a conservação da biodiversidade.

Fonte: Brasileiros de Raiz – Revista bimestral da RRCK Comunicação e Marketing– Ano II no 10. out-nov/2012, Brasília-DF também disponível em http://brasileirosderaiz.com.br. Adaptado.

O texto nos reporta às bases evolutivas da Genética de Populações.

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

a) A diversidade genética é importante e necessária para as pequenas populações se adaptarem às contínuas mudanças ambientais, pois populações grandes não sofrem efeitos do ambiente.

b) A composição genética de uma população é descrita por meio de frequências de alelos, números de alelos e homozigosidade como medida de diversidade.

c) A agricultura para o agronegócio trabalha com plantas de caracteres qualitativos, no sentido mendeliano, mais informativos para a conservação da biodiversidade.

d) A alteração na frequência gênica e o aumento da variabilidade genética em populações grandes, a exemplo das monoculturas, são devidos à ocorrência da deriva genética.

e) O princípio de Hardy‐Weinberg serve para saber como o equilíbrio de uma população está sendo afetado, pois, apesar de as premissas estabelecerem efeitos nulos do fatores evolutivos, estes, na realidade, estão sempre em ação.

06. (UNIOESTE) Três populações de anfíbios, A, B e C, pertencentes a uma mesma espécie, habitavam uma mesma região. Com o tempo, modificações no ambiente acarretaram no isolamento geográfico dessas populações. Após muitos anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população A com os da população B produzia descendentes férteis. O cruzamento dos indivíduos da população A com os da população C produzia híbridos inférteis, e o dos indivíduos da população B com os da população C, não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

a) A, B e C formaram três espécies diferentes.

b) A, B e C continuaram a pertencer à mesma espécie.

c) A e B tornaram-se espécies diferentes, enquanto C continuou a pertencer a mesma espécie.

d) A e B continuaram a pertencer à mesma espécie enquanto C tornou-se uma espécie diferente.

e) A e C continuaram a pertencer à mesma espécie, enquanto B tornou-se uma espécie diferente.

07. (CEFET-MG) Charles Darwin estudou a distribuição dos tentilhões no Arquipélago de Galápagos e sua relação com o tipo de bico e o hábito alimentar.

07

A relação entre o tipo de bico e o alimento é definida pela(o):

a) Possibilidade de extinção das aves.

b) Espaço geográfico ocupado pelos animais.

c) Disponibilidade de recursos no ambiente.

d) Capacidade de adaptação a novos alimentos.

e) Deslocamento de cada espécie entre as ilhas.

08. (UFJF) Considere as afirmativas a seguir.

I. As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.

II. A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.

III. A seleção natural não altera a frequência dos genes.

IV. O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

09. (UFSCar) O Museu de Arte de São Paulo recebeu em 2007 a mostra sobre o naturalista inglês Charles Darwin, que propôs no século XIX um mecanismo para explicar a evolução das espécies. Esse mecanismo é a:

a) Seleção estabilizadora, que tende a promover o controle do tamanho das populações e melhor utilização dos recursos do ambiente.

b) Seleção sexual, que se baseia na semelhança entre os indivíduos da mesma espécie, o que promove o sucesso reprodutivo e crescimento populacional.

c) Seleção natural, que pressupõe a existência de variação entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas têm maiores chances de sobrevivência e reprodução.

d) Lei do mais apto, que se baseia na existência de indivíduos mais competitivos com melhor desempenho na obtenção de recursos do ambiente.

e) Seleção natural, que se baseia na existência de um grande número de indivíduos semelhantes entre si, que integram uma mesma espécie e que são igualmente aptos ao sucesso reprodutivo.

10. (UFPel) A ideia da seleção natural desenvolvida por Charles Darwin em seu livro ”A origem das espécies” (1859) foi um marco na história da Biologia. Um exemplo clássico de seleção natural refere-se às mariposas de Manchester. A presença sempre crescente da fuligem proveniente da revolução industrial, que matava os liquens e enegrecia os caules das árvores do entorno da cidade inglesa de Manchester apresentava como consequência o aumento das mariposas escuras (Biston betularia) em relação às de cor clara (B. betularia). Essa mudança ambiental possibilitou a adaptação e a sobrevivência da população escura no novo ambiente e alterou o número de mariposas negras e claras. Hoje sabemos que, além da camuflagem e do ataque de pássaros, a mudança no número de mariposas é influenciada também por outros fatores, como por exemplo, a migração. Segundo a teoria da seleção natural, é correto afirmar que ocorreu/ocorreram:

a) Predação das mariposas claras e escuras, conforme a mudança de cor das árvores.

b) Mutação das mariposas claras, originando as formas escuras.

c) Diferenças no ciclo vital das duas formas de mariposas.

d) A formação de um indivíduo mutante adaptado ao novo ambiente e, por isso, essa espécie foi extinta.

e) Formação de uma espécie nova e distinta da existente inicialmente.

11. (UERGS) Do ponto de vista genético e evolutivo, qual sentença explica corretamente o surgimento de um novo alelo?

a) Um alelo surge quando uma sequência original de um gene se replica e não é eliminada, ficando presente na espécie através das gerações.

b) Um alelo surge quando um lócus muda de lugar no genoma e interfere no fenótipo do indivíduo que o herdou.

c) Um alelo surge se determinado gene sofre um tipo de mutação aleatória que é eliminada ou corrigida, ficando único no indivíduo.

d) Um alelo surge se determinada sequência de DNA sofre um tipo de mutação direcionada, a qual será passada a todas as células do indivíduo graças às divisões mitóticas.

e) Um alelo surge sempre que a sequência original de um gene sofre uma mutação aleatória que não é eliminada ou corrigida, ficando presente na população através das gerações.

12. (UEPB) Leia as proposições abaixo sobre a teoria sintética da evolução e, após analisá-las, coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

( ) Os principais fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética nas populações são a mutação e a recombinação gênica.

(  ) Evolutivamente falando, a população pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorre em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

( ) A diversidade de fenótipos em uma população é inversamente proporcional a sua variabilidade genética.

( ) Migração, deriva genética e seleção natural são fatores evolutivos que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida.

(  ) Tanto Darwin quanto a teoria sintética da evolução consideram a população como uma unidade evolutiva.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) VVVFF.

b) VVFVV.

c) FFFVF.

d) FFVVV.

e) VFFFV.

13. (IFNMG) Um estudante questionou seu professor sobre a possibilidade de ser verdadeira uma reportagem recente, que deu conta do nascimento de gatos com cara de cães, resultante do suposto cruzamento entre uma gata e um cão. Analise as seguintes afirmativas, a partir do conhecimento científico atual:

I. Do cruzamento entre cães e gatos, é possível nascer quimeras, por não haver isolamento reprodutivo entre eles, por ambas as espécies pertencerem à mesma Ordem.

II. Híbridos de cães e gatos não acontecem, porque há isolamento reprodutivo entre tais espécies animais, as quais pertencem a categorias taxonômicas diferentes, como é observado já no nível Família (Canidae e Felidae).

III. O burro é um híbrido viável entre o jumento e a égua; entretanto não produz descendência, haja vista não acontecer a sinapse cromossômica no processo meiótico de formação dos seus gametas.

São corretas as afirmativas:

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III.

c) apenas II e III.

d) I, II e III.

14. No mecanismo de formação de novas espécies, especiação, observa-se, geralmente, várias fases que estão relacionadas abaixo:

I. Seleção natural.

II. Isolamento reprodutivo.

III. Formação de espécies novas.

IV. Formação de subespécies.

V. Isolamento geográfico.

Assinale a alternativa que indica a mais provável sequência das fases do processo, na natureza.

a) IV, I, II, V, III.

b) II, IV, V, III, I.

c) I, III, II, V, IV.

d) V, IV, I, II, III.

e) IV, II, III, V, I.

 

15. (UNEAL) Segundo a Teoria Heterotrófica, os primeiros seres vivos viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico. A energia necessária para o organismo era obtida por fermentação. Foram os primeiros seres fotossintetizantes que introduziram o oxigênio na atmosfera. Surgiram, então, os primeiros seres aeróbios, que obtêm energia pela respiração. Sobre o processo evolutivo de um modo geral, marque a opção incorreta.

a) Evolução corresponde a uma alteração na frequência dos genes de uma população.

b) Espécies diferentes apresentam isolamento reprodutivo (pré-zigótico ou pós-zigótico).

c) Irradiação adaptativa é o desenvolvimento de estruturas análogas em espécies não aparentadas, por força de adaptação a um mesmo meio, nadadeiras no tubarão e na baleia, por exemplo.

d) Segundo Darwin, a seleção natural é um processo em longo prazo.

e) As teorias atuais da evolução – Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução, utiliza o binômio variação/seleção; ou seja, Darwin partia de um universo biológico em que a variabilidade já existia e justificava a predominância de certas formas por meio da ação seletiva do ambiente.

16. (IFBA) As cepas de uma superbactéria de gonorreia foram responsáveis por quase um em cada dez casos da doença sexualmente transmissível em 2010, mais do que o dobro da taxa do ano anterior, disseram autoridades sanitárias nesta segunda-feira (11). As cepas resistentes a drogas também estão se espalhando pelo continente, advertiram as autoridades. Elas foram encontradas em 17 países europeus em 2010, sete a mais do que no ano anterior. A proporção de casos de gonorreia com resistência ao antibiótico recomendado para tratar a doença, a cefixima, subiu de 4% em 2009 para 9% em 2010.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1103028-superbacteria-de-gonorreia-se-espalha-pela-europa.shtml. Acesso em 15 de junho de 2012.

O surgimento de bactérias da gonorreia resistentes a antibióticos pode ser causado:

a) Pelo uso excessivo e descontrolado de antibióticos, que selecionam as variantes mais resistentes, que surgem por mutação.

b) Pelas alterações genéticas causadas pelos antibióticos no DNA e RNA das bactérias patogênicas

c) Pelo fato das bactérias já estarem habituadas com a quantidade de medicamento e assim passarem aos descendentes da geração F2.

d) Por um lento crescimento das populações bacterianas, o que possibilita a transmissão de uma cópia perfeita de DNA para cada célula filha.

e) Pela eliminação indiscriminada de bactérias insensíveis aos antibióticos usados sem receita médica.

17. (UFGD) Um experimento foi realizado da seguinte forma: em aves normais, penas foram aumentadas ou encurtadas artificialmente por meio de colagem ou corte, respectivamente, sendo observado o número de ninhos que cada tipo de ave conseguiu formar. Os resultados obtidos estão apresentados no gráfico a seguir.

17

As informações permitem concluir que:

a) A seleção sexual afeta a evolução de caudas longas nas aves avaliadas.

b) Quanto mais longa a cauda, mais fértil é o macho.

c) O número médio de ninhos foi proporcional ao tamanho da cauda das aves.

d) Machos com caudas alongadas tiveram menor sucesso reprodutivo.

e) Caudas longas indicam machos com maior resistência a microrganismos.

18. (COVEST) O processo de surgimento de novas espécies que se adaptam a ambientes diversos está na base do aumento da biodiversidade e é influenciado por fatores bióticos e abióticos. Darwin soube observar esse processo, associá-lo ao trabalho de outros pesquisadores, e propor leis que o descrevem. Nesse sentido, podemos afirmar o que segue.

I   II

0  0 – As ideias de Malthus sobre crescimento populacional e produção de alimentos foram fundamentais para as conclusões de Darwin.

1  1 – A variação nas características dos filhotes foi assumida por Darwin como a base sobre a qual atua a seleção natural.

2  2 – O isolamento de parte de uma população pode contribuir para a formação de uma nova espécie.

3  3 – A transmissão das características dos organismos bem-sucedidos aos descendentes é essencial para a evolução, mas Darwin não conseguiu explicá-la.

4  4 – “Síntese moderna” se refere à releitura das ideias de Darwin sob a luz da Genética.

19. (UFSJ) Os pinguins são aves adaptadas à vida no meio aquático. Suas asas modificadas em nadadeiras permitem a esses animais grande mobilidade na água para escapar de predadores e para capturar suas presas. Das estruturas apresentadas abaixo, podem ser consideradas homólogas aos membros anteriores dos pinguins as:

a) Nadadeiras dos golfinhos.

b) Asas anteriores dos insetos.

c) Nadadeiras pélvicas dos peixes ósseos.

d) Pernas anteriores dos insetos.

20, (UFF) Durante o processo evolutivo, diversos organismos desenvolveram estruturas ou formas corporais semelhantes em função do ambiente em que viviam. Entretanto, existem outros organismos que apresentam órgãos com a mesma origem embrionária, mas que desempenham diferentes funções. Tais processos são denominados, respectivamente, convergência e divergência evolutiva.

20

Com base nas estruturas destacadas, assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais da figura acima, tendo em vista o processo evolutivo correspondente.

a) Convergência – a, c, e.

Divergência – b, d, f.

b) Convergência – a, d, e.

Divergência – b, c, f.

c) Convergência – a, e, f.

Divergência – b, c, d.

d) Convergência – a, b, d.

Divergência – c, e, f.

e) Convergência – c, e, f.

Divergência – a, b, d.

gab


Responses

  1. Olá professor, ótima lista! Poderia me explicar a questão 7 e a 14? Obrigada!

    • Cara Maria
      Veja a seguir, a resolução das questões que você solicitou.
      QUESTÃO 07
      ALTERNATIVA CORRETA: C (“Disponibilidade de recursos no ambiente.”).
      Veja, a seguir, um dos pontos centrais da teoria evolucionista de Darwin:
      – Os indivíduos de uma mesma população, em qualquer espécie, diferem, via de regra, quanto a várias características, inclusive aquelas que influem na capacidade de explorar, com sucesso, os recursos naturais e de deixar descendentes. Dessa forma, os seres já nascem com as variações, cabendo ao ambiente selecionar os portadores daquelas variações que viabilizam a sobrevivência e a reprodução em um determinado meio. Assim sendo, a extinção e a sobrevivência dos seres vivos são faces da mesma moeda, a seleção natural [ver SELEÇÃO NATURAL (SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS APTOS), matéria publicada neste blog no dia 14/10/2011].
      – Darwin não teve condições de esclarecer a origem das variações hereditárias existentes nas populações, o que representou, de certa forma, uma das grandes críticas a sua obra. Os conhecimentos biológicos disponíveis em sua época, não lhe davam condições de ir além da constatação da luta pela sobrevivência e da seleção natural. A explicação para a origem das referidas variações só pôde ser dada mais tarde, com o desenvolvimento da genética. Sabemos, atualmente, que elas são determinadas pelas mutações (ver MUTAÇÃO GÊNICA, MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS e MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS ESTRUTURAIS, matérias publicadas neste blog nos dias 15/04/2011, 29/04/2016 e 02/06/2016, respectivamente). Dentre os cientistas que colaboraram na elucidação da origem das variações propostas por Darwin, bem como na explicação da transmissão dessas variações às gerações futuras, destacamos August Weissman e Hugo De Vries. Weissman estabeleceu a existência de duas linhagens de células: as germinativas, que dão origem aos gametas e as somáticas que formam o corpo, mostrando que apenas as modificações surgidas na linhagem germinativa são transmitidas aos descendentes. Dessa forma, Weissman derrubou, em definitivo, a lei da herança dos caracteres adquiridos, proposta por Lamarck. Hugo De Vries, um dos redescobridores das Leis de Mendel, descobriu, em 1901, as mutações, que associadas às recombinações mendelianas, vieram explicar a origem e a intensidade das mudanças ocorridas nas populações.
      – Do exposto, pode-se concluir, que para Charles Darwin a variabilidade dentro de uma espécie já existe, e somente os mais adaptados sobrevivem. A sobrevivência de um organismo está ligada a sua capacidade de conseguir alimentos, entre outros fatores. Na figura contida nesta questão, observamos que cada ave apresenta um tipo de bico que favorece a aquisição do alimento disponível.
      QUESTÃO 14
      Ver modificação feita.
      Djalma Santos

      • Agora ficou mais claro! Obrigada, professor!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: