Publicado por: Djalma Santos | 15 de setembro de 2016

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (10)

01. (UPE) A figura abaixo corresponde ao ciclo da Hidatidose ou Equinococose.

01

Assinale a alternativa que está de acordo com esse ciclo.

a) O ciclo representa uma infecção ciclozoonótica parasitária grave, causada pelos nematelmintos do gênero Echinococcus sp. Sua maior incidência em áreas rurais se deve, principalmente, à alimentação dos cães pastores com vísceras cruas, contendo o cisto hidático, à carência de educação sanitária, entre outros.

b) No ciclo, os hospedeiros definitivo e intermediário são, respectivamente, o cachorro, representado pela letra “D”, e o carneiro, pela letra “E”. No cachorro, o helminto reproduz-se sexuadamente, enquanto, no carneiro, se reproduz assexuadamente.

c) No homem representado pela letra “C”, a transmissão da doença acontece pela ingestão de alimentos e ou água contaminados com a larva das fezes do nematelminto, representada pelo número “2”.

d) No ciclo, a letra “A” indica ingestão de cistos pelo cachorro; a letra “B”, a ingestão de ovos, e a letra “C”, o hospedeiro acidental da hidatidose, cuja infecção se dá pelo contato e convívio direto com cães não vermifugados.

e) O número “1” indica o nematelminto na fase adulta, causador da hidatidose que consiste na formação de vesículas em diversos órgãos dos mamíferos domésticos e do homem.

02. (UFOP) Considerando o habitat dos parasitas no organismo humano, relacione:

A. Plasmodium falciparum

B. Entamoeba histolytica

C. Wuchereria bancrofti

D. Leishmania braziliensis

E. Schistosoma mansoni

F. Ascaris lumbricoides

1. Sistema porta-hepático

2. Células do sistema fagocitário mononuclear

3. Vasos linfáticos

4. Intestino grosso

5. Hemácias

6. Intestino delgado

Assinale a alternativa que contém a correlação correta.

a) A-5; B-4; C-3; D-2; E-1; F-6.

b) A-5; B-6; C-3; D-2; E-1; F-4.

c) A-1; B-4; C-1; D-5; E-3; F-4.

d) A-2; B-4; C-3; D-2; E-1; F-6.

e) A-5; B-6; C-1; D-2; E-3; F-4.

03. (COVEST) Muitas doenças que incidem ou reincidem em diferentes áreas do território nacional, são causadas por protozoários parasitas do homem, cujos cistos são eliminados com as fezes de pessoas ou de animais parasitados e podem contaminar a água ou os alimentos que o homem sadio ingerirá. Isso sinaliza para um rígido controle higiênico que deve ser adotado pelo poder público e por toda a sociedade. Assinale a alternativa que indica três doenças causadas da forma descrita.

a) Malária, tricomoníase e úlcera de Bauru.

b) Amebíase, giardíase e toxoplasmose.

c) Filariose, malária e tricomoníase.

d) Toxoplasmose, doença do sono e leishmaniose.

e) Amebíase, tricomoníase e doença de Chagas.

04. (PUC-CAMPINAS) Dengue, leishmaniose e malária são doenças transmitidas por mosquitos. Nos três casos, os mosquitos, ao picarem indivíduos doentes, tornam-se infectados, respectivamente, por:

a) Vírus, bactéria e protozoário.

b) Bactéria, vírus e protozoário.

c) Protozoário, bactéria e vírus.

d) Vírus, protozoário e protozoário.

e) Protozoário, vírus e vírus.

05. (UPE) “O ecoturismo traz a ameaça da febre amarela de volta às grandes cidades brasileiras.”

Esta manchete, em vários veículos de comunicação, despertava a atenção para o fato de alguns turistas, vindo da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, terem falecido de febre amarela, no retorno aos seus lugares de origem – Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta condição é restrita às áreas de Mata do Norte e Centro do país, uma vez que o reservatório natural do agente etiológico é o macaco. A preocupação se justifica devido à falta de tratamento para a infecção e à alta taxa de mortalidade – 10% dos afetados.

Identifique, entre as alternativas abaixo, a que trata do tema corretamente.

a) O agente etiológico da febre amarela é um vírus que é transmitido nas matas por mosquitos silvestres, mas que, nos grandes centros urbanos, pode ser transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.

b) A transmissão da febre amarela nas zonas endêmicas se dá pela contaminação das águas com as fezes dos macacos infectados por um retrovírus disseminado pelo hemíptero vulgarmente conhecido por barbeiro.

c) Os principais sintomas são febre e dor de cabeça, com episódios de hemorragias; os tecidos mais atingidos são os músculos esqueléticos, onde se desenvolve o protozoário causador da doença, levando a óbito por asfixia.

d) Nos centros urbanos, as medidas preventivas, singularmente importantes, são o combate ao rato, vetor da doença transmitida por sua urina.

e) A falta de tratamento para a febre amarela torna a vacina tríplice BCG a medida mais eficaz para prevenir a doença, sobretudo nas crianças de a 7 anos, devido à imaturidade do sistema imunológico.

06. (UEMS) Em qual alternativa estão relacionados corretamente o agente causador e seu vetor a uma doença provocada por protozoários?

a) Doença de Chagas: Trypanosoma cruzi; Triatoma infestans (bicho barbeiro).

b) Peste Bubônica: Yersinia pestis; Xenopsylla cheopis (pulga do rato)..

c) Dengue: Flavivirus arbovirus; Aedes aegypti; (mosquito da dengue).

d) Barriga D’água: Schistosoma mansoni; Biomphalaria sp (caramujo).

e) Tifo Epidêmico: Rickettsia prowasekii; Pediculus hunanus corporis (piolho).

07. (UFOP) O quadro apresenta características de alguns parasitas humanos.

07

 

A seguir, assinale quais são os parasitas descritos.

a) I.Trichomonas vaginalis; II. Plasmodium vivax; III. Shistosoma mansoni; IV. Entamoeba histolytica.

b) I. Ameba; II. Shistosoma mansoni; III. Plasmodium vivax; IV. Trichiuris trichiura.

c) I. Ameba; II. Plasmodium vivax; III. Shistosoma mansoni; IV. Trichiuris trichiura.

d) I. Trichiuris trichiura; II. Shistosoma mansoni; III. Plasmodium vivax; IV.

08. (UPE) O sistema imune é aparelhado para enfrentar a ação de diferentes agentes infecciosos, prevenindo doenças. Dentre as estratégias de combate aos patógenos, existem no nosso organismo proteínas, cujo mecanismo de defesa inespecífico vai atuar nos diferentes microrganismos, como acontece com a ação apresentada pelo interferon (interferão – IFN), na figura abaixo.

08

(Disponível em: http://biologia12eportefolio.blogspot.com.br/p/imunidade-e-controlo-de-doencas.html)

Sobre seu mecanismo de ação, é correto afirmar que:

a) Corresponde a um grupo de proteínas fibrosas, conhecidas como citocinas produzidas pelos vírus que aumentam a capacidade das células hospedeiras infectadas para resistir a uma nova infecção pelo vírus. Certos sintomas, tais como febre e dores musculares, estão relacionados com a produção de IFN durante a infecção.

b) Se trata de um grupo de glicoproteínas naturalmente sintetizadas em nosso corpo, pelos linfócitos T, macrófagos, fibroblastos e outros tipos de células, que atuam na primeira linha de defesa contra as infecções e fazem parte do sistema imunitário não específico.

c) Ativa as células do sistema imunológico, tais como as células assassinas naturais e os plasmócitos, resultando em memória imunológica, o que aumenta o reconhecimento da infecção pelos anticorpos de linfócitos T.

d) O IFN do tipo alfa e aquele produzido por fibroblastos infectados; o do tipo beta é aquele produzido por leucócitos infectados, e o do tipo gama aquele produzido pelas células T ativas e células NK determinadas.

e) Se constitui em um grupo de proteínas imunorreguladoras, que aumentam a capacidade dos leucócitos para destruir células tumorais, vírus e bactérias; além disso, os interferons alfa e gama podem ativar os macrófagos, que podem, por sua vez, matar as células infectadas pelos vírus.

09. (UFT) O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades, desempenhando importante função biológica. Abaixo temos exemplos de vitaminas, principais funções e sintomas de deficiência.

09

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para I, II, III e IV.

a) A – retinol; Síntese de queratina; Raquitismo; Pró-oxidante.

b) B8 – Biotina; Síntese de colágeno e antioxidante; Raquitismo; Pró-oxidante.

c) A – retinol; Síntese de colágeno e antioxidante; Raquitismo; Antioxidante.

d) A – retinol; Síntese de queratina e antioxidante; Raquitismo; Antioxidante.

e) B8 – Biotina; Síntese de colágeno e antioxidante; Cegueira noturna; Antioxidante.

10. (UFMT) A sexualidade tornou-se tema relevante no campo educacional, especialmente com o início precoce da atividade sexual e o advento da AIDS. As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) têm sido muitas vezes contraídas por desconhecimento. Sobre essa temática, analise as afirmativas.

I. O aumento da ocorrência de DSTs resulta exclusivamente de práticas sexuais cada vez mais precoces.

II. Além do HPV e do herpesvírus, a bactéria Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida por meio de relações sexuais.

III. O condiloma acuminado e a hepatite B são DSTs imunopreviníveis.

IV. É soropositivo o portador do vírus HIV que já tenha confirmado, por exame de sangue, a presença de anticorpos anti-HIV no organismo.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

11. (UESPI) O esquistossomo mais conhecido entre nós pertence à espécie Schistosoma mansoni, que causa a doença conhecida como esquistossomose. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que:

a) Um caramujo, da família dos planorbídeos, é o hospedeiro definitivo do esquistossomo.

b) Os estágios imaturos (larvas) do parasita são desenvolvidos no interior das veias hepáticas do homem.

c) O parasita penetra no caramujo através da larva cercaria, e infecta o homem quando essa larva primária se transforma em uma larva ciliada, o miracídio.

d) A esquistossomose causa complicações intestinais, hemorragias e disfunção do fígado.

e) O esquistossomo é dioico; as fêmeas são mais curtas e mais finas que os machos, sobre os quais elas vivem.

12. (UFPA) O ciclo de determinada doença parasitária inicia-se com ovos veiculados por fezes de cão ou gato, deixados em solo quente e úmido ou areia. Nesse ambiente esses ovos eclodem em larvas infectantes que penetram ativamente a pele de um segundo hospedeiro vertebrado, quando em contato direto com solo contaminado. A pele desprotegida, geralmente dos pés, pernas ou nádegas abrigará larvas que provocarão intenso prurido; eritema e pápulas no local de entrada. Essas larvas continuarão em uma migração errática deixando na região da derme e hipoderme uma trilha subcutânea filiforme com aspecto inflamatório marrom-avermelhada. O diagnóstico é dado apenas pela anamnese e aparência clínica. Esta descrição refere-se à doença causada por helmintos do gênero

a) Necator.

b) Enterobius.

c) Dipilydium.

d) Toxocara.

e) Ancylostoma.

13. (UEL) Considere as doenças e os métodos profiláticos abaixo:

DOENÇAS

I. Malária

II. Teníase

III. Esquistossomose

MÉTODOS PROFILÁTICOS

a. Combate ao mosquito

b. Ingestão de carnes bem-cozidas

c. Combate ao caramujo

Assinale a alternativa que associa cada doença a um método usado em sua profilaxia.

a) Ia, IIb, IIIc.

b) Ia, IIc, IIIb.

c) Ib, IIa, IIIc.

d) Ib, IIc, IIIa.

e) Ic, IIb, IIIa.

14. (FCM-PB) Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. No homem, inúmeras doenças são causadas por esses seres acelulares. Praticamente todos os tecidos e órgãos humanos são afetados por alguma infecção viral. Abaixo você encontra algumas das viroses mais frequentes na nossa espécie. Associe as características relacionadas com as respectivas doenças e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

14

 

a) III,I,II,IV.

b) III,II,IV,I.

c) II,IV,I,III.

d) II,IV,III,I.

e) IV,I,III,II.

15. (UEM) Sobre organismos patógenos e doenças da espécie humana, é correto afirmar que:

01. O vírus da AIDS (HIV) age destruindo os linfócitos T, glóbulos brancos do sangue. Com isso, a pessoa apresenta uma queda acentuada de sua imunidade, ficando suscetível a infecções.

02. A bactéria causadora da doença cólera, Vibrio cholerae, é transmitida pela picada de mosquitos hematófagos. Portanto, uma das medidas saneadoras da doença é eliminar os focos desses mosquitos.

04. A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causa insuficiência cardíaca, devido a lesões na musculatura do coração.

08. A espécie Candida albicans é um fungo que causa sapinho e outras infecções nas mucosas humanas.

16. Taenia solium é adquirido pela ingestão de larvas oncosferas ou hexacantas, presentes em

verduras mal lavadas, ocasionando a cisticercose.

 Enterobius vermicularis, que causa a doença conhecida por enterobiose, é um exemplo de parasita heteroxeno, pois tem como hospedeiro intermediário um caramujo.

Soma das alternativas corretas:

16. (UPE) Louis Pasteur ficou conhecido pelos seus experimentos, realizados por volta de 1860, reforçando a hipótese da biogênese, contribuindo, principalmente, para a Microbiologia e Medicina. Sobre suas contribuições, analise os itens a seguir:

I. Observou, como primeiro cientista, a existência de microrganismos, que, posteriormente, passou a se chamar bactéria, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo.

II. Descobriu que a raiva era transmitida por um agente que não podia ser visto pelo microscópio, revelando assim o mundo dos vírus.

III. Introduziu mudanças nas práticas hospitalares, minimizando a disseminação de doenças provocadas por micróbios.

IV. Desenvolveu técnicas para vacinar cachorros contra a raiva e tratar pessoas mordidas por cães contaminados.

V. Descobriu que as mutações são mecanismos que permitem a seleção natural em bactérias e fungos causadores de doenças.

Estão corretos:

a) I e III.

b) II e V.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

e) III, IV e V.

17. (UESPI) A Tenia saginata e a Tenia solium são vermes prevalentes em comunidades humanas de várias partes do mundo. Considerando o ciclo de vida das tênias, ilustrado abaixo, é correto concluir que:

17

a) Ovos (1) depositados pelo homem, através das fezes, em solo ou vegetação, tornam-se a fonte de infecção de hospedeiros intermediários.

b) Animais mamíferos (2 e 3) são susceptíveis à doença, pois os ovos de tênia ingeridos eclodem no intestino causando infecção gastrintestinal.

c) Quando a infecção do hospedeiro intermediário se dá através do sangue, o cisticerco pode migrar para os tecidos musculares através da circulação.

d) Após o consumo de carne suína contaminada com a tênia adulta (5), o homem contrai a infecção e se torna o hospedeiro definitivo.

e) Os vermes adultos (6) migram do intestino humano para outros órgãos, produzindo uma infecção sistêmica que pode levar à morte.

18. (UFSC) Examine o gráfico que mostra a evolução da infecção pelo HIV. As linhas 1, 2, 3 e 4 são representativas dessa evolução. Sabe-se que a linha 1 representa os níveis plasmáticos do vírus ao longo do tempo.

18

Com relação às demais linhas, ou seja, 2, 3 e 4, é correto afirmar que:

a) A linha 2 mostra os valores dos linfócitos T CD4+.

b) A linha 2 mostra os valores dos anticorpos anti-gp120.

c) A linha 2 mostra os valores dos anticorpos anti-gp 24.

d) A linha 3 mostra os valores dos linfócitos T CD4+.

e) A linha 4 mostra os valores dos linfócitos T CD4+.

19. (COVEST) A rubéola, virose típica de crianças, voltou a crescer de forma preocupante no Brasil, tendo triplicado o número de casos nos meses de agosto e setembro de 2007. Sobre os vírus, é correto afirmar o que segue.

I   II

0   0 – Os vírus não têm metabolismo próprio; dependem das células de outros organismos para crescer e se reproduzir.

1  1 – Os vírus que infectam animais têm como material genético o RNA, independentemente do modo de reprodução utilizado.

2  2 – A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular e pode causar a morte da célula, como se observa na ação do bacteriófago.

3  3 – Um vírus é formado por um envoltório de moléculas de proteínas, o capsídeo, que protege o núcleo, onde está o material genético e as outras organelas intracelulares.

4  4 – A principal característica dos retrovírus é a presença da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir, no citoplasma da célula hospedeira, moléculas de DNA a partir do RNA, o qual se recombina com o DNA celular.

20. (UFOP) Correlacione as duas colunas abaixo:

20

 

Assinale a afirmativa que contém a correlação correta:

a) 1-C; 2-D; 3-C; 4-A; 5-B.

b) 1-E; 2-C; 3-D; 4-A; 5-A.

c) 1-C; 2-C; 3-B; 4-D; 5-B.

d) 1-E; 2-E; 3-B; 4-D; 5-B.

e) 1-E; 2-D; 3-C; 4-A; 5-B.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: