Publicado por: Djalma Santos | 24 de junho de 2016

TESTES DE SISTEMA ENDÓCRINO (II)

01. (IFSC) Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo, conforme a figura ao lado. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função no nosso corpo.

01

Em relação ao sistema endócrino (hormonal), assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A insulina é produzida pelo pâncreas e atua na redução da glicemia (taxa de glicose no sangue). Este hormônio é responsável pela absorção da glicose pelas células.

02. A ocitocina atua no útero favorecendo as contrações no momento do parto, e, em nível mamário, facilita a secreção do leite. É um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na neurohipófise.

04. Podemos citar como hormônios produzidos pela adenohipófise o LH, FSH, ACTH, GH e prolactina.

08. Os principais efeitos da adrenalina no organismo são: taquicardia, diminuição da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue e dilatação dos vasos sanguíneos da pele.

16. A progesterona promove o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e da parede uterina (endométrio); estimula o crescimento e a calcificação óssea, inibindo a remoção do Ca++ do osso e protegendo contra a osteoporose; bem como protege contra a aterosclerose (deposição de placas de gorduras nas artérias).

32. O gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente o hormônio do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.

Soma das proposições corretas:

02. (PUC-SP) O hipotálamo é uma área do encéfalo responsável pela secreção de hormônios liberadores, que estimulam a adenohipófise a secretar certos hormônios tróficos. Estes agem sobre órgãos-alvo glandulares, entre os quais:

a) A tireoide, que libera tiroxina, hormônio responsável pelo controle do nível de glicose no sangue.

b) As paratireoides, que liberam o hormônio somatotrófico, responsável pelo controle do nível de cálcio no sangue.

c) O testículo, que libera testosterona, hormônio responsável direto pelo aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários masculinos.

d) O ovário, que libera hormônio luteinizante, responsável direto pelo aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários femininos.

e) As suprarrenais, que liberam o hormônio adrenocorticotrófico, responsável direto pela regulação dos níveis de potássio e sódio no sangue.

03. (UPE) Leia o texto a seguir:

De acordo com o pediatra Dr. Moises Chencinski, a longo prazo, não dormir direito pode comprometer seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais para o funcionamento de nosso organismo. A melatonina, neuro‐hormônio relacionado à regulação do sono, é fabricada no escuro e produzida de forma muito irregular em bebês, pois sua glândula produtora não é bem desenvolvida. Assim, o sono de bebês é imprevisível. Recentes descobertas mostram que o leite materno, produzido pela ação da prolactina, contém melatonina em grande quantidade à noite e em menor concentração durante o dia. Assim, o aleitamento materno tem mais uma função, a qual supre essa deficiência e induz o sono dos bebês. Além disso, na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH ou somatotrofina) são liberados durante o sono, e crianças que têm dificuldade para dormir têm mais chance de ter problemas no seu desenvolvimento físico.

Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-4. Adaptado.

Considerando as amplas funções dos hormônios apresentados no texto, estabeleça a correlação entre outras possíveis ações desses hormônios.

a) Melatonina – pode atenuar inflamações; Prolactina – estimula a espermatogênese e a ovocitogênese; Somatotrofina – causa vasoconstrição generalizada no corpo.

b) Melatonina – aumenta a concentração de glicose no sangue; Prolactina – evita o acúmulo de gordura e a fragilidade de ossos; Somatotrofina ‐ estimula a deposição de cálcio nos ossos.

c) Melatonina – estimula a quebra de glicogênio no fígado; Prolactina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Somatotrofina ‐ ajuda a manter tônus muscular.

d) Melatonina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Prolactina – promove a secreção de progesterona; Somatotrofina ‐ afeta o metabolismo das células.

e) Melatonina – causa vasoconstrição na pele, mucosas e rins; Prolactina – pode atenuar inflamações; Somatotrofina ‐ acelera os batimentos cardíacos.

04. (UNICID) A figura ilustra uma regulação hormonal no ser humano.

04

O mecanismo fisiológico envolvido nessa regulação e o elemento químico necessário para a produção dos hormônios tireoidianos são, respectivamente:

a) Osmorregulação e sódio.

b) Sinapse química e potássio.

c) Feedback negativo e fósforo.

d) Transporte passivo e ferro.

e) Retroalimentação e iodo.

05. (UNEAL) A adenohipófise produz e libera diversos hormônios, dentre eles, os chamados hormônios tróficos, cujo efeito é estimular o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Relacione os hormônios tróficos produzidos pela adenohipófise e as glândulas que eles estimulam e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Hormônio tireotrófico (TSH)

2. Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH)

3. Hormônio folículo-estimulante (FSH)

(  ) Atua sobre as gônadas masculinas e femininas (testículos e ovários).

(  ) Regula a atividade da região mais externa (córtex) da glândula suprarrenal.

(  ) Regula a atividade da glândula tireoidea.

a) 1 – 2 – 3.

b) 2 – 3 – 1.

c) 3 – 2 – 1.

d) 1 – 3 – 2.

e) 3 – 1 – 2.

06. (PUC-MG) O Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) é recomendado para aqueles indivíduos que suspeitam de portarem doenças relacionadas à glicemia ou apenas como prevenção por outros que cuidam de sua saúde. Esse teste é considerado o padrão-ouro para diagnosticar o Diabetes Mellitus, já que seu resultado é bastante confiável. O exame para detectar a glicose sanguínea é feito com o paciente em jejum e após ser submetido a uma sobrecarga de glicose por via oral, seguida de coletas seriadas de sangue, nos tempos 0 e 120 minutos, para a dosagem de glicose. O gráfico abaixo foi construído a partir dos resultados do TOTG realizado com dois indivíduos (A e B).

06

De acordo com o gráfico e seus conhecimentos sobre o controle orgânico da glicemia, é correto afirmar, exceto:

a) O alto nível e o tempo de retenção de glicose plasmática são maiores no indivíduo A, sendo indicativo de Diabetes Mellitus.

b) O aumento do nível de glicemia do indivíduo B após 80 minutos pode ser creditado ao efeito do hormônio glucagon.

c) A redução nos níveis de glicose plasmática no indivíduo B deve ser creditada ao efeito hipoglicemiante do glucagon.

d) O elevado nível de glicose plasmática no indivíduo A pode superar a capacidade renal de reabsorção da glicose do filtrado glomerular.

07. (UFRN) Observe a figura que ilustra algumas glândulas produtoras de hormônio.

07

(Disponível em: https://www.1papacaio.com.br/modules.php?op=modload&name=Sala_aula&file=index&do=showpic&pid=1389&orderby=titleA.)

Relacione adequadamente os hormônios produzidos pelas estruturas endócrinas apresentadas.

(  ) Prolactina.

(  ) Paratormônio.

(  ) Calcitonina.

(  ) Ocitocina.

A sequência está correta em:

a) I, IV, II e III.

b) II, IV, III e I.

c) III, I, IV e II.

d) I, II, III e IV.

08. (UFMS) As modificações no consumo de alimentos da população brasileira − baixa quantidade de fibras, aumento da proporção de gorduras e açúcares da dieta − associadas a um estilo sedentário levam, entre outros fatores, a um aumento no índice de obesidade e diabetes. Nesse último caso, o(a) ________________ diminui ou cessa totalmente a produção de ________________, que reduz o nível de glicose no sangue. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) tireoide – calcitonina

b) pâncreas – insulina

c) hipófise − prolactina

d) tireoide – glucagon

e) pâncreas – melatonina

09. (UNICENTRO) A glicemia é controlada por dois hormônios secretados pelo pâncreas. A passagem de glicose do fígado para o sangue ocorre pela ação do hormônio I, enquanto a passagem de glicose do sangue para o fígado ocorre pela ação do hormônio II. Assinale a alternativa que corresponde, correta e respectivamente, aos hormônios representados por I e II.

a) Aldosterona e glucagon.

b) Aldosterona e insulina.

c) Insulina e glucagon.

d) Glucagon e aldosterona.

e) Glucagon e insulina.

10. (UFU) Sobre a porção endócrina do pâncreas e os distúrbios hormonais a ele relacionados, assinale a afirmativa incorreta:

a) Os hormônios pancreáticos insulina e glucagon provocam, respectivamente, o aumento e a redução do nível de glicose no sangue.

b) O aumento do nível de glicose no sangue estimula a secreção do hormônio pancreático insulina, restabelecendo a homeostase do organismo.

c) A redução do nível de glicose no sangue estimula a secreção do hormônio pancreático glucagon, restabelendo a homeostase do organismo.

d) A diabetes melito tipo I ocorre em função da perda da capacidade do pâncreas para produzir o hormônio insulina.

11. (UnB)

11

Internet: <www.alunosonline.com.br>.

A figura acima mostra as principais glândulas endócrinas humanas. Com relação aos hormônios liberados por essas glândulas e as funções fisiológicas desses hormônios, assinale a opção correta.

a) O pâncreas secreta o glucagon, um dos hormônios responsáveis pelo estimulo à secreção de leite durante a amamentação.

b) O ovário secreta estrógeno, que induz a proliferação das células do endometrio.

c) A tireoide produz os corticosteroides, que aumentam a fixação de cálcio nos ossos.

d) As glândulas suprarrenais secretam hormônios que estimulam a contração da parede uterina durante o parto.

12. (UPE) Leia o texto a seguir:

Utilizando os conhecimentos da Biologia com relação à glândula tireoide, analise as afirmativas a seguir:

I. A síntese e a liberação dos hormônios tiroxina e triiodotironina ocorrem por um mecanismo de feedback – negativo, regulado por um suprimento adequado de iodo na dieta alimentar e por estímulo do hormônio TRH, produzido pela hipófise e secretado pelo hipotálamo.

II. A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina, a elevação da concentração de tireotrofina e o aumento de volume da tireoide. Isso leva ao bócio endêmico, que é hipertrofia da glândula tireoide.

III. A tireoide tem origem no folheto embrionário endoderme, associada à parte da faringe do tubo digestivo e corresponde à primeira glândula a ser formada após a fertilização.

IV. Quando as concentrações dos hormônios tiroxina e triiodotironina estão elevadas, há um aumento na produção de TRH e de TSH, levando a célula folicular da tireoide a reduzir tanto a captação de iodo como a liberação de vesículas de tireoglobulina.

V. A tireoide secreta calcitonina quando há elevação do nível de cálcio no sangue. Esse hormônio promove a liberação de cálcio dos ossos para o sangue, inibindo a absorção desse material pelo intestino e sua eliminação pelos rins.

Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

13. (UNCISAL) Estudos revelam que uma das causas da obesidade é um processo inflamatório na região do hipotálamo, que destrói os neurônios receptores dos hormônios insulina (produzida pelo pâncreas) e leptina (produzida pelo tecido adiposo branco), provocado principalmente pela ingestão de gorduras saturadas. Quais são as ações da insulina e da leptina no organismo?

a) A insulina regula a quantidade de glicose presente no pâncreas e a leptina modula produção de glicogênio no fígado.

b) A insulina regula a transmissão do impulso nervoso para o hipotálamo e a leptina acelera a queima de glicose no sangue.

c) A insulina regula as taxas de glucagon na corrente sanguínea e a leptina acelera o armazenamento de gordura nas células.

d) A insulina regula a absorção de lipídios no hipotálamo e a leptina regula as taxas de gordura no tecido adiposo e na corrente sanguínea.

e) A insulina regula as taxas de glicose na corrente sanguínea e a leptina modula a atividade de circuitos neuronais que controlam a massa de tecido adiposo.

14. (MACK)

14

Os espaços A, B, C e D serão preenchidos correta e respectivamente por:

a) Aumento do metabolismo basal; adrenalina; adenohipófise; glucagon.

b) Diminuição da glicemia sanguínea; noradrenalina; hipotálamo; insulina.

c) Aumento da produção de calor; cortisol; neuroipófise; glucagon.

d) Controle do metabolismo de cálcio; aldosterona; adenohipófise; insulina.

e) Diminuição da atividade metabólica; adrenalina; hipotálamo; glucagon.

15. (UNICAMP) O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

a) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

b) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

c) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

d) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

16. (UNITAU) A insulina é um hormônio produzido por células das ilhotas de Langerhans do pâncreas e tem amplo efeito sobre o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. A incapacidade de produzir e/ou secretar insulina em quantidades adequadas causa o aparecimento de hiperglicemia, glicosúria e cetonúria. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I. A síntese de insulina ocorre em estruturas subcelulares denominadas ribossomos.

II. Nas membranas plasmáticas das células, a insulina transporta ativamente a glicose do lado extracelular para o intracelular.

III. O pâncreas é uma glândula exclusivamente endócrina.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) I, II e III.

e) Apenas I e II.

17. (IFMT) A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que esses hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade. Marque a alternativa que apresenta um hormônio sexual relacionado com a acne.

a) Adrenalina.

b) Insulina.

c) Ocitocina.

d) Testosterona.

e) Prolactina.

18. (MACK) O controle da glicemia sanguínea (concentração de glicose no sangue) é feito com a participação de dois hormônios: insulina e glucagon. Assinale a alternativa correta sobre esses hormônios.

a) O glucagon age no fígado, favorecendo a conversão de glicose em glicogênio.

b) A ação da insulina tem como resultado a diminuição da glicemia sanguínea.

c) O diabetes melito tipo 1 é causado pela deficiência de insulina, enquanto que o tipo 2 é provocado pela deficiência de glucagon.

d) A insulina é produzida no pâncreas e o glucagon é produzido nas suprarrenais.

e) O glucagon é produzido em grande quantidade após uma refeição.

19. (UNAMA) A diabete mellitus é uma doença que atinge, atualmente, milhões de pessoas no mundo, inclusive crianças. Caracteriza-se pelo excesso de glicose no sangue, configurando a hiperglicemia, e é causada pela falta ou deficiência de insulina, hormônio produzido no pâncreas. O papel desse hormônio no organismo é:

a) Promover a entrada da glicose, proveniente da alimentação, nas células, para “produzir” energia.

b) Facilitar a saída de glicose das células, acumulando-a no sangue.

c) Converter o glicogênio do fígado em glicoses livres no sangue.

d) Aumentar a taxa de glicose no sangue.

20. (UPE) O texto a seguir refere-se ao sistema urinário humano, e dele foram retiradas palavras que dizem respeito ao processo de excreção.

“A produção da urina é regulada pela região cerebral (hipotálamo) capaz de perceber alterações no equilíbrio osmótico e iônico. Nessa região, há produção do hormônio __1__ responsável pelo aumento da reabsorção de água no túbulo distal e ducto coletor, diminuindo o volume de urina e, assim, a perda de água. O hormônio __2__ também participa dessa regulação, sendo produzido na glândula suprarrenal. Esse hormônio exerce seu efeito nesses túbulos, aumentando a reabsorção de __3__ e a secreção de __4__.”

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas acima. B

a) 1 – paratormônio 2 – hidrocortisona 3 – potássio 4 – ferro.

b) 1 – antidiurético 2 – aldosterona 3 – sódio 4 – potássio.

c) 1- aldosterona 2 – epinefrina 3 – potássio 4 – cálcio.

d) 1- renina 2 – epinefrina 3 – cálcio 4 – sódio.

e) 1- hidrocortisona 2 – antidiurético 3 – ferro 4 – cálcio.

gab

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: