Publicado por: Djalma Santos | 18 de junho de 2016

TESTES DE REPRODUÇÃO (6)

01. (UPE) Leia o texto, a seguir:

O diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD) consiste em um exame realizado antes da implantação dos embriões, representando um avanço extraordinário da ciência da reprodução humana, trazendo tranquilidade para os casais, que, por diversos motivos, precisam certificar-se da qualidade dos embriões a serem implantados no útero materno. O PGD pode ser realizado apenas após ciclo de reprodução assistida, que consiste na coleta e posterior fertilização do óvulo pelo espermatozoide fora do corpo da mulher. Com o PGD, algumas células são removidas do embrião no quinto dia de desenvolvimento embrionário, por meio de técnicas microcirúrgicas para a análise cromossômica ou gênica (ver imagens, a seguir). As células retiradas podem ser observadas por diferentes técnicas, de acordo com o objetivo da análise, a fim de verificar a integridade cromossômica do embrião ou das doenças monogênicas.

(Disponível em: http://www.huntington.com.br/tratamentos/tecnicas-complementares/diagnostico-genetico-pre-implantacional-pgd/. Adaptado)

01

Com base no texto e nas imagens, é correto afirmar que essa técnica microcirúrgica trata da biópsia de:

a) Blastocisto.

b) Cromossomo.

c) Gene.

d) Mesoderma.

e) Mórula.

02. (FCM-PB) C.R.P., 28 anos, deu entrada na Maternidade Cândida Vargas em João Pessoa, PB, onde, duas horas depois deu à luz os gêmeos de sexos diferentes. O marido, Pedro, muito curioso, desejou saber algumas informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir do momento da fecundação. O médico respondeu-lhe, corretamente, que:

a) Dois óvulos foram fecundados por um único espermatozoide.

b) Um óvulo, fecundado por um espermatozoide, originou um zigoto, que se dividiu em dois zigotos, formando dois embriões.

c) Um óvulo foi fecundado por dois espermatozoides, constituindo dois embriões.

d) Dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozoide, originando dois embriões.

e) O uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois.

03. (UFPel) A reprodução dos moluscos não é uniforme em todo o filo, varia de uma classe para outra e também dentro da mesma classe. Os Gastrópodes podem ser dioicos ou monoicos, e os Cefalópodes são todos dioicos. Já os representantes da classe Pelecypoda são, em sua maioria, dioicos, apresentando uma única gônada, o que faz com que algumas espécies dessa classe sejam protândricas. Baseado no texto e em seus conhecimentos é correto afirmar que o processo da protandria se caracteriza por ser um fenômeno em que:

a) Um indivíduo reproduz sexualmente sem possuir gônadas.

b) Uma gônada produz primeiro óvulos e depois espermatozoides

c) Uma gônada produz óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo.

d) Uma gônada produz primeiro espermatozoides e depois óvulos.

e) Indivíduos têm testículos que produzem óvulos ou ovários que produzem espermatozoides.

04. (UNIOESTE) O esquema abaixo representa as etapas do processo de gametogênese masculina.

04

Sobre este processo, assinale a alternativa correta.

a) As células 2 são diploides.

b) A célula 1 é a espermátide.

c) A meiose ocorre na etapa C.

d) As células 3 e 4 são haploides.

e) As células 3 são espermatócitos.

05. (MACKENZIE)

05

A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

a) A parede interna do órgão B é descamada durante o período de ovulação.

b) Estrógeno e progesterona são hormônios produzidos em A e agem em C.

c) Se em uma cirurgia o órgão B for removido, a mulher não menstruará mais.

d) A laqueadura é uma cirurgia em que é feita a remoção do canal indicado em D.

e) A produção de gametas e a fecundação são eventos que ocorrem em A.

06. (UNISC) Assinale a alternativa correta com relação à reprodução humana e desenvolvimento embrionário.

a) De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozoides.

b) No desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma são formados durante a gastrulação.

c) Durante a vida reprodutiva de mamíferos masculinos e femininos, o período de formação e de crescimento das ovogônias acontece de forma idêntica ao das espermatogônias.

d) Após a formação do zigoto, inicia-se o processo de neurulação, onde a célula-ovo sofre sucessivas divisões mitóticas, proporcionando um aumento significativo do número de células.

e) A penetração de um único espermatozoide no óvulo caracteriza a monospermia. Há casos de polispermia, ou seja, entrada de mais de um espermatozoide no óvulo, e isto caracteriza a formação de gêmeos.

07. (UEM) Em nosso planeta, a perpetuação da vida se dá graças à capacidade dos seres vivos de produzirem descendentes semelhantes a si mesmos. Apoiando-se em seus conhecimentos sobre reprodução humana, assinale o que for correto.

01. Apesar de ser um órgão muscular, o útero apresenta o interior revestido pelo endométrio, um tecido rico em glândula, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

02. Considerando que, ao ser liberado pelo ovário, o óvulo movimente-se à velocidade constante de 0,01 cm/min, numa tuba uterina com 12 cm de comprimento, este óvulo levará 20 horas para chegar ao útero.

04. No ovário, após a ovulação, as células que constituem a “cicatriz” do folículo rompido desenvolvem-se formando o corpo lúteo ou corpo amarelo, responsável pela produção do hormônio progesterona.

08. As células precursoras dos gametas são chamadas de ovogônias, sendo que cada ovogônia, durante a ovulogênese, dará origem a 2 óvulos e 2 glóbulos polares.

16. Assim como a camisinha, o diafragma e o DIU (dispositivo intra-uterino) são utilizados tanto para evitar gravidez como para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

Soma das alternativas corretas:

08. (UFLA) Na figura abaixo, estão representadas algumas informações sobre o ciclo menstrual humano.

08

Fonte: GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES, S. Biologia série Brasil. 1 ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 321.

Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I. O decaimento dos níveis de progesterona e de estrógenos ao final do ciclo indica que ocorreu fecundação.

II. O LH alto, por volta do 14º dia do ciclo, estimulará a ovulação e a formação do corpo lúteo.

III. A queda de progesterona indica a não fecundação e provocará a degeneração e a eliminação de parte do endométrio.

IV. O ciclo menstrual apresenta as fases proliferativa, secretória e menstrual, acontecendo na fase proliferativa o crescimento do folículo estimulado pelo FSH.

a) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.

b) Somente as proposições I, II e IV estão corretas.

c) Somente as proposições I e IV estão corretas.

d) Somente as proposições II e III estão corretas.

09. (UECE) Pode-se afirmar corretamente que a segunda divisão meiótica é completada em ovócitos humanos:

a) Ainda na fase fetal, quando os ovócitos são plenamente formados.

b) Na infância, momento de amadurecimento dos gametas femininos.

c) Durante a puberdade, pela produção do FSH.

d) Durante a fecundação, induzida pela penetração do espermatozoide no óvulo.

10. (UFSC) A Europa vai decidir como controlar mais uma fonte de poluição: a urina das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Um dos componentes mais usados na composição de pílulas anticoncepcionais é o etinil-estradiol (EE2), uma molécula semelhante ao estrógeno. Ao contrário do estrôgenio produzido pelo corpo, o EE2 não é rapidamente degradado pelo fígado e, portanto, pode ser administrado em doses extremamente baixas. Mas este fato tem uma consequência importante: ele é retirado intacto do sangue pelos rins e excretado na urina de todas as mulheres que tomam anticoncepcionais. A urina acaba no sistema de esgoto das cidades, que, depois de tratado, é despejado nos rios. Diversos experimentos demonstram os efeitos nocivos do EE2 sobre a reprodução de peixes. Em algumas espécies de peixes, as doses de EE2 despejadas nos rios provocam alterações nos testículos e impedem sua reprodução; em outras, provocam o aparecimento de indivíduos transexuais.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-impacto-do-filho-evitado-,889291,0.htm&gt;. [Adaptado] Acesso em: 20 ago. 2012.

Considerando o acima exposto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. As pílulas anticoncepcionais contêm hormônios que mimetizam a ação dos estrógenos e da progesterona, bloqueando a produção de óvulos pelos ovários.

02. Além dos hormônios encontrados nas pílulas anticoncepcionais, outras substâncias lançadas no ambiente podem interferir no desenvolvimento do sistema reprodutor dos animais.

04. A menstruação é resultado da queda nas taxas de estrógenos e progesterona, o que, em mulheres que utilizam pílula anticoncepcional, é mimetizado pela interrupção da ingestão do anticoncepcional por alguns dias.

08. A urina produzida pelo sistema excretor contém apenas substâncias tóxicas ao organismo, como representado pelo EE2.

16. As alterações apresentadas nos peixes do sexo masculino se explicam porque o EE2 bloqueia a produção de testosterona.

Soma das alternativas corretas:

11. (UFAC) O pênis é um órgão constituinte do sistema reprodutor masculino. Esse órgão, na espécie humana, é percorrido pela uretra, que serve tanto para eliminar urina como esperma. A figura abaixo apresenta as principais estruturas internas do pênis humano. Observe a figura e indique a alternativa que possui o número correspondente à localização correta da uretra.

11

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

12. (ENCCEJA) A reprodução sexuada ocorre sempre na presença de células especializadas chamadas gametas, que se unem para formar a célula ovo ou zigoto. A união dos gametas provoca novas combinações de cromossomos no descendente. Do ponto de vista evolutivo, a reprodução sexuada:

a) Gera organismos geneticamente iguais, diminuindo a capacidade de sobrevivência às modificações ambientais.

b) Gera organismos geneticamente diferentes, diminuindo a capacidade de sobrevivência das espécies no meio ambiente.

c) Gera indivíduos geneticamente iguais à geração paterna que conseguiu sobreviver às mudanças ambientais.

d) Gera organismos geneticamente diferentes, aumentando a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente.

13. (UNIPAMPA) Embora muitos pesquisadores acreditem que os estímulos visuais que a mídia e a televisão oferecem às crianças interferem na sua maturação sexual e na idade da primeira menstruação — a menarca —, outros afirmam que o fato da sociedade estar mais erotizada não exerce influência na idade da menarca. Entretanto é consenso que a menarca precoce pode gerar diversos problemas, entre eles, a baixa estatura, a gravidez precoce, a endometriose e o câncer de mama, além das mudanças psicológicas que são seguidas de iniciação sexual precoce. Considerando o texto e a figura acima, que apresenta informações acerca do ciclo menstrual, julgue os itens a seguir.

13

01. Sabendo-se que os hormônios sexuais são produzidos a partir do colesterol, é correto concluir que as células ovarianas das meninas cuja menarca foi precoce são pobres em retículo endoplasmático liso.

02. É correto inferir do texto que a menarca precoce aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis.

04. Em uma terapia que procure evitar a menarca precoce, é correto que se inclua o hormônio folículo estimulante.

08. Entre os hormônios mencionados na figura, o que apresenta a menor variação ao longo do ciclo menstrual é produzido nos ovários.

16. Antes da menarca, o aparelho reprodutor feminino sofre modificações em sua morfologia, que ocorrem de forma periódica.

Soma das alternativas corretas:

14. (VUNESP) Sobre a placenta, é correto afirmar que:

a) É um órgão presente em todos os mamíferos e se forma após a nidação do ovo no útero.

b) Funciona como rins, pulmões, fígado, intestino e glândula endócrina, todos combinados como se fossem um só órgão.

c) Comunica-se com o embrião através do cordão umbilical, no qual existem artérias que conduzem sangue arterial da mãe para o feto.

d) Comunica-se com o embrião através do cordão umbilical, no qual existem veias que conduzem sangue venoso do feto à placenta.

e) Pelas suas inúmeras funções, dispensa a presença da membrana amniótica, do cório, do saco vitelino e do alantoide, quando o feto atinge as últimas semanas de vida intra-uterina.

15. O esquema abaixo mostra o processo de ovogênese em humanos.

15

Analisando o esquema e de acordo com seus conhecimentos, podemos afirmar:

I   II

0  0 – Na figura acima, estão representadas divisões mitóticas e meiótica da gametogênese feminina.

1   1 – A multiplicação das ovogônias ocorre durante a fase intra-uterina (da 2ª semana → 4º mês de gestação) do desenvolvimento fetal.

2   2 – Cada célula que entra em meiose produz quatro gametas funcionais com dois diferentes conjuntos genômicos.

3  3 – Os ovócitos maternos permanecem um longo período em divisão meiótica (4º mês gestacional → fecundação), tornando-se mais suscetíveis a agentes físicos, químicos e biológicos.

4  4 – Os ovócitos I e II têm o mesmo número de cromátides.

16. (UFSC) A perpetuação da vida em nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos: sua capacidade de se reproduzir. Sobre os mecanismos de reprodução, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Os gametas são formados por divisão meiótica; a gametogênese feminina dá origem a quatro óvulos e a gametogênese masculina dá origem a quatro espermatozoides.

02. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e pode ser observada em bactérias, algas, fungos, plantas e animais.

04. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e só acontece em bactérias, algas e fungos.

08. A reprodução sexuada é importante porque promove a variabilidade genética da descendência.

16. Gêmeos monozigóticos podem ser considerados clones um do outro.

32. A fertilização ‘in vitro’ (técnica para a formação de bebês de proveta) é um tipo de clonagem.

Soma das alternativas corretas:

17. (UFSC) Nos seres humanos, durante e após a gravidez, a relação entre mãe e filho compreende vários aspectos endócrinos e imunológicos. Com relação a esses fatos, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

I   II

0  0 – Durante a gravidez, a placenta permite a passagem de macrófagos, neutrófilos e hemácias maternos para o sangue da criança.

1  1 – A importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança, sob o ponto de vista imunológico, está relacionada à presença de anticorpos no leite materno.

2  2 – O hormônio prolactina, produzido logo após o parto, estimula a secreção de leite e sua produção é mantida pelos estímulos nervosos da sucção da mama pela criança.

3  3 – Os anticorpos maternos, durante a gestação, protegem a criança contra doenças e não podem, em nenhuma situação, causar danos a ela.

4  4 – As hemácias do sangue materno, ao entrarem no sistema circulatório da criança, auxiliam a ação dos anticorpos.

18. (UFOP) No planeta Terra, os seres vivos se caracterizam pela capacidade de se perpetuar e de se adaptar ao meio ambiente. Considerando as inúmeras “experiências feitas pela natureza”, pode-se constatar que entre as classes do filo Chordata são encontrados quatro mecanismos reprodutivos, estando todos eles presentes na classe dos Osteictes. Levando em consideração o texto anterior, correlacione as duas colunas:

I. Macho e fêmea lançam suas células gaméticas livremente no meio aquoso.

II. Macho deposita esperma no interior da fêmea que, após a fertilização do óvulo, faz a postura.

III. Macho deposita esperma no interior da fêmea, onde ocorre o desenvolvimento do embrião. A fêmea funciona como uma incubadora, coincidindo a postura com o momento da eclosão do ovo.

IV. Macho insemina a fêmea e o desenvolvimento embrionário ocorre no interior da fêmea, que nutre o embrião durante a gestação com posterior parição.

a) Ovíparo.

b) Vivíparo.

c) Ovulíparo.

d) Ovovivíparo.

A correlação correta é:

a) I – a, II – c, III – d, IV – b.

b) I – c, II – a, III – b, IV – d.

c) I – a, II – c, III – b, IV – d.

d) I – a, II – b, III – c, IV – d.

e) I – c, II – a, III – d, IV – b.

19. (UFF) Alguns métodos em desenvolvimento poderão permitir aos pais a escolha do sexo de seus futuros filhos. Dentre eles, alguns se baseiam em executar a fecundação em tubo de ensaio, implantando, a seguir, o ovo fertilizado no útero da mãe. Dentre as opções abaixo, os gametas que precisam ser necessariamente identificados e separados para uso no processo de fecundação, caso os pais desejem um filho do sexo feminino, são:

a) Espermatócitos secundários diploides portando os cromossomos X e Y.

b) Oócitos primários diploides portando os cromossomos Y.

c) Espermatozoides derivados de espermátides portando o cromossomo X.

d) Óvulos haploides portando o cromossomo Y.

e) Oogônias portando o cromossomo X e espermatogônias portando o cromossomo Y

20. (UFSM) Considerando que o gráfico abaixo representa as variações nas taxas de hormônios sexuais durante o ciclo menstrual, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas.20

(   ) I representa as variações na produção de estrógenos pelo ovário.

(   ) II representa as variações na produção de progesterona.

(   ) No período fértil, há um aumento progressivo de estrógenos.

(   ) Durante o período fértil, ocorre a maior produção de progesterona.

A sequência correta é:

a) V – V – V – V.

b) V – V – F – F.

c) F – F – V – F.

d) V – F – F – V.

e) F – F – F – F.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: