Publicado por: Djalma Santos | 22 de setembro de 2016

TESTES DE BOTÂNICA (XI)

01.  (UEM) O desenvolvimento de uma angiosperma normalmente se inicia com o zigoto, a partir do qual se forma, por sucessivas mitoses, o embrião, contido na semente. Depois ocorrem a germinação e o crescimento da planta recém-formada, que se torna madura e produz flores, frutos e sementes. Sobre as características do desenvolvimento das plantas, assinale o que for correto.

01. Células do embrião em desenvolvimento se distendem e originam células longas (dotadas de vacúolo) que seguem em sua diferenciação, gerando os diferentes tecidos vegetais.

02. Os processos de desenvolvimento são controlados principalmente por hormônios vegetais que atuam no local de produção ou que são transportados para outras partes da planta, onde exercem seus efeitos, mesmo em baixas concentrações.

04. Em nível celular, o desenvolvimento da planta envolve as divisões celulares, controladas principalmente pelas citocininas, e a distensão celular, estimulada pelas auxinas e pelas giberelinas.

08. O crescimento das árvores em espessura é determinado pela produção de quantidades adicionais de vasos condutores, em consequência do estímulo das auxinas sobre as células cambiais.

16. A floração é uma atividade das plantas influenciada pelo fotoperíodo e relacionada ao fitocromo.

32. A germinação das sementes está relacionada à síntese da enzima alfa-amilase, estimulada pelas giberelinas produzidas pelo embrião.

64. A formação e o amadurecimento dos frutos são estimulados pelo etileno e pelo ácido abscísico.

Soma das alternativas corretas:

02. (UNIOESTE) Assinale a(s) alternativa(s) em que todas as correlações entre os grupos vegetais e as características estão corretas.

1. Algas

2. Briófitas

3. Pteridófitas

4. Gimnospermas

5. Monocotiledôneas

6. Dicotiledôneas

a. Talófitas

b. Espermatófitas

c. Fanerógamas

d. Predomínio gametófito no ciclo reprodutivo

e. Criptógamas

f. Flores trímeras

g. Traqueófitas

01. 1g, 2d, 3b, 4g.

02. 1a, 3g, 4b, 5f.

04. 1e, 2b, 5a, 6f.

08. 2d, 3g, 4a, 5d.

16. 3d, 4g, 5b, 6a.

32. 1e, 4g, 5f, 6b.

64. 2d, 3e, 5b, 6c.

Soma das alternativas corretas:

03. (UNITAU) Quanto ao ciclo reprodutivo das briófitas, do tipo musgo, podemos afirmar que:

a) Os esporos (2n) são eliminados da cápsula, para germinarem e produzirem esporófitos femininos (n) e masculinos (n).

b) O esporófito apresenta cápsula onde ocorrerá meiose para formação dos esporos.

c) Os anterozoides só alcançam a oosfera feminina com o auxilio do vento, denominado processo de anemofilia.

d) Da união entre anterozoides e oosfera resultará o gametófito (n).

e) São plantas sexuadas aquelas cujo gametófito produz esporos que germinam em solo úmido.

04. (UEM) Considere a palmeira babaçu, um fungo comestível, e a conífera pinheiro-do-paraná, e assinale o que for correto.

01. As paredes das hifas do fungo são formadas pela união de moléculas de aminoácidos, constituindo o polissacarídeo quitina.

02. Babaçu é planta típica da formação vegetal denominada de zona dos cocais.

04. Babaçu e pinheiro-do-paraná são vegetais classificados como angiospermas.

08. O fungo é um organismo eucariótico e heterotrófico.

16. No babaçu e no pinheiro-do-paraná, o processo metabólico representado pela equação C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia ocorre apenas no período não iluminado (noite).

Soma das alternativas corretas:

05. Os musgos são vegetais pertencentes à divisão Bryophyta. Sobre eles, pode-se afirmar corretamente:

a) Produzem gametas por meiose, mas não formam esporos.

b) São mais complexos e evoluídos do que as samambaias.

c) Transportam nutrientes minerais pelo xilema, mas são totalmente desprovidos de floema.

d) Apresentam tamanhos reduzidos porque transportam nutrientes e água por difusão.

e) Formam pigmentos fotossintéticos representados pelas clorofilas e ficobilinas, daí a coloração verde-escura que exibem.

06. (UDESC) As flores são estruturas reprodutivas das fanerógamas, responsáveis, em parte, pelo aumento da diversidade genética das espécies vegetais. Assinale a alternativa correta a respeito da flor.

a) O pistilo é formado pelo cálice, corola, ovário e estame.

b) O gineceu é formado pelo ovário, estilete e estigma.

c) O androceu é a parte masculina da flor e constitui-se de um ou mais pistilos.

d) O filete é uma estrutura carpelar que, em conjunto com a antera, forma o cálice.

e) As pétalas e sépalas das flores são folhas modificadas que produzem os grãos de pólen.

07. (UPF) Pesquisadores da Universidade de Passo Fundo estão desenvolvendo uma pesquisa sobre a Conservação e Biodiversidade no Parque Municipal de Sertão e já registraram 22 espécies de anfíbios. Além de conhecer as espécies da fauna, esses registros contribuem para a conservação de um fragmento de floresta ombrófila mista do bioma mata Atlântica, que hoje corresponde a menos de 2% da floresta original. Nesta unidade de conservação destaca-se o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), planta do grupo das Pinophytas (Gimnospermas). Essa planta tem como característica reprodutiva:

a) A polinização feita por animais como a entomofilia (insetos), ornitofilia (aves) e quiropterofilia (morcegos).

b) Estruturas produtoras de gametas pouco evidentes como nas criptógamas.

c) Sementes protegidas no interior dos frutos que se originam do desenvolvimento do ovário da flor.

d) O transporte dos grãos de pólen até o óvulo pelo vento e a transformação do óvulo em semente.

e) A dependência da água para a reprodução sexuada, porque seus gametas masculinos flagelados precisam alcançar os gametas femininos que são imóveis.

08. (IFSul) As angiospermas são o grupo de plantas com o maior número de espécies, disseminadas nos mais variados ambientes. Como sua fecundação independe da água, adaptaram-se com facilidade ao meio terrestre. Com relação as estruturas envolvidas e ao processo de reprodução dessas plantas, todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

a) Tanto o embrião quanto o endosperma, formados no processo de dupla fecundação, são estruturas diploides.

b) O grão de pólen, ao germinar, origina o tubo polínico que abriga dois núcleos espermáticos e um núcleo vegetativo.

c) Dos verticilos de reprodução, denomina-se androceu ao conjunto de estames e, gineceu ao conjunto de carpelos.

d) A semente em desenvolvimento produz AIA (acido indolilacético) e giberelinas, que promovem o desenvolvimento do ovário para a formação do fruto.

09. (CEDERJ) Acredita-se que as plantas terrestres tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, uma vez que existem várias características que as aproximam. Nesse contexto, as briófitas formariam o grupo de transição das plantas no ambiente terrestre. Para a identificação das briófitas como grupo de transição, as estruturas fundamentais são:

a) Raiz, cauloide e folha.

b) Rizoide, cauloide e filoide.

c) Raiz, caule e folha.

d) Rizoide, caule e filoide.

10. (UFPR) O gráfico abaixo representa uma divisão celular ao longo do tempo e as mudanças no número de cromossomos na célula, enquanto a figura representa o ciclo reprodutivo da araucária (Araucaria angustifolia), típico de uma Gymnospermae.

10

Com base na relação entre a figura e o gráfico, assinale a alternativa correta.

a) A etapa 4 do gráfico corresponde à etapa da formação da semente após a polinização na figura da araucária.

b) A etapa 2 do gráfico corresponde exatamente ao fenômeno da fecundação das araucárias.

c) A etapa 3 do gráfico indica a germinação e crescimento na fase adulta da araucária.

d) A etapa 6 do gráfico indica exatamente a polinização nas araucárias.

e) A etapa 7 do gráfico corresponde exatamente ao grão de pólen e ao óvulo nas araucárias.

11. (URCA) O gênero Ibiscus (família malvaceae) possui mais de 300 espécies cultivadas, pela beleza de suas flores, em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. As setas 1 e 2 na flor de Ibiscus abaixo apontam, respectivamente, para:

11

a) Estigmas e anteras.

b) Ovário e óvulos.

c) Pedúnculo e estilete.

d) Filete e conectivo.

e) Sépalas e antípodas.

12. (UNEMAT) Pesquisadores da UNEMAT e da UnB têm investigado a diversidade das briófitas do cerrado mato-grossense. Algumas espécies ainda desconhecidas pela comunidade científica estão em processo de descrição. Sobre as briófitas, marque a alternativa correta:

a) Se os pesquisadores fizessem o cariótipo das briófitas coletadas, as células seriam diploides (2n) na parte superior (esporófitos) e haploides (n) na parte inferior (gametófitos) e nos esporos.

b) Os pesquisadores encontraram muitas briófitas no cerrado desmatado, já que briófitas são organismos pioneiros comuns na sucessão ecológica, graças à sua tolerância a ambientes secos e ensolarados.

c) Os pesquisadores precisaram usar técnicas de escalada para subir nas briófitas e coletá-las, porque esse grupo de vegetais alcança alturas consideráveis por possuírem xilema, floema e tecido de sustentação com lignina.

d) Os pesquisadores sempre coletaram as flores das briófitas, já que a forma e a composição dessa estrutura são importantes para identificar e diferenciar as espécies de briófitas entre si.

e) Os pesquisadores diriam, com razão, que a maior biomassa vegetal do cerrado é composta por briófitas, ou seja, se retirássemos a vegetação do cerrado e pesássemos cada grupo, o grupo com o maior peso seria o das briófitas.

13. (UFPel) As figuras mostram, respectivamente, a germinação de semente de feijão (A) e de milho (B).

13

Com base em seus conhecimentos e nos “textos”, é correto afirmar que as figuras A e B mostram, respectivamente, as seguintes germinações:

a) Hipógea de uma dicotiledônea e epígea de uma monocotiledônea. No primeiro caso, a plúmula é protegida pelo coleóptilo, e, no segundo, pelo cotilédone.

b) Epígea de uma monocotiledônea e hipógea de uma dicotiledônea. No primeiro caso, a plúmula é protegida pelo gancho de germinação e, no segundo, pelo coleóptilo.

c) Epígea de uma dicotiledônea e hipógea de uma monocotiledônea. No primeiro caso, a plúmula é protegida pelo coleóptilo e, no segundo, pelo gancho de germinação.

d) Epígea de uma dicotiledônea e hipógea de uma monocotiledônea. No primeiro caso, a plúmula é protegida pelo gancho de germinação e, no segundo, pelo coleóptilo.

e) Hipógea de uma monocotiledônea e epígea de uma dicotiledônea. No primeiro caso, a plúmula é protegida pelo gancho de germinação e, no segundo, pelo coleóptilo.

14. (UFU) O cladograma abaixo indica as relações filogenéticas entre os grupos de plantas atuais. As letras indicam grupos de plantas e os números indicam a aquisição de uma determinada característica.

14

Sobre o cladograma acima assinale a alternativa incorreta:

a) A letra A corresponde ao grupo das Briófitas e o número 1 corresponde aos tecidos condutores.

b) Os grupos A, B e Angiospermas são Traqueófitas.

c) A letra B corresponde ao grupo das Gimnospermas.

d) A característica 2 refere-se à presença de semente.

15. (IFG) A seguir, estão listadas algumas características vegetais:

I. Presença de estômatos na superfície inferior da folha.

II. Presença de estômatos recobertos por pelos.

III. Ausência de cutícula.

IV. Parênquima paliçádico bem desenvolvido.

V. Grande superfície foliar.

Assinale a alternativa que apresenta as características que não contribuem para a redução nas taxas de transpiração da planta.

a) Somente as características I e V.

b) Somente as características III e V.

c) Somente as características II, IV e V.

d) Somente as características II,III,IV e V.

e) Somente as características I, III, IV e V.

16. (UFJF) O fenômeno da gutação consiste na perda de seiva xilemática, em estado líquido, através dos hidatódios. As condições ideais para a ocorrência desse fenômeno são:

a) Baixa umidade relativa do ar, temperatura elevada e solo seco.

b) Alta umidade relativa do ar, temperatura elevada e solo seco.

c) Baixa umidade relativa do ar, temperatura amena e solo úmido.

d) Alta umidade relativa do ar, temperatura amena e solo úmido.

e) Baixa umidade relativa do ar, temperatura amena e solo seco.

17. (UNICENTRO) Flores polinizadas por pássaros normalmente apresentam cores variadas, produzem néctar em abundância, não exalam odores e abrem durante o dia. Comparando-se com as características das flores polonizadas por pássaros espera-se que uma flor polinizada por morcegos tenha:

a) Cores variadas, néctar abundante, sem odor e abertura vespertina.

b) Cores variadas, néctar escasso, sem odor e abertura noturna.

c) Cor branca, néctar abundante, sem odor e abertura diurna.

d) Cor branca, néctar escasso, odor forte e abertura noturna.

e) Cor branca, néctar abundante, odor forte e abertura noturna.

18. (UEPA) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

[…] “Tudo começou com a MAÇÃ (1). Depois foi a vez da MANGA (2), do ABACATE (3), do CAJU (4), do ABACAXI (5) e outras frutas do paraíso”. Os frutos e pseudofrutos fazem parte de nossa vida, mas muitas vezes não temos a consciência do que eles são e qual sua importância na alimentação e no ambiente. No nosso organismo exercem papéis importantes, pois são fontes de água, fibras (celulose), vitaminas, sais minerais, frutose, gorduras e proteínas.

                       (Adaptado de http://treinosacademia.com.br/qual-a-importancia-dasfrutas-na-nossa-alimentacao/)

Das palavras destacadas e numeradas no Texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. A parte comestível de 1 origina-se do receptáculo floral.

II. 2 e 3 são originados de um único ovário fecundado.

III. 5 é originado do desenvolvimento de ovários das flores de uma inflorescência.

IV. A polpa de 4 origina-se do pedúnculo floral.

A alternativa que apresenta apenas frutos é:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) III e IV.

19. (UEMA) Plantas que vivem preferencialmente em lugares úmidos e sombreados e que dependem da água para fecundação são conhecidas como briófitas e pteridófitas. Quanto aos vasos condutores, quanto à presença ou ausência de sementes e de frutos, esses vegetais caracterizam-se por serem, respectivamente:

a) Avasculares, sem sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e sem frutos.

b) Vasculares, sem sementes e sem frutos; avasculares, sem sementes e sem frutos.

c) Avasculares, com sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e com frutos.

d) Vasculares, com sementes e com frutos; avasculares, com sementes e com frutos.

e) Avasculares, sem sementes e com frutos; vasculares, com sementes e sem frutos.

20. (UECE) O milho, o arroz e o trigo são plantas muito utilizadas na alimentação humana e bastante importantes para a economia mundial. Com relação à morfologia externa desses vegetais, é correto afirmar-se que todas possuem:

a) Raízes fasciculadas e folhas reticuladas, simples e pecioladas.

b) Raízes pivotantes e folhas paralelinérveas, compostas e pecioladas.

c) Raízes pivotantes e folhas peninérveas, compostas e invaginantes.

d) Raízes fasciculadas e folhas paralelinérveas, simples e invaginantes.

gab

 

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