Publicado por: Djalma Santos | 28 de julho de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (13)

01. (UFPel) O ornitorrinco membro pertencente a Ordem dos Monotremados que habita os rios do continente australiano, em corpos de água onde busca larvas, pequenos crustáceos, moluscos, vermes e outros animais, que ele captura principalmente guiado pelo olfato. Vive junto às margens e barrancos de terra onde cava galerias e constrói ninhos. De acordo com seus conhecimentos e com as informações contidas no texto, podemos afirmar que o ornitorrinco:

a) É um mamífero que apresenta desenvolvimento embrionário fora do corpo materno e se alimentam de moluscos – seres que apresentam corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.

b) É um mamífero que apresenta desenvolvimento embrionário intrauterino e se alimentam de crustáceos – seres que apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.

c) É uma ave que apresenta desenvolvimento embrionário fora do corpo materno e se alimentam de vermes – seres que apresentam corpo mole e segmentado ou não.

d) É uma ave que apresenta desenvolvimento embrionário no oviduto e se alimentam de larvas – seres que possuem desenvolvimento direto.

e) É um mamífero que apresenta desenvolvimento embrionário parcial (interna e externa), com bolsa marsupial e presença de mamilos.

02. (UFSJ) “As Instruções Normativas das Espécies Ameaçadas (IN) são o documento que dá base à publicação do “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”. São políticas públicas para a conservação, elas permitem o planejamento e a priorização de recursos e ações para a conservação de espécies e ecossistemas e subsidiam os processos de autorização e licenciamento – federal, estadual e municipal – das diversas atividades antrópicas, e também priorizam a criação de Unidades de Conservação e seus planos de manejo. Hoje existem 627 espécies da fauna ameaçada de extinção.”

Disponível em http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-de-especies.html

São alguns animais constantes da lista:

I. Jacutinga, acrobata, galito, papagaio da cara roxa e arara azul pequena.

II. Libélula Acanthagrion taxaense, borboleta palha, aranha de teia de solo, besouro Agacephala margaridae.

III. Rãzinha, perereca verde.

IV. Bugio marrom do norte, guariba.

V. Marisco pantaneiro, marisco de água doce e estrela do mar.

Os animais listados em cada item correspondem, respectivamente, aos grupos:

a) Aves, insetos, anfíbios, mamíferos e moluscos.

b) Aves, insetos, répteis, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos.

c) Répteis, insetos, anfíbios, aves e moluscos.

d) Aves, artrópodes, anfíbios, mamíferos e invertebrados aquáticos.

e) Répteis, anfíbios, aves, moluscos e insetos.

03. (UNIOESTE) “A comida dos camponeses do século 12, quem diria, era nutritiva. Os pobres, que formavam 90% da população da Europa, tinham uma dieta muito mais balanceada que a dos nobres e religiosos. Ela incluía iguarias como carne de castor, mingau de trigo e água com vinagre. Peixes eram as proteínas mais comuns, principalmente no litoral. Ninguém comia vacas porque gado servia como força de trabalho… “Peixe” era todo animal que vivia na água. Como a Igreja incentivava o consumo desse alimento, valia tudo: de camarão a baleia”.

Texto adaptado da revista Superinteressante, no 294, 2011.

Ao analisar o texto um estudante de Biologia fez os seguintes comentários:

I. Peixes e baleias são cordados e compartilham durante o desenvolvimento embrionário características comuns, tais como, fendas brânquias e notocorda.

II. Peixes, Baleias e Camarões são animais triblásticos, celomados e deuterostômios.

III. Os camarões são animais com metameria, enquanto as baleias e peixes não possuem esta característica.

IV. Baleias e peixes desenvolvem um sistema nervoso dorsal e o camarão apresenta sistema nervoso constituído por gânglios ventrais.

Pode-se afirmar que:

a) Todos os comentários estão corretos.

b) Somente os comentários I, II e IV estão corretos.

c) Somente os comentários II e III estão corretos.

d) Somente os comentários I e IV estão corretos.

e) Somente os comentários II, III e IV estão corretos.

04. (UFSM) O filo Arthropoda e o mais diversificado do planeta, com mais de 1 milhão de espécies catalogadas, sendo cerca de 900 mil só de insetos. Sobre os artrópodes, e correto afirmar:

04

a) São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e com corpo segmentado (metameria).

b) A fusão de metâmeros e raramente vista nas espécies de artrópodes, fato que possibilitou a formação de tagmas ou subdivisões do corpo, como a cabeça dos insetos, formada por três metâmeros.

c) Seus apêndices são articulados e seu endoesqueleto e queratinizado.

d) Seu sistema circulatório e do tipo fechado, como ocorre em cordados, nos quais o sangue circula sempre dentro de vasos.

e) Escorpiões e ácaros podem ser classificados como hexápodes, com metâmeros bastante modificados quando comparados aos do plano básico de um artrópode.

05. (UFSM) O reino Animalia apresenta uma grande variedade de organismos, distribuídos em cerca de 35 filos. Sobre as características desses filos animais, assinale a alternativa correta.

a) A grande maioria dos animais é pluricelular, com nutrição heterotrófica.

b) Os cnidários apresentam três folhetos germinativos (triblásticos).

c) Os moluscos e os anelídeos são protostômios celomados.

d) Apenas os cordados, que incluem os vertebrados, são deuterostômios entre os filos animais.

e) Assimetria radial e o tipo de organização corporal predominante dentre os animais.

06. (UEPG) Com relação à classificação dos animais de acordo com suas características embrionárias e também para a anatomia e fisiologia dos cnidários, assinale o que for correto.

01. O sistema circulatório de um cnidário é considerado completo.

02. Poríferos, celenterados e equinodermos possuem dois folhetos embrionários e por isso são considerados diblásticos.

04. Os cnidários são carnívoros e se alimentam de diversos tipos de animais: crustáceos, peixes, larvas de inseto, etc. Essas presas são capturadas pelos tentáculos e levadas à boca, através da qual atingem a cavidade gastrovascular.

08. Possuem celoma verdadeiro e podem ser classificados como esquizocelomados (moluscos e anelídeos) e enterocelomados (equinodermos e cordados).

16. Graças ao acoplamento entre células musculares e nervosas, os cnidários são capazes de realizar movimentos coordenados, como os que as medusas utilizam para nadar.

Soma das alternativas corretas:

07. (UEM) Notícias sobre ataques a banhistas por águas-vivas no litoral paranaense têm se tornado frequentes. A esse respeito, e considerando o conhecimento sobre os cnidários, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A estrobilação é um tipo de reprodução assexuada por brotamento transversal dos sifozoários.

02. A estrutura do corpo dos cnidários é formada pela epiderme, mesogleia e gastroderme, sendo os cnidários portanto triblásticos.

04. As queimaduras nos banhistas são causadas pelos coanócitos, células com um filamento central embebido em substância urticante.

08. A metagênese ou alternância de gerações ocorre na maioria dos cnidários hidrozoários e sifozoários. Nestes dois grupos de cnidários a fase sexuada é a polipoide e a assexuada é a medusoide.

16. Depois de descarregadas, as células urticantes não se recompõem; degeneram. Novas células urticantes são produzidas a partir da diferenciação das células intersticiais.

Soma das alternativas corretas:

08. (UNISC) Estes animais compreendem metazoários marinhos, celomados, com simetria bilateral na fase embrionária e pentarradiada na fase adulta, dotados de endoesqueleto calcário, recoberto, imediatamente, por uma epiderme fina que reveste, inclusive, os espinhos numerosos que fazem proeminência na superfície. Possuem um sistema especial, o sistema aquífero, substituto do sistema circulatório dos outros animais. As características descritas se referem:

a) Aos gastrópodos.

b) Aos cefalópodos.

c) Aos pelecípodos.

d) Aos equinodermos.

e) Aos crustáceos.

09. (UCS) Considere as seguintes características de três diferentes animais.

09

 

Os animais A, B e C podem ser, respectivamente:

a) Um cnidário, um crustáceo e um inseto.

b) Uma esponja, um inseto e um equinodermo.

c) Um inseto, um cnidário e um equinodermo.

d) Um cnidário, um inseto e uma esponja.

e) Uma esponja, um cnidário e um inseto.

10. (UDESC) A aranha marrom (gênero Loxosceles) é pequena e seu veneno pode provocar anemia e até levar o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito com soro antiloxoscélico – uma solução de anticorpos específicos contra o veneno desta aranha. Na cabeça da aranha há um primeiro par de apêndices, as(os) ______________, por meio das(os) quais a aranha injeta o veneno na presa. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

a) aguihões

b) pedipalpos

c) fiandeiras

d) quelas

e) quelíceras

11. Em uma aula prática de Biologia, foram analisados três diferentes animais, e os resultados observados foram utilizados para construir a seguinte tabela.

11

 

Os animais representados por I, II e III podem ser, respectivamente,

a) Abelha, formiga e coral.

b) Mosca, minhoca e esponja.

c) Abelha, sanguessuga e esponja.

d) Mosca, piolho de cobra e anêmona.

e) Formiga, minhoca e água-viva.

12. (PUC-PR) A internet (rede mundial de computadores) é uma ferramenta de extrema importância. A ferramenta de busca é fundamental para realizar pesquisas acadêmicas. No entanto, um dos problemas encontrados é a incerteza das informações disponíveis em alguns sites. Você necessita fazer uma pesquisa e utiliza termos ou palavras-chaves para encontrar determinados filos e classes de animais. Para auxiliar a sua pesquisa um de seus colegas fez o seguinte roteiro:

I. Para encontrar somente os artrópodes basta digitar a expressão corpo segmentado.

II. É possível encontrar equinodermos digitando-se a expressão sistema ambulacral.

III. Digitando-se enterocelomados e deuterostômios você encontrará somente os cordados.

IV. Para encontrar os poliquetas pode-se digitar a expressão anelídeos marinhos com parapódios.

Você avalia o roteiro elaborado pelo colega e chega à conclusão de que são corretas somente as informações:

a) I, II e IV.

b) I e IV.

c) I, II e III.

d) II e IV.

d) III e IV.

13. (UNIVERSIDADE CATÓLICA-SC) Um biólogo pesquisador em um de seus trabalhos de campo encontrou três animais. Em seu relatório fez alguns apontamentos. A seguir seguem algumas características desses animais listadas nos apontamentos desse biólogo.

Animal 1: apresenta duas quelíceras, não tem antenas (acero), tem oito patas.

Animal 2: apresenta um par de patas por segmento, forcípula e duas antenas.

Animal 3: apresenta exoesqueleto incompleto, no assoalho da faringe possui uma rádula e corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral.

Os animais encontrados por esse biólogo podem ser respectivamente:

a) Aranha, piolho de cobra e lesma.

b) Escorpião, barata e polvo.

c) Barata, vespa e estrela do mar.

d) Carrapato, lacraia e caracol.

e) Formiga, centopeia e caracol.

14. (UFU) Considere as características abaixo.

I. Presença de coluna vertebral.

II. Fecundação interna com cópula.

III. Respiração pulmonar.

IV. Embrião protegido por ovo de casca dura.

V. Temperatura corporal variável devido ao meio ambiente.

Esse ser vivo pertence ao grupo:

a) Dos répteis.

b) Das aves.

c) Dos anfíbios.

d) Dos mamíferos.

15. (CEFET-MG) A cefalização é um processo em que os principais órgãos dos sentidos e das células nervosas concentram-se na região anterior do corpo e, consequentemente, leva a diferenciação da cabeça. Dentro de uma escala evolutiva, o animal que representa o maior grau de cefalização é a(o):

a) Polvo.

b) Planária.

c) Água-viva.

d) Equinodermo.

e) Ouriço-do-mar.

16. (UFRR) O Filo arthropoda é o que possui maior diversidade, com mais de um milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são insetos, seguidos por crustáceos e aracnídeos. Alguns fatores sustentam o sucesso dos artrópodes, sendo o principal deles a presença de um exoesqueleto; respiração aérea e capacidade de voar (insetos) também permitiram colonizar praticamente todos os ambientes. Sobre este Filo, é incorreto afirmar que:

a) Os artrópodes são animais de simetria bilateral, segmentados, protostômios, triblásticos e celomados.

b) Acredita-se que os artrópodes tenham evoluído a partir dos anelídeos.

c) Os artrópodes possuem estruturas sensoriais bem desenvolvidas, especializadas na captação de estímulos mecânicos, químicos, sonoros e luminosos.

d) Os artrópodes apresentam excreção realizada por metanefrídios e, em geral, existe um par destes por segmento corporal.

e) Os artrópodes apresentam sistema muscular bastante desenvolvido, digestão extracelular e sistema circulatório aberto.

17. (UEA) Leia os textos abaixo para responder esta questão.

Texto I

A lenda do boto cor-de-rosa

A lenda do boto cor-de-rosa, por possuir um caráter indígena, é muito popular na região Norte do Brasil. Segundo ela, ao anoitecer, um famoso mamífero aquático da Amazônia, se transforma em um belo rapaz, de boa estatura e bem vestido, saindo em busca de uma mulher para namorar. Sempre usa um chapéu, justamente para esconder os orifícios que o caracterizam como peixe. Por isso, sempre que uma mulher aparece grávida sem saber quem é o pai da criança, diz-se que ela ficou grávida do boto.

(www.mundoeducacao.com.br. Adaptado.)

 

Texto II

Exame de DNA

“O DNA é tratado com uma enzima que o corta em fragmentos de tamanhos diferentes e são colocados em um gel e submetidos a um campo elétrico que os separa por tamanho, então são tratados com uma sonda que adere a padrões únicos de DNA no cromossomo”, esses padrões únicos rotineiramente são os chamados STRs, regiões repetitivas do DNA, nos quais aparecem várias cópias de uma mesma sequência de letras A, T, C e G. Costuma-se combinar 15 STRs para traçar um perfil genético praticamente único de cada pessoa, o dito código de barras. “Uma linha ou faixa negra aparece onde a sonda gruda”.

(www.g1.globo.com. Adaptado.)

Ao ler o texto I, um leitor atento encontrou um pequeno equívoco biológico, que foi informado ao administrador do site para as devidas correções, pois o correto seria afirmar que os botos:

a) São mamíferos, apesar da grande semelhança que ocorre entre suas nadadeiras caudais e as dos peixes.

b) Não são peixes, e o orifício corresponde à abertura do canal auditivo, importante para localização de presas.

c) São peixes mais evoluídos, pois realizam trocas gasosas por difusão através das brânquias e do orifício.

d) Não são peixes, pois apresentam pulmões bem desenvolvidos, logo, devem subir à superfície para realizarem trocas gasosas.

e) São peixes, pois o orifício na superfície da cabeça corresponde à abertura das fendas branquiais, características dos peixes.

18.

18

A cigarra e a formiga

Era uma vez uma cigarra que vivia cantando, sem se preocupar com o futuro. Encontrando

uma formiga que carregava uma folha pesada, falou:

– Para que todo esse trabalho? O verão é para a gente aproveitar!

– Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso guardar comida para o inverno.

– Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir.

– Se não mudar, você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.

– O inverno ainda está longe, querida!

O inverno chegou, e a cigarra começou a passar frio e fome. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e alimentou-a. Porém disse à cigarra:

– No mundo das formigas, todos trabalham e, se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.

Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Adaptado de Contos tradicionais do Brasil

A cigarra e a formiga já foram tema de lendas, músicas e de contos. Analisando as proposições abaixo sobre esses artrópodes, pode-se concluir que:

I   II

0  0 – A divisão do corpo desses exemplares de Chilopoda restringe-se à cabeça e ao tronco.

1  1 – A formiga e a cigarra são hexápodes e díceros.

2  2 – A respiração desses insetos é do tipo traqueal.

3  3 – A alimentação desses exemplares de crustáceos ocorre por filtração.

4  4 – Aranhas e embuás são representantes da mesma classe de artrópodes que a cigarra e a formiga.

19. (URCA) Os elefantes, maiores mamíferos terrestres na atualidade, são caracterizados por apresentarem uma tromba com um sistema de músculos que permite que esse órgão muito se aproxime da mão humana quanto a função. Esses majestosos e curiosos mamíferos são incluídos na ordem:

a) Cetácea.

b) Artiodáctila.

c) Perissodáctila.

d) Proboscídea.

e) Quiróptera.

20. (UFPB) Os artrópodes compõem o grupo com maior número de espécies (cerca de 1.100.000) do reino animal, o que corresponde aproximadamente a 70% de toda a biodiversidade conhecida. Esse grupo possui grande plasticidade fenotípica e ampla distribuição, sendo encontrado desde profundidades com cerca de dez mil metros até altitudes de aproximadamente sete mil metros. Entre os representantes desse grupo, encontram-se os quelicerados (ex.: aranhas, escorpiões e carrapatos), os insetos (ex.: gafanhotos, joaninhas e abelhas) e os crustáceos (ex.: caranguejos, lagostas e camarões). Considerando as características gerais dos artrópodes, é correto afirmar:

a) Aranhas e escorpiões possuem um par de antenas.

b) Caranguejos e lagostas apresentam respiração branquial.

c) Abelhas e joaninhas apresentam sistema circulatório fechado.

d) Lagostas e camarões possuem corpo dividido em cabeça e tórax.

e) Gafanhotos e camarões possuem túbulos de Malpighi como estruturas excretoras.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: