Publicado por: Djalma Santos | 8 de setembro de 2016

TESTES DE HORMÔNIOS VEGETAIS (2)

01. (UNIOESTE) Quanto ao efeito das auxinas sobre o vegetal, é correto afirmar que:

01. A auxina produzida pela gema apical promove o desenvolvimento das gemas laterais.

02. O enraizamento das estacas é favorecido pelas auxinas.

04. A queda das folhas pode ser provocada pela diminuição das auxinas.

08. Os caules volúveis apresentam maior teor de auxina na curvatura interna.

16. A concentração de AIA (ácido indolilacético), que estimula o crescimento do caule, pode inibir o crescimento da raiz e vice-versa.

32. As auxinas produzidas nos coleóptiles se difundem para cima e as produzidas nas raízes se difundem para baixo, promovendo o crescimento.

64. O brotamento dos tubérculos de batata pode ser evitado com aplicação de auxinas, favorecendo sua comercialização.

Soma das alternativas corretas:

02. (FATEC) Um pesquisador, a fim de demonstrar a influência de hormônios no crescimento vegetal, realizou uma experiência com plantas de mandioca tratadas com diferentes concentrações de soluções aquosas de auxinas A e B. Os resultados obtidos estão representados na tabela abaixo.

02

Observando os resultados, o pesquisador chegou à seguinte conclusão:

a) O efeito das auxinas A e B depende do órgão em que atuam.

b) A ação da auxina é diretamente proporcional à concentração de auxina usada.

c) A ação da auxina depende da espécie vegetal considerada na experiência.

d) Os resultados obtidos independem do tipo de auxina utilizada.

e) Os resultados obtidos com a auxina B são os mesmos que foram obtidos apenas com água.

03. (UFSCar) As auxinas são hormônios vegetais, relacionadas principalmente ao crescimento e, quando aplicadas diretamente:

a) Nas raízes, independentemente da concentração, promovem o crescimento do sistema radicular.

b) No pistilo, estimulam o desenvolvimento do ovário, podendo resultar em frutos sem sementes.

c) Nas gemas laterais, provocam o desenvolvimento destas, produzindo ramos laterais.

d) Na folha, provocam a sua queda e das demais folhas do mesmo ramo.

e) No solo, são transportadas pelo floema aos diversos órgãos vegetais, estimulando o crescimento destes.

04. (IFG) Os hormônios compreendem uma variedade de substâncias que interferem no metabolismo dos vegetais, sendo responsáveis por um conjunto de fenômenos que ocorrem nesses organismos. Sobre essas substâncias e os processos por elas influenciados, assinale a alternativa correta:

a) Quando podamos a copa de uma árvore, esta começa a apresentar um crescimento predominantemente lateral. Isso ocorre devido à ação do ácido abscísico.

b) O amadurecimento dos frutos está relacionado à produção de compostos gasosos, destacando-se, entre eles, as giberelinas.

c) A falta de crescimento de alguns vegetais, originando as plantas anãs, pode ser uma consequência da falta do hormônio etileno.

d) Os hormônios vegetais agem somente em grandes concentrações, atuando em épocas específicas do ano.

e) Os fenômenos conhecidos como tropismos são causados por um estímulo direcionado e uma distribuição desigual das auxinas pelo corpo da planta.

05. (UEM) A pulverização de hormônios vegetais em flores não polinizadas leva à produção de frutos partenocárpicos, como as uvas sem sementes. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

a) A aplicação de hormônios antes da fecundação induz o desenvolvimento do ovário, mas não determina a formação da semente.

b) A aplicação de hormônios inibe a formação das sementes.

c) Os hormônios induzem o alongamento das células do ovário, que se desenvolve no fruto.

d) Na maioria das espécies, se não ocorrer a fecundação, os frutos não se desenvolvem e não são formadas as sementes.

e) As sementes em desenvolvimento de diversas espécies liberam hormônios que atuam sobre o ovário, levando ao desenvolvimento do fruto.

06. (UFSCar) O crescimento das raízes e caules das plantas é devido à ação de hormônios vegetais, dentre eles, as auxinas. Esse crescimento se deve ao alongamento das células sob a ação desses fitormônios. O gráfico mostra o que ocorre com a raiz e o caule em relação a diferentes concentrações de auxina.

06

A análise do gráfico mostra que:

a) As células das raízes e caules respondem igualmente às concentrações de auxina.

b) A mesma concentração de auxina promove o máximo crescimento das raízes e dos caules.

c) O crescimento, tanto das raízes como dos caules, é diretamente proporcional às concentrações crescentes de auxina.

d) Concentrações elevadas de auxina que promovem o crescimento do caule são inibidoras do crescimento das raízes.

e) A concentração de auxina em que se observa maior crescimento do caule é menor do que aquela em que se observa maior crescimento da raiz.

07. (UFPB) Uma prática bastante conhecida na cultura do abacaxi (Ananas comosus) no estado da Paraíba é o controle químico da diferenciação floral, realizado por volta do décimo segundo mês de cultivo. O método, além de antecipar e homogeneizar a floração promove economia de mão de obra no controle de pragas e na colheita. Na prática, consiste na adição de pedras de carbureto de cálcio na base das folhas que contêm água, resultando na liberação de um gás que se difunde nos espaços entre as células. Com base no exposto, a função de indução da floração promovida pelo gás liberado durante o processo é a mesma do hormônio vegetal denominado:

a) Giberelina

b) Auxina

c) Ácido abscísico

d) Ácido Indol Acético

e) Etileno.

08. (UEM) Fatores endógenos e ambientais, como a água, a luz e a temperatura, interagem exercendo influência acentuada sobre as plantas, afetando suas funções, seu metabolismo e seus padrões de desenvolvimento, podendo ocorrer estímulo, modificação ou neutralização de qualquer um deles. Sobre os resultados dessas interações, assinale o que for correto.

01. O fototropismo é uma reação de crescimento das plantas em direção à luz, relacionada com a produção e a distribuição das auxinas.

02. Geotropismo é uma resposta da planta à ação da gravidade, regulada pelas auxinas, pelas giberelinas e pelo ácido abscísico.

04. Na maioria das plantas, os estômatos normalmente estão abertos durante o dia e fechados durante a noite. Entretanto, não ocorre influência da energia luminosa em processos celulares envolvidos nos mecanismos de abertura e de fechamento do poro estomático.

08. Transpiração, fotossíntese e respiração são processos fisiológicos controlados por hormônios, cuja produção sofre influência da luz.

16. O efeito da temperatura sobre a atividade de enzimas específicas afeta reações relacionadas com a fotossíntese, a respiração e a absorção de minerais.

32. O ácido abscísico produzido em células parenquimáticas das folhas supera o estímulo de abertura dos estômatos provocado pela luz, garantindo o fechamento estomático quando as plantas se encontram na iminência de desidratação.

Soma das alternativas corretas:

09. (IFNMG) O gráfico abaixo mostra o efeito de aplicação de AIA (Ácido Indolil Acético) sobre o crescimento de órgãos vegetais. Sobre este hormônio e as informações contidas no gráfico analise as afirmativas:

09

I. As taxas de crescimento da raiz e do caule são diretamente proporcionais ao aumento da concentração de AIA.

II. A concentração “ótima” de AIA para o crescimento do caule provoca inibição do crescimento da raiz.

III. Essa relação de inibição pela concentração é chamada de feedback hormonal.

IV. A produção de AIA ocorre apenas na folha e seu transporte se dá pelos vasos liberianos.

Dessas afirmações, somente:

a) I e IV são corretas.

b) III é correta.

c) II e III são corretas.

d) I e II são corretas.

10. (UNIMONTES) O pequizeiro e uma planta arbórea, da família Caryocaraceae, gênero Caryocar, com cerca de vinte espécies, sendo Caryocar brasiliense (Camb.), típica da área de cerrado. Essa espécie apresenta baixa porcentagem e baixo tempo médio de germinação. Se um pesquisador quiser acelerar o tempo de germinação de sementes de pequizeiro, assinale a alternativa abaixo que corresponde ao hormônio que melhor atenderia a esse pesquisador.

a) Etileno.

b) Auxinas.

c) Ácido Abscísico.

d) Giberelina.

11. (UNITAU) Ao contrário do que ocorre nos animais, cuja produção hormonal se dá em glândulas específicas, nos vegetais os hormônios podem ser produzidos em diferentes partes do corpo, e agem em conjunto na regulação do metabolismo vegetal. Dentre as relações abaixo, qual associa, corretamente, hormônio e local de síntese?

11

12. (VUNESP) O gráfico mostra a relação entre concen­tração de AIA e taxa de crescimento em dois órgãos: raiz e caule.

12

A análise do gráfico permite concluir que:

a) As raízes são sensíveis a menores concentrações de AIA do que os caules.

b) A concentração A de AIA é totalmente ineficaz so­bre o crescimento da raiz.

c) Para um efetivo crescimento da raiz, o ideal seria uma concentração de AIA igual a B.

d) O caule responderia com uma taxa de crescimen­to maior se a concentração de AIA fosse interme­diária entre A e B.

e) A concentração ótima de AIA para o crescimento de caules não inibe o crescimento da raiz.

13. (UEM) Fitormônios, ou hormônios vegetais, são substâncias orgânicas que atuam no metabolismo dos órgãos vegetais. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01. Para estimular a produção de raízes adventícias, pedaços de caule devem ser imersos em solução de ácido abscísico.

02. As citocininas promovem a dormência de gemas e de sementes, provocam o fechamento dos estômatos e inibem o crescimento do vegetal.

04. A técnica de poda, usada em jardinagem, consiste na retirada das gemas apicais, promovendo a formação dos ramos laterais. Esse processo está relacionado à dominância apical, controlado pelas auxinas.

08. Frutos partenocárpicos podem ser produzidos por meio da adição de auxina e giberelinas no pistilo da flor.

16. O etileno é produzido em diversos órgãos vegetais, espalha-se pelos espaços intercelulares e atua no amadurecimento dos frutos.

Soma das alternativas corretas:

14. (UERN) “Uma sabedoria popular bastante conhecida é a de embrulhar frutos verdes em jornal para que eles amadureçam mais depressa. Isso realmente ocorre e a explicação para tal fato está no aumento da concentração de um hormônio vegetal que possui, entre outras, funções de acelerar o amadurecimento do fruto. Se colocarmos frutos maduros junto com frutos verdes haverá, também, uma aceleração no processo de amadurecimento. Outra forma de acelerar o amadurecimento de alguns frutos é colocá-los na presença de carbureto (Carbeto de Cálcio). A reação do carbureto com a água libera o acetileno, gás inflamável que acelera o processo de maturação. Os vegetais produzem hormônios que terão diferentes funções no desenvolvimento e no crescimento desses organismos. Podemos citar como exemplos de fitormônios a auxina, a giberelina, a citocinina, o etileno e o ácido abscísico.”

Dos hormônios citados anteriormente, o que possui função de estimular o amadurecimento dos frutos e:

a) Auxina.

b) Giberelina.

c) Citocinina.

d) Etileno.

15. (UFRR) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são regulados por hormônios vegetais, ou fitormônios, os quais são produzidos em determinadas regiões da planta, migrando para os locais onde exercem seus efeitos. Atuam em pequenas quantidades, afetando o funcionamento das células específicas, denominadas células-alvo. Relacione a substância (hormônio) à sua atuação na planta e indique a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

15NOVISSIMO

 

 

a) II, IV, III, V e I.

b) I, II, III, IV e V.

c) III, I, IV, V e II.

d) II, V, IV, I e III.

e) I, V, III, II e IV.

16. (UFV) Sabe-se que os hormônios vegetais são subs­tâncias orgânicas, simples ou complexas; que atuam em baixíssimas concentrações; que estimulam, ini­bem ou modificam, de algum modo, processos fisio­lógicos específicos; e que atuam à distância, ou não, do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta:

I. Auxina

II. Giberelina

III. Ácido abscísico

IV. Etileno

V. Citocinina

(    ) Divisão e crescimento celular

(    ) Amadurecimento de frutos

(    ) Estímulo à germinação de sementes

(    ) Alongamento de caule e tro­pismos

(    ) Inibição da germinação de sementes

a) V, II, III, IV, I.

b) II, V, I, IV, III.

c) V, IV, III, I, II.

d) V, IV, II, I, III.

e) II, I, IV, V, III.

17. (UPF) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são regulados por hormônios vegetais (fitormônios), que são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta e transportadas para outros locais, onde exercem seus efeitos. Associe os tipos de fitormônio com suas principais funções.

17

A sequência da associação correta, de cima para baixo, é:

a) IV, V, I, II, III.

b) III, V, IV, I, II.

c) I, II, III, IV, V.

d) III, IV, V, II, I.

e) IV, V, II, I, III.

18. (UCS) O Brasil é um grande exportador de frutos. Um dos problemas dessa exportação é que alguns tipos de frutos não podem ser transportados maduros; assim eles chegam verdes ao seu destino. Antes da comercialização, no entanto, os importadores podem utilizar um artifício para o amadurecimento desses frutos, que consiste na aplicação do seguinte produto:

a) Etileno, substância gasosa, que ocorre naturalmente nas plantas.

b) Auxina, hormônio vegetal que controla o crescimento e o desenvolvimento.

c) Giberelina, hormônio promotor do crescimento de caule e de folhas.

d) Ácido abscísico, presente naturalmente nas sementes e nos frutos.

e) Citoquinina, promotor de divisão celular.

19. Os vegetais possuem seu crescimento influenciado por substâncias denominadas fitormônios, ou hormônios vegetais. Entre estas substâncias destacamos as auxinas. O gráfico abaixo representa a curva de crescimento (em centímetros) de plantas que receberam concentrações diferentes (em microgramas por litro) de uma determinada auxina.

19

Pela análise do gráfico, é correto afirmar que:

01. Quanto maior a concentração do hormônio maior será o desenvolvimento vegetal.

02. Acima da concentração 1 µg/L, há acentuado crescimento vegetal.

04. 0,01 µg/L é a concentração em que ocorre melhor desenvolvimento do vegetal.

08. Um centésimo de 1 µg/L desta auxina é suficiente para fazer com que o vegetal atinja pouco mais de 20 centímetros.

16. O conhecimento das concentrações ótimas das auxinas é valioso na produção de espécies vegetais comercialmente vantajosas.

Soma das alternativas corretas:

20. (UFPel) O gráfico mostra o efeito de diferentes concentrações de auxina sobre o crescimento de raiz e caule em plantas.

20

Com base na figura e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) O caule é mais sensível à auxina do que a raiz, pois uma concentração deste hormônio suficiente para estimular o crescimento de raízes, inibe o crescimento do caule.

b) O tamanho do caule e da raiz aumenta conforme cresce a concentração de auxina, até um ponto em que ocorre uma paralisação do alongamento celular, ou seja, doses mais elevadas deixam de influenciar no crescimento.

c) O menor efeito das auxinas sobre o crescimento das raízes ocorre devido ao deslocamento deste hormônio das raízes (local de síntese) até o caule, local onde vai ocorrer uma maior concentração do hormônio.

d) O crescimento do caule e da raiz é maior, quanto maior a concentração de auxina, pois esse hormônio estimula principalmente a multiplicação celular; concentrações acima de 10-5 não influenciam mais no crescimento.

e) A auxina promove o alongamento das células recém formadas nos meristemas, promovendo assim o crescimento de raízes e caules, entretanto doses elevadas deste hormônio inibem o alongamento celular.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: